Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Quarto De Despejo - Diário De Uma Favelada

Carolina Maria De Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Quem Canta Seus Males Espanta

Theodora Maria Mendes de Almeida

Quem não se lembra da música “Fui no Itororó”? Ou da letra de “O sapo não lava o pé”? Atemporais, as cantigas continuam emocionando diversas gerações, pois cantar ainda é uma das brincadeiras mais divertidas para as crianças (e para os adultos). Após vinte anos de sucesso, Quem canta seus males espanta chegou à era da tecnologia e ganhou esta edição comemorativa, com as quarenta canções mais votadas pelos leitores na internet, prontas para continuar conquistando cada vez mais admiradores. É possível acessar as cantigas, cantadas por crianças, através do QR code impresso no livro.

Saiba Mais

Quem perde a voz perde a vez

Maurício Veneza

Em uma pequena cidade de um país enorme, um homem de voz possante resolve dar ordens para outros dois, que imediatamente passam a obedecê-lo. Esses dois, por sua vez, resolvem também mandar, e logo encontram quem lhes obedeça. Desse modo, em breve a cidade está povoada de gente que manda e gente que obedece, submissa. Até que o primeiro homem perde a voz, e a cidade descobre que pode funcionar sem ordens. Só que isso dura pouco...

Saiba Mais

Quintal da Cultura

TV Cultura, escrito por Elton Mattos

Quando o vento da aventura sopra perto de Doroteia, Ofélia, Osório e Ludovico, é sinal de que algo mágico vai acontecer. Já pensou poder viajar para outro lugar ou para um passado bem distante, como a Floresta Amazônica, no meio de uma aldeia indígena sendo atacada por espanhóis, em pleno século XVI? E conhecer Zumbi e Dandara no Quilombo dos Palmares? Quem sabe entregar uma valiosa encomenda para um imperador inca? Você vai se divertir e se emocionar com as aventuras do Quintal da Cultura e aprender com as lições de Quelônio na Seção Oxente. O que está esperando? Abra o livro e deixe o vento da aventura te levar! Boa viagem!

Saiba Mais

Ritmo É Tudo

Ricardo Elia

O ritmo está em tudo: nas pessoas, nos corpos, nos objetos, na poesia e, sobretudo, na música. Ele é mais que o tempo dividido ou apenas uma medida: é sinônimo de vida. Este livro apresenta às crianças, em versos, o conceito de ritmo por meio de exemplos do cotidiano.

Saiba Mais

Rodas, Pra Que Te Quero!

Angela Carneiro, Marcela Cálamo

Um relato da vida de Tchela, uma das autoras deste livro, menina que adorava correr e andar de bicicleta e que, de repente, descobre que não vai mais poder usar suas pernas. Mas Tchela é uma garota especial, não se deixa levar pelo pessimismo. Agora suas pernas são as rodas de sua cadeira.

Saiba Mais

Rua Âmbar

Eloí Bocheco

Miro tem duas caixas de madeira onde ele guarda o seu tesouro: em uma ficam algumas ferramentas junto com latinhas de refrigerante vazias, devidamente limpas; na outra, ele coloca os objetos que inventa com esse material: miniaturas de carrinhos, utensílios de cozinha, panelas, armários, cadeiras, baldes, e mais peixes, estrelas-do-mar, malas de viagem, barcos, canoas e tantas outras coisas. Uma história repleta de amizade entre crianças e adultos, com linguagem poética, na qual o mar não é apenas um personagem, mas algo poderoso, de dar medo, e cheio de mistérios. Por isso o garoto não quer seguir a profissão de pescador do pai, mas quer ser um pesquisador de tudo o que existe no fundo do mar. 

Saiba Mais

Salada De Letrinhas

Maria Amália Camargo

Quando as letras escapam de dentro da gente, uma grande confusão se forma pelo ar. E é aí, no meio dessa salada de letrinhas, que mora o perigo. Porque o POEMA de repente pode virar um PROBLEMA, o VERBO ir para o BREJO, a SÍLABA cair numa CILADA... Um livro saboroso preparado para agradar a todos os paladares, até os mais exigentes. Bom apetite!

Saiba Mais

Se Criança Governasse O Mundo...

Marcelo Xavier

Uma terra governada apenas por crianças: esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e de muita, muita alegria. Tudo ilustrado com massa de modelar, especialidade do autor Marcelo Xavier.

Saiba Mais

Se Essa Rua Fosse Minha

Bel Linares, Alcy

As cantigas, assim como as parlendas, fazem parte do folclore brasileiro e são de origem muito antiga, principalmente portuguesa, espanhola, africana e indígena. Por terem sido transmitidas oralmente, de geração para geração, há muitas versões de suas letras. Os autores deste livro escolheram as versões que lhes parecem ser as originais. No lugar de palavras-chave estão desenhos, e as palavras que eles substituem estão em letra bastão no final da página, para que o pequeno leitor associe som, imagem e escrita. As cantigas são ligadas ao universo infantil popular e contêm melodia e ritmo simples, o que favorece a assimilação e a memorização por parte das crianças. Por isso são textos adequados para trabalhar o sistema de escrita e são utilizadas como estratégia auxiliar à alfabetização.

Saiba Mais

Se Eu Fosse...

Marcelo Cipis

Quantas coisas diferentes uma pessoa pode ser? Ao considerar novas identidades, possíveis e impossíveis, Marcelo Cipis cria um mosaico de situações inusitadas que vai divertir leitores de todas as idades ao mesmo tempo que os levará a se questionar sobre quem eles realmente são.

Saiba Mais

Sem Pé Nem Cabeça

Elias José

A partir de expressões formadas com a palavra "pé", o texto é uma sucessão de frases predominantemente interrogativas, desvinculadas umas das outras, que exploram ambiguidades geradas pelas diferenças existentes entre o sentido próprio e o sentido figurado das palavras. O resultado é o humor vindo do inesperado ou do inusitado das questões, como acontece em "Se aquela sua proposta ainda está de pé, deve estar morta de cansaço" ou em "A gente tem que comprar muletas para uma cadeira de pé quebrado?", só para citar dois exemplos.

Saiba Mais

Serafim

Bel Linares, Alcy

Serafim é um menino que não gosta de ficar para o fim. Por isso, ele não se arrisca em brincadeiras desconhecidas nem em responder para a professora quando não tem certeza, por puro medo de errar. O que Serafim não sabe é que, agindo assim, ele acaba ficando mesmo para o fim, porque nunca se diverte, nunca participa de nada e fica completamente deslocado da turma. Será que ele consegue superar este sentimento?

Saiba Mais

Sexualidade - A Difícil Arte Do Encontro

Lidia Rosenberg Aratangy

No formato de perguntas e respostas, este livro ajuda o adolescente a entender melhor a fase pela qual está passando. Falando sem rodeios, mas de modo compreensivo e bem-humorado, a autora esclarece os principais constrangimentos e dúvidas dos jovens em relação ao sexo. A obra ainda incentiva o autoconhecimento, pois propõe ao leitor que ele investigue suas inquietações para que possa vivenciar seus relacionamentos com mais segurança. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Simsalabim

Maria Amália Camargo

Quer saber qual o segredo do penteado da Cachinhos Dourados? Ou então dos longos e fortificados cabelos da Rapunzel? O que pensam os personagens do folclore brasileiro sobre seus pares dos contos de fada? Qual a nova modalidade de esporte do mundo do faz de conta? Tudo isso e mais um pouco você encontra neste número "Simsalabim"!

Saiba Mais

Tá Pronto, Seu Lobo? E Outros Poemas

Eloí Bocheco

Um conjunto de poemas que têm em comum a linguagem imagética e onírica. Aborda as sensações e evoca o cancioneiro popular e as brincadeiras infantis com delicadeza e lirismo. O poema de abertura "Posso entrar?" é o convite para visitar este reino de poesia: dominar as palavras, decifrar a poesia e saber brincar e criar.

Saiba Mais