Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Prendedor De Sonhos

João Anzanello Carrascoza

Um dia, o inventor Zelito Traquitana decidiu consertar uma velha máquina de fabricar sonhos. Mas, por um defeito, a máquina começou a prender os sonhos de toda a população da cidade.

Saiba Mais

Procura-Se Um Fantasma

Jorge Fernando Dos Santos

O professor de História Ricardo de Sousa Barbosa, que mora e trabalha em Juiz de Fora, é chamado às pressas a Petrópolis para o enterro de seu tio, o capitão Fausto de Sousa, da Marinha brasileira. Como único herdeiro do capitão, Ricardo recebe a notícia de que agora é dono de um casarão mal-assombrado. Após reviravoltas em sua vida profissional, o professor resolve assumir o casarão e transformá-lo numa pousada. A principal atração do local: a assombração do fantasma Sancho Perro, “antigo conhecido” de seu tio. Com o tempo, o local passa a ser frequentado por pessoas muito estranhas… na narrativa, o leitor passeia por Petrópolis, cidade histórica fluminense, junto com o professor Ricardo. No caminho, conhece sua arquitetura, seus principais fatos históricos e vários personagens importantes que por lá passaram.

Saiba Mais

Procurando Assombração E Outras Histórias

Márcia Batista

Recontos livres de oito narrativas da literatura oral brasileira, abrangendo diversos tipos de contos: de terror, cômico, etiológico, do ciclo da morte, de encantamento e de animais, entre outros. Neles podemos observar sentimentos comuns ao ser humano, presentes no inconsciente coletivo, como o medo em geral: do desconhecido, de monstros e, claro, da morte…

Saiba Mais

Projetos Póstumos De Brás Cubas

Ivan Jaf

O publicitário Haroldo Paiva recebe a proposta de lançar um produto no mercado: um antidrepressivo. O que pode haver de novo num antidrepressivo? O formato, oras! Nada de pílulas, gotas, injeções. Em forma de emplastro, esse produto seria a solução para os males que afligem o ser humano, uma revolução no mundo dos medicamentos de combate à melancolia. Porém, Haroldo Paiva está morto, e o projeto é de um cliente não menos morto, o fantasma (pasmem!) de Brás Cubas, personagem da conhecida obra de Machado de Assis! E fantasma de personagem de livro existe? Não só existe como esse em particular consegue até convencer o recém-finado Haroldo Paiva a embarcar com ele em seu projeto póstumo.

Saiba Mais

Pula, Boi!

Marilda Castanha

Boi-Bumbá recebeu a visita de uma garota que queria saber tudo sobre a Festa do Boi. A menina tinha pressa de obter as informações, mas o velho boi a convenceu a passar um tempo ali e acompanhar os preparativos para a festividade. Na noite de São João, ela entendeu os detalhes daquela história e descobriu que aquilo tudo também tinha passado a fazer parte de sua vida.

Saiba Mais

Quadrinhas Brasileiras

Sílvio Romero

As quadrinhas deste livro foram selecionadas da recolha feita por Sílvio Romero no final do século XIX. São versos simpáticos e divertidos, que encantam leitores de todas as idades.

Saiba Mais

Quarto De Despejo - Diário De Uma Favelada

Carolina Maria De Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Que Frio!

Ronni Dos Santos Oliveira

O patinho gosta da água fria: ele mergulha e nem liga para a garoa, mas os outros patos não querem nadar no frio.

Saiba Mais

Quebra-Cabeça Brasil - Temas De Cidadania Na História Do Brasil

Gilberto Dimenstein, Alvaro César Giansanti

De que forma nos tornamos cidadãos em um país como o Brasil? Nossa história influencia nossa formação? Com base nessas questões, o livro discute os direitos básicos dos cidadãos.

Saiba Mais

Quem Canta Seus Males Espanta

Theodora Maria Mendes de Almeida

Quem não se lembra da música “Fui no Itororó”? Ou da letra de “O sapo não lava o pé”? Atemporais, as cantigas continuam emocionando diversas gerações, pois cantar ainda é uma das brincadeiras mais divertidas para as crianças (e para os adultos). Após vinte anos de sucesso, Quem canta seus males espanta chegou à era da tecnologia e ganhou esta edição comemorativa, com as quarenta canções mais votadas pelos leitores na internet, prontas para continuar conquistando cada vez mais admiradores. É possível acessar as cantigas, cantadas por crianças, através do QR code impresso no livro.

Saiba Mais

Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto

Raimundo Matos De Leão

Livro composto de cinco narrativas extraídas do folclore brasileiro: a história do príncipe Lagartão; a briga entre o macaco esperto e a mulher mais esperta ainda; o sequestro da menina dos brincos de ouro; o eterno conflito entre o cachorro, o gato e o rato; a ida de Lampião ao inferno. Todas as histórias estão estruturadas em forma de texto teatral, predominando o tom humorístico e a linguagem poética, na qual se destacam o ritmo e as rimas.

Saiba Mais

Quem És Tu?

Marcelo Cipis

O narrador deste livro gosta de observar as pessoas para tentar descobrir o que cada uma delas faz da vida. Mas nem sempre seus palpites estão certos, o que lembra o velho ditado: “as aparências enganam”.

Saiba Mais

Quem perde a voz perde a vez

Maurício Veneza

Em uma pequena cidade de um país enorme, um homem de voz possante resolve dar ordens para outros dois, que imediatamente passam a obedecê-lo. Esses dois, por sua vez, resolvem também mandar, e logo encontram quem lhes obedeça. Desse modo, em breve a cidade está povoada de gente que manda e gente que obedece, submissa. Até que o primeiro homem perde a voz, e a cidade descobre que pode funcionar sem ordens. Só que isso dura pouco...

Saiba Mais

Quem Tem Medo De Dentista?

Fanny Joly

Brincar de dentista é divertido, mas dor de dente não tem graça. Será que, quando a dor passar, o medo do dentista também vai sumir?

Saiba Mais

Quenco, O Pato

Ana Maria Machado

Quenco é um pato diferente. Ao contrário dos outros patos, não quer nem saber de água. Ele gosta mesmo é de ler e também de brincar com Pipico, seu amigo pintinho. Um dia, porém, Pipico cai no lago e, sem pensar, Quenco pula na água para salvá-lo. Será que, depois disso, Quenco vai mudar de opinião?

Saiba Mais

Querido Deus

Telma Guimarães Castro Andrade

Cada um de nós se relaciona com a fé a seu modo: uns rezam, alguns meditam e outros apenas "conversam" com Deus, como é o caso do narrador-personagem deste livro. Nesta obra, o garoto bate um longo papo com Ele, discute os problemas de sua família, de sua escola e, acima de tudo, expressa sua gratidão pelas respostas que recebe das "linhas tortas" que lhe vêm do céu.

Saiba Mais

Quero Casa Com Janela

Elza Cesar Sallut

É bom ter um lugar para morar! Dona Galinha Ovolina está de casa nova, mas só quer saber por onde o Sol vai entrar.

Saiba Mais