Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Histórias De Shakespeare - Vol. 2

Charles E Mary Lamb

Este livro traz as peças Hamlet, Sonho de uma noite de verão e Macbeth adaptadas para o gênero conto. Uma ótima chance para o leitor jovem entrar em contato com a obra de Shakespeare.

Saiba Mais

Histórias Do Modernismo

Mário De Andrade, Antônio De Alcântara Machado, Marques Rebelo, João Alphonsus, Aníbal Machado

Este livro reúne cinco contos de autores consagrados da literatura brasileira do período modernista. Em Nízia Figueira, sua criada, uma mulher passa pela vida sem ser notada. Apólogo brasileiro sem véu de alegoria narra as consequências de uma revolta num trem. Na rua Dona Emerenciana mostra o cotidiano de uma família do subúrbio. Em Galinha cega, um homem dedica cuidados extremos a uma galinha. O rato, o guarda-civil e o transatlântico tratam da chegada de um navio à orla carioca.

Saiba Mais

Histórias Do Romantismo

Joaquim Manuel De Macedo, Álvares De Azevedo, Bernardo Guimarães, Franklin Távora, Machado De Assis

Este livro reúne cinco contos de autores consagrados da literatura brasileira do período romântico. A bolsa de seda é a história de um amor misterioso. Gennaro fala de amor e morte, com elementos fantásticos. A dança dos ossos é uma história de fantasma, inspirada na cultura popular. Um casamento no arrabalde conta os preparativos apressados de um casamento. Folha rota é uma história de amor impossível e renúncia.

Saiba Mais

Histórias Sobre Leituras Livros E Leitores

Marina Colasanti, Ana Maria Machado, Moacyr Scliar, Paulo Mendes Campos, Valéria Piassa Polizzi, Índigo, Marcia Kupstas, Ivan Jaf, Ricardo Azevedo, Carolina Maria De Jesus, Maria José Dupré

Este volume da série Para Gostar de Ler celebra a importância da leitura e os 50 anos da Editora Ática. São onze narrativas que falam sobre a paixão pelos livros. Com a maestria que os caracteriza, grandes nomes da literatura exibem seu talento em textos curtos e saborosos.

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

A meiga Inocência conserva seu espírito sereno e obediente ao pai, com quem vive no ambiente rústico do cerrado. Porém, duas inesperadas visitas abalam a tranquilidade da família: Meyer, um cientista alemão, e Cirino, rapaz da cidade que cura a moça de uma doença traiçoeira. A paixão proibida entre Inocência e o "doutor" será um obstáculo para o valente Manecão, noivo escolhido pelo pai dela. Esse drama move o romance de Taunay, um dos derradeiros e mais emocionantes livros de ficção romântica brasileira.

Saiba Mais

Iracema

Renata Pallottini, José De Alencar

A índia tabajara Iracema se apaixona por um colonizador português. Ela tem a missão de guardar o segredo da preparação do licor de jurema - um alucinógeno que os índios usavam em cerimônias sagradas -, por isso não pode se relacionar com um homem branco. Mesmo assim, foge com o amado.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Irmãos De Guerra

Daniel Lafrance, Sharon E. Mckay

O medo paira sobre os habitantes do norte de Uganda. A ameaça violenta vem de um grupo religioso militar formado em grande parte por crianças raptadas. Jacob acha que está seguro no internato, protegido por seguranças, mas essa crença logo se desfaz. Arrastados para a selva, os meninos conhecem uma vida infernal. Tortura e assassinatos fazem parte do dia a dia. Jacob encontra nos laços de amizade a esperança de escapar desse pesadelo.

Saiba Mais

José de Alencar e O guarani

Ivan Jaf

Para compreender o que representam as escolas literárias, é imprescindível conhecer o momento histórico e o ambiente em que elas surgiram. Livros são fruto do que pensavam e viviam os escritores em seu tempo. Uma boa forma de entender esse processo são as biografias. Elas tratam ao mesmo tempo do autor, do meio em que viveu e de suas obras. O que levou o autor a escrever como escreveu? Em que condições e como surgiu a ideia de escrever o livro? O que se pensava sobre literatura na época? O que liam os intelectuais, as famílias, os estudantes, o povo? O que era considerado ultrapassado? Que novidades chegavam da Europa? O que o movimento literário discutia? As intrigas? A política? Os sucessos? Quais eram os pontos de encontro? Os cafés? As livrarias? Os jornais? Como se pagavam os direitos autorais? Quais eram as editoras? Quanto custava um livro? As tiragens? O objetivo da coleção Obra-prima é aprofundar a compreensão das escolas literárias por meio da biografia romanceada dos escritores mais importantes de cada uma delas e de seu livro mais representativo, considerado por todos sua “obra-prima”. Com discurso indireto, monólogos interiores, diálogos, essas biografias permitem entrar nos pensamentos do escritor do clássico e construir a gênese de sua obra-prima, tomando a liberdade de imaginar como, afinal, ele começou a escrever as primeiras linhas de seu clássico mais famoso.

Saiba Mais

Labirinto

Ivan Jaf

O labirinto é um “convite à imaginação”. É a história de Henrique, um adolescente que coleciona barbantes de forma compulsiva, amarrando e enrolando-os em uma gigantesca e fétida bola. Preocupados com essa tão estranha coleção, os pais o levam a um psicólogo, que tenta desvendar o que está por trás da mania do garoto. Num passeio com os pais, acontece um acidente. Em busca do seu tesouro, Henrique viverá loucas e vibrantes aventuras através da sua imaginação.

Saiba Mais

Lira Dos Vinte Anos E Poesias Diversas

Álvares De Azevedo

"Ah, ter vinte anos..." O início deste verso traduz a nostalgia de muitos. Se fizessem uma "lira" desse tempo, o que cantariam? Álvares de Azevedo cantou a beleza das donzelas, o amor, a angústia de morrer jovem, o sonho de ser um grande poeta. E, ao mesmo tempo, ironizou tudo isso, debochou de seu próprio romantismo, com a irreverência do jovem que ri de seus problemas e observa o mundo de seu quarto, cheio de pensamentos. Esta obra reúne os mais expressivos poemas de Álvares de Azevedo, acrescidos de comentários e notas explicativas. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Lucíola

José De Alencar

Ela, uma das cortesãs mais famosas do Rio de Janeiro. Ele, um rapaz recém-chegado à cidade. Atingida por uma paixão arrebatadora, a sensual Lúcia obedecerá a moral burguesa ou realizará seu amor pelo jovem Paulo? Os costumes da sociedade brasileira do século XIX são pano de fundo para que José de Alencar crie uma das maiores heroínas femininas da literatura brasileira.

Saiba Mais

Mágica Para Cegos - Contos E Contracontos

Marco Túlio Costa

Personagens comuns, loucos, mágicos, marginais e cegos enfrentam os desafios de uma realidade em que as fronteiras entre o cotidiano e o absurdo nem sempre estão delimitadas. O que parece certo em uma narrativa é colocado em dúvida na outra; o mistério de um conto se desvenda em outro, o protagonista de uma história é coadjuvante em outra… Um recuso para mostrar que as situações podem ser vistas de diferentes ângulos.

Saiba Mais

Manual De Sobrevivência Familiar

Ivan Jaf

Esta obra é certamente uma narrativa que tem muito da memória do autor, Ivan Jaf. Já bastante conhecido entre os leitores de livros infantojuvenis, ele nos leva a uma viagem sentimental pela infância e adolescência de um garoto, por meio de um texto divertido, em que faz uso primoroso de muita ironia. Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade. Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder às seguintes perguntas: como sobreviver ao amor e às neuroses familiares?; como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando a menina de que gostamos nos ignora, quando a família sufoca e também não entende nada do que se passa conosco? Além de engraçada, a obra apresenta uma visão terna e crítica dos “fatos da vida”.

Saiba Mais

Marília De Dirceu, Cartas Chilenas

Tomás Antônio Gonzaga

Esta edição comentada reúne os melhores momentos de criação poética de Tomás Antonio Gonzaga: o lirismo suave, e por vezes doloroso, de Marília de Dirceu e a sátira política de Cartas chilenas.

Saiba Mais

Martini Seco

Fernando Sabino

Marido e mulher se acusam mutuamente de tentativas frustradas de assassinato, até se verem implicados em mortes reais. Um crime ocorrido em circunstâncias singulares intriga a polícia. Quem será o culpado?

Saiba Mais

Memorial De Aires

Machado De Assis

Sexagenário, ex-diplomata aposentado, o conselheiro Aires faz um relato do cotidiano na Corte carioca dos anos de 1888 e 1889. Registrando reflexões sobre fatos e pessoas com as quais conviveu, tece impressões sobre o amor desinteressado, a fidelidade de sentimentos e a espontaneidade da amizade. Derradeira narrativa de um dos mestres da literatura brasileira, este livro apresenta uma reflexão de Machado de Assis sobre a própria obra, revelando a sólida consistência de seu estilo irônico e a atualidade de sua visão de mundo.

Saiba Mais