Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida, Ivan Jaf

O Rio de Janeiro recebe a família real portuguesa e passa a ser a sede do Império. É nesse cenário conturbado que o leitor segue Leonardo. Esta adaptação mantém o tom irônico da obra original.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Carlos Heitor Cony, Manuel Antônio De Almeida

O romance descreve a trajetória do anti-herói Leonardo, endiabrado filho de imigrantes portugueses que, após uma infância atribulada, escolhe a malandragem como ocupação. O jovem vive se envolvendo com mulheres e arrumando confusões, a ponto de ser preso algumas vezes. Com uma trajetória dessas, não deixa de ser irônico o fato de que Leonardo acabe se tornando um militar.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

Toda a riqueza do livro de Machado de Assis foi transportada para esta história em quadrinhos por dois grandes autores. O resultado é uma adaptação primorosa, que não se limita a reproduzir o clássico, mas possibilita novos modos de compreender a obra. A sociedade brasileira do século XIX é retratada com fidelidade na trama em que Brás Cubas se apresenta como um defunto autor e narra suas memórias a partir de sua morte.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

A publicação desta obra não só inaugura o Realismo no Brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de Machado de Assis. Com ela, aprofunda-se a sua análise da realidade e refina-se a sua linguagem, sendo considerada a obra que prenuncia algumas técnicas da literatura moderna.

Saiba Mais

Meu Nome É Parvana - Outras Histórias De Uma Garota Afegã

Deborah Ellis

No terceiro título da trilogia da menina Parvana, a valente garota afegã recomeça a vida junto com a mãe e os irmãos. Após a queda do Talibã, depois de ter perdido o pai e ter ido parar em um campo de refugiados, a família da menina decide construir uma escola só para moças. Mas eles acabam enfrentando o preconceito dos aldeões que não aceitam que mulheres estudem. Parvana continua a superar desafios para tentar sobreviver e para manter a família unida, ao mesmo tempo em que busca na leitura de romances e livros de poesia uma fuga para a vida tão sofrida. Escrito pela premiada autora canadense Deborah Ellis, a partir de relatos ouvidos no Afeganistão, Meu nome é Parvana encerra a trilogia sobre a comovente história de uma menina afegã.

Saiba Mais

Miopia E Outros Contos Insólitos

Tadeu Pereira

As histórias deste livro fazem pensar. Realçam a poesia e a loucura que se escondem nas tramas do cotidiano. Trazem novos óculos, novas lentes, que ajudam a enxergar insólitas questões do mundo. São dezessete pequenos contos que evidenciam aspectos insólitos do comportamento humano que normalmente ninguém vê. Por meio de enredos interessantes, Tadeu Pereira expõe, de forma contundente, situações marcantes que definem o destino das personagens. Os contos são curtos, mas não se engane: os questionamentos são muitos.

Saiba Mais

Nadando Contra A Morte

Lourenço Cazarré

Vinda do interior para trabalhar como doméstica com uma família de classe média, Maria do Amparo, 14 anos, é estuprada pelo patrão e engravida. A menina consegue esconder da patroa a gravidez, mas não a criança. E recebe um ultimato: que se livre dela. Desesperada, depois de andar a esmo pelas ruas, Maria do Amparo se atira no rio com a filhinha. A história de Maria do Amparo e seu salvamento por dois esportistas (um nadador e um remador) é narrada por meio de depoimentos da menina, do nadador, do remador, do capitão do Corpo de Bombeiros, que tira todos do rio, e de outras personagens que presenciaram o fato. Numa agilidade de reportagem, a história tem a dose exata de emoção. Adaptado para o cinema no longa “Amparo”, dirigido por Ricardo Pinto e Silva. 3° lugar no Prêmio Jabuti em 1999, na categoria “Infantil ou Juvenil”.

Saiba Mais

Namoro Entre Livros

Lúcio Boechat

Lucas prefere fazer qualquer coisa a ler um livro ou entrar numa livraria. Também odeia garotas metidas a intelectuais que gostam de um papo-cabeça. Até que se apaixona por Carol, uma menina linda, inteligente e muito interessada em cultura e literatura. Para conquistá-la, ele segue os conselhos da amiga Luiza: manda poemas, escreve cartas e compra livros para Carol. Então, Lucas descobre que a literatura pode ajudá-lo a compreender melhor a vida.

Saiba Mais

Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo, Reinaldo Seriacopi

Em uma taverna do século XIX, cinco amigos decidem narrar suas macabras histórias de amor. As paixões de Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann são tão intensas quanto loucas. No passado, ainda jovens e inconsequentes, eles macularam suas vidas com atos infames, que nunca esqueceram. Inspirado em narrativas góticas, Álvares de Azevedo criou uma obra alucinante, que marcou a literatura brasileira. Esta adaptação, em HQ, enaltece o lirismo da obra com um roteiro sensível e belos desenhos.

Saiba Mais

Nós E Os Outros - Histórias De Diferentes Culturas

Gonçalves Dias, Edson Rodrigues Dos Passos, Ilka Brunhilde Laurito, Graciliano Ramos, Lima Barreto, Paulo Coelho, Carolina Maria De Jesus, Índios Ticuna, Pepetela, Monteiro Lobato, Alcântara Machado, Yanna Hadatty Mora

Por meio de contos, crônicas, poesias, trechos de romance, etc., autores nacionais e estrangeiros mostram como as diferenças culturais podem gerar conflitos e aproximações.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Existem normas que definam o que é sanidade e o que é loucura? A busca e a aplicação de tais normas são as principais razões da vida de Simão Bacamarte. Médico da provinciana Itaguaí, ele vai gerar medo e veneração ao tentar encontrar o parâmetro da normalidade.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Publicada pela primeira vez em 1882, esta obra de Machado de Assis dá margem a vários debates, e muitos deles extrapolam o universo da literatura. Nesse texto (conto ou novela — eis aí uma das questões que se podem debater a partir dessa leitura), Machado trata de questões como os limites entre sanidade e loucura, doença e saúde, ciência e verdade, filosofia e senso comum, norma e desvio. E se pode perguntar: como foi possível abrigar essas discussões em uma obra literária criada quando a teoria psicanalítica de Freud ainda estava em pleno processo de produção? O fato é que o sensível observador dos sentimentos e incoerências humanas que foi Machado de Assis, a partir da personagem principal dessa história, o cientista Simão Bacamarte, discute essas questões centrando-as numa pequena vila, Itaguaí. É lá que Bacamarte, depois de ter estudado na Europa, decide abrir uma casa de saúde, para cuidar de loucos ou alienados mentais, conforme se dizia na época. Sua obsessão pelo rigor científico, sua crença indiscutível no saber da ciência, levam-no a tal extremo que já não se sabe se os loucos são os que estão fora ou dentro da casa de saúde, uma vez que esta acaba ficando lotada. Daí o relativismo dos conceitos, a ironia em relação ao raciocínio cientificista que dominava o pensamento do século XIX. E, sobretudo, a lição do analista descrente dos modismos, ainda que os adote quando necessário, de que é preciso certo distanciamento e boa dose de arte ao calcular os pesos e as medidas dos opostos em diversas situações da vida. Em sua obra, Machado de Assis mesclou uma visão romântica do mundo e das relações humanas a outra, crua, pessimista e calculista. Transitou de uma perspectiva à outra ao longo de sua produção literária, mas sempre deixando algumas pitadas da que não estava em evidência. Passou assim da concepção idealista à pessimista, mas é possível em suas obras encontrar marcas das duas, ainda que sutis. Esta obra, que faz parte de sua produção da maturidade, é um bom texto para introduzir o leitor nessa discussão.

Saiba Mais

O Amigo De Castro Alves

Moacyr Scliar

Neste livro, o leitor vai aprender um pouco sobre a vida e a obra daquele que foi o último grande poeta do romantismo brasileiro: Castro Alves.

Saiba Mais

O Ateneu

Raul Pompeia

Considerado o único romance impressionista da literatura brasileira, esta obra, de Raul Pompeia, é de difícil enquadramento na história da literatura. Por isso mesmo, dona de uma originalidade fascinante. Nela, o protagonista Sérgio narra seus dois anos de vida em um internato para meninos, que de fato existiu no Rio de Janeiro do século XIX.

Saiba Mais

O Ateneu

Carlos Heitor Cony, Raul Pompeia

O narrador Sérgio rememora suas experiências de adolescente, quando era interno no colégio Ateneu - um microcosmo da sociedade carioca do século XIX. No relato da formação sexual e intelectual do jovem, aparecem personagens e situações que expõem um mundo de falsidade, no qual as amizades sinceras caminham lado a lado com a corrupção e a hipocrisia.

Saiba Mais

O Ateneu

Raul Pompeia

Sérgio está prestes a enfrentar a educação repressora do famoso internato Ateneu. Lá, ele terá de lidar com a brutalidade dos colegas e do diretor, superando a falta da família e o recém-abandonado universo infantil. As marcas desse mundo constritor permanecerão nas lembranças do adulto, que escreve melancolicamente suas memórias. Nessa narrativa a um só tempo doce e amarga, Raul Pompeia traça um retrato impressionista do processo de formação da individualidade flagrado em seus momentos mais decisivos.

Saiba Mais

O Bom Ladrão

Fernando Sabino

Pequenos incidentes consecutivos levam Dimas a desconfiar do caráter da esposa, Isabel, e a dúvida passa a dominar sua vida. Esta pequena novela explora ao máximo os lados bom e mau de cada personagem.

Saiba Mais