Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Homem Que Sabia Javanês

Lima Barreto, Lourenço Cazarré, Antonio Barreto, Elias José, João Antônio

Contos clássicos são a base para as reescrituras. Um encontro entre grandes nomes da literatura - os autores do texto de origem e os que escrevem as paródias: Lima Barreto - "O homem que sabia javanês"; Antonio Barreto - "Fulanga"; Elias José - "A volta por cima"; João Antônio - "Publicitário do ano" e Lourenço Cazarré - "Inventário".

Saiba Mais

O Jogo Secreto Dos Alquimistas

João Anzanello Carrascoza

A pedra filosofal... o maior sonho dos alquimistas da Idade Média e de todos os tempos. E se um inocente jogo de crianças, muito antigo, ocultar as pistas para encontrar o segredo que tantos e tantos magos buscaram? É nessa aventura que vão se embrenhar Toninho, seu Júlio e a portuguesinha Inês, atravessando as mais encantadoras cidades de Portugal e da Espanha.

Saiba Mais

O Livro Das Combinações - Quando Um País Joga Junto

Mario Rui Feliciani

Este livro apresenta a ideia de Constituição, comparando as leis às regras que têm de ser combinadas antes de começar um jogo ou uma brincadeira. A obra também sugere que, para existir harmonia em um país, as pessoas devem respeitar todas as “combinações” feitas na Constituição.

Saiba Mais

O Livro Do Adolescente

Liliana Iacocca, Michele Iacocca

Este livro trata de maneira agradável temas que fazem parte da vida dos adolescentes: cidadania, autoestima, sexualidade, política, globalização, etc.

Saiba Mais

O Macaco Que Inventava

Anna Flora

Esta é a história do macaco Arquimedes, que dá risada, balança o rabo, pula de galho em galho e se diverte muito com a macacada. Mas Arquimedes faz uma coisa que os outros macacos não fazem: gosta de desenhar com um pauzinho na terra. Traça círculos, quadrados e triângulos. Adora olhar para as coisas, pensar sobre elas e fazer perguntas para entendê-las: “Por que a pedra afunda no rio?”; “Por que as folhas das árvores são verdes?”; “Por que o vento tem força?”. Descubra essas e outras macaquices, com o macaco que inventava. A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, cujas histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Parece complicado, mas Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças.

Saiba Mais

O Menino De Olho-D'Água

José Paulo Paes

Uma sensível história sobre a relação do homem com a natureza, que valoriza o respeito à vida em todas as suas formas. Narrada em poesia e prosa, a obra proporciona uma rica experiência estética.

Saiba Mais

O Mestre Das Sombras

Ivan Jaf

No início do século XIX, Vicente monta um ateliê em Recife. Após perder os amigos, ele quer se distanciar da política. Mas a Revolução Pernambucana muda seus planos.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Este romance inaugura o Naturalismo no Brasil e foi escrito em plena campanha abolicionista do século XIX. Conta a história do amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato, na provinciana cidade de São Luís.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Frequentemente apontado como o primeiro romance naturalista brasileiro, "O mulato" foi publicado no mesmo ano que "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. Valendo-se de tipos sociais e recursos realistas para criticar a sociedade, Aluísio Azevedo foi pioneiro ao usar da literatura para se opor à Igreja e ao racismo.

Saiba Mais

O nascimento da humanidade

Fernando Vilela e Judith Nuria Maida

De onde viemos? Como surgimos? Neste livro, Judith Nuria Maida leva o leitor a pensar sobre esssas e outras tantas dúvidas sobre a origem da humanidade, de forma sutil e até divertida. No mesmo estilo dos registros rupestres, as belas ilustrações do artista plástico Fernando Vilela tornam o livro ainda mais fascinante.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais

O Ouro Do Fantasma

Manuel Filho

Lucas sente vertigens, testemunha a morte de um velho, ouve sons que ninguém escuta. Por trás de tudo isso, há o apelo desesperado de um fantasma, aprisionado há dois séculos, que precisa da ajuda do garoto para se libertar.

Saiba Mais

O Outro Apaixonado Por Marília De Dirceu

Jair Vitória

Pedro Sião Alcantil, o Pedroco, um rico domador de cavalos, nutria um amor platônico por Maria Doroteia e planejava se declarar. Mas a chegada de um ouvidor e poeta português, o doutor Gonzaga, a Vila Rica atrapalhou todos os seus planos. A moça não resistiu e se apaixonou por aquele que fazia versos, que em sua poesia a chamava de Marília, enquanto ele era o seu Dirceu. Desesperado, sem conseguir tirar Maria Doroteia da cabeça, o que era amor virou obsessão. Pedroco queria vingança. Nesta obra, Jair Vitória reconstrói a história imortalizada pelo poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, misturando à ficção acontecimentos, costumes e personagens da história do Brasil. Assim, viajamos à Ouro Preto da Inconfidência Mineira, da exploração do ouro, das igrejas e obras de Aleijadinho, das encenações teatrais e da poesia.

Saiba Mais

O Outro Lado Da Ilha

José Maviael Monteiro

Explorando o lado desconhecido de uma ilha deserta, um naturalista e seus companheiros se veem à mercê de fantásticos enigmas da natureza. Que ameaça se esconde naquela ilha?

Saiba Mais

O Preço Da Liberdade - Uma Menina Condenada Ao Trabalho Escravo Na China

Sally Grindley

Aos 11 anos, a menina Si-yan é vendida para saldar dívidas da família depois da morte de seu pai. A infância - se é que teve - já acabou, e as dificuldades estão apenas começando.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Carlos Heitor Cony, Eça De Queirós

A romântica e sonhadora Luísa casa-se com o engenheiro Jorge, mesmo sem amá-lo. Certo dia, ele precisa viajar e a deixa sozinha. Nessa ocasião, a moça recebe a visita de seu primo, o galante e sedutor Basílio. Em pouco tempo, eles se tornam amantes. Mas a traição é descoberta pela criada Juliana, que passa a chantagear a patroa, tornando sua vida um verdadeiro tormento.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Eça De Queirós

Neste romance, Luísa e Jorge, casados há três anos, moram numa rua pouco elegante de Lisboa, frequentada por gente pobre e que se diverte com mexericos. Engenheiro, Jorge trabalha num Ministério, e Luísa, sonhadora, passa horas lendo romances. Durante uma viagem de Jorge, chega a Lisboa um primo de Luísa, Basílio, que, entediado nessa cidade (para ele, provinciana), deseja ter uma aventura com a prima. A partir dessa tensão desenvolve-se uma história de traição e arrependimento, em que Eça de Queirós, de acordo com o programa do Realismo, procura mostrar as causas da degradação das classes burguesas em Portugal.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Eça De Queirós

Luísa é casada com o engenheiro Jorge e vive uma vida pacata. Quando o marido precisa fazer uma viagem, ela se vê entregue ao ócio das ordens domésticas, das leituras românticas e das visitas regulares. Um dia, chega de Paris o primo Basílio, com que Luísa tivera um relacionamento. Seduzida pela sofisticação do primo e vislumbrando uma aventura amorosa, a jovem está disposta a arriscar a felicidade de seu casamento. A obra de Eça de Queirós, de 1877, traz uma crítica contundente à sociedade burguesa lisboeta do século XIX.

Saiba Mais