Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Trabalho Infantil - O Difícil Sonho De Ser Crianca

Cristina Porto, Iolanda Huzak, Jô Azevedo

Numa história ficcional embasada em trabalho de pesquisa, 'Trabalho infantil - o difícil sonho de ser criança' mostra um dos graves problemas sociais brasileiros. A personagem principal, Madalena, é uma adolescente que fica impressionada ao entrar em contato com a realidade das crianças que trabalham e resolve sensibilizar outras pessoas. Madalena leva o tema para o colégio e consegue mobilizar vários colegas, professores e orientadores para o seu projeto de pesquisa. A partir daí, a ideia toma proporções inesperadas. A adolescente e seus colegas denunciam nos jornaizinhos que escrevem as diversas e cruéis formas de trabalho infantil que se espalham pelo país, comovendo muita gente, até mesmo fora dos limites da escola. O livro aponta, ao lado de denúncias, caminhos para se modificar essa realidade que priva milhões de crianças do direito à infância.

Saiba Mais

Tráfico De Anjos

Luiz Puntel

Aquiles, um excelente repórter de TV, investiga um crime terrível: o sequestro e comércio de bebês recém-nascidos. Nesse percurso, ele acaba se envolvendo com a irmã de um dos bebês desaparecidos. Mas para onde vão os anjos?

Saiba Mais

Trago Na Boca a Memória do Meu Fim

Ricardo Azevedo

Neste romance, em um momento histórico e significativo para o entendimento da formação identitária do Brasil – a colonização –, o leitor tem a possibilidade de viajar por terras desconhecidas, repletas de aventuras, perigos, sobrevivências de um personagem cheio de sofridas histórias para contar, mas que nem por isso deixa de ter seus momentos de confabulações e sonhos de mudar de vida. A narrativa apresenta fatos reais e surreais, estes, muitas vezes, próximos do mundo fantástico, das superstições de uma época remota. Uma história que convida o leitor a percorrer não só caminhos, mas também os descaminhos de um jovem que tenta de tudo para se dar bem, com seus desejos e muitos medos.

Saiba Mais

Três Amizades - O Príncipe E O Mendigo / O Detetive Agonizante / As Duas Mortes De Isaías

Mark Twain, Conan Doyle, Marcia Kupstas

Esta obra é composta pela adaptação dos clássicos "O príncipe e o mendigo", de Mark Twain, e "O detetive agonizante", de Conan Doyle, além do inédito"As duas mortes de Isaías", de Marcia Kupstas, que também é a adaptadora dos dois clássicos. São três histórias envolventes em que as personagens superam desafios e dificuldades com a ajuda de bons amigos. Em "O príncipe e o mendigo", estamos na Inglaterra do século XVI, onde nem mesmo a enorme distância social impede que dois meninos - um príncipe e um plebeu - se encontrem e troquem de lugar: nada mais, nada menos do que o príncipe Eduardo Tudor, futuro rei da Inglaterra e Tom Canty, um garoto paupérrimo, que vive em um dos muitos cortiços da cidade de Londres. No conto "O detetive agonizante", Sherlock Holmes e seu inseparável companheiro Watson apresentam-se em uma trama policial em que um assassinato é desvendado sem que o famoso detetive inglês precise deixar seus aposentos. Já em "As duas mortes de Isaías", narrativa contemporânea que se passa em cidades brasileiras, acompanhamos as lembranças da infância de Miguel, a partir do desaparecimento de seu cachorro Oto e de seu encontro com o paranormal Isaías.

Saiba Mais

Três Amores - Romeu E Julieta / O Morro Dos Ventos Uivantes / Um Amor Em Dez Minutos

William Shakespeare, Emily Brontë, Marcia Kupstas

Três histórias reunidas em um único volume, convidando o leitor a viver as emoções dos "amores proibidos, transgressores" de jovens de diferentes tempos e lugares. A obra é composta pela adaptação dos clássicos "Romeu e Julieta", de William Shakespeare; e "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë, nos quais a força do amor transcende os limites da realidade, além do inédito Um amor em dez minutos, de Marcia Kupstas, que também é a adaptadora dos dois clássicos. Nesta última história, o poder transformador da paixão, capaz de vencer obstáculos, marca presença na vida do adolescente Thomaz, rebelde, carente e envolvido com drogas, para quem "o amor pode ser cor e luz em um mundo tão cinza".

Saiba Mais

Três Casamentos - Farsa De Inês Pereira / Quem Casa, Quer Casa / Até Que A Vida Nos Separe

Gil Vicente, Martins Pena, Alexandre Azevedo

“Mais vale um asno que me carregue do que um cavalo que me derrube”; “quem casa, quer casa longe de casa”; “se casamento fosse bom não precisava de testemunhas” – esses são os provérbios que servem de ponto de partida para as peças teatrais "A Farsa de Inês Pereira", escrita por Gil Vicente, em 1523; "Quem casa, quer casa", escrita por Martins Pena, no século XIX, e "Até que a vida nos separe", peça contemporânea de Alexandre Azevedo. Nelas, diferentes casamentos são apresentados de forma irônica e bem-humorada. Em cena, figuras como a sogra palpiteira e mandona, noivas reclamonas que querem mudar de vida com o casamento, noivos que não querem saber de trabalho, maridos, esposas, ex-maridos, ex-esposas... Nesta obra, romance, intrigas e discussões envolvem as personagens das três peças teatrais, nas quais se pode entrever o olhar crítico e o riso irônico de seus autores sobre a sociedade e suas convenções.

Saiba Mais

Três Escravos

Prosper Mérimée, Herman Melville, Lourenço Cazarré

Tamango é vendedor de escravos e líder do seu povo. Um dia, embriagado, vende a própria esposa, Aicha, deixando-a seguir com os cativos. Ao acordar no outro dia e tomar consciência do que fez, vai ao navio negreiro Esperança para reavê-la. É aprisionado, convence os escravos a seguir suas ordens e, então, dominam o barco. Em Benito Cereno, o comandante Amaso Delano avista um estranho navio à deriva. Ao subir a bordo da embarcação, encontra uma situação lastimável e oferece ajuda aos homens que lá estavam, incluindo o capitão Cereno. Tudo parece suspeito ao capitão Delano, que desconfia de uma armadilha. Depois, descobre que os brancos eram prisioneiros e que o escravo Babo era o líder dos amotinados. Quando criança, Kandimba tem a vila onde mora atacada por uma tribo rival. Seu povo é aprisionado, seu pai é morto e sua mãe e irmão, enviados para o Brasil em um navio negreiro. Ele acaba escapando e tem outro destino, que lhe proporciona muito aprendizado. Apesar de muitas aventuras, Kandimba não esquece dos seus e deseja reencontrá-los.

Saiba Mais

Três Filhas - Antígona / Rei Lear / A Filha Que Deu Certo

Sófocles, William Shakespeare, Sonia Rodrigues

Esta obra reúne três diferentes histórias sobre filhas mulheres que lutam por aquilo que acreditam e se rebelam contra o poder, a cobiça e a inveja que se instalou em suas famílias. São filhas corajosas, honestas e verdadeiras, características que nem por isso as livram de um destino infeliz ou mesmo trágico. "Antígona" – filha do falecido rei Édipo –, nome da peça homônima de Sófocles, se revolta após a morte de seus irmãos Eteócles e Polinices contra um decreto baixado por seu tio Creonte ao assumir o governo de Tebas. Este concede sepultamento digno a Eteócles, enquanto nega a Polinices as honras fúnebres. Antígona questiona o poder de Creonte e o acusa de se colocar acima da lei dos deuses e do respeito aos mortos. Ao desobeder suas ordens e tentar sepultar o corpo do irmão, é acusada de traição e submetida à prisão em uma caverna onde deve esperar pela morte. Em "Rei Lear", de William Shakespeare, Cordélia é a filha mais nova e também a preferida do rei da Bretanha. Este decide abdicar de seu reino e terras em favor das três filhas e para isso pede a elas que definam seu amor por ele. Enquanto Regana e Goneril recobrem o rei de elogios, Cordélia é sincera e diz amá-lo tal qual uma filha deve amar a um pai. Essa resposta provoca a ira de Lear, que a deserda como filha, negando-lhe sua parte na herança e o dote destinado a seu casamento. Ainda assim, quando Lear tem seu poder diminuído e está beirando a loucura, vítima da ganância das demais filhas, Cordélia é a única que não o abandona. Em "A filha que deu certo", de Sonia Rodrigues, Heloísa é a filha caçula de Roberto e o alvo principal do ciúme e da rivalidade de suas meias-irmãs Guta e Duda. Ao ter a oportunidade de seguir uma carreira internacional fotografando cenas de making of de moda, Heloísa é afastada do convívio familiar a pedido do pai, que encontra nesse distanciamento uma forma de zelar pela boa convivência entre as três filhas. No entanto, as intrigas entre as irmãs chegam a tal ponto que Roberto, doente e magoado com o que julga ser falta de amor de Heloísa, ameaça emancipá-la.

Saiba Mais

Três Mistérios - O Fantasma De Canterville / Os Irmãos Corsos / Sonhos Perigosos

Oscar Wilde, Alexandre Dumas, Telma Guimarães Castro Andrade

"O fantasma de Canterville", de Oscar Wilde, é uma obra satírica e irreverente para sua época (século XIX), pois parodia as lendas de fantasmas, ao mesmo tempo que contrapõe a tradição e o conservadorismo britânicos ao progresso e à liberdade norte-americanos, além de discutir questões como a morte e o amor. Esse clássico da literatura mundial foi adaptado por Telma Guimarães Castro Andrade, assim como "Os irmãos corsos", de Alexandre Dumas. Os irmãos Corsos vem encantando leitores de todo o mundo ao longo dos anos, com a história dos gêmeos idênticos que compartilham seus sentimentos e, na iminência de fatos importantes, são "visitados" por familiares mortos. Uma terceira história inédita e contemporânea, "Sonhos perigosos", da mesma autora das adaptações, fecha este volume, com o eletrizante relato dos sonhos premonitórios de uma garota, que acabam por guiá-la na solução de um misterioso crime. São três histórias fantásticas, vibrantes, que vão deixar os leitores arrepiados e de cabelos em pé!

Saiba Mais

Três Pais - Hamlet / Carta Ao Pai / Pai Embrulhado Para Presente

William Shakespeare, Franz Kafka, Paulo Bentancur

Este volume apresenta as adaptações de "Hamlet", de William Shakespeare e "Carta ao pai", de Franz Kafka, além do inédito "Pai embrulhado para presente", de Paulo Bentancur, que também é o adaptador dos dois clássicos. Em "Hamlet", o fantasma do rei aparece ao filho Hamlet para lhe fazer uma terrível revelação: fora assassinado por seu irmão Cláudio, que agora ocupa o trono. A verdade transforma a vida do jovem príncipe, que protagonizará uma tragédia, na qual se misturam amor, lealdade, poder, traição e vingança. Em "Carta ao pai", Kafka expõe seus sentimentos em relação ao pai, de personalidade forte e intransigente, em um texto amargurado, que mostra aspectos da complexidade das relações familiares. Em "Pai embrulhado para presente", o jornalista André, pai amoroso de Júlia e de Sofia, vive um dilema: mudar-se para Brasília e realizar uma importante conquista profissional ou permanecer em Porto Alegre, perto das filhas, mas distante do centro das decisões políticas do país. As três histórias apresentam as relações entre pais e filhos tratadas sob diferentes e instigantes perspectivas.

Saiba Mais

Três Terrores - Drácula / O Médico E O Monstro / O Morto-Vivo Da Colina Verde

Bram Stocker, Robert Louis Stevenson, Leo Cunha

Inseridas na tradição da literatura de horror, as histórias reunidas nesta obra, de Leo Cunha, envolvem o leitor em uma atmosfera de mistério, apreensão e medo. Ela oferece duas adaptações de clássicos da literatura universal, "Drácula", de Bram Stoker, e "O médico e o monstro", de Robert Louis Stevenson, tornando tais narrativas mais acessíveis ao público juvenil. Além dessas histórias, o volume conta com a inédita "O morto-vivo da colina verde", de Leo Cunha, que contrabalança, com uma narração bem-humorada, o possível pavor gerado por personagens tradicionalmente muito assustadoras. Drácula, o mais famoso vampiro de todos os tempos, deixa seu tenebroso castelo na Transilvânia e viaja para Londres, levando consigo as marcas do horror de sua sobrenatural existência. Porém, a esperança de banir o mal que ameaça todos reside no professor Van Helsing, personagem imortalizado também pelo cinema como o grande oponente da assustadora criatura das trevas. Em "O médico e o monstro", o virtuoso dr. Jekyll, por meio de uma poção produzida em laboratório, libera seu lado maligno na figura do repugnante Hyde, homem sem escrúpulos, violento e assassino cruel. A discussão sobre a dualidade do ser humano é aqui corporificada pela separação de uma só pessoa em duas, indicando a oposição entre o bem e o mal. Já na bem-humorada "O morto-vivo da colina verde", o estranho caso de Zequinha, homem que morre e desmorre, chama a atenção de um trio de adolescentes que decide desvendar o mistério. Em sua investigação, os garotos precisam visitar um cemitério e uma bruxa de verdade, detentora da poção da vida eterna. Mas, como não se vive apenas de sustos, o amor tem seu lugar marcado nessa narrativa.

Saiba Mais

Tristão E Isolda

Telma Guimarães Castro Andrade

O bravo cavaleiro Tristão vence o gigante Morholt, mata uma fera terrível e conquista a princesa Isolda dos Cabelos Dourados para o rei Marcos da Cornualha. Mas, por uma ironia do destino, Tristão e Isolda se apaixonam.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) foi funcionário público, jornalista e boêmio. Filho de professora pública e tipógrafo, era mestiço de origem humilde. Alcoólatra, foi internado em hospícios. Após seu pai enlouquecer, o rapaz teve que abandonar seu curso na Escola Politécnica para trabalhar e sustentar a família. Conseguiu um cargo na secretaria do Ministério da Guerra. Desde o tempo de estudante, entretanto, dedicou-se às letras. Sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto também não gostava dos demais escritores mulatos contemporâneos seus: Machado de Assis e João do Rio. Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, não tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na época possuía uma editora. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta" e muitas outras. Grande parte de sua obra literária foi de cunho satírico e humorístico, como "Triste fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaque seu primeiro romance, "Recordações do escrivão Isaías Caminha", e o conto "O homem que falava javanês".

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

O cotidiano carioca nos primeiros anos da República é o cenário dos sonhos e desilusões de Policarpo Quaresma, um patriota de corpo e alma. Obcecado pelo desenvolvimento nacional, ele propõe reformas culturais, agrícolas e políticas, consideradas absurdas pela maioria. Loucura, lucidez, ingenuidade, retidão e generosidade se confundem e definem este herói de Lima Barreto.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Luiz Antonio Aguiar, Lima Barreto, Cesar Lobo

Patriota ao extremo, Policarpo Quaresma tem ideias mirabolantes para o progresso do país, mas logo precisa se adequar à realidade.

Saiba Mais

Tudo Ao Mesmo Tempo Agora

Ana Maria Machado

Jajá é um garoto pobre, que estuda em uma escola particular e acaba se apaixonando por uma menina rica. O cotidiano desse adolescente e de seus amigos é contado com delicadeza, mostrando situações em que os jovens deparam com questões de ética, justiça e solidariedade.

Saiba Mais

Txopai E Itôhã

Kanatyo Pataxó

Txopai é o primeiro índio Pataxó a surgir na Terra. Nasceu de uma gota de chuva e, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, vai ensinar seus irmãos que surgiram bem depois, de outra chuva, a caçar, pescar, plantar, enfim, a sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais. Trata-se de um mito de origem, escrito e ilustrado pelo índio Kanátyo para seus alunos na escola da aldeia dos pataxós, em Carmésia (MG).

Saiba Mais

Um Bairro Encantado

Rosana Rios

No Bairro Encantado, vivem personagens de várias histórias. Um dia, Aladim resolve dar uma festa para inaugurar seu novo palácio. Cinderela é convidada, mas não acha seus sapatinhos de cristal. Com a ajuda de Simbad, ela descobre que caíram nas mãos do professor Museófilo e estão expostos no museu de coisas estranhas.

Saiba Mais