Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Poemas Sapecas, Rimas Traquinas

Almir Correia

Coletânea de poemas sapecas e traquinas, ternos e emocionados, que divertem e encantam o leitor. O eu lírico mostra-se bastante sintonizado com o modo de ser infantil, capaz de irreverências e traquinagens, tanto quanto de ternura espontânea, sonho e curiosidade.

Saiba Mais

Poeminhas Fenomenais

Alexandre Azevedo

Abra uma janela para o céu e olhe as nuvens, sinta a chuva no rosto, sinta também o calor do sol e não tenha medo de tempestades. Perceba a mudança das estações. Se quiser ainda mais emoção, passeie pelos planetas, segure o rabo de um cometa, leve um tombo com uma estrela cadente… Assim, entre astros e fenômenos da natureza, o poeta lhe oferece um universo de poemas, com os quais você pode brincar e passear por uma galáxia de palavras, sensações e sentimentos!

Saiba Mais

Poesia Lírica E Indianista

Gonçalves Dias

A exuberante natureza pátria e o massacre do índio empreendido pela colonização portuguesa no Brasil, a busca incessante do equilíbrio em relação ao amor e à amada. Esses são alguns temas presentes na poesia de Gonçalves Dias, fundamental para a compreensão, hoje, do que é ser brasileiro. Marco do nosso Romantismo, os poemas de Gonçalves Dias mesclam à herança clássica os motivos e a expressão de nossa nacionalidade dialogando, por meio da originalidade, com a tradição lírica ocidental.

Saiba Mais

Poesia Marginal

Ana Cristina Cesar, Cacaso, Chacal, Francisco Alvim, Paulo Leminski

O experimentalismo, a irreverência, o lirismo e a rebeldia de cinco poetas da "geração mimeógrafo" em uma antologia que revela o espírito não conformista da juventude durante a ditadura militar.

Saiba Mais

Poesia Pela Cidadania

Odete Rodrigues Baraúna

Cidadania não é coisa só de adulto. Este livro fala sobre o assunto de um jeito atraente e divertido.

Saiba Mais

Poesias

José Paulo Paes, Henriqueta Lisboa, Mário Quintana, Vinícius De Moraes

A sensibilidade profunda de quatro poetas em textos de temas variados: gente, animais, coisas, lugares, tempo, amor.

Saiba Mais

Proibido Para Maiores

Denise Rochael

Chegou a hora da revanche! Já reparou que existe um montão de coisas proibidas para menores? E o que pode ser proibido para maiores? Pois é… Aqui só entra bicho pequeno; bicho grande não tem vez! Nesta coletânea, os poemas falam, de maneira lúdica e bem-humorada, de uma diversidade de animaizinhos, alguns mais conhecidos, como a abelha, a aranha e a barata; outros menos, como o escaravelho e o mede-palmos; alguns que nadam, outros que rastejam e mais aqueles que voam… Mas o mais interessante de tudo isso é perceber que diante do tamanho do mundo todos nós somos pequenininhos.

Saiba Mais

Rima Ou Combina?

Marta Lagarta

Poemas com estrofes e versos curtos, com muito ritmo e rima, divertem, informam, incentivam a reflexão sobre aspectos de animais, frutas...

Saiba Mais

Ritmo É Tudo

Ricardo Elia

O ritmo está em tudo: nas pessoas, nos corpos, nos objetos, na poesia e, sobretudo, na música. Ele é mais que o tempo dividido ou apenas uma medida: é sinônimo de vida. Este livro apresenta às crianças, em versos, o conceito de ritmo por meio de exemplos do cotidiano.

Saiba Mais

Se Eu Fosse Aquilo

Ricardo Azevedo

Os leitores vão rir e se emocionar com esta antologia de contos, poemas, anedotas e histórias da cultura popular que têm o estilo irresistível e bem-humorado do autor Ricardo Azevedo.

Saiba Mais

Sonetos

Luis Vaz De Camões

Se no épico Os lusíadas, Camões canta em nome de sua pátria, na poesia lírica sua voz se individualiza para revelar os mais subjetivos sentimentos. E hoje, quase cinco séculos depois de escritos, vários de seus poemas são ainda conhecidos e recitados. Este volume reúne 55 dos mais significativos sonetos camonianos, todos eles acompanhados de comentários, notas explicativas e uma recriação em prosa, para o leitor se deleitar ainda mais com essas pequenas obras-primas.

Saiba Mais

Tá Pronto, Seu Lobo? E Outros Poemas

Eloí Bocheco

Um conjunto de poemas que têm em comum a linguagem imagética e onírica. Aborda as sensações e evoca o cancioneiro popular e as brincadeiras infantis com delicadeza e lirismo. O poema de abertura "Posso entrar?" é o convite para visitar este reino de poesia: dominar as palavras, decifrar a poesia e saber brincar e criar.

Saiba Mais

Tem De Tudo Nesta Rua...

Marcelo Xavier

Cenas do cotidiano vividas por personagens que trabalham nas ruas: o pipoqueiro, o camelô, o lambe-lambe... O texto é simples, direto, cheio de poesia. As ilustrações, criadas em massinha de modelar, encantam o olhar pela riqueza de cores e detalhes, tornando a leitura ainda mais prazerosa.  Nesta nova versão, a obra ganhou um projeto gráfico mais colorido e mais moderno e acabamento brochura; no entanto, o conteúdo continua o mesmo.

Saiba Mais

Trem Da Vida

Helena Guimarães Campos

Narrativa em versos que acompanha a trajetória de um povoado posteriormente transformado em cidade, no qual se construiu uma estrada de ferro, revelando as consequências positivas e negativas do progresso trazido pela via férrea. Tudo muda em Vida, que se transforma em uma cidade cosmopolita, produtiva e conectada com o mundo. Porém, com o passar do tempo, a ferrovia que trouxe dinamismo, incrementando as atividades econômicas, políticas, sociais e culturais, contribui para a degradação ambiental e social, e toda a riqueza material e imaterial se perde. Sem cargas e passageiros, o trem desaparece e Vida... morre. Será que esta história é mesmo fictícia?

Saiba Mais

Trocadilho

Jacqueline Salgado

Poemas leves, bem-humorados, que revelam uma espécie de autobiografia da poetisa. Com jogos de palavras e sons, verdadeiros trocadilhos, os poemas levam a múltiplas imagens - algumas quase improváveis -, um presente que, muitas vezes, somente o texto lírico pode oferecer. Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha 2016 (Bologna Children's Book Fair 2016), na categoria Poesia. Altamente Recomendável FNLIJ 2016 na categoria Poesia Este livro possui Guia do Professor. Recebeu o selo de Altamente Recomendável FNLIJ, na categoria "Poesia" e foi selecionado para o Catálogo de Bolonha, em 2016.

Saiba Mais

Um Chapéu Sem Pé Nem Cabeça E Outras Dobraduras

Tiago Barreto

Nos poemas deste livro, o papel se transforma em diferentes e divertidas personagens por meio de dobraduras. Quem já viu uma nota de dinheiro que, dobrada em forma de um gatinho, salta para o chapéu de um mendigo? Ou um chapéu mágico feito com uma folha de jornal? Ou um pedaço de papel branco que, ao ser dobrado como um passarinho, sai voando para libertar todas as galinhas da granja? Quem conhece o coelho branco e sua imensa família feita com as folhas da impressora? Quem já viu uma carta escrita por um menino apaixonado ser dobrada em forma de flor, cair no chão molhado e, de suas letras, brotar uma árvore cheia de declarações de amor? Para conhecer os segredos dessas dobraduras sem pé nem cabeça é só abrir o livro e virar suas páginas... de papel.

Saiba Mais

Um Passarinho Me Contou

José Paulo Paes

O poeta brinca com o nome dos bichos, faz adivinhas, prega peças e também conta histórias e diverte com piadas em 16 poemas.

Saiba Mais

Um Zoológico No Meu Jardim

Mirna Pinsky

Era uma vez um menino que cuidava de seu jardim, que, de tão imenso, cabia um zoológico com gramado e até aquário dentro dele! E tinha tantos bichos: aranha, mosca, vespa, bem-te-vi, sabiá, gato, tatu-bola, minhoca, peixe, gavião, abelha, cigarra, grilo... E árvores também: goiabeira, jabuticabeira, parreira, roseira, amoreira, limoeiro...

Saiba Mais