Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Arte Dos Quadrinhos

Raquel Coelho

Em uma perspectiva cronológica, o livro mostra o surgimento e a evolução dos quadrinhos, chegando aos dias de hoje. Com atenção especial para a linguagem característica das histórias em quadrinhos, o texto trata dos primeiros heróis dessas histórias, dos diversos estilos, da importância cultural e econômica dessa arte popular no mundo inteiro. As ilustrações, primorosas, são feitas de sucata, retalhos, bonecos, pequenos objetos e desenhos.

Saiba Mais

As Fantásticas Fábulas Do Magnífico Terry Jones

Terry Jones

Um jovem tigre extremamente convencido que acaba aprendendo uma boa lição. Um crocodilo ambicioso que não consegue arranjar emprego. Um cachorro bondoso com inclinação para a medicina. Um elefante que só se preocupa em arranjar um par de calças. Uma raposa que sonha em ter seu próprio circo de galinhas. Esses e outros animais ganham não apenas vida, mas também voz, personalidade e sentimentos neste incrível livro de Terry Jones, integrante do famoso grupo britânico de comédia Monty Python. Essas fábulas contemporâneas, divertidas e inteligentes, vão encantar leitores de todas as idades ao mostrar que por trás de algumas carinhas peludas ou escamosas se escondem complexos personagens que podem vivenciar as mais curiosas experiências.

Saiba Mais

Asa De Papel

Marcelo Xavier

Personagens e objetos de cena, moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados, mostram uma sucessão de quadros bem-humorados, líricos, intrigantes, surrealistas neste que é um dos livros mais premiados de Marcelo Xavier. O tempo todo a personagem, sempre a mesma em situações variadas, está lendo um livro que, na verdade, é a grande personagem, a asa de papel que nos transporta, sempre apresentado como fonte de prazer, de alegria, de informação, de sabedoria, como companhia, como refúgio. O texto curto, exato, poético, sem narrar propriamente uma história, conduz o leitor em um passeio cada vez mais repleto de expectativa, para um final inesperado.

Saiba Mais

Assim Ou Assado?

Alcy

Nesta obra, as crianças entram em contato com imagens que as ajudam a elaborar noções de contrário: grande ou pequeno? Leve ou pesado? Gordo ou magro? Claro ou escuro? Macio ou áspero? Cheio ou vazio? Longe ou perto? Em ilustrações grandes, bem-humoradas e muito coloridas, são inúmeras as possibilidades de explorar essas noções, além de desenvolver habilidades de percepção de cores e formas.

Saiba Mais

Ave Em Conserto

Mirna Pinsky

Era um pato ou um marreco? Ou seria uma gaivota? Se não fossem os primos, a coitada da ave ferida estaria até agora abandonada na areia da praia. Sorte que as crianças tinham um bom coração e um monte de ótimas ideias. Olha só o que bolaram com meia dúzia de apetrechos para dar um jeito na asa estropiada e deixar a ave contente da vida.

Saiba Mais

Bacana,De Novo!

Telma Guimarães Castro Andrade

Duda tem muitos brinquedos e, se algum deles quebra, é logo deixado de lado. Foi isso que aconteceu com o seu caminhão novo: o brinquedo foi parar no lixo. Encontrado e consertado por um coletor de lixo reciclável, o caminhão ficou bacana de novo e pronto para ser entregue a seu filho. E foi o melhor presente de aniversário de Nando...

Saiba Mais

Bem-Te-Verde

Santuza Abras

Versos rimados que contam o desaparecimento do Verde em consequência da loucura do ser humano, predador da natureza. Mas a reação vem em seguida: humanos, animais e vegetais se unem para trazer o Verde de volta.

Saiba Mais

Berço Das Aves

Neide Simoes Mattos, Suzana Facchini Granato

As aves constroem ninhos para proteger ovos e filhotes. Elas usam muitos tipos de materiais, como gravetos, folhas, raminhos, raízes, musgos, liquens, plumas, pelos de animais, barro e até fiozinhos de barbantes e plástico! Esta obra mostra como diversos tipos de aves constroem seus diferentes tipos de ninhos. Além de possibilitar o aprendizado sobre os variados tipos de berço das aves por meio de belíssimas imagens, a leitura é acessível para as crianças.

Saiba Mais

Bichário

Otoniel S. Pereira

Além de serem animais, o que o boi, o cavalo, a borboleta, a abelha, o peixe, a andorinha, o cachorro, o gato e a centopeia têm em comum? Se você respondeu poesia, acertou! Com uma deliciosa brincadeira com o ritmo, as palavras, a rima e a forma, Otoniel S. Pereira faz um diário de bichos, um Bichário, onde vai anotando suas impressões poéticas sobre muitos animais. As criativas ilustrações de Angelo Abu enriquecem ainda mais a obra, fazendo-a mais que um instrumento para a conservação ambiental, mas, sobretudo, uma obra artística pela conservação da literatura e da linguagem poética.

Saiba Mais

Blog Do Sapo Frog

Almir Correia

Um sapo-cururu muito antenado com as mudanças do mundo cria um blog. Lá, ele conta tudo o que acontece no mundo dos sapos do brejo onde vive e de outros brejos também. O sapo Frog, além de conectado na internet, tem uma atenção especial para com os problemas ecológicos do planeta que podem atingir ou já atingem os seus colegas de espécie, e noticia esses perigos no blog. Poeta, Frog posta no blog seus poemas inspirados, cita outros poetas, mostra obras de arte, ou seja, nesse blog o que não falta é informação e novidade. Ao contrário dos livros convencionais, este abre de baixo para cima, e não da direita para a esquerda: a intenção é remeter à tela de um monitor, onde o texto “corre” na vertical. Ou seja, o projeto gráfico procurou reproduzir, na medida do possível, a estética de um blog.

Saiba Mais

Cada Macaco No Seu Galho

Anna Flora

Uma história que relaciona matemática com meio ambiente, por meio dos macacos - sem ser científica e sem termos abstratos. As crianças vão ter noções de matemática, pois terão de contar os macacos. Além disso, refletirão um pouco sobre ecologia. Compreenderão como o ser humano pode desequilibrar o meio ambiente e causar uma grande confusão, mexendo no espaço dos macacos. Se cada macaco tem o seu galho, imaginem o que acontece quando os galhos de uma árvore, de árvores inteiras, são cortados! A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, cujas histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Parece complicado, mas Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças.

Saiba Mais

Cadê A Água Do Mestre Aleijadinho?

Fernando A. Pires

Este livro é uma pequena homenagem ao artista Aleijadinho (1738-1814) e à sua obra. Com a incumbência de levar água ao mestre, João Filismino, um personagem fictício, faz um tour pelas escadarias que levam até Aleijadinho, dando carona ao leitor, que vai conhecendo, junto com o menino, um pouco sobre as esculturas dos profetas do arraial de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, consideradas as obras-primas desse artista. Como o menino não conhece o mestre e não sabe direito como chegar até ele, ao passar pelas esculturas fica imaginando mil coisas, como uma criança que não sabe que aquelas “pessoas paradas” são esculturas, e até fala com elas pedindo informações de como chegar ao ateliê. Por causa disso, ele vai explorando cada detalhe, como o filactério que o profeta Isaías segura na mão esquerda; a pena que o profeta Jeremias exibe e o leão que está aos pés do profeta Daniel.

Saiba Mais

Cadê O Docinho Que Estava Aqui?

Maria Angela Resende

Em uma releitura da parlenda Cadê o toucinho que estava aqui?, o texto dialoga com as perguntas e respostas que conduzem a brincadeira (por exemplo: Foi pro mato. Que mato? O mato sem cachorro? Mato Grosso? ou Água apagou! A água da chuva? Do rio? Do mar? A água de cheiro? A água da Fonte do Tororó?, e assim por diante). Esse diálogo é construído pela intertextualidade (referência a outros textos, personagens, cantigas, como o Gato de Botas, Julinho Gatinho, da Coleção Casa Amarela, a Fonte do Tororó, o Boi da Cara Preta, a Galinha Ruiva ou a dos Ovos de Ouro), ou por elementos de outras tradições (como os ovos de Páscoa), personagens folclóricas (o Saci), elementos do cotidiano (milho de pipoca, galinha choca), expressões idiomáticas (mato sem cachorro, ovo de Colombo). O enredo é simples, de estrutura circular: a história começa e termina com uma avó e seus netos procurando o gato fujão que comeu o docinho que estava aqui.

Saiba Mais

Canta Sabiá

Giselda Laporta Nicolelis

Clara, uma garota muito curiosa, descobriu um ninho de sabiás-laranjeira na árvore em frente à janela do seu quarto. Entre os filhotes, contudo, havia um passarinho diferente dos outros, com asas salpicadas de branco. Como seu avô era um especialista em pássaros, ela pediu que ele viesse para ver aquele sabiá. Foi então que ele disse que a neta fizera uma incrível descoberta.

Saiba Mais

Cantos De Encantamento

Elias José

Organizado em duas partes, Os encantamentos da terra e Os encantamentos das águas, os poemas deste livro nasceram do amor do autor pelo folclore brasileiro. Poemas ternos, líricos, bem-humorados, brincalhões colocam diante do leitor seres mitológicos e lendas do nosso folclore, numa visão emocionada e original.

Saiba Mais

Casa

Anna Claudia Ramos

Os quatro livros da coleção Todo Mundo Tem foram criados para falar de diferenças. A partir dos temas família, amigo, medo e casa, as autoras procuram mostrar que existem jeitos diferentes de ser, de fazer, de sentir, de viver... cada um desses temas. Além de falar sobre essas diferenças, criam um espaço, uma página interativa, para o leitor mostrar seu ponto de vista a respeito do tema. Este volume discorre sobre as mais variadas formas de moradia, desde as casas de alvenaria até a casa-barco.

Saiba Mais

Casas

Roseana Murray

Casa maluca, casa do céu, casa de avó, casa mal-assombrada, casa de vizinho, casa de índio, caverna, casa de amigo são algumas das casas descritas neste livro, em poemas que mostram, com delicadeza, humor e lirismo, um jeito todo especial de ver as casas deste e de outros mundos.

Saiba Mais

Chapeuzinho Vermelho E O Arco-Íris - Uma História Sem Lobo

Márcia Muraco Schobesberger

Uma releitura do conto infantil “Chapeuzinho Vermelho” em que a progressão do enredo é acompanhada pela progressão de cores, culminando com o arco-íris. Destaque para as ilustrações da própria autora, feitas com colagens de papel e tecido.

Saiba Mais