Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Ovo De Avião

Rita Espeschit

Santa Maria do Morro Alto era uma cidadezinha peculiar: ninguém entrava, ninguém saía, pois não havia estradas. Obra das duas montanhas que cercavam a cidade e comiam todas as estradas que o prefeito mandava construir. O doido oficial de Santa Maria era Zé Nariz, que carregava permanentemente uma caixa, onde havia, segundo ele, um ovo de avião. Todos riam, duvidavam, faziam chacota da loucura do Zé Nariz, menos Ulisses, um menino que sonhava conhecer o mundo. Coisa até então impossível para os santamarienses, não fosse o ovo de avião de Zé Nariz, que, chocado com carinho e cuidados especiais, desencadeou mudanças profundas na vida da cidade. A segunda parte do livro apresenta a versão dramatizada da história, com orientações para montagem e apresentação do espetáculo.

Saiba Mais

Ovos Nevados

Sylvia Orthof

Uma princesa dorme em uma cama feita de ovos nevados, que ela come todos os dias quando acorda. Naturalmente, a princesa é gordíssima, ao contrário do povo do reino, muito magro. Magra é também a costureira real, encarregada de alargar — constantemente — os vestidos da princesa. Numa importante data comemorativa do reino, o rei vai para os festejos preocupado com a gordura da filha e com a recente pichação, nos muros do palácio, da palavra FOME. Durante a festa, a princesa come tanto que seu vestido estoura. Na confusão, desaparecem o rei, a rainha e a princesa. O reino vira república, e a costureira real é eleita presidente. Não demora nada, o povo começa a notar que a costureira-presidente anda engordando muito…

Saiba Mais

Papo De Pato

Bartolomeu Campos Queirós

O texto conta a história de dois patos, um pelado, outro penado, problema cuja solução é extremamente original e criativa. Cheio de rimas e aliterações, jogos de sílabas e palavras exploradas com humor e nonsense (quebra repentina do sentido lógico), o texto todo em letra bastão é também um excelente treino de leitura para crianças recém-alfabetizadas.

Saiba Mais

Pedrinho Dá O Grito

Ana Cecília Carvalho, Robinson Damasceno Dos Reis

Quando a antiga e eficiente empregada vai embora, a família de Pedrinho se vê às voltas com uma série de problemas: perdem a hora, ninguém faz o café da manhã, não tem quem se preocupe com o almoço, o pai e a mãe têm de sair para o trabalho... Instala-se o caos, até que Pedrinho dá o grito: do jeito que está não dá pra ficar!

Saiba Mais

Pedro Pet Plástico

Eduardo Albini

Pedro andava de patinete pelo parque quando teve uma ideia ao ver umas garrafas PET jogadas debaixo de uma árvore. Coisa feia deixar lixo por aí, né?! Neste livro de imagens, os personagens dão soluções criativas para a reutilização de garrafas PET, uma real ameaça ao meio ambiente. O leitor poderá dar outros nomes aos personagens e recontar a história do jeito dele. As ilustrações misturam desenho com colagens, fortalecendo a ideia da reutilização dos materiais tratada na história.

Saiba Mais

Perdendo Perninhas

Índigo

Tudo muda quando se passa do 5º para o 6º ano escolar. E não foi diferente para Ágata. Ela e mais três amigas enfrentam um período de grandes transformações.Com humor, a autora expõe os dramas das personagens e cria uma narrativa sensível sobre as dificuldades da lagarta, que precisa perder todas as perninhas para se transformar em uma incrível adolescente... ops, borboleta!

Saiba Mais

Petúnia

Roger Duvoisin

Uma gansa atrapalhada encontra um livro na fazenda e acredita que se tornou sábia apenas por carregá-lo embaixo da asa. Assim ela ganha o respeito de todos os bichos do local, mas eles acabam pagando o pato quando Petúnia começa a usar sua “sabedoria” para ajudá-los… Um clássico, publicado pela primeira vez em 1950, nos Estados Unidos, mas cuja mensagem se mantém atual e universal.

Saiba Mais

Planeta Bicho - Um Almanaque Animal! Poemas

Luiz Roberto Guedes

Descubra várias curiosidades sobre o Planeta Bicho, lendo este almanaque animal! Nele, poesia e ilustração dialogam perfeitamente, onde os animais, como a aranha e o beija-flor, o cão e os dinossauros, o porco-espinho e o poraquê, ilustrados por Mateus Rios, ligam-se e interagem nos cenários criados com maestria para eles.

Saiba Mais

Poemas Miudinhos - Para Brincar E Ritmar

Neusa Sorrenti

A música e a poesia estão em toda parte. Elementos da natureza, cenas do cotidiano e mesmo situações absurdas vêm à tona com os versos líricos e singelos de Neusa Sorrenti. São textos breves e bem humorados para cantar e musicar, mas, acima de tudo, para se divertir e emocionar. Cada poema traz uma sugestão de acompanhamento musical, com instruções passo a passo e ilustrações detalhadas para a confecção de instrumentos a partir de sucata ou materiais fáceis de serem encontrados. Um ótimo meio para introduzir as crianças no universo musical.

Saiba Mais

Poemas Sapecas, Rimas Traquinas

Almir Correia

Coletânea de poemas sapecas e traquinas, ternos e emocionados, que divertem e encantam o leitor. O eu lírico mostra-se bastante sintonizado com o modo de ser infantil, capaz de irreverências e traquinagens, tanto quanto de ternura espontânea, sonho e curiosidade.

Saiba Mais

Policarpo, O Inseto Desclassificado

Ana Cecília Carvalho, Robinson Damasceno Dos Reis

Policarpo, um inseto, nasce de um ovo e se vê sozinho em uma mata. Sem saber nada a respeito de si mesmo, começa a procurar outros seres da sua espécie. Mas, por ser raro, não é reconhecido pelos outros com os quais passa a conviver. À procura da própria identidade, Policarpo envolve-se em uma série de aventuras com vaga-lumes, formigas, borboletas, besouros, até viver a experiência da metamorfose, assistida por uma minhoca, com quem bate um papo e deixa fluir emoções e sentimento de rejeição, tal qual um adolescente. A partir daí, surge a necessidade de ele se encarar como adulto. Desanimado, Policarpo voa-anda sem rumo até chegar à cidade grande e viver outra desventura, dessa vez entre baratas. Finalmente, cansado, é apanhado por um entomologista, que o reconhece, classifica-o (portanto, atribui-lhe uma identidade) e dá à história um final inusitado.

Saiba Mais

Política Pra Quê?

Marcelo Siqueira Ridenti

Este livro faz um painel da política brasileira, do fim da ditadura do Estado Novo até a era Lula e a eleição de Dilma, em pleno século XXI. Analisa os partidos no período democrático de 1946 a 1964, o bipartidarismo imposto pela ditadura de 1965 a 1979, e a volta do pluripartidarismo em 1980, seguido pelo retorno à democracia nos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. A proposta é ressaltar a importância da participação política de todos, iluminando as alternativas políticas e as visões de mundo que lhes dão base. Ao traçar o histórico e as diversas conexões de influência dos partidos no país, Ridenti abre o horizonte de compreensão da política brasileira,retratando um Brasil que muitos não conhecem.

Saiba Mais

Pra Lá E Pra Cá - Trânsito E Cidadania

Saraiva

Educar para o trânsito, com foco na cidadania e abordagem interdisciplinar, ensinando as principais leis de trânsito, medidas de segurança e as responsabilidades que a criança e seus responsáveis devem ter. Destaque para mobilidade urbana, mas sem ignorar as zonas rurais. Destinado às crianças de 8 a 10 anos, estudantes do Ensino Fundamental I. O conteúdo é introdutório à criança como pedestre/usuária de transporte, e permite que comece a reconhecer os direitos e deveres dos adultos motoristas/ciclistas.

Saiba Mais

Primeiras Lições De Amor

Elias José

Saiba Mais

Procurando Assombração E Outras Histórias

Márcia Batista

Recontos livres de oito narrativas da literatura oral brasileira, abrangendo diversos tipos de contos: de terror, cômico, etiológico, do ciclo da morte, de encantamento e de animais, entre outros. Neles podemos observar sentimentos comuns ao ser humano, presentes no inconsciente coletivo, como o medo em geral: do desconhecido, de monstros e, claro, da morte…

Saiba Mais

Proibido Para Maiores

Denise Rochael

Chegou a hora da revanche! Já reparou que existe um montão de coisas proibidas para menores? E o que pode ser proibido para maiores? Pois é… Aqui só entra bicho pequeno; bicho grande não tem vez! Nesta coletânea, os poemas falam, de maneira lúdica e bem-humorada, de uma diversidade de animaizinhos, alguns mais conhecidos, como a abelha, a aranha e a barata; outros menos, como o escaravelho e o mede-palmos; alguns que nadam, outros que rastejam e mais aqueles que voam… Mas o mais interessante de tudo isso é perceber que diante do tamanho do mundo todos nós somos pequenininhos.

Saiba Mais

Pula, Boi!

Marilda Castanha

Boi-Bumbá recebeu a visita de uma garota que queria saber tudo sobre a Festa do Boi. A menina tinha pressa de obter as informações, mas o velho boi a convenceu a passar um tempo ali e acompanhar os preparativos para a festividade. Na noite de São João, ela entendeu os detalhes daquela história e descobriu que aquilo tudo também tinha passado a fazer parte de sua vida.

Saiba Mais

Quarto de despejo

Carolina Maria De Jesus

"Grandes roteiristas têm muito o que aprender com a obra dessa mulher, creiam-me. Ninguém é o mesmo depois de receber o olhar de Carolina Maria de Jesus." — Elisa Lucinda, atriz, poeta, escritora e cantora brasileira. Carolina Maria de Jesus, uma das vozes mais marcantes da literatura brasileira, trouxe à tona nos anos 1960 a dura realidade das favelas de São Paulo, sua luta pela sobrevivência e a busca por dignidade em meio à pobreza extrema. Em Quarto de despejo, a autora aborda temas ainda atuais, como desigualdade social, racismo, exclusão, mas também resiliência, esperança e o desejo de uma vida melhor. Esta adaptação do diário para os quadrinhos, feita por mulheres pretas, mantém a essência e a autenticidade do original e continua a ressoar questões sociais e humanitárias que persistem em nossa sociedade.

Saiba Mais