Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

A linguagem popular e a vida das camadas pobres e médias são as protagonistas deste romance, que faz uma bem-humorada crônica de costumes do Brasil de dom João VI. A ironia e o deboche com que Manuel Antônio de Almeida conta as trapalhadas de Leonardo, primeiro malandro da literatura nacional, situam a obra além das características do movimento literário do período em que foi escrita, o Romantismo.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Carlos Heitor Cony, Manuel Antônio De Almeida

O romance descreve a trajetória do anti-herói Leonardo, endiabrado filho de imigrantes portugueses que, após uma infância atribulada, escolhe a malandragem como ocupação. O jovem vive se envolvendo com mulheres e arrumando confusões, a ponto de ser preso algumas vezes. Com uma trajetória dessas, não deixa de ser irônico o fato de que Leonardo acabe se tornando um militar.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Meninos Sem Pátria

Luiz Puntel

Marcão e Ricardo vivem na pequena cidade de Canaviápolis com a mãe, que está grávida, e com o pai, que é jornalista. Durante uma partida decisiva de futebol de botão o pai dos meninos chega em casa apavorado, contando que arrombaram a redação do jornal onde trabalha. Alguns dias depois, a família começa a receber ameaças pelo telefone e na rua. O jornalista e a mulher ficam preocupados, até que um dia o pai de Marcos desaparece. Com a ajuda de freiras, eles descobrem que o pai está na Bolívia e começam então uma verdadeira jornada no exílio, passando pelo Chile e pela França. Marcão e seus irmãos vão viver as aventuras da infância e da juventude longe de casa, durante o período do regime militar no Brasil. Sob a perspectiva do garoto, os leitores das novas gerações aprenderão sobre a história recente do país neste clássico de Luiz Puntel da série Vaga-Lume.

Saiba Mais

Mistério No Castelo Toca Do Lobo

Friedrich Scheck

Por que as valiosas peças de um castelo estão sumindo? Para descobrir, Zás-Trás, Lisa e Watson vão se aventurar em salas, torres e passagens secretas.

Saiba Mais

Moby Dick

Geraldine Mccaughrean, Herman Melville

Um dos confrontos mais impressionantes da literatura: o capitão Ahab cruza os sete mares para se vingar de Moby Dick, a gigantesca baleia que o fez perder a perna.

Saiba Mais

Moby Dick

Werner Zotz, Herman Melville

Moby Dick é uma enorme baleia-branca que desafia seus perseguidores. Um deles, o Capitão Ahab, tem a perna arrancada por ela e jura vingança, dedicando a vida à sua caça. A bordo do barco Pequod, o obsessivo capitão percorre três quartos do globo, até finalmente encontrar Moby Dick.

Saiba Mais

Na Pista Do Sequestrador

Friedrich Scheck

Zeca e Pedrinho ajudam a solucionar o sequestro da cachorra da condessa de Monte-Claro.

Saiba Mais

Nadando Contra A Morte

Lourenço Cazarré

Vinda do interior para trabalhar como doméstica com uma família de classe média, Maria do Amparo, 14 anos, é estuprada pelo patrão e engravida. A menina consegue esconder da patroa a gravidez, mas não a criança. E recebe um ultimato: que se livre dela. Desesperada, depois de andar a esmo pelas ruas, Maria do Amparo se atira no rio com a filhinha. A história de Maria do Amparo e seu salvamento por dois esportistas (um nadador e um remador) é narrada por meio de depoimentos da menina, do nadador, do remador, do capitão do Corpo de Bombeiros, que tira todos do rio, e de outras personagens que presenciaram o fato. Numa agilidade de reportagem, a história tem a dose exata de emoção. Adaptado para o cinema no longa “Amparo”, dirigido por Ricardo Pinto e Silva. 3° lugar no Prêmio Jabuti em 1999, na categoria “Infantil ou Juvenil”.

Saiba Mais

No Caminho Dos Sonhos

Moacyr Scliar

Refugiado em uma praia, Marcelo recebe cartas que revelam sua história familiar. Falam de seu avô, um químico judeu que fugiu da Alemanha nazista, e de seu pai, que nos anos pré-1964 lutou ao lado dos comunistas em São Paulo.

Saiba Mais

No Olho Da Rua - Historinhas Quase Tristes

Georgina Martins

Cercados por miséria e violência, os meninos de rua ainda têm de engolir a rejeição da sociedade. Ainda bem que existem pessoas como Maria, que sabe olhar com carinho para essas crianças.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo

No Rio de Janeiro do final do Império, o cotidiano miserável de uma habitação coletiva. Em seus cubículos amontoam-se os desfavorecidos e marginalizados da sociedade, com suas agruras e percalços na luta pela sobrevivência.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo

Maior nome do Naturalismo na literatura brasileira, Aluísio Azevedo conseguiu atingir uma das mais cruas representações da realidade. Nesta obra, a própria massa humana de miseráveis torna-se protagonista da narrativa, vivendo no limiar entre o mundo da cultura e as mais brutas forças da natureza.

Saiba Mais

O Cortiço

Aluísio Azevedo, Ivan Jaf

Um cortiço carioca no fim do século XIX condiciona a vida de seus moradores. Esta adaptação para HQ preservou a acidez, o humor e a riqueza de personagens da obra original.

Saiba Mais

O Crime Do Padre Amaro

Eça De Queirós

O que é mais importante: a fidelidade aos princípios religiosos ou a satisfação dos desejos sexuais? Nesse dilema, Eça de Queirós constrói uma severa crítica à hipocrisia e à corrupção do clero no século XIX. A trajetória de Amaro, pautada pelo egoísmo e pela frivolidade, bem como a devassidão e a falta de escrúpulos dos sacerdotes, marcam este que é considerado o primeiro romance naturalista português. Com sarcasmo e ironia, o livro aborda temas que, nos dias atuais, continuam chocantes, interessantes e pertinentes.

Saiba Mais

O Escandaloso Teatro Das Virtudes

Marco Túlio Costa

Obra finalista do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Juvenil. O Trombonista de Ratolin põe mesmo a boca no trombone para denunciar, por meio de seu teatro de fantoches, os desmandos, a corrupção, as mentiras e trapaças de Aquissepaga, um microcosmo alegórico da sociedade. A narrativa, em prosa, mescla esquetes teatrais, com diálogos ágeis e carregados de ironia e humor, com as histórias que as inspiraram. Tudo escrito com muita perspicácia e maestria.

Saiba Mais

O Fantasma Do Pelourinho

Eliana Martins

Douglas fica intrigado com uma notícia sobre um fantasma que assombra a Casa das Sete Mortes, no Pelourinho. Ele decide pesquisar o assunto e vai atrás de uma fonte da matéria, o Menininho de Zizete. E mais: convence os amigos Paraguaçu e Caramuru a investigar o caso com ele. Os amigos, então, descobrem que há um plano terrível para incendiar o lugar.

Saiba Mais

O Homem Que Sabia Javanês

Lima Barreto, Lourenço Cazarré, Antonio Barreto, Elias José, João Antônio

Contos clássicos são a base para as reescrituras. Um encontro entre grandes nomes da literatura - os autores do texto de origem e os que escrevem as paródias: Lima Barreto - "O homem que sabia javanês"; Antonio Barreto - "Fulanga"; Elias José - "A volta por cima"; João Antônio - "Publicitário do ano" e Lourenço Cazarré - "Inventário".

Saiba Mais