Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Roma E Seu Império

Carlos Augusto Ribeiro Machado

A história de Roma e dos romanos é de lutas e conquistas. Com seu exército, os romanos dominaram parte de três continentes. A religião, o direito e a política são alguns dos muitos campos em que deixaram sua marca em nossa sociedade. Baseando-se em pesquisas recentes e utilizando documentos materiais e escritos, Carlos Augusto Ribeiro Machado, doutor em História Antiga pela Universidade de Oxford, analisa a história da mais importante cidade da Antiguidade, de sua fundação à desestruturação de seus domínios. A expansão militar, o crescimento econômico, as transformações culturais e políticas que formaram o Império Romano são o objeto deste livro, que busca compreender este povo ao mesmo tempo tão próximo e tão distante de nós.

Saiba Mais

Romeu E Julieta

Renata Pallottini, William Shakespeare

No século XVI, em Verona, Romeu conhece Julieta em um baile, e os dois se apaixonam. Como pertencem a famílias rivais, eles se casam escondido. No entanto, uma série de mal-entendidos acaba causando uma tragédia.

Saiba Mais

Romeu E Julieta

Leonardo Chianca, William Shakespeare

Em Verona, por volta de 1600, a rivalidade entre as famílias Montecchio e Capuleto acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados. Em um baile de máscaras, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea, mas o destino reserva um final trágico para esses amantes, na história de amor mais famosa de todos os tempos.

Saiba Mais

Romeu@Julieta.Com.Br

Telma Guimarães Castro Andrade

Metallica é o apelido que Romeu usa para conversar nas salas de bate-papo, sua maior diversão na internet. As conversas deixam entrever seu cotidiano: a escola, a banda, a rixa com as irmãs, o clima em casa. Certo dia, ele resolve conhecer Madonna pessoalmente: que decepção! Mas as surpresas não param por aí...

Saiba Mais

Roubo No Paço Imperial

Luis Eduardo Matta

Júlia, André, Rachid e dona Olga vão a uma exposição no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, para conhecer a valiosa moeda feita em homenagem à coroação de dom Pedro I. Mas a moeda sumiu e eles resolvem investigar...

Saiba Mais

Rua Âmbar

Eloí Bocheco

Miro tem duas caixas de madeira onde ele guarda o seu tesouro: em uma ficam algumas ferramentas junto com latinhas de refrigerante vazias, devidamente limpas; na outra, ele coloca os objetos que inventa com esse material: miniaturas de carrinhos, utensílios de cozinha, panelas, armários, cadeiras, baldes, e mais peixes, estrelas-do-mar, malas de viagem, barcos, canoas e tantas outras coisas. Uma história repleta de amizade entre crianças e adultos, com linguagem poética, na qual o mar não é apenas um personagem, mas algo poderoso, de dar medo, e cheio de mistérios. Por isso o garoto não quer seguir a profissão de pescador do pai, mas quer ser um pesquisador de tudo o que existe no fundo do mar. 

Saiba Mais

Rubião Gatão, O Mágico Trapalhão!

Lilian Sypriano

Rubião Gatão, o mordomo trapalhão, resolveu mudar de profissão: decidiu ser mágico! Mas isso acabou sendo meio trágico. Querendo tirar coelho da cartola, Rubião trocou as bolas e, sem querer, fez a Liloca desaparecer. Que truque será que ele pode usar para reverter essa situação e não criar ainda mais confusão? O que ele tem de aprender para fazer a Liloca reaparecer? Ih... isso não vai dar certo! Os gatinhos da Casa Amarela vão ter de acompanhar tudo bem de perto!

Saiba Mais

Sabe De Quem Era Aquele Rabinho?

Elza Cesar Sallut

O elefante vai viajar e resolve dar uma festa de despedida. Ele quer tirar uma foto de recordação e o esquilo sugere que os convidados façam uma pose de costas para a câmera. Quando vai bater a foto, o elefante percebe que há um penetra na festa. De quem será aquele rabinho?

Saiba Mais

Sabe Quem Puxou A Orelha Do Coelho?

Elza Cesar Sallut

Na festa da cenoura, alguém puxa a orelha do coelho, mas ele não vê quem é. Todos riem dele, e ninguém quer contar quem fez a travessura. Então, Sapeca arma um truque para pegar o engraçadinho no pulo.

Saiba Mais

Sabor De Vitória

Fernando Vaz

Delém gosta muito de futebol. Com outros garotos, forma o Esporte Clube Jardim. Depois de muito treino, o time participa até de campeonatos. Delém é o destaque, jogando cada vez melhor. Um dia, para matar uma jogada do time adversário, Delém comete uma falta dura em Zito, que se machuca feio. A vitória está garantida, mas o incidente fica no coração de Delém por muito tempo.

Saiba Mais

Saci-Pururuca

Telma Guimarães Castro Andrade

Os pais de Pururuca sempre lhe diziam para não dar atenção ao saci, se o encontrasse. Tantas recomendações despertaram a curiosidade do garoto, que um dia resolveu se disfarçar de saci e esperar na mata pelo menino de uma perna só. E não é que ele apareceu? E, ainda por cima, acreditou que Pururuca era seu primo! Junto com os outros membros da família, eles aprontaram a maior confusão numa festa da cidade. Mas o saci era muito esperto mesmo, e no Dia do Folclore acabou passando a perna em Pururuca.

Saiba Mais

Salvando A Pele

Mario Teixeira

Matias e Sandino têm uma ONG que defende os animais. Eles descobrem que a esposa de um rico empresário quer criar um creme rejuvenescedor usando animais como cobaias. A dupla precisa desmascarar a megera e impedir seu plano.

Saiba Mais

Se Criança Governasse O Mundo...

Marcelo Xavier

Uma terra governada apenas por crianças: esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e de muita, muita alegria. Tudo ilustrado com massa de modelar, especialidade do autor Marcelo Xavier.

Saiba Mais

Se Essa Rua Fosse Minha

Bel Linares, Alcy

As cantigas, assim como as parlendas, fazem parte do folclore brasileiro e são de origem muito antiga, principalmente portuguesa, espanhola, africana e indígena. Por terem sido transmitidas oralmente, de geração para geração, há muitas versões de suas letras. Os autores deste livro escolheram as versões que lhes parecem ser as originais. No lugar de palavras-chave estão desenhos, e as palavras que eles substituem estão em letra bastão no final da página, para que o pequeno leitor associe som, imagem e escrita. As cantigas são ligadas ao universo infantil popular e contêm melodia e ritmo simples, o que favorece a assimilação e a memorização por parte das crianças. Por isso são textos adequados para trabalhar o sistema de escrita e são utilizadas como estratégia auxiliar à alfabetização.

Saiba Mais

Se Eu Fosse Aquilo

Ricardo Azevedo

Os leitores vão rir e se emocionar com esta antologia de contos, poemas, anedotas e histórias da cultura popular que têm o estilo irresistível e bem-humorado do autor Ricardo Azevedo.

Saiba Mais

Se Eu Fosse...

Marcelo Cipis

Quantas coisas diferentes uma pessoa pode ser? Ao considerar novas identidades, possíveis e impossíveis, Marcelo Cipis cria um mosaico de situações inusitadas que vai divertir leitores de todas as idades ao mesmo tempo que os levará a se questionar sobre quem eles realmente são.

Saiba Mais

Senhora

Renata Pallottini, José De Alencar

Aurélia Camargo e Fernando Seixas se amam. Mas, por estar endividado, Fernando decide não se casar com ela, e sim com uma moça que tenha um bom dote. Aurélia então recebe uma herança e resolve se vingar. Este clássico é mais um retrato da sociedade burguesa carioca do século XIX.

Saiba Mais

Senhora

José De Alencar

Aurélia é a mulher em torno da qual gira este romance de de José de Alencar. Pura e ingênua por natureza, mas endurecida pelas desilusões causadas pelo mundo civilizado, ela se transformou em uma mulher de negócios. E serve perfeitamente ao propósito do autor, que pretende criticar a sociedade burguesa de seu tempo: a civilização corrompe o ser humano, que nasce puro. Daí é fácil lembrar do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês responsável pelo desenvolvimento da teoria do bom selvagem: o homem é puro por natureza, a civilização é que o corrompe. Uma história como essa poderia servir tanto a um romântico como Alencar quanto a um realista como Machado de Assis, por exemplo. A linha que separa essas duas escolas é a crença em um ideal, no caso dos românticos, o que é confirmado no romance de Alencar, uma vez que Aurélia abre mão de sua ambição ao comprovar o amor verdadeiro de seu marido, Seixas.

Saiba Mais