Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Céu Na Calçada - Um Olhar Pela Cidade

Michele Iacocca

Este livro traz cenas do dia a dia urbano em imagens e versos. São 12 poemas, que falam do trânsito à brincadeira das crianças, da velhinha que dá migalhas aos pombos à multidão de gente pelas calçadas…

Saiba Mais

Circo De Palavras

Millôr Fernandes

Com textos que vão de poemas e jogos de palavras a fábulas de cunho moral e mensagens sociais, esta coletânea estimula o senso crítico e o debate sobre ética e cidadania, de maneira divertida. A seleção é representativa da obra deste autor, pensador e humorista.

Saiba Mais

Conversa Com Fernando Pessoa

Carlos Felipe Moisés

Marcos, estudante do 9º ano, vence um concurso sobre Fernando Pessoa e seu prêmio é entrevistar o autor. Assim, surge uma rica antologia da obra do poeta português.

Saiba Mais

Cores Em Cordel

Maria Augusta De Medeiros

As cores são presentes infinitos oferecidos ao nosso olhar. Entretanto, é o dom da palavra que permite dar a cada cor um nome. E é o dom da palavra iluminada pela poesia que faz as cores ganharem alma e significado tão certeiros, a ponto de podermos enxergá-las mesmo sem vê-las, apenas com os olhos do coração. Prosadora e poetisa, Maria Augusta de Medeiros nos contempla nesta obra com uma singela descrição das cores, começando por aquela que é a ausência de todas elas -- o branco --, viajando pelas cores primárias e suas composições que formam as secundárias e terciárias, aliando o cordel às belíssimas ilustrações do artista gráfico Gilberto Tomé.

Saiba Mais

Destrava-Línguas E Outros Poemas

Christian David

Ler e destravar a língua são exercícios pra lá de divertidos! Esta obra reinventa, mistura e atualiza algumas parlendas e trava-línguas, além de propor brincadeiras com as palavras e os sons. Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha 2016 (Bologna Children's Book Fair 2016, na categoria Poesia.  Altamente Recomendável FNLIJ 2016, na categoria Poesia

Saiba Mais

Dezenove Poemas Desengonçados

Ricardo Azevedo

Um livro muito moleque traz 19 poemas que estimulam a reflexão.

Saiba Mais

Dúvidas, Segredos E Descobertas

Helena Carolina

Uma obra que traduz a vida em 52 poemas. Um olhar poético sobre os pequenos e grandes momentos, sobre as tristezas e alegrias, pois quem tem arte e amor no coração enxerga num olhar pela janela mais do que ruas, carros e pessoas. Enxerga amores e desamores, alegrias, fantasias, poemas e versos.

Saiba Mais

É Tudo Invenção

Ricardo Silvestrin

Como foi inventada a piada? O assobio? O sapato? A canção? Os poemas de Ricardo Silvestrin propõem respostas divertidas a essas (e outras) perguntas.

Saiba Mais

Espumas Flutuantes E Outros Poemas

Castro Alves

Conhecido por denunciar as injustiças e as torturas do sistema escravocrata, Castro Alves é um dos maiores poetas do Romantismo brasileiro. Além da crítica social, cantou a liberdade e o amor, e produziu versos que retratavam a figura feminina de maneira inovadora em meados do século XIX, por apresentar a sensualidade das relações amorosas com beleza e naturalidade. Os poemas aqui reunidos, pertencentes às obras "Espumas flutuantes", "Os escravos", "A cachoeira de Paulo Afonso" e "Poesias coligidas", conservam seu interesse por esses temas e pela riqueza da linguagem, arrebatadora e repleta de musicalidade.

Saiba Mais

Eu Passarinho

Mário Quintana

Esta antologia cobre toda a carreira do poeta, desde os livros iniciais até os publicados postumamente, e revela não só seu modo único de olhar o mundo, mas uma riqueza de temas e formas. Quintana retrata a vida nossa de cada dia - os fatos corriqueiros e também os que nos pegam de surpresa e nos transformam -, ressaltando os aspectos belos, profundos e divertidos de nossa existência. Há aqui um pouco de tudo: sonetos, versos livres, aforismos, haicais e prosa poética. Impossível ficar indiferente e não se emocionar.

Saiba Mais

Fábrica De Poesia

Roseana Murray

Num caderno de poesia, a gente pode fabricar o que quiser: uma bolha de sabão que nos leve para um novo planeta, uma caixa mágica para guardar o que não cabe em lugar nenhum, um dia inteiro de paz, uma máquina do tempo para colar pensamentos.

Saiba Mais

Feito Bala Perdida E Outros Poemas

Ricardo Azevedo

Por meio de versos diretos, Ricardo Azevedo conversa com os jovens. Temas como violência, injustiça, sexo, amor e angústias próprias do amadurecimento são abordados com a atenção que só a poesia propicia.

Saiba Mais

Incrível eu

Jean Galvão

Sabrina tem mãos especiais, que sabem a língua dos sinais. Ela é a incrível eu. O nariz de Marcelo é o tal, respira e segura óculos de grau. Ele é o incrível eu. Da cabeça aos pés, todos os personagens deste livro são incrível eu, todos têm um superpoder.

Saiba Mais

Jacaré Com Janelinha, Quem Já Viu Que Me Apresente! E Outros Poemas

Maria Augusta De Medeiros

Este é o livro dos versos que celebram a água e toda a vida que depende dela. Assumindo a essência desse elemento, os poemas se derramam generosos como a chuva acariciando os ouvidos e a mente de quem gosta de poesia. Além do sr. Jacaré, temos a honra de apresentar um verdadeiro imperador que não tira seu traje de gala nem para dormir. E também a senhorita Foca (não repare em suas maneiras; ela é mesmo muito irrequieta), e o Caranguejo-Eremita (por acaso você tem uma casa para trocar?) e uma galanteza de Cavalo-Marinho. E ainda temos a dona Ostra – não seja tão fechada, diga olá! Essa turma é meio úmida, mas ainda não seque as mãos porque aí vem mais água: a sra. Marola, a sra. Chuva e a sra. Sereia.

Saiba Mais

Jardim Zoilógico

Carlos Pimentel

Aranha, borboleta, coruja, dinossauro, elefante, macaco, leão, baleia, quero-quero, tartaruga são alguns dos animais que habitam o Jardim Zoilógico. São poemas curtos, bem-humorados, que refletem sobre bichos de um zoológico ideal, onde não haveria animais presos, maldade, destruição. Cada poema é encerrado por uma quadrinha que propõe ao leitor alguma pergunta ou atividade (desenho, observação) a respeito do animal em questão. No final, um poema terno e carinhoso sobre o bicho-criança.

Saiba Mais

Lé Com Cré

José Paulo Paes

Adivinhas, brincadeiras e ´causos´ contados em versos lúdicos e divertidos pelo grande mestre José Paulo Paes.

Saiba Mais

Lira Dos Vinte Anos E Poesias Diversas

Álvares De Azevedo

"Ah, ter vinte anos..." O início deste verso traduz a nostalgia de muitos. Se fizessem uma "lira" desse tempo, o que cantariam? Álvares de Azevedo cantou a beleza das donzelas, o amor, a angústia de morrer jovem, o sonho de ser um grande poeta. E, ao mesmo tempo, ironizou tudo isso, debochou de seu próprio romantismo, com a irreverência do jovem que ri de seus problemas e observa o mundo de seu quarto, cheio de pensamentos. Esta obra reúne os mais expressivos poemas de Álvares de Azevedo, acrescidos de comentários e notas explicativas. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Mágica Terra Brasileira

Elias José

Poemas bonitos e emocionados inspirados em quadros da pintora Meiga Villas Boas, descrevendo cenas e paisagens de um cotidiano tipicamente brasileiro, especialmente mineiro, com suas personagens simples, suas festas e eventos que ainda persistem, timidamente, no interior do país.

Saiba Mais