Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

O Homem Que Sabia Javanês

Lima Barreto, Lourenço Cazarré, Antonio Barreto, Elias José, João Antônio

Contos clássicos são a base para as reescrituras. Um encontro entre grandes nomes da literatura - os autores do texto de origem e os que escrevem as paródias: Lima Barreto - "O homem que sabia javanês"; Antonio Barreto - "Fulanga"; Elias José - "A volta por cima"; João Antônio - "Publicitário do ano" e Lourenço Cazarré - "Inventário".

Saiba Mais

O Jogo Secreto Dos Alquimistas

João Anzanello Carrascoza

A pedra filosofal... o maior sonho dos alquimistas da Idade Média e de todos os tempos. E se um inocente jogo de crianças, muito antigo, ocultar as pistas para encontrar o segredo que tantos e tantos magos buscaram? É nessa aventura que vão se embrenhar Toninho, seu Júlio e a portuguesinha Inês, atravessando as mais encantadoras cidades de Portugal e da Espanha.

Saiba Mais

O Livro Das Combinações - Quando Um País Joga Junto

Mario Rui Feliciani

Este livro apresenta a ideia de Constituição, comparando as leis às regras que têm de ser combinadas antes de começar um jogo ou uma brincadeira. A obra também sugere que, para existir harmonia em um país, as pessoas devem respeitar todas as “combinações” feitas na Constituição.

Saiba Mais

O Livro Do Adolescente

Liliana Iacocca, Michele Iacocca

Este livro trata de maneira agradável temas que fazem parte da vida dos adolescentes: cidadania, autoestima, sexualidade, política, globalização, etc.

Saiba Mais

O Macaco Que Inventava

Anna Flora

Esta é a história do macaco Arquimedes, que dá risada, balança o rabo, pula de galho em galho e se diverte muito com a macacada. Mas Arquimedes faz uma coisa que os outros macacos não fazem: gosta de desenhar com um pauzinho na terra. Traça círculos, quadrados e triângulos. Adora olhar para as coisas, pensar sobre elas e fazer perguntas para entendê-las: “Por que a pedra afunda no rio?”; “Por que as folhas das árvores são verdes?”; “Por que o vento tem força?”. Descubra essas e outras macaquices, com o macaco que inventava. A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, cujas histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Parece complicado, mas Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças.

Saiba Mais

O Menino De Olho-D'Água

José Paulo Paes

Uma sensível história sobre a relação do homem com a natureza, que valoriza o respeito à vida em todas as suas formas. Narrada em poesia e prosa, a obra proporciona uma rica experiência estética.

Saiba Mais

O Mestre Das Sombras

Ivan Jaf

No início do século XIX, Vicente monta um ateliê em Recife. Após perder os amigos, ele quer se distanciar da política. Mas a Revolução Pernambucana muda seus planos.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Este romance inaugura o Naturalismo no Brasil e foi escrito em plena campanha abolicionista do século XIX. Conta a história do amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato, na provinciana cidade de São Luís.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Frequentemente apontado como o primeiro romance naturalista brasileiro, "O mulato" foi publicado no mesmo ano que "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. Valendo-se de tipos sociais e recursos realistas para criticar a sociedade, Aluísio Azevedo foi pioneiro ao usar da literatura para se opor à Igreja e ao racismo.

Saiba Mais

O nascimento da humanidade

Fernando Vilela e Judith Nuria Maida

De onde viemos? Como surgimos? Neste livro, Judith Nuria Maida leva o leitor a pensar sobre esssas e outras tantas dúvidas sobre a origem da humanidade, de forma sutil e até divertida. No mesmo estilo dos registros rupestres, as belas ilustrações do artista plástico Fernando Vilela tornam o livro ainda mais fascinante.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais

O Ouro Do Fantasma

Manuel Filho

Lucas sente vertigens, testemunha a morte de um velho, ouve sons que ninguém escuta. Por trás de tudo isso, há o apelo desesperado de um fantasma, aprisionado há dois séculos, que precisa da ajuda do garoto para se libertar.

Saiba Mais

O Outro Apaixonado Por Marília De Dirceu

Jair Vitória

Pedro Sião Alcantil, o Pedroco, um rico domador de cavalos, nutria um amor platônico por Maria Doroteia e planejava se declarar. Mas a chegada de um ouvidor e poeta português, o doutor Gonzaga, a Vila Rica atrapalhou todos os seus planos. A moça não resistiu e se apaixonou por aquele que fazia versos, que em sua poesia a chamava de Marília, enquanto ele era o seu Dirceu. Desesperado, sem conseguir tirar Maria Doroteia da cabeça, o que era amor virou obsessão. Pedroco queria vingança. Nesta obra, Jair Vitória reconstrói a história imortalizada pelo poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga, misturando à ficção acontecimentos, costumes e personagens da história do Brasil. Assim, viajamos à Ouro Preto da Inconfidência Mineira, da exploração do ouro, das igrejas e obras de Aleijadinho, das encenações teatrais e da poesia.

Saiba Mais

O Outro Lado Da Ilha

José Maviael Monteiro

Explorando o lado desconhecido de uma ilha deserta, um naturalista e seus companheiros se veem à mercê de fantásticos enigmas da natureza. Que ameaça se esconde naquela ilha?

Saiba Mais

O Preço Da Liberdade - Uma Menina Condenada Ao Trabalho Escravo Na China

Sally Grindley

Aos 11 anos, a menina Si-yan é vendida para saldar dívidas da família depois da morte de seu pai. A infância - se é que teve - já acabou, e as dificuldades estão apenas começando.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Carlos Heitor Cony, Eça De Queirós

A romântica e sonhadora Luísa casa-se com o engenheiro Jorge, mesmo sem amá-lo. Certo dia, ele precisa viajar e a deixa sozinha. Nessa ocasião, a moça recebe a visita de seu primo, o galante e sedutor Basílio. Em pouco tempo, eles se tornam amantes. Mas a traição é descoberta pela criada Juliana, que passa a chantagear a patroa, tornando sua vida um verdadeiro tormento.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Eça De Queirós

Neste romance, Luísa e Jorge, casados há três anos, moram numa rua pouco elegante de Lisboa, frequentada por gente pobre e que se diverte com mexericos. Engenheiro, Jorge trabalha num Ministério, e Luísa, sonhadora, passa horas lendo romances. Durante uma viagem de Jorge, chega a Lisboa um primo de Luísa, Basílio, que, entediado nessa cidade (para ele, provinciana), deseja ter uma aventura com a prima. A partir dessa tensão desenvolve-se uma história de traição e arrependimento, em que Eça de Queirós, de acordo com o programa do Realismo, procura mostrar as causas da degradação das classes burguesas em Portugal.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Eça De Queirós

Luísa é casada com o engenheiro Jorge e vive uma vida pacata. Quando o marido precisa fazer uma viagem, ela se vê entregue ao ócio das ordens domésticas, das leituras românticas e das visitas regulares. Um dia, chega de Paris o primo Basílio, com que Luísa tivera um relacionamento. Seduzida pela sofisticação do primo e vislumbrando uma aventura amorosa, a jovem está disposta a arriscar a felicidade de seu casamento. A obra de Eça de Queirós, de 1877, traz uma crítica contundente à sociedade burguesa lisboeta do século XIX.

Saiba Mais