Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Alice No País Das Maravilhas

Lewis Carroll

Alice no País das Maravilhas foi escrito em 1862 para ser dado como presente de Natal a uma menina chamada Alice. O autor, Charles Dodgson (que adotou o pseudônimo Lewis Carroll, pelo qual se tornou famoso), era um professor de matemática fascinado pela lógica, e escreveu uma história repleta de brincadeiras com o sentido das palavras - e das coisas. Nesta edição, as originais soluções encontradas pela tradutora Ana Maria Machado e as ilustrações de Thales Molina dão um sabor bem brasileiro a este clássico da literatura, uma história que há mais de um século diverte leitores de todas as idades.

Saiba Mais

Alma De Fogo - Um Episódio Imaginado Na Vida De Álvares De Azevedo

Mario Teixeira

Os estudantes boêmios da Faculdade de Direito investigam assassinatos em série na vila de São Paulo, no século XIX. Álvares de Azevedo e sua turma precisam desvendar esse misterioso caso para tirar o amigo Aureliano Lessa da cadeia e impedir novos crimes. Nesta narrativa ágil, o leitor encontra informações sobre alguns dos mais representativos escritores românticos brasileiros, como o protagonista Álvares de Azevedo, além de Bernardo Guimarães e outros.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais

Amar, Verbo Intransitivo - Idílio

Mário De Andrade, Ivan Jaf

Elza é contratada pelo industrial paulista Felisberto para educar os filhos segundo os costumes europeus, com aulas de piano e de alemão. Mas o real interesse dele ao levar a governanta para casa é que Elza cuide da iniciação sexual de Carlos, o primogênito. Dividida entre as aulas de amor e o desejo de receber o provento prometido para voltar para a Alemanha e se casar, Elza conquista as crianças ao mesmo tempo em que causa estranheza em Laura, a mãe delas. Com seu comportamento austero, a governanta alemã revoluciona a rotina na casa dos Sousa Costa. Nesta adaptação, o clássico Amar, verbo intransitivo é recontado em quadrinhos, preservando o impacto original que a obra causou em 1927 quando foi publicada pela primeira vez. Além da temática polêmica, o livro quebrava com as regras da gramática vigentes.

Saiba Mais

Amizade Improvável - Uma Aventura Urbana

Índigo, Ivana Arruda Leite, Maria José Silveira

Tarsila é filha de um político corrupto, Fábio vem de uma família de intelectuais liberais, Josicleide mora em uma favela. Do encontro desses três jovens nasce uma amizade improvável.

Saiba Mais

Amor De Capitu

Fernando Sabino

O famoso caso da suspeita de traição de Capitu em Dom Casmurro, de Machado de Assis, é apresentado de um novo ponto de vista. As perturbações de Bentinho ganham outra dimensão.

Saiba Mais

Amor De Perdição

Camilo Castelo Branco

Pode o amor superar todas as barreiras? Sobre essa indagação é construída uma das mais pungentes novelas românticas da língua portuguesa: a história de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, cujas famílias, arqui-inimigas, fazem de tudo para impedir o tão sonhado matrimônio dos dois amantes. O sentimentalismo levando a atos extremos, a dura moral da sociedade lusitana do século XIX e o poder transformador da paixão são marcas desse texto, que continua a cativar gerações de leitores. Esta edição traz a apresentação de Lilian Jacoto e um apêndice ilustrado elaborado por Carlos Felipe Moisés.

Saiba Mais

Amor De Perdição

Renata Pallottini, Camilo Castelo Branco

As famílias de Teresa e Simão não aprovam o amor deles. Como a jovem se recusa a casar com o fidalgo Baltasar, seus pais a trancafiam em um convento. Enquanto Simão é enviado a Lisboa para ficar longe da moça. Como esse amor sobreviverá?

Saiba Mais

Amor De Perdição

Camilo Castelo Branco

O centro da intriga desta que é uma das obras de maior destaque do Romantismo em Portugal é o conflito entre os Albuquerque e os Botelho, a partir do momento em que Simão Botelho demonstra sua paixão avassaladora por Teresa Albuquerque. Baseado em um amor impossível e trágico, o romance de Camilo Castelo Branco retoma o antigo tema dos amantes separados pelo destino.

Saiba Mais

Antologia Poética

Cruz e Sousa

Conhecido como o introdutor do Simbolismo no Brasil, Cruz e Sousa criou imagens transcendentes e subjetivas sem tornar sua poesia alienada da realidade: almejou uma “Arte pura” e ideal também como forma de contestar a segregação socioeconômica e racial. Seus versos podem parecer complexos à primeira vista, mas sua atualidade sensibilizará o leitor desta antologia. Organizados em três linhas temáticas, os poemas de “Broquéis”, “Faróis” e “Últimos sonetos” foram reunidos de modo a facilitar a compreensão da grandeza do poeta.

Saiba Mais

Aprendiz De Inventor

João Anzanello Carrascoza

Um menino conhece um inventor e descobre a existência da Terra do Lá, para onde vão as coisas e as pessoas perdidas. Com isso, ele aprende sobre as perdas e os sentimentos.

Saiba Mais

Auto Da Barca Do Inferno

Gil Vicente

Autor central do Humanismo ibérico, considerado o primeiro dramaturgo português, Gil Vicente mescla os registros erudito e popular, forma religiosa e sátira social, em um contexto de transcrição da Idade Média para o Renascimento. Trata-se de sua obra mais famosa, um marco na história da literatura de língua portuguesa.

Saiba Mais

Auto Da Barca Do Inferno, Farsa De Inês Pereira E Auto Da Índia

Gil Vicente

Juízes corruptos, padres libertinos, negociantes desonestos, homens machistas, cônjuges adúlteros. Personagens tão comuns ao nosso tempo e que já faziam parte da obra de Gil Vicente, escrita no século XVI.

Saiba Mais

Aventuras De Xisto

Lúcia Machado De Almeida

Xisto e seu fiel escudeiro Bruzo são amigos desde a infância. Durante a adolescência, eles vivem grandes aventuras no reino onde moram. Situado num enorme continente perdido no meio do mar, as terras são governadas por Magnoto, que apesar de corajoso, tem muito medo de bruxaria. Uma bela manhã, os garotos flagram um extravagante cavalheiro com uma capa negra escondendo um embrulho no meio das árvores. Curiosos, eles encontram o embrulho e descobrem que se trata do Manual Secreto dos Bruxos. Aos folhear as páginas, Xisto lê sobre os quatro feiticeiros que ainda estão vivos e decide sair em viagem para encontra-los. A autora Lúcia Machado de Almeida reúne nesta aventura referências de lendas da cavalaria medieval e segue encantando leitores de diversas gerações com seus clássicos da série Vaga-Lume.

Saiba Mais

Bom-Crioulo

Adolfo Caminha

Escravo fugido, a única opção de Amaro era ingressar na Marinha, já que a liberdade do alto-mar deveria compensar o trabalho árduo. Mas lá ele continua a levar chibatadas. Como escape para esse ambiente hostil, Amaro deposita no jovem e dedicado Aleixo seu carinho e sua paixão. Entre desejos avassaladores e repressão, Aleixo e Amaro procuram momentos de refúgio na pensão de D. Carolina, uma prostituta decadente que os acolhe. Dominados por impulsos, esses personagens terão seus destinos cruzados e manipulados, na obra que é considerada uma das mais ousadas do século XIX.

Saiba Mais

Braçoabraço

Raimundo Matos De Leão

Aos onze anos, Tonico foi abandonado pela mãe. Sem ter onde e com quem morar, vai para as ruas. Lá conhece outros garotos, apaixona-se por Berê, mas não deixa de sentir falta da mãe. Na praça onde vive, a estátua de braços abertos parece oferecer colo. Um fotógrafo registra a cena, transformada em manchete de jornal no dia seguinte. A partir daí, a vida de Tonico começa a mudar...

Saiba Mais

Brás, Bexiga E Barra Funda

Antônio De Alcântara Machado

Coletânea de contos do escritor modernista Antônio de Alcântara Machado, a obra trata da vida dos primeiros imigrantes italianos estabelecidos nos famosos bairros de São Paulo presentes no título do livro. Desde o impacto da nova língua, que gera o chamado português "macarrônico", à paixão pelo futebol, temos aqui retratado o dia a dia desse povo que contribuiu para a formação do Brasil.

Saiba Mais

Bullying No Aquário

Ivan Jaf

Mateus é um menino retraído que gosta de ficar em seu quarto dedicando-se a um hobby: observar os peixes de seu aquário e fazer pesquisas sobre eles, como qualquer adolescente normal. Mas ele não se sente normal. Acha que sua cabeça é tão grande que todos reparam nela. E o pior é que seus colegas de escola, principalmente Alexandre, não o deixam esquecer isso. Apelidaram Mateus de Cabeção, fazem piadas humilhantes sobre ele, jogam bolinhas de papel sobre o menino e dão tapas em sua cabeça. Tudo o que ele queria era ser invisível para evitar os constantes ataques. E, para piorar a situação, Alexandre e Mateus moram no mesmo condomínio, no mesmo prédio, quase no mesmo espaço. Como peixes que dividem um aquário.

Saiba Mais