Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Mitos

Marcelo Xavier

Esta obra faz parte da coleção O Folclore do Mestre André, que reúne a ilustração tridimensional, ou seja, personagens e objetos moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados, e textos informativos. Em linguagem leve, próxima do coloquial, abordam-se diversas manifestações do folclore brasileiro. Agora, além de ler o texto e ver as belíssimas imagens, você vai poder ouvir a voz do autor no CD de áudio, que contém os mitos narrados acompanhados de efeitos sonoros.

Saiba Mais

Mondagará - Traição Dos Encantados

Roni Wasiry Guará

A história do Mondagará era contada pelo avô de Roni quando este ainda era um menino, e hoje é o autor quem conta aos curumins. As palavras do avô passaram a fazer parte da memória do neto e ainda hoje, apesar de o avô não estar mais vivo, Roni Wasiry Guará traz dentro de si suas palavras, que eram sempre tão cheias da sabedoria de seus ancestrais. O velho narrador queria mostrar para toda a comunidade o surgimento da diversidade das cobras no mundo da floresta. Ele deixa claro que esse povo sabe que as cobras um dia foram seres que viviam junto com o grande Criador, usufruindo de todas as maravilhas de um mundo perfeito. Também lembra a todos que a inveja é um sentimento capaz de destruir essa perfeição e de colocar homens e deuses distantes uns dos outros. Que esta história ensine as pessoas a compreender os mistérios que habitam o mundo e desperte a memória da ancestralidade.

Saiba Mais

Morreu Tio Eurico, Rubião Ficou Rico!

Lilian Sypriano

Doutor Leonardo, o advogado, mandou uma carta para Rubião informando uma novidade: por causa de uma herança, o mordomo ia ficar na maior felicidade! Morreu tio Eurico! Rubião ficou rico! Todo aquele dinheiro mexeu com o bairro inteiro! O mordomo se iludiu e começou a imaginar: carros e uma mansão ia comprar, ia poder até viajar! No entanto, quando o caminhão com a herança chegou, tudo na vida de Rubião mudou. Dentro daquelas caixas havia mesmo uma riqueza, mas, para Rubião, foi tudo uma grande surpresa!

Saiba Mais

Mundo De Coisas

Marcelo Xavier

Objetos do cotidiano, que fazem parte da nossa vida e que, aparentemente, pouco significam, são as verdadeiras personagens do livro. A escolha desses objetos para compor um museu particular delineia o perfil do dono e estimula o leitor a montar, ele também, o seu próprio museu. Com a técnica cada vez mais apurada de moldar em massa plástica, as ilustrações tridimensionais ampliam e iluminam o sentimento do narrador.

Saiba Mais

Música

Raquel Coelho

A história da música contada num texto abrangente e informativo, permeado de ilustrações criativas montadas com diversos materiais (papel, tecido, sucata), contando um pouquinho de cada ritmo e das influências que a música brasileira sofreu ao longo da história.

Saiba Mais

Nadando Contra A Morte

Lourenço Cazarré

Vinda do interior para trabalhar como doméstica com uma família de classe média, Maria do Amparo, 14 anos, é estuprada pelo patrão e engravida. A menina consegue esconder da patroa a gravidez, mas não a criança. E recebe um ultimato: que se livre dela. Desesperada, depois de andar a esmo pelas ruas, Maria do Amparo se atira no rio com a filhinha. A história de Maria do Amparo e seu salvamento por dois esportistas (um nadador e um remador) é narrada por meio de depoimentos da menina, do nadador, do remador, do capitão do Corpo de Bombeiros, que tira todos do rio, e de outras personagens que presenciaram o fato. Numa agilidade de reportagem, a história tem a dose exata de emoção. Adaptado para o cinema no longa “Amparo”, dirigido por Ricardo Pinto e Silva. 3° lugar no Prêmio Jabuti em 1999, na categoria “Infantil ou Juvenil”.

Saiba Mais

No Planeta Anão Tem Inflação?

Lilian Sypriano

Os moradores da Casa Amarela se espantaram com o estado de Rubião ao vê-lo chegar do supermercado, onde, numa liquidação, enfrentou brigas e empurrões. Os preços andavam muito altos, apesar de o governo afirmar que a inflação estava sob controle, e Rubião queria economizar. Logo após esse episódio, Vovô se tornou sócio de Mário Apolinário, um desconhecido, para quem alugou o porão da casa. Ali instalaram um escritório e vendiam passagens para Plutão, onde, segundo o estranho, não havia inflação. Mesmo alertado pelos familiares, que desconfiavam da honestidade de Apolinário, Vovô continuou ajudando o sócio no negócio, que ia de vento em popa, até o dia em que a polícia resolveu investigar… será que era mesmo possível viajar para Plutão e ficar livre da inflação?

Saiba Mais

Num Pequeno Planeta

Luis Díaz

Com descontração, humor e poética, o narrador apresenta a história de Bacsan: como surgiu a vida ali, como as espécies se desenvolveram e foram se adaptando, como algumas evoluíram e outras foram extintas. Valendo-se de termos científicos que se mesclam a termos de um universo vocabular muito comum, o narrador convida a refletir sobre o modo de ser, de viver e de conviver dos habitantes do pequeno planeta. A trama expõe ainda a fragilidade de uma civilização marcada pelas disputas de poder, pelas relações entre opressores e oprimidos, pelo desrespeito e pela violência. Com as sutis ilustrações do próprio autor, a obra também instiga a curiosidade pela história do nosso planeta Terra.

Saiba Mais

O Amigo Urso

Mery Weiss

Adaptação da fábula “Os viajantes e o urso”, de Esopo, o texto conta, em linguagem simples, enxuta e todo em letra bastão, a história de dois amigos que, passeando por uma floresta, dão de cara com um urso. Sem pensar no companheiro, Tranquedo sobe numa árvore e, escondido entre os galhos, observa o urso cheirar Trancado, que, deitado no chão, se faz de morto. O urso cheira o nariz de Trancado, cheira as orelhas e vai embora. Passado o susto, Tranquedo quer saber o que o urso cochichou no ouvido do amigo. Com ilustrações irreverentes, é uma fábula sobre companheirismo e solidariedade.

Saiba Mais

O Canto Do Uirapuru - Uma História De Amor Verdadeiro

Tiago Hakiy

O pajé se prepara para mais uma contação de histórias. Os indiozinhos, atentos, escutam a encantadora história de amor entre Wasiry e Iacy May, amor este que deu origem ao rio que banhava a aldeia. Conta o pajé que o rio mais próximo era o Tapajós e para os índios tomarem banho, pescarem ou mesmo admirarem a beleza da natureza, era necessário fazer uma viagem. Um dia, Wasiry foi à caça e não retornou. Iacy e toda a tribo saíram à procura do índio. Mas foi em sonho que Iacy teve a revelação da morte de seu amado. De tristeza, começou a cantar, e essa música chegou às nuvens do Grande criador. Ele, compadecido, transformou as lágrimas de Iacy no rio Andirá e a mulher se tornou o pássaro Uirapuru, conhecido pelo canto melodioso e triste.

Saiba Mais

O Cão E O Gato

Constança Lucas, Verenice Ribeiro

Nesta obra, as autoras mostram as principais características dos mamíferos, do filhote ao esqueleto, de forma simples, direta e curiosa. O entrosamento entre a ilustração e o texto permite que a criança conheça a linguagem da ciência através de observações e comparações. A leitura deste livro é um exercício de raciocínio lógico e de aquisição de conhecimentos através da ciência, da arte e do humor.

Saiba Mais

O Cigarro E O Formigo

Canini

Nunca antes na história deste país, e do mundo, que eu me lembre, alguém publicou um livro infantil sobre um cigarro. De maneira que... É claro que o cigarro é o vilão. É assim que Canini apresenta esta sua obra, cujo título já é uma brincadeira por si só, pois alude ao da fábula de Esopo, “A cigarra e a formiga”, embora não se trate de nenhuma releitura dela. Sem texto, apenas imagens, com traços de poucas linhas, simples e diretos, Canini dá vida a um formiguinho que provoca o maior estrago por onde passa, quando decide carregar um cigarro que encontra pelo caminho.

Saiba Mais

O Colecionador De Manhãs

Walther Moreira-Santos

Vencedor do Prêmio Luis Jardim de Literatura e destaque em mais três premiações no Brasil e em Portugal, este livro é destinado a leitores dos 8 aos 80 anos e fala do afeto, esse sentimento delicado como pássaro com asa quebrada. São duas histórias sobre a relação avô e neto, pai e filho, com a poesia e a criatividade que já consagraram o autor como um dos grandes nomes da prosa moderna. Em "Você já viu um pastor de nuvens?", o menino Daniel conta que seu avô é um deles: com muita idade e já sem amigos vivos, ele usa seu tempo para ir à praça para olhar o céu e observar as mudanças de cores e das formas das nuvens. "O colecionador de manhãs" mostra como um menino, ao procurar um guarda-chuva para ir comprar jornal numa manhã chuvosa, encontra uma caixa de madeira esquecida numa cômoda. Ao abri-la, depara com cartões-postais e fotografias dos mais variados lugares do mundo, retratando o amanhecer – todos assinados, datados e comentados pelo pai, que partiu para uma viagem, da qual nunca mais voltou, antes de ver o filho nascer. Emocionado, o menino guarda novamente a caixa para que, no futuro, seu filho ou seu neto também possam encontrá-la.

Saiba Mais

O Dia A Dia De Dadá

Marcelo Xavier

História sem texto, com cenário e personagens feitos de massinha de modelar. Mostra um dia na vida de uma menina, a Dadá, da hora em que se levanta até a hora em que vai dormir. Dadá foi a primeira personagem do autor Marcelo Xavier modelada em massinha. E continua sendo uma criança encantadora, com sua bonequinha fantástica, humanizada, e um gato que toca violino, que lê livros, que brinca, que come bolo. A fantasia continua, e isso é o que move a literatura infantil.

Saiba Mais

O Especialista Em Dinossauros

Lia Rosenberg

O passeio preferido de Davi com a avó era o Parque dos Dinossauros, onde podiam assistir a cenas incríveis, como a luta de um tiranossauro com braquiossauros. Como especialista no assunto, Davi não se cansava de ver essas cenas e comentar com a avó os hábitos e características desses animais extintos. Nem de imaginar como se sentiria um pequeno estegossauro ao ganhar um irmãozinho que acabara de sair do ovo...

Saiba Mais

O Fabuloso Elixir Do Corajoso

Lilian Sypriano

Julinho, o Netinho, está com um problemão! Precisa provar para os colegas da escola que não é medroso, não! Mas como fazer isso num cemitério sinistro? Rubião, sempre amigo, dá um jeito de ajudar. Junto com Carlão, dá ao Julinho o fabuloso elixir do corajoso, uma fórmula secreta que deixa qualquer um sem medo algum. Mas será que isso vai dar certo?

Saiba Mais

O Filho Do Meio

Lília Gramacho Calmon

Narrado em primeira pessoa, o texto fala sobre os sentimentos e impressões de um menino pequeno, filho do meio, que se sente desfavorecido pela posição que ocupa na irmandade. As queixas culminam com o desejo expresso de ter os pais só para si, um quarto inteiro onde dormiria sozinho. Numa linguagem simples, enxuta, vai-se delineando o clima do texto, que é de ternura, carinho e descobertas. As ilustrações de Avelino Guedes ampliam esse clima, numa sintonia perfeita com a narrativa.

Saiba Mais

O Guarda-Tempo

Angela Leite De Souza

História de quatro gerações passada em Diamantina, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O elo entre uma geração e outra é um armário, através do qual as crianças-protagonistas se veem umas às outras, de uma forma um tanto mágica, por meio de um portal do tempo que se abre dentro do armário e que só elas percebem. O armário muda de função no decorrer do tempo (guarda-louça, guarda-roupa, guarda-livros...) e, assim, conserva, de certo modo, a história de uma família - daí a escolha do título. No livro, em parte memórias da autora mineira Ângela Leite de Souza, realidade e ficção se misturam, tornando, no mínimo, certas passagens curiosas, como a do beijo que uma personagem recebe de Juscelino Kubitschek. Vale observar o trabalho de ilustração da mineira Marlette Menezes, colagem digital com interferências de fotos de pessoas e objetos das épocas retratadas, inclusive do armário, todas do acervo pessoal da autora.

Saiba Mais