Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Contos Brasileiros 1

Graciliano Ramos, Ignácio De Loyola Brandão, José J. Veiga, Lima Barreto, Luiz Vilela, Marcos Rey, Stanislaw Ponte Preta

Nesta antologia, nosso país é retratado em diferentes épocas e lugares por sete grandes autores. A diversidade é constatada não só no plano dos cenários, períodos e temas escolhidos, mas também nos estilos literários. Afinal, cada escritor tem seu repertório cultural, suas crenças e sua maneira única e particular de narrar, inventar e seduzir...

Saiba Mais

Cores Em Cordel

Maria Augusta De Medeiros

As cores são presentes infinitos oferecidos ao nosso olhar. Entretanto, é o dom da palavra que permite dar a cada cor um nome. E é o dom da palavra iluminada pela poesia que faz as cores ganharem alma e significado tão certeiros, a ponto de podermos enxergá-las mesmo sem vê-las, apenas com os olhos do coração. Prosadora e poetisa, Maria Augusta de Medeiros nos contempla nesta obra com uma singela descrição das cores, começando por aquela que é a ausência de todas elas -- o branco --, viajando pelas cores primárias e suas composições que formam as secundárias e terciárias, aliando o cordel às belíssimas ilustrações do artista gráfico Gilberto Tomé.

Saiba Mais

Crônicas 1

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Humor é o que não falta neste livro, que traz crônicas escritas por quem mais entende do assunto: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga. É só ler estes textos para entender, afinal, o que é a crônica. Mas se precisar mesmo de uma definição, fique com esta: crônica é um texto tão gostoso de ler que dá até vontade de escrever.

Saiba Mais

Crônicas 2

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Coisas engraçadas e estranhas podem acontecer em todos os lugares. Só mesmo um grande cronista para transformar esse pedacinho da vida em uma história interessante. Com Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade você vai acompanhar de perto histórias cotidianas e verá o que o olhar do cronista faz com coisas que passariam despercebidas.

Saiba Mais

Crônicas 3

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Um cronista pode transformar as confusões, desentendimentos e pequenas complicações que fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa em boas histórias. Neste livro, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino retratam o cotidiano de um jeito muito especial.

Saiba Mais

Crônicas 4

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Um grande cronista precisa viver o dia-a-dia com olhos atentos aos menores detalhes. Nada pode passar em branco e o que seria apenas um flash da realidade transforma-se em boa literatura.Acompanhe o olhar curioso e bem-humorado de Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos sobre o ser humano e seu cotidiano.

Saiba Mais

Crônicas 5

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Neste livro, você encontra o que de melhor se produziu em formato de crônica, um gênero diretamente ligado ao cotidiano. Quatro dos maiores contistas brasileiros estão aqui reunidos: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos. Não se espante se não conseguir largar o livro até o final, crônica é assim mesmo: uma puxa a outra.

Saiba Mais

Cronistas Do Descobrimento

Antonio Carlos Olivieri, Marco Antonio Villa

Nesta antologia, as principais passagens de 13 obras que enfocam os primeiros momentos do Brasil, escritas por autores que viveram os fatos, e os registraram com vivacidade e emoção. Onze autores do século XVI apresentam um panorama social e político dos primeiros cem anos após o descobrimento.

Saiba Mais

Da Matéria Dos Sonhos

Rosana Rios

Lila matriculou-se no curso de teatro da escola para melhorar suas notas e, de quebra, para contrariar o pai. As aulas eram surpreendentes: exercícios físicos, técnicas vocais, dramatizações, história do teatro. Durante esses encontros, afloraram divergências entre os alunos, diferenças de opiniões, sentimentos; mas a vontade de encenar uma peça no final do ano transformou-os numa turma unida não só pelo recém-descoberto amor à arte, como também pelo respeito mútuo e camaradagem.

Saiba Mais

De bicicleta na guerra

Nicola Cinquetti

Em 1944, em meio à II Guerra Mundial, na Itália dominada pelo fascismo, um menino de 13 anos, Martino, mescla fatos que ocorrem na realidade com a fantasia de uma corrida de bicicleta inventada por ele. Um dia, o menino é encarregado de ir a uma cidade maior nas proximidades para comprar um remédio para a mãe, adoecida. Então seu tio, um antifascista que conspira contra a presença dos alemães na região, lhe confia uma missão secreta: receber um pacote que lhe será entregue pelo dono de uma osteria.

Saiba Mais

De Paris, Com Amor

Lino De Albergaria

No início, o bilhete foi curto e tímido. Seguiram-se outros e, aos poucos, eram os postais de Paris que levavam mensagens e sugeriam passeios. Uma viagem imaginária, na qual meandros da cidade correspondem às idas e vindas de um relacionamento amoroso que se inicia. "(...) Trata-se de uma história de amor. Só que escrita com A maiúsculo. Afinal, é com a palavra escrita, no espaço da sala de aula, que o livro nos faz realizar uma bela viagem. Uma homenagem à escola de verdade." (Jornal Proleitura/Unesp - Assis)

Saiba Mais

Desafio Nas Missões

Manuel Filho

Ambientada nos dias de hoje, a história de amor entre Lígia e Potirava tem como cenário a região de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul. A escola da jovem propõe como atividade de História uma encenação dos fatos diante das ruínas da catedral. A beleza do lugar a encanta, mas, à medida que declama suas falas, o eco do massacre dos indígenas pelos colonizadores portugueses e espanhóis no século XVIII a deixa indignada. Enquanto a peça transcorre, Lígia troca olhares com o belo índio Potirava, jovem artesão guarani de quem comprara um cesto. Filha de um militar viúvo, loira, de olhos azuis, Lígia não conseguirá que seu pai aceite o namoro. No mesmo dia em que briga com o pai, a moça some misteriosamente. O jovem índio, inicialmente acusado de seu desaparecimento, é quem vai resgatá-la das forças sobrenaturais de seu raptor, o Curupira. O tema central, apoiado pelo verdadeiro heroísmo, será – finalmente! – a realização da convivência pacífica e respeitosa entre brancos e indígenas.

Saiba Mais

Dia De Feira

Maurício Veneza

Se você já foi à feira algum dia, ouviu o burburinho dos feirantes ao oferecer suas mercadorias e algumas das brincadeiras que eles fazem para chamar a atenção dos fregueses. Imagine, no entanto, ser vizinho de uma feira, e ser acordado num domingo pela gritaria, pela movimentação das pessoas e pelo cheiro de fruta e peixe! Será que é divertido? Por meio de uma linguagem poética, o autor Maurício Veneza vai contar essa história direitinho.

Saiba Mais

Dois Papagaios

Rashin

Era uma vez um comerciante que adorava seu papagaio e lhe dava de tudo: água, boa comida e até mesmo alguns tesouros. A ave, no entanto, não conseguia ser feliz vivendo em uma gaiola... Certo dia, o comerciante, que também era muito generoso, teve que fazer uma viagem à Índia e perguntou à sua ave de estimação o que ela queria de presente. Tudo o que ela lhe pediu foi que repassasse uma mensagem a um amigo seu, um papagaio indiano. Mas esse gesto aparentemente inocente acabou gerando um resultado surpreendente...

Saiba Mais

Dom Casmurro

Machado De Assis

Bento Santiago é um homem solitário, ensimesmado, casmurro. Na velhice, ele relembra sua história e a do seu maior amor, a bela Capitolina. Acaba partilhando com o leitor o ciúme e a grave suspeita que o tornaram tão amargo. Mas teria Capitu realmente traído Bentinho?

Saiba Mais

Dom Casmurro

Machado De Assis

História de amor e ciúmes que acontece no Rio de Janeiro do século XIX, criada por Machado de Assis, o autor por trás do rabugento narador dom Casmurro, apelido de Bentinho. Bentinho só ganhou esse apelido depois de adulto, por razões que ficam claras no desenrolar da história. Ou que não ficam tão claras assim: ciumento, ele conta a história de uma traição a partir de seu ponto de vista, não há provas (pelo menos não temos certeza delas), não há outra voz que forneça uma perspectiva diferente sobre a história. Então... será que ele tem razão? Quem realmente é Capitu, dona de olhos de ressaca? Quem é Escobar? Há anos muitos leitores debatem essa história, tentando encontrar uma prova que tenda mais para um lado do que para o outro. O que realmente podemos dizer é que o romance, que marca o Realismo brasileiro, é emocionante e... divertido, cheio de ironias, no estilo inconfundível desse autor sensível e observador.

Saiba Mais

Dom Casmurro

Hildebrando A. De André, Machado De Assis

Bentinho cresceu junto de sua vizinha Capitu e se apaixona por ela ainda criança. Destinado pela mãe à carreira eclesiástica, consegue escapar da batina e casar-se com a moça. Sua vida segue feliz até a morte de seu melhor amigo, Escobar. Ao observar Capitu no enterro, Bentinho passa a acreditar num suposto adultério. Capitu morre e ao leitor resta a dúvida: houve ou não traição?

Saiba Mais

Dom Casmurro

Ivan Jaf, Machado De Assis

O leitor é enredado no turbilhão das memórias de Bento e da dúvida que o assombra. Um grande clássico com imagens que emocionam e mantêm o lirismo de seu mistério.

Saiba Mais