Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Incrível eu

Jean Galvão

Sabrina tem mãos especiais, que sabem a língua dos sinais. Ela é a incrível eu. O nariz de Marcelo é o tal, respira e segura óculos de grau. Ele é o incrível eu. Da cabeça aos pés, todos os personagens deste livro são incrível eu, todos têm um superpoder.

Saiba Mais

Ingênuo? Nem Tanto...

Bariani Ortêncio

A ingenuidade do homem do campo, que pode colocá-lo em situações engraçadas, e também a sua matreirice, que funciona como arma eficiente mesmo diante dos mais poderosos, estão presentes nestas dezenas de narrativas. Curtas, como preferem os jovens, mas profundas, pois, por trás das situações sempre bem-humoradas que retratam, delineia-se uma lição filosófica nada desprezível. Quando o homem do campo tem também vivência de cidade, chega a dar nó em goteira e ainda esconder as pontas!

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Irmãos De Guerra

Daniel Lafrance, Sharon E. Mckay

O medo paira sobre os habitantes do norte de Uganda. A ameaça violenta vem de um grupo religioso militar formado em grande parte por crianças raptadas. Jacob acha que está seguro no internato, protegido por seguranças, mas essa crença logo se desfaz. Arrastados para a selva, os meninos conhecem uma vida infernal. Tortura e assassinatos fazem parte do dia a dia. Jacob encontra nos laços de amizade a esperança de escapar desse pesadelo.

Saiba Mais

Jacaré Com Janelinha, Quem Já Viu Que Me Apresente! E Outros Poemas

Maria Augusta De Medeiros

Este é o livro dos versos que celebram a água e toda a vida que depende dela. Assumindo a essência desse elemento, os poemas se derramam generosos como a chuva acariciando os ouvidos e a mente de quem gosta de poesia. Além do sr. Jacaré, temos a honra de apresentar um verdadeiro imperador que não tira seu traje de gala nem para dormir. E também a senhorita Foca (não repare em suas maneiras; ela é mesmo muito irrequieta), e o Caranguejo-Eremita (por acaso você tem uma casa para trocar?) e uma galanteza de Cavalo-Marinho. E ainda temos a dona Ostra – não seja tão fechada, diga olá! Essa turma é meio úmida, mas ainda não seque as mãos porque aí vem mais água: a sra. Marola, a sra. Chuva e a sra. Sereia.

Saiba Mais

Januário, O Feirante Solitário

Lilian Sypriano

Tudo começou quando Liloca aprontou-se com esmero para ir à feira e chamou a Vovó. Lá chegando, foram ouvindo os pregões. Cada feirante procurava conquistar a freguesia. Quando se dirigiam à banca de verduras, a surpresa tomou conta da Vovó: o verdureiro era Januário, seu ex-namorado. Ela prontamente o convidou para almoçar na Casa Amarela, no domingo. A euforia da Vovó era visível. Sabendo o motivo, o Vovô foi tomado por ciúme. No domingo, Januário chegou todo galante, elogiando a Vovó e desencadeando uma fileira de agressões por parte do Vovô. Até que a campainha tocou e surgiu uma pessoa que mudaria os rumos daquele encontro...

Saiba Mais

Jeca, O Tatu

Ana Maria Machado

Jeca morava debaixo da terra e nunca tinha novidades para contar. Até que foi parar na cidade e conheceu um mundo de coisas diferentes. Agora, lá na mata, todo mundo quer ouvir as histórias do tatu Jeca!

Saiba Mais

João E O Pé De Feijão

Irmãos Grimm

Por estar passando necessidade, a mãe de João pede que ele venda o único bem que lhes resta: uma vaca. Mas em vez de moedas de ouro, João leva para casa sementes de feijão. O que ele não sabe é que esses feijões vão acabar mudando completamente a vida deles...

Saiba Mais

João Feijão

Sylvia Orthof

A terra está muito seca... Só a chuva pode ajudar João, o pé de feijão, a brotar e crescer.

Saiba Mais

Joaquim, O Rei Pinguim

Armelle Boy

De um estranho ovo nasceu Joaquim, um pinguim-real. Todos os animais se afeiçoam ao divertido bichinho. Ele, então, achando que sua realeza deveria ser levada a sério, passa a fazer mil exigências aos amigos, agora vistos apenas como súditos.

Saiba Mais

José de Alencar e O guarani

Ivan Jaf

Para compreender o que representam as escolas literárias, é imprescindível conhecer o momento histórico e o ambiente em que elas surgiram. Livros são fruto do que pensavam e viviam os escritores em seu tempo. Uma boa forma de entender esse processo são as biografias. Elas tratam ao mesmo tempo do autor, do meio em que viveu e de suas obras. O que levou o autor a escrever como escreveu? Em que condições e como surgiu a ideia de escrever o livro? O que se pensava sobre literatura na época? O que liam os intelectuais, as famílias, os estudantes, o povo? O que era considerado ultrapassado? Que novidades chegavam da Europa? O que o movimento literário discutia? As intrigas? A política? Os sucessos? Quais eram os pontos de encontro? Os cafés? As livrarias? Os jornais? Como se pagavam os direitos autorais? Quais eram as editoras? Quanto custava um livro? As tiragens? O objetivo da coleção Obra-prima é aprofundar a compreensão das escolas literárias por meio da biografia romanceada dos escritores mais importantes de cada uma delas e de seu livro mais representativo, considerado por todos sua “obra-prima”. Com discurso indireto, monólogos interiores, diálogos, essas biografias permitem entrar nos pensamentos do escritor do clássico e construir a gênese de sua obra-prima, tomando a liberdade de imaginar como, afinal, ele começou a escrever as primeiras linhas de seu clássico mais famoso.

Saiba Mais

Labirinto

Ivan Jaf

O labirinto é um “convite à imaginação”. É a história de Henrique, um adolescente que coleciona barbantes de forma compulsiva, amarrando e enrolando-os em uma gigantesca e fétida bola. Preocupados com essa tão estranha coleção, os pais o levam a um psicólogo, que tenta desvendar o que está por trás da mania do garoto. Num passeio com os pais, acontece um acidente. Em busca do seu tesouro, Henrique viverá loucas e vibrantes aventuras através da sua imaginação.

Saiba Mais

Leonardinho - Memórias Do Primeiro Malandro Brasileiro

Vicente Castro

Leonardo está de volta. Agora em HQ, como mais um número da coleção HQ Saraiva. Apesar da farda de sargento de milícias, suas confusões ainda agitam o Rio de Janeiro patrulhado pelo Major Vidigal. Esta sequência imaginária da obra Memórias de um sargento de milícias se apresenta fiel ao espírito bem-humorado das aventuras criadas por Manuel Antônio de Almeida. O que teria acontecido com os personagens do famoso romance brasileiro, anos após o casamento dos protagonistas Leonardo e Luisinha? Ainda no tempo do rei, a vida dos moradores do Rio de Janeiro teria sido colocada de pernas para o ar pelas malandragens de Leonardinho, o filho de Leonardo Pataca? A resposta desta e de outras perguntas está aqui, no texto ficcional de Vicente Castro e nas linhas firmes e harmônicas de Walter Pax. Perseguições, amores, intrigas e risadas se dirigem a uma fatídica noite de quinta-feira, quando quase tudo pode acontecer. O universo carioca do autor funde-se à atmosfera de detalhes claro-escuros do quadrinista para criar uma história vibrante e surpreendente.

Saiba Mais

Lia E O Sétimo Ano

Lino De Albergaria

As aulas vão começar e Lia tem um desafio pela frente: o sétimo ano. Meninos e meninas não se estranham mais como cães e gatos e essa será uma grande mudança. Mudam também os professores (e agora?). Bem, a vida não pode ser sempre a mesma...Será uma época de muitas novidades e Lia está ansiosa para conhecê-las. Em casa ou na escola, ela vai, de maneira divertida, viver e aprender muita coisa.

Saiba Mais

Lições Da Natureza

Ruth De Gouvea Duarte

A obra procura mostrar as consequências da ação humana no equilíbrio ecológico do planeta, assim como a importância de se observarem os princípios básicos da natureza para a preservação da vida na Terra. Para isso, parte da descrição de fatos reais, ocorridos em diferentes regiões do mundo e exemplares por sua abrangência. A riqueza das fotos e ilustrações e o tom bem-humorado empregado pela autora tornam a leitura e o aprendizado uma experiência agradável e estimulante.

Saiba Mais

Lili Pimenta, A Dona Da Bola

Edson Gabriel Garcia

Que meninos e meninas são diferentes, isso todo mundo sabe. Mas que podem ter atividades e gostos semelhantes, parece que não é tão óbvio assim. É o que descobre Lili Pimenta e sua turma. Afinal, meninos e meninas podem fazer as mesmas coisas?

Saiba Mais

Limeriques Das Coisas Boas

Tatiana Belinky

Limerique é um tipo de estrutura poética de origem inglesa em que a estrofe se organiza em versos de 8-8-5-5-8 sílabas. Essa organização tem como resultado um ritmo leve, ágil, saltitante. Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky desta vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos... enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.

Saiba Mais

Lira Dos Vinte Anos E Poesias Diversas

Álvares De Azevedo

"Ah, ter vinte anos..." O início deste verso traduz a nostalgia de muitos. Se fizessem uma "lira" desse tempo, o que cantariam? Álvares de Azevedo cantou a beleza das donzelas, o amor, a angústia de morrer jovem, o sonho de ser um grande poeta. E, ao mesmo tempo, ironizou tudo isso, debochou de seu próprio romantismo, com a irreverência do jovem que ri de seus problemas e observa o mundo de seu quarto, cheio de pensamentos. Esta obra reúne os mais expressivos poemas de Álvares de Azevedo, acrescidos de comentários e notas explicativas. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais