Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Eu, Você E Tudo Que Existe

Liliana Iacocca

Era uma vez uma árvore, um Sol, uma Lua, um rio, uma pedra rodeada por uma joaninha, um vento, a escuridão, um índio e tudo o que existe. Um dia, a árvore foi derrubada, o Sol deixou de reconhecer o que outrora iluminou, a pedra passou a ser apenas uma pedra, a cidade foi tomada pelo medo dos ladrões, o vento chorou por não saber mais sonhar e as terras dos índios foram tomadas pelos brancos. Até que a árvore foi lembrada pelo bisavô que falou dela ao avô que passou para o pai que mencionou aos filhos. O Sol encontrou um ninho de andorinhas, o rio esbravejou contra pessoas que o estavam sujando, a pedra voltou a ser visitada, dessa vez por meninos e meninas fazendo piqueniques. Assim, a natureza voltou a ser lembrada e, principalmente, a ser cuidada por mim, você e tudo o que existe.

Saiba Mais

Fábricas E Homens

Cristina Meneguello, Edgar Salvadori De Decca

A coleção História Geral em Documentos trata de temas da história universal, utilizando-se de tipos de documentos de época – documentos que ilustram acontecimentos e períodos marcantes da história do mundo. Este volume aborda os seguintes tópicos: a Revolução Industrial e seu papel nas grandes transformações ocorridas na modernidade; a Inglaterra do século XVIII antes e depois da chegada das fábricas. Documentos de época e obras literárias retratando a tensão social, a miséria e a insalubridade dos primeiros tempos do sistema capitalista.

Saiba Mais

Fernando Pessoa E Outros Pessoas

Davi Fazzolari

Ao adotar a cidade de Lisboa como um dos personagens, a obra é repleta de ruas e avenidas que se revelam a cada nova página, a cada novo encontro do olhar com o traço do premiado Guazzelli. Se Lisboa pode ser um tabuleiro para Pessoa e para seus leitores, a partir dos versos e da prosa de seus heterônimos principais (os outros pessoas – Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares), a linguagem das HQs pode gerar ainda outros espaços. Novas viagens para novos viajantes ou para velhos marinheiros saudosos dos atracadouros do Tejo, sedentos por revisitar Lisboa.

Saiba Mais

Florestania - A Cidadania Dos Povos Da Floresta

Maria Tereza Maldonado

Flávia faz duas viagens à Amazônia para conhecer os hotéis da selva e escrever algumas reportagens sobre o assunto. Em suas andanças, faz amizade com Madeleine e Maíra, que também se interessam pelas questões ambientais. Encanta-se com o conceito de florestania - a cidadania dos povos da floresta - e com o projeto Pequenos Guias. Começa a pensar em escrever um livro que ajude a divulgar os programas de desenvolvimento sustentável e que contribua para a construção de uma mentalidade voltada à preservação da natureza e à valorização da vida.

Saiba Mais

Guerra É Guerra

Ivan Jaf

No seminário de padre Roque, uma voluntária vem recebendo bilhetes de amor com poesias de Gregório de Matos. O padre, então, decide usar o Barroco para descobrir o autor dos recados.

Saiba Mais

Guerra No Pantanal

Antônio De Pádua E Silva

Pé-de-Banda e Pitoco, dois garotos da cidade, vão ao Pantanal e encontram uma realidade tingida de sangue. Os responsáveis pela tragédia: implacáveis caçadores de jacarés. Guerra no Pantanal nos coloca diante de um tema contemporâneo e urgente: a preservação da natureza.

Saiba Mais

Helena

Machado De Assis

A última vontade do conselheiro Vale era que a família acolhesse sua filha ilegítima. Recebida como uma intrusa, Helena aos poucos conquista o coração de D. Úrsula e Estácio. A felicidade parece rodear a família, mas o olhar melancólico da heroína denuncia um sofrimento secreto. Helena esconde uma paixão desiludida e faz passeios misteriosos a um casebre. O que essas visitas matinais escondem? Quem é o amado de Helena e por que ela não luta por ele? É o que o leitor descobrirá nas páginas deste admirável romance da primeira fase machadiana. Esta edição traz a apresentação de Ana Maria de Almeida e um apêndice ilustrado elaborado por Carlos Faraco.

Saiba Mais

Histórias De Ficção Científica

André Carneiro, Arthur C. Clarke, Bruce Sterling, Edgar Allan Poe, Eduardo Goligorsky, H.G. Wells, Isaac Asimov, Jean-Louis Trudel, Jorge Luiz Calife, Miguel De Unamuno, Millôr Fernandes, Rubens Teixeira Scavone

Doze contos formam um quadro representativo da ficção científica.

Saiba Mais

Histórias Sobre Ética

La Fontaine, Machado De Assis, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles, Voltaire, Guido Fidelis, Katherine Mansfield, Lima Barreto, Lourenço Diaféria, Artur Azevedo, Álvaro Cardoso Gomes

Comuns a qualquer época e lugar, os dilemas éticos estão presentes em todas as sociedades. Suas nuances, porém, não são poucas - variam conforme o período, o povo, a cultura. A literatura, portanto, é terreno fértil para o debate e o questionamento desses elementos tão próprios dos humanos. Ética e consciência estão sempre em pauta nas grandes obras. As obras desta coletânea são trabalhos na exploração da ética em seus diversos aspectos. As narrativas trazem personagens frente às mais variadas situações, como a do forte se sobrepondo ao fraco, a oposição entre honestidade e vantagem, a conformidade e aceitação de valores sociais impregnados de preconceitos. Abrindo as histórias, um texto introdutório evidencia a relação desta obra com outras manifestações artísticas e lançando luzes sobre o contexto histórico em questão.

Saiba Mais

I can’t sleep

Telma Guimarães

Lúdico e divertido, o texto aborda a questão do sono, mas a sua principal função é a de apresentar ao leitor algumas estruturas da língua inglesa (como os números, por exemplo).

Saiba Mais

Ilíada

José Angeli, Homero

Na Grécia Antiga, três deusas disputam o titulo de "a mais bela". Páris é escolhido para decidir a competição. Seu voto vai para Afrodite, que, em retribuição, concede-lhe o direito de ter a mulher mais linda do mundo: Helena, esposa do chefe grego Menelau. Esta obra descreve a história da famosa guerra entre gregos e troianos, a Guerra de Troia.

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

A meiga Inocência conserva seu espírito sereno e obediente ao pai, com quem vive no ambiente rústico do cerrado. Porém, duas inesperadas visitas abalam a tranquilidade da família: Meyer, um cientista alemão, e Cirino, rapaz da cidade que cura a moça de uma doença traiçoeira. A paixão proibida entre Inocência e o "doutor" será um obstáculo para o valente Manecão, noivo escolhido pelo pai dela. Esse drama move o romance de Taunay, um dos derradeiros e mais emocionantes livros de ficção romântica brasileira.

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

Considerada pelos críticos como uma das obras mais bem resolvidas da vertente regionalista do Romantismo brasileiro, este enredo explora de maneira exemplar as relações entre o homem e a natureza. Usando como paisagem de fundo o Pantanal brasileiro, Visconde de Taunay consegue apreender sua dimensão humana e física com descrições ricas e objetivas.

Saiba Mais

Iracema

Renata Pallottini, José De Alencar

A índia tabajara Iracema se apaixona por um colonizador português. Ela tem a missão de guardar o segredo da preparação do licor de jurema - um alucinógeno que os índios usavam em cerimônias sagradas -, por isso não pode se relacionar com um homem branco. Mesmo assim, foge com o amado.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Irmãos De Guerra

Daniel Lafrance, Sharon E. Mckay

O medo paira sobre os habitantes do norte de Uganda. A ameaça violenta vem de um grupo religioso militar formado em grande parte por crianças raptadas. Jacob acha que está seguro no internato, protegido por seguranças, mas essa crença logo se desfaz. Arrastados para a selva, os meninos conhecem uma vida infernal. Tortura e assassinatos fazem parte do dia a dia. Jacob encontra nos laços de amizade a esperança de escapar desse pesadelo.

Saiba Mais

Is it possible?

Telma Guimarães

Este livro trabalha as letras do alfabeto em inglês. Mas, em vez de contar uma história, faz, de maneira inusitada e criativa, uma lista de situações impossíveis e engraçadas envolvendo animais.

Saiba Mais