Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Mateus E Seu Gato Vermelho

Silvina Rocha

Mateus ganhou de presente um caderno com páginas branquíssimas, sem linhas: um verdadeiro convite para desenhar. O menino não perdeu tempo e, com seu lápis vermelho, começou a traçar um gato alegre. Com o passar do tempo, no entanto, o bichano foi perdendo seu sorriso. Mateus, preocupado, decide desenhar tudo o que um gato pode precisar para ser feliz, até mesmo um ratinho para lhe fazer companhia, mas nada parecia funcionar por muito tempo. O que mais o menino pode fazer para que seu gato vermelho volte a sorrir?

Saiba Mais

Medo

Anna Claudia Ramos

Os quatro livros da coleção "Todo mundo tem" foram criados para tratar de diferenças. A partir dos temas família, amigo, medo e casa, a autora procura mostrar que existem jeitos diferentes de ser, de fazer, de sentir, de viver... cada um desses temas. Além de falar sobre essas diferenças, cria um espaço (uma página interativa) para o leitor mostrar seu ponto de vista a respeito do tema. Este livro aborda os tipos diferentes de medo: do bicho-papão, do escuro, de elevador, de enfrentar coisas novas, de avião, de tantas outras coisas.

Saiba Mais

Medo E Vitória Nos Mares

Janaína Amado, Luiz Carlos Figueiredo

Os temores e o desejo de aventura e riqueza que impulsionaram as viagens pelos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico são o tema central deste volume. Os monstros imaginários, as tempestades, os tipos de embarcação, as dificuldades enfrentadas pelos navegadores e as principais etapas da conquista portuguesa são tratados em um texto interessante e de fácil leitura, que se apoia, como toda a coleção, em farta iconografia, grande parte dela de época. As grandes navegações se tornam, assim, um tema instigante. Seus alunos certamente vão se divertir com as crenças dos marinheiros do século XV, que imaginavam que no Atlântico viviam monstros capazes de devorar uma embarcação e que em terras desconhecidas havia pessoas sem cabeça. O que não é muito diferente do que fazemos hoje, quando imaginamos estranhos seres extraterrestres; afinal, fantasiar é uma atitude típica do ser humano.

Saiba Mais

Meia Palavra Não Basta

Maurício Veneza

Xi! A curiosidade dos bichos causa uma grande confusão na floresta! O tamanduá pergunta ao guaxinim aonde ele vai correndo daquele jeito e, da resposta, só ouve o final "eiro". Logo pensa em dinheiro e sai correndo também. Já o cachorro do mato entende "bombeiro" e imagina um incêndio na mata. O sapo supõe que se trata do nome de um jogo, e a ema, que alguém tropeçou e está ferido. Quando chegam à casa do guaxinim, todos ficam desapontados: não há dinheiro, nem incêndio, nem jogo, nem ninguém machucado. E agora?

Saiba Mais

Meio Ambiente E Sociedade

Marcelo Leite

Mônica vai passar as férias na casa do avô e estranha ao vê-lo brigar com seus amigos de anos. O motivo: ele quer lotear uma área de risco, devastando um terreno em plena Mata Atlântica. Será que eles chegarão a um consenso?

Saiba Mais

Melhores Dias Virão

Giselda Laporta Nicolelis

Enquanto a mãe e os irmãos trabalham, Lenílson sai a perambular pelas redondezas da periferia. Conhece Zelão e sua gangue e, dessa forma, entra para o mundo da marginalidade. Depois de fugir da Febem, organiza sua própria gangue. Tentando escapar de um grupo de extermínio, resolve morar em uma cidade do interior, onde encontra oportunidade de refazer sua vida. Narrando sua própria história, o protagonista dá um exemplo de como superar a pobreza e os erros cometidos.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Menino De Asas

Homero Homem

Filho de um casal de camponeses, o Menino de Asas tem um desejo na vida: quer ser igual aos outros garotos de sua idade. Quer se mover só com as pernas e não ser visto como uma aberração. Após ingressar na escola e causar problemas para o professor, o Menino de Asas é obrigado a abandonar o lugar sob a ameaça dos pais de seus colegas, que os proíbem de voltar à escola enquanto ele estiver por lá. Após terminar os estudos em casa, a família decide que o Menino de Asas deve partir para o Rio de Janeiro, cidade onde ele não será visto como alguém diferente. Homero Homem, um dos autores clássicos da série Vaga-Lume, apresenta uma história comovente e poética, tratando de temas delicados como o preconceito e a rejeição.

Saiba Mais

Mensagem

Fernando Pessoa

Épico. Irônico. Lírico. Boa parte da complexidade desta obra poética, essencialmente nacionalista, está nas muitas facetas – contraditórias apenas na aparência. Em seu único livro publicado em vida, Fernando Pessoa enaltece, mais do que a história e os feitos de sua pátria, a “alma portuguesa” e seus enigmas em poemas que mais tarde se tornariam ícones do Modernismo português.

Saiba Mais

Mensagem Para Você

Ana Maria Machado

Mensagens estranhas invadem os computadores de Soninha, Zé Miguel, Fabiana, Robinho, Mateus e Guilherme. Elas parecem atravessar épocas e distâncias. Quem escreve assina ora como Marco Polo, ora como a rainha Nefertite. O que há por trás desse enigma?

Saiba Mais

Metade É Verdade, O Resto É Invenção

Pedro Antônio De Oliveira

Na rua Petúnia, número 22, em uma casa verde, mora o menino que anota o seu dia a dia nas páginas deste livro. Tudo o que acontece na vizinhança e em sua vida de criança merece um olhar atento e sensível. Ele conta como aprendeu a andar de bicicleta, como voou de balão, como criou uma tartaruga, como o galo do colega virou ensopado. Também conta do passeio de maria-fumaça, da bicicleta com motor que um amigo esperto inventou, dos misteriosos vizinhos que foram embora sem se despedir, sem conhecer ninguém, e lembra com saudade de sua professora mais querida. São crônicas da meninice, que fazem o leitor lembrar do que viveu na infância.

Saiba Mais

Meu Livro De Folclore

Ricardo Azevedo

Esta premiada coletânea reúne contos, ditados, adivinhas, trava-línguas, personagens e outras manifestações do nosso folclore. Uma obra que chama a atenção para a literatura oral brasileira, acompanhando a criança na descoberta desse rico universo cultural.

Saiba Mais

Meu lugar no mundo

Sulami Katy

O que é ser índio nos dias de hoje? Como os índios enxergam os não índios? A índia Sulami recebeu uma missão: ir a São Paulo divulgar sua cultura. Na viagem, fez descobertas tão especiais que acabou escrevendo um livro.

Saiba Mais

Meu Nome É Parvana - Outras Histórias De Uma Garota Afegã

Deborah Ellis

No terceiro título da trilogia da menina Parvana, a valente garota afegã recomeça a vida junto com a mãe e os irmãos. Após a queda do Talibã, depois de ter perdido o pai e ter ido parar em um campo de refugiados, a família da menina decide construir uma escola só para moças. Mas eles acabam enfrentando o preconceito dos aldeões que não aceitam que mulheres estudem. Parvana continua a superar desafios para tentar sobreviver e para manter a família unida, ao mesmo tempo em que busca na leitura de romances e livros de poesia uma fuga para a vida tão sofrida. Escrito pela premiada autora canadense Deborah Ellis, a partir de relatos ouvidos no Afeganistão, Meu nome é Parvana encerra a trilogia sobre a comovente história de uma menina afegã.

Saiba Mais

Meu Pai Ag'Wã - Lembranças Da Casa De Conselho

Yaguarê Yamã

O escritor, já adulto, volta à aldeia onde cresceu para reviver seus tempos de criança. Lembra do contato com a natureza, das brincadeiras e, sobretudo, da vivência com o seu pai. Enquanto fala do velho Ag'wã, ele vai mostrando ao leitor um pouco da cultura indígena, seus costumes, suas crenças e língua, em uma delicada e comovente narrativa sobre a relação afetuosa de pai e filho.

Saiba Mais

Miguel E O Sexto Ano

Lino De Albergaria

Eis que chega o sexto ano! Acabaram-se os tempos das "tias", que sempre faziam um afago nos alunos, mesmo nas broncas. Chega o momento de encarar uma tropa de professores, cada um com sua matéria. É hora de encontrar uma turma totalmente nova, novos amigos, novas experiências... A primeira semana de aulas parece interminável. Sozinho na sala, sozinho no mundo... É o que sente Miguel, um garoto simpático e corajoso, que vai nos conduzir neste caminho de tropeços, acertos e descobertas.

Saiba Mais

Minha Ilha Maravilha

Marina Colasanti

São 35 poemas, a maioria com versos curtos e poucas estrofes. Poucas palavras, muito significado. Usando com astúcia os recursos poéticos (sonoridade, cadência, rima, figuras de linguagem, entre outros), a poeta reuniu nesta 'ilha' pequenas cenas do cotidiano, observações, visões e sensações. Tudo banhado de ludicidade e com um toque de fantasia.

Saiba Mais

Minha Vida É Um Blog Aberto

Elika Takimoto

Elika Takimoto é carioca, professora de física, casada, mãe de três filhos e ainda encontra tempo para ser escritora e blogueira. Ela costuma escrever crônicas sobre os mais variados assuntos, geralmente relacionadas à suas experiências vividas em casa, no trabalho e nas ruas. Neste volume, encontramos textos recheados de humor, afetos e, principalmente, sensibilidade e reflexão. Uma conversa na manicure, o reencontro com um amigo de infância ou o trabalho para convencer o marido a ir a uma festa: tudo isso se transforma em um prato cheio para a cronista.

Saiba Mais