Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Um Chapéu Sem Pé Nem Cabeça E Outras Dobraduras

Tiago Barreto

Nos poemas deste livro, o papel se transforma em diferentes e divertidas personagens por meio de dobraduras. Quem já viu uma nota de dinheiro que, dobrada em forma de um gatinho, salta para o chapéu de um mendigo? Ou um chapéu mágico feito com uma folha de jornal? Ou um pedaço de papel branco que, ao ser dobrado como um passarinho, sai voando para libertar todas as galinhas da granja? Quem conhece o coelho branco e sua imensa família feita com as folhas da impressora? Quem já viu uma carta escrita por um menino apaixonado ser dobrada em forma de flor, cair no chão molhado e, de suas letras, brotar uma árvore cheia de declarações de amor? Para conhecer os segredos dessas dobraduras sem pé nem cabeça é só abrir o livro e virar suas páginas... de papel.

Saiba Mais

Um Lugar Cheio De Ninguém

Marcelo Xavier

São 22 horas do último dia do mês de julho de 1957 na cidade de Vitória. Neno atravessa a porta – ou ponte – que nos faz adormecer e sonhar e dorme profundamente. Ao acordar, tudo está assustadoramente deserto e silencioso. Incrédulo, o menino resolve testar a realidade e aventurar-se pelas ruas da cidade. Autointitula-se Governador Neno e caminha até sua escola, onde, já desanimado, volta a atravessar a porta – ou ponte – do sono e dos sonhos. Então, nasce um novo Neno.

Saiba Mais

Um Outro Jeito De Voar

Gilberto Mansur

Esta é a história de Asa Curta, um passarinho já velho que não sabe voar, mas sabe muita coisa. Por não voar, sente-se infeliz e tem vergonha do seu problema, isolando-se da convivência de amigos. Quer viajar, ir aos lugares, usar as asas e os olhos para conhecer o mundo e as pessoas. Até que um dia, a codorna o procura para esclarecer uma série de dúvidas. E, respondendo às inúmeras perguntas da codorna, Asa Curta descobre que, mesmo sem voar, sabe mais do que os que viajam, pois usa a inteligência e a memória para conhecer o mundo e as pessoas.

Saiba Mais

Um Outro Pôr De Sol

Marta Neves

Um menino não tinha nada além das maçãs que vendia. Não tinha pai nem mãe, não tinha histórias pra contar, nem nome ele tinha. O menino era só menino, assim como uma maçã é só maçã. Mas tinha um sonho: viajar para bem longe para ver como era o pôr do sol do outro lado do mundo. Um dia, o menino teve uma ideia: inventar, com desenhos, a história de sua viagem para o outro lado do mundo. A história dessa viagem de aventuras e importantes descobertas é contada num texto sensível e poético, com o auxílio de desenhos, colagens, bordado e recortes sobre papel artesanal, num trabalho extremamente original da própria autora.

Saiba Mais

Um Redondo Pode Ser Quadrado?

Canini

O Redondo podia fazer quase tudo com os redondos: uma Lua cheia, um Sol feliz, uma girafa enrolada, um porco com nariz ,um gato ou uma gata, um elefante com tromba de chafariz... Não duvide! O que importa é ter imaginação. Com um redondo é possível fazer até um leão! Mas o que o Redondo queria mesmo era fazer um quadrado. Mas que ideia! Será que um redondo pode ser quadrado?! Um dia, passando por uma fila de redondos, ele descobre um jeito de fazer redondos quadrados... ou seria um quadrado redondo? Obra que estimula a criatividade, a imaginação e a resolução de problemas.

Saiba Mais

Um Zoológico No Meu Jardim

Mirna Pinsky

Era uma vez um menino que cuidava de seu jardim, que, de tão imenso, cabia um zoológico com gramado e até aquário dentro dele! E tinha tantos bichos: aranha, mosca, vespa, bem-te-vi, sabiá, gato, tatu-bola, minhoca, peixe, gavião, abelha, cigarra, grilo... E árvores também: goiabeira, jabuticabeira, parreira, roseira, amoreira, limoeiro...

Saiba Mais

Uma Carta Para Deus

Fernando Bonassi

Preparando-se para fazer a Primeira Comunhão, um menino escreve para Deus a fim de expor, respeitosamente, as reflexões que faz a partir do que o padre ensina, em nome do Senhor, sobre céu e inferno. Num texto vigoroso, ele confronta os ensinamentos que recebe com a realidade que conhece na favela onde mora. A miséria, o pai louco, alcoólatra e assassino, a família numerosa num barraco minúsculo, a violência (inclusive da Polícia), a sujeira, as mortes, as enchentes... tudo isso não seria um pedaço do inferno fora do inferno?

Saiba Mais

Uma Casa Cheia De Mistérios

Fabiana Fortini Alenquer

Com o nascimento de uma menina, os pais de Bruno, um garoto de 7 anos, decidem comprar uma casa maior. O menino não fica satisfeito, pois gosta muito do lugar onde moram. Quando se mudam, Bruno acha o lugar assustador: a casa parece mal-assombrada, está suja, empoeirada, precisando de reparos. A mãe tenta animá-lo, mas o menino fica bastante apreensivo. Além disso, a casa parece cheia de mistérios: há um porão onde Bruno é proibido de entrar, objetos estranhos, sons perturbadores. Preocupado e com saudade da antiga casa, Bruno faz amizade com uma árvore velha e sábia que há no jardim.

Saiba Mais

Uma, Duas, Três Marias

Maria Da Graça Rios

Maria é uma garota pobre que divide sua vida entre as responsabilidades da escola, de cuidar da casa e dos irmãos, e a esperança, que para ela se resume na felicidade da família. O pai morreu, a mãe trabalha fora o dia todo para sustentar a casa, e Maria, entre todas as tarefas que lhe ocupam o dia, encontra tempo para namorar e sonhar, com a ajuda permanente de uma terceira estrelinha que pisca, pisca lá no céu...

Saiba Mais

Usando A Cabeça

Luís Pimentel

Depois de ganhar um belo laço de fita, Marina demonstra ser uma garota muito criativa. Usa o laço de fita no cabelo e só sossega quando a mãe lhe garante estar mais bonita do que uma princesa. Mas apenas isso não basta. Precisa estar mais bonita do que uma fada também. E não adianta usar o laço de fita só para prender os cabelos. Marina o utiliza para enfeitar a orelha, para decorar a mochila... Uma menina que não para de usar a cabeça!

Saiba Mais

Vapt-Vupt

Valquíria Malagoli

Valquíria Gesqui Malagoli explora o universo infantil a partir de rimas singelas e delicadas em poemas breves, mas carregados de emoção e bom-humor. Brincadeiras de criança, personagens fantásticos, bichos, sonhos e mesmo a própria poesia servem de matéria-prima para a autora criar um universo onírico repleto de beleza.

Saiba Mais

Vida Da Gente

Fernando Bonassi

Seleção de crônicas publicadas no suplemento “Folhinha de S.Paulo”, esta obra parte do princípio de que aprender a ler o mundo criticamente é necessário não só aos adultos, mas também às crianças. É um direito delas discutir a realidade, participando e vivenciando a cidadania.

Saiba Mais

Vida De Cachorro

Flavio De Souza

Cansado da falta de atenção da família para com seus problemas, Pedro, um menino de 8 anos, resolve se transformar num cachorro. Imediatamente ele passa a andar de quatro e a latir. E é então que começam as correrias mais engraçadas, as brincadeiras mais gostosas, as estripulias mais malucas de sua vida.

Saiba Mais

Zé Pedro E Seus Dois Amores E Outras Histórias

Ricardo Azevedo

Três histórias. Uma cidade que nunca dorme. São Paulo é o pano de fundo para essas três narrativas, com personagens tão cativantes e que, mesmo também tão diferentes, compartilham distintas facetas de uma mesma experiência: viver na grande megalópole paulistana. Suas trajetórias nunca vão se encontrar, mas de algum modo seus cotidianos se cruzam na construção conjunta de uma cultura popular urbana e múltipla, repleta de misturas e autenticidade. Em A hora do cachorro louco, o leitor vai acompanhar a história de Marcelo em sua busca por solucionar uma série de mortes misteriosas. Nesse suspense, nos deparamos com uma das figuras mais presentes nas lendas folclóricas: o lobisomem. Além disso, permeiam a história elementos da cultura sertaneja e influência das migrações nordestinas e que nos enchem de deslumbre e terror. Zé Pedro e seus dois amores, história que dá título à coletânea, Ricardo Azevedo coloca em campo a paixão popular pelo futebol, através de um garoto muito especial, dividido entre duas paixões. Na última narrativa, Três lados da mesma moeda, o leitor conhece Carlão, que vem para São Paulo com um único objetivo em mente, mas que acaba ajudando os outros a se compreender melhor e, assim, encontra sentimentos inusitados.

Saiba Mais

Zero Zero Alpiste

Mirna Pinsky

Daniel recebeu o apelido de Zero Zero Alpiste porque tem as bochechas rosadas e cobertas de sardas. Ele não gosta que o vejam chorando, pois um dia o pai lhe disse que "homem não chora". Mas ele vive uma aventura com uma flor que lhe mostra não só que homem chora como também que homem deve e precisa chorar de vez em quando.

Saiba Mais

Zumbi, O Menino Que Nasceu E Morreu Livre

Janaína Amado

Ele havia nascido livre. Corria solto pela mata, subia em árvores, lutava capoeira e empinava pipas coloridas. Um dia, porém, foi capturado. Levado para longe de tudo e de todos, para um lugar totalmente desconhecido. No entanto, esse menino nunca se esqueceu de sua gente. Logo que teve uma chance, fugiu. Por meio da história de Zumbi dos Palmares, acompanhamos a história de um povo contra a escravidão e sua luta incansável pela liberdade. Um dia, o menino que nasceu livre, que foi capturado e que mesmo assim voltou para seu povo, lutando até o fim, se tornaria o líder pelo respeito ao ser humano e pela preservação dos valores pessoais.

Saiba Mais