Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Política Pra Quê?

Marcelo Siqueira Ridenti

Este livro faz um painel da política brasileira, do fim da ditadura do Estado Novo até a era Lula e a eleição de Dilma, em pleno século XXI. Analisa os partidos no período democrático de 1946 a 1964, o bipartidarismo imposto pela ditadura de 1965 a 1979, e a volta do pluripartidarismo em 1980, seguido pelo retorno à democracia nos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. A proposta é ressaltar a importância da participação política de todos, iluminando as alternativas políticas e as visões de mundo que lhes dão base. Ao traçar o histórico e as diversas conexões de influência dos partidos no país, Ridenti abre o horizonte de compreensão da política brasileira,retratando um Brasil que muitos não conhecem.

Saiba Mais

Ponha-se No Seu Lugar!

Ana Pacheco

Lucas acorda e percebe que seu nariz não está mais em seu rosto, no lugar dele, não há nada, apenas uma superfície lisa. Zizo, seu arqui-inimigo, reconhece que o nariz encontrado no meio do pão de queijo que comprou na cantina da escola é o de Lucas e acaba jogando-o na lata de lixo a fim de se livrar dele. Então, o nariz ganha vida própria e torna-se a nova atração do colégio, provocando admiração unânime, de meninas e meninos. Nariz conquista Florinha, a mais bonita e rica do colégio, cuja garota Lucas havia decidido que queria namorar. Depois disso, inicia-se a aventura em que Lucas tenta reconquistar seu nariz e colocar o Nariz no lugar dele.

Saiba Mais

Porta A Porta

Roseana Murray, Suzana Vargas

Duas amigas que moram em lugares tão diferentes, como a cidade do Rio de Janeiro e a pequena Visconde de Mauá, e levam suas vidas de um jeito também muito diferente, vivem as mesmas questões e têm os mesmos sonhos... Bárbara e Clara, aprofundando sua relação de amizade por meio de muitas cartas e confidências, vão descobrindo o mundo e a si próprias.

Saiba Mais

Porta De Colégio

Affonso Romano De Sant Anna

Nas crônicas sensíveis de Affonso Romano de Sant'Anna, os instantes banais do cotidiano se revestem de intensa magia.

Saiba Mais

Pra Você Eu Conto

Moacyr Scliar

O primeiro amor é o mais marcante na vida de uma pessoa? Nesta obra, Juca conta a seu neto a emocionante história de sua primeira paixão: Marta, uma professora que luta contra a repressão e contra os nazistas do Rio Grande do Sul. Ambientada na época do Estado Novo, em que forças opressivas predominavam, a narrativa mostra que o amor pode ser uma possibilidade de libertação e transformação. Quando o tímido adolescente Juca vive essa experiência, passa a ver o mundo com outros olhos. Emoção e convite à reflexão esperam pelo leitor nesta cativante história de vida.

Saiba Mais

Princesa Arabela E Um Museu Só Pra Ela

Mylo Freeman

A princesa Arabela e seus amigos vão ao Museu Arabela. Lá, encontram obras impressionantes: umas são grandes, outras são pequenas. Algumas são delicadas, outras são assustadoras. E em outras você pode desaparecer. Mylo Freeman leva Arabela e seus leitores a um passeio por obras de arte clássicas e contemporâneas. Obras que são tão fascinantes para as crianças quanto são para os adultos.

Saiba Mais

Prisioneiro B-3087

Alan Gratz

Este livro é baseado na vida de Ruth e Jack Gruener. Em 1939, aos 10 anos, Yanek Gruener assiste à invasão da Polônia pelo exército alemão, estopim da Segunda Guerra Mundial. Do início ao fim do conflito, o garoto passa por dez campos de concentração e enfrenta viagens em vagões de gado. Faminto, sujo e subjugado, ele é um exemplo de perseverança. Sua jornada é contada neste tocante relato.

Saiba Mais

Quarto De Despejo - Diário De Uma Favelada

Carolina Maria De Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Que Azar, Godofredo! — Crônicas

Alexandre Azevedo

Críticas inteligentes e originais ao homem moderno e à sua organização social. "E o maior elogio que se pode fazer a este livro é que ele não frustra a expectativa provocada pela primeira crônica. Todas, ou quase todas, estão no mesmo nível. Este é um cronista que já nasceu pronto." (Luis Fernando Verissimo)

Saiba Mais

Quem Te Viu, Quem Te Vê

Giselda Laporta Nicolelis

Narrado em primeira pessoa, o livro conta a história do menino Miguel ao mesmo tempo em que descreve as transformações e o progresso de um famoso bairro paulistano (Moema), entre as décadas de 1960 e 1980. Miguel é um garoto que passa a infância e a adolescência em um bairro longe do centro da cidade de São Paulo. À medida que cresce, o garoto acompanha as mudanças e o progresso do lugar, onde seu avô constrói uma vila e várias casas as quais vende depois. Neste bairro, o avô de Miguel constrói a própria casa e convence o filho, pai do Miguel, a fazer a sua. A infância do garoto é repleta de aventuras pelas ruas e na escola estadual, onde passa todo o ensino fundamental e se destaca como um aluno aplicado. Rodeado por toda a família, num bairro cheio de árvores, onde se podia jogar futebol e andar de bicicleta à vontade, Miguel passa uma infância e adolescência das quais se recordará com saudade no decorrer de sua vida, mesmo depois de se mudar para os Estados Unidos e se tornar um renomado neurocientista.;

Saiba Mais

Quem Vai Achar O Tesouro De Van Gogh?

Thomas C. Brezina

Uma exposição das obras de Van Gogh agita o Museu da Aventura. Mas algo estranho está acontecendo: as cores dos quadros estão desaparecendo! O leitor precisa resolver enigmas para descobrir o segredo do tesouro de cores. E para isso vai contar com a ajuda do próprio Van Gogh.

Saiba Mais

Quem Vai Decifrar O Código Leonardo?

Thomas C. Brezina

Nesta aventura, o leitor terá de resolver vários enigmas para decifrar o Código Leonardo e salvar o Museu da Aventura da falência. Mas será seguido de perto por dois perversos vilões e ainda correrá o risco de ficar preso para sempre no tempo de Leonardo da Vinci.

Saiba Mais

Quem Vai Descobrir O Segredo De Michelangelo?

Thomas C. Brezina

Neste livro, o leitor tem de descobrir o segredo que envolve Michelangelo. Para isso, utilizará um material especial que inclui ´pergaminhos antigos´ (cartões para decodificar os enigmas do livro) e um minipôster da Capela Sistina. Enquanto desvenda o mistério, aprende sobre a arte na Renascença.

Saiba Mais

Quem, Eu? - Um Poeta Como Outro Qualquer

José Paulo Paes

Neste depoimento de caráter autobiográfico, José Paulo Paes narra a sua trajetória pessoal e profissional: de menino do interior e bom leitor, desde a infância, até se tornar tradutor, poeta e crítico literário. E, ao relembrar suas experiências, orienta os jovens na difícil tarefa de conciliar a vida profissional – a carreira que se escolhe ou se é levado a escolher – e a vocação.

Saiba Mais

Quimica E Aparência

Edgard Salvador, Joao Usberco, Joseph Elias Benabou

Este volume explica a composição dos sabonetes, xampus, tratamento e tinturas de cabelos, higiene bucal e desodorantes, dando um panorama dos processos químicos envolvidos na higiene pessoal.

Saiba Mais

Química Em Casa

Breno Pannia Esposito

O homem moderno preocupa-se cada vez mais com sua saúde e sua qualidade de vida. Prova disso é a busca cada vez mais difundida por uma alimentação natural, baseada em frutas, verduras e cereais sem agrotóxicos, isto é, sem "química". Mas será que a "química" é realmente tão prejudicial à saúde? Afinal, algumas substâncias totalmente artificiais salvam diariamente milhares de vidas. De modo claro e objetivo, esta obra procura levar os leitores a refletir sobre a presença da química em nosso dia a dia. Para tanto, a obra relata fatos muitas vezes curiosos, sempre procurando relacionar essa ciência com higiene, beleza, moda, alimentação, enfim, com boa parte do mundo que nos cerca.

Saiba Mais