Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Casa Do Meu Avô

Ricardo Azevedo

Sentimentos e sensações mostram personagens muito especiais: um avô protetor, um jardineiro mágico...

Saiba Mais

A Criação Do Mundo E Outras Belas Histórias Indígenas

Emerson Guarani, Benedito Prezia

Além de mitos, sempre surpreendentes, indagadores da nossa origem, esta obra traz depoimentos de luta, reflexões sobre o cerne da existência e seu significado, poemas, preces, exemplos de um conhecimento ancestral bem distinto do corrente. Entre os textos, os de André Thevet (século XVI), que se encantou com as explicações de mundo dos tupinambás. Pronunciamentos de Davi Yanomami, pajé e um dos mais expressivos líderes indígenas do Brasil; de Nailton Muniz, pataxó hã-hã-hãe, e de autores indígenas de outros países, como a célebre “Carta da terra” do Cacique Seattle, mitos ou preces de índios mapuches da Argentina, dos índios dos Estados Unidos e do Canadá, como sioux, cheroquis, shawnee, mohawk, ou das Américas do Sul e Central, como quéchuas, incas e maias.

Saiba Mais

A Poesia Se Faz Num Pescar De Olhos

Leo Cunha

A poesia se faz num pescar de olhos é um livro para quem gosta de viajar com as palavras, brincar com elas e ficar ligado, plugado, conectado com as coisas do mundo e do coração. A obra traz poemas inéditos e outros que já tinham sido publicados nas obras Poemas lambuzados (de 1999) e Poemas avoados (de 2002) pela Editora Saraiva. Tudo com uma nova roupagem e as lindas ilustrações da Andrea Ebert.

Saiba Mais

Alberto Caeiro - Poemas Completos

Fernando Pessoa

“A obra de Caeiro representa a reconstrução integral de paganismo, na sua essência absoluta, tal como nem os gregos nem os romanos, que viveram nele e por isso o não pensaram, o puderam fazer. A obra, porém, e o seu paganismo, não foram nem pensados nem até sentidos: foram vividos com o que quer que seja que é em nós mais profundo que o sentimento ou a razão.” Assim Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, descreve a obra de Alberto Caeiro, outro heterônimo e mestre de todas as facetas do poeta português que extrapolou o Modernismo e as fronteiras da península para nos encantar e nos fazer refletir. No prefácio que apresenta a obra de Caeiro, Ricardo Reis ainda ressalta a simplicidade e a não participação dos valores culturais da sociedade do seu tempo na produção desse homem do campo: “Ignorante da vida e quase ignorante das letras, quase sem convívio nem cultura, fez Caeiro a sua obra por um progresso imperceptível e profundo [...] um progresso de sensações, ou, antes, de maneiras de as ter, e uma evolução íntima de pensamentos derivados de tais sensações progressivas”.

Saiba Mais

Amigos Do Peito

Claudio Thebas

Edição com CD de áudio dos poemas musicados por artistas como Zeca Baleiro e Chico César. A variedade de ritmos enriquece ainda mais a obra: rock, samba-enredo, tango, foxtrote, jazz, rap, soul, MPB, bossa-nova e muito mais! Os poemas deste livro mostram, de um jeito divertido, o que acontece na vida de um menino pequeno durante um dia inteiro. A hora de se levantar, a escola, a vizinhança, o irmão menor, a avó, os amigos do peito, o gato, o cachorro... são alguns dos temas que fazem a gente rir, pensar e se emocionar.

Saiba Mais

Amor Adolescente

Elias José

Amor adolescente é uma ampliação do aclamado livro de poemas Cantigas de adolescer. Revelando mais uma vez os universos feminino e masculino dos jovens, os textos poéticos tratam com delicadeza das aparentes banalidades cotidianas: a visão da Lua, a gaveta de guardados, o muro pichado, o eco na caverna; tudo isso é motivo para dar vida a um poema.

Saiba Mais

Antes De Virar Gigante E Outras Histórias

Marina Colasanti

Mestra do ritmo e das palavras, Marina Colasanti transita por diferentes gêneros literários. Nesta coletânea, seu rico universo aparece em poesias, crônicas e contos. Narrativas emocionantes, animais protagonistas, memórias e situações insólitas levam o leitor a ter outras visões do mundo.

Saiba Mais

Antologia De Poesia Brasileira: Romantismo

Gonçalves De Magalhães, Gonçalves Dias, Laurindo Rabelo, Casimiro De Abreu, Junqueira Freire, Álvares De Azevedo, Fagundes Varela, Bernardo Guimarães, Castro Alves, Tobias Barreto, Sousândrade

Este livro traz os poemas mais significativos de 11 dos maiores poetas da fase romântica de nossa literatura. É uma coletânea que mostra a diversidade que o Romantismo adquiriu em solo brasileiro. Mais do que ajudar a fundar uma literatura própria, esses poetas celebraram ideais estéticos e políticos que ressoam nos tempos atuais.

Saiba Mais

Antologia Poética

Cruz e Sousa

Conhecido como o introdutor do Simbolismo no Brasil, Cruz e Sousa criou imagens transcendentes e subjetivas sem tornar sua poesia alienada da realidade: almejou uma “Arte pura” e ideal também como forma de contestar a segregação socioeconômica e racial. Seus versos podem parecer complexos à primeira vista, mas sua atualidade sensibilizará o leitor desta antologia. Organizados em três linhas temáticas, os poemas de “Broquéis”, “Faróis” e “Últimos sonetos” foram reunidos de modo a facilitar a compreensão da grandeza do poeta.

Saiba Mais

As Flores Que A Gente Inventa

Fernanda Lopes De Almeida

Versos divertidos transmitem um recado ao leitor: a fantasia, o sonho e a criatividade são imprescindíveis para uma vida plena. Outro tema abordado é o relacionamento familiar.

Saiba Mais

Bichário

Otoniel S. Pereira

Além de serem animais, o que o boi, o cavalo, a borboleta, a abelha, o peixe, a andorinha, o cachorro, o gato e a centopeia têm em comum? Se você respondeu poesia, acertou! Com uma deliciosa brincadeira com o ritmo, as palavras, a rima e a forma, Otoniel S. Pereira faz um diário de bichos, um Bichário, onde vai anotando suas impressões poéticas sobre muitos animais. As criativas ilustrações de Angelo Abu enriquecem ainda mais a obra, fazendo-a mais que um instrumento para a conservação ambiental, mas, sobretudo, uma obra artística pela conservação da literatura e da linguagem poética.

Saiba Mais

Bichos Diversos

Aristides Torres Filho

O dinossauro não diz sua idade, não insista. A zebra só usa pijama de listra. O bicho-preguiça não está nem aí para a correria do dia a dia. O coelho é livre e detesta que peguem no seu pé. E você, que bicho é?

Saiba Mais

Blog Do Sapo Frog

Almir Correia

Um sapo-cururu muito antenado com as mudanças do mundo cria um blog. Lá, ele conta tudo o que acontece no mundo dos sapos do brejo onde vive e de outros brejos também. O sapo Frog, além de conectado na internet, tem uma atenção especial para com os problemas ecológicos do planeta que podem atingir ou já atingem os seus colegas de espécie, e noticia esses perigos no blog. Poeta, Frog posta no blog seus poemas inspirados, cita outros poetas, mostra obras de arte, ou seja, nesse blog o que não falta é informação e novidade. Ao contrário dos livros convencionais, este abre de baixo para cima, e não da direita para a esquerda: a intenção é remeter à tela de um monitor, onde o texto “corre” na vertical. Ou seja, o projeto gráfico procurou reproduzir, na medida do possível, a estética de um blog.

Saiba Mais

Brincabulário - Dicionário De Palavras Imaginárias

Marta Lagarta

Quem disse que um dicionário não pode ser poético e divertido? Neste livro inusitado, palavras conhecidas se unem e dão origem a muitas outras, bizarras, engraçadas, poéticas e até assustadoras.

Saiba Mais

Caminho Da Roça

Lalau E Laurabeatriz

Os 11 poemas deste livro contam como é um dia no campo - do amanhecer, com a passarada anunciando o novo dia, ao anoitecer, quando a escuridão abraça tudo. Os versos revelam traços marcantes da cultura caipira e estimulam o leitor a perceber e respeitar as diferenças.

Saiba Mais

Cantigas De Adolescer

Elias José

Maria diz: "Idade? Quinze, mas tenho vinte ou doze, / dependendo da situação e das conveniências". E João: "Chegou o tempo de pensar em namoradas e / sonhar com corpos e beijos / que vivem mais nos poemas que no real". Paixões que explodem e fogem, brigas com os pais, espinhas no rosto, encucação, isolamento, esperanças, estão neste livro de poemas, que, além de retratar o universo de dois adolescentes, Maria e João, toca a intimidade daqueles que, embora continuem às vezes sentindo medo do escuro, acreditam que não podem mais manifestá-lo. Daqueles a quem o mundo assusta tanto quanto encanta, pelo muito que há a descobrir e pela ansiedade de viver tudo o quanto antes.

Saiba Mais

Cantos De Encantamento

Elias José

Organizado em duas partes, Os encantamentos da terra e Os encantamentos das águas, os poemas deste livro nasceram do amor do autor pelo folclore brasileiro. Poemas ternos, líricos, bem-humorados, brincalhões colocam diante do leitor seres mitológicos e lendas do nosso folclore, numa visão emocionada e original.

Saiba Mais

Casas

Roseana Murray

Casa maluca, casa do céu, casa de avó, casa mal-assombrada, casa de vizinho, casa de índio, caverna, casa de amigo são algumas das casas descritas neste livro, em poemas que mostram, com delicadeza, humor e lirismo, um jeito todo especial de ver as casas deste e de outros mundos.

Saiba Mais