Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Nossa Rua Tem Um Problema

Ricardo Azevedo

A menina conta quanto Chico gostaria de brincar com os garotos da rua. O menino não entende por que Chico não sai para brincar. Um livro para ser lido primeiro de um lado e depois do outro. Ao abrir a primeira capa, tem-se o diário da menina, na outra capa, começa o diário do menino. Eles mostram como meninos e meninas podem ver o mundo de maneiras diferentes.

Saiba Mais

Nosso Corpo, Nossa Sociedade

Rogerio G. Nigro, Maria Cristina C. Campos

Como são os corpos mostrados nas revistas das bancas? Apesar da variedade de títulos, as imagens de corpos que aparecem são muito parecidas! Quase sempre são homens e mulheres de corpos “sarados”: aqueles que têm músculos bem definidos e pouca gordura. Por que os corpos mostrados nas revistas são tão diferentes dos que vemos nas ruas, ao nosso lado, no nosso dia a dia? Neste livro, você vai explorar respostas para essa pergunta e conhecer muitos outros aspectos de nosso corpo.

Saiba Mais

Nutrição E Saúde

Edson Abreu De Castro Grandisoli, Laura Fantazzini Grandisoli, Paulo Roberto Da Cunha

A importância de uma boa alimentação não é novidade. Hipócrates (460-377 a.C.), considerado o “pai da medicina”, disse: “Deixe o alimento ser sua medicina e a medicina ser seu alimento”. Hoje, conhecemos bem a relação existente entre o consumo exagerado de determinados tipos de alimento e o desenvolvimento de enfermidades como infarto, derrame e alguns tipos de câncer. Para estimular a reeducação alimentar, os autores buscam mostrar o significado da alimentação saudável na prática. A obra traz os diversos grupos de alimentos, como frutas, cereais, leite e derivados, gorduras, açúcares etc. e suas funções. As embalagens, a importância da tabela de informações nutricionais e as diferenças entre diet e light também são abordadas. Estão igualmente presentes na obra as questões ligadas ao peso e à obesidade, com o alerta sobre o respeito à própria constituição corporal de cada indivíduo. Os transtornos alimentares (bulimia e anorexia), temas polêmicos e, infelizmente, cada vez mais presentes na sociedade atual, são tratados de maneira clara e sem tabus.

Saiba Mais

O Barril

Mirna Pinsky

André adora brincar dentro de um barril, onde sempre imagina uma história diferente. Um dia, a irmãzinha Júlia também vai brincar com ele, mas os dois irmãos acabam entrando em conflito por causa do barril. A história faz uma sutil abordagem do ciúme que um bebê provoca no irmão mais velho.

Saiba Mais

O Beijo Do Papagaio

Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa

Papagaio-uma-cor não era como os outros papagaios. Falava pouco – devido à voz aguda tão criticada pelo seu bando –, não participava de algazarras com os demais. Além disso, sentia-se diferente por não exibir o colorido exuberante visto nas penas das outras aves de sua espécie. No entanto, guardava o desejo de conhecer outros mundos. Queria partir e se apaixonar… E esse desejo se realiza quando ele encontra Dandara, uma sapinha que o ajudará a descobrir o que é o amor.

Saiba Mais

O Blog Da Família

Giselda Laporta Nicolelis

Nesta obra, Giselda Laporta Nicolelis oferece ao público o cotidiano da família de Pirata: pai, mãe, 'bodrasto', 'boadrasta', irmãos, meios-irmãos, avós, tios, as santas funcionárias da 'caverna', animais de estimação... Pirata, adolescente em fase pré-vestibular e narrador da história, começa seu blog apresentando a turma, com os devidos apelidos: Pai de Todos, Mãe de Todos, Urso, Gata Tinhosa, Gata Manhosa, os gêmeos Digo-Digo e a BEBÊ. Essa grande família é fruto da união de Pai de Todos e Mãe de Todos, ambos no segundo casamento, e de seus filhos da relação anterior, que foram morar juntos na “caverna”, uma casa projetada por Pai de Todos para abrigar esse pessoal. Leitor voraz, maduro, de convicção, Pirata não registra apenas o cotidiano familiar, mas também suas opiniões a respeito de vários assuntos - escolha profissional, temas da atualidade, preconceito, primeiro amor -, abrindo espaço para os que acessam seu blog 'conversarem' com ele, numa troca bastante interessante de ideias, que oferece, enfim, um painel multifacetado do jovem do século XXI.

Saiba Mais

O Bom Ladrão

Fernando Sabino

Pequenos incidentes consecutivos levam Dimas a desconfiar do caráter da esposa, Isabel, e a dúvida passa a dominar sua vida. Esta pequena novela explora ao máximo os lados bom e mau de cada personagem.

Saiba Mais

O Botão Grená

Luana Von Linsingen, Rosana Rios

Um botão grená perdido na areia chamou a atenção de Maya. Há quanto tempo estaria ali? Dava a impressão de ter sido arrancado com força de uma camisa ou vestido. Maya guardou o botão na sacola de praia, prometendo a si mesma descobrir algo mais sobre aquilo. Naquelas férias em Santa Catarina, Maya não poderia saber que um botão a levaria a uma aventura improvável, inimaginável... e perigosa!

Saiba Mais

O Brasil É Feito Por Nós?

Ricardo Soares

O livro conta a história de um garoto de 11 anos que vê o pai perder o emprego, no início da década de 1970. Ao mesmo tempo que passa por dificuldades financeiras em casa, na escola é estimulado a ser patriota, ouvindo slogans como "O Brasil é feito por nós", "Brasil, ame-o ou deixe-o" e "O Brasil merece o nosso amor". Ele confronta as duas experiências e começa a perceber que a propaganda de um país em crescimento, com espaço para todos, não corresponde ao que acontece na vida de sua família.

Saiba Mais

O Caçador De Palavras

Lalau E Laurabeatriz

No café da manhã, um menino percebe algo diferente no meio do pão: a palavra mortadela no lugar do alimento. Ele fica em dúvida entre comê-la e levá-la para a escola, mas a palavra transforma-se na palavra mosca e sai voando. O menino tenta pegá-la, mas ela vira a palavra vento. E assim vai se transformando em várias outras palavras, até encerrar a história com uma bem curtinha...

Saiba Mais

O Cachorrinho Samba Na Fazenda

Maria José Dupré

Samba vai passar as férias na fazenda. Ele se encanta com as novidades do lugar e conhece dois amigos muito bagunceiros.

Saiba Mais

O Caderno De Perguntas De Rebeca

Telma Guimarães Castro Andrade

Esta é a história de Rebeca, uma esperta garota de 9 anos que está inconformada com sua nova professora da terceira série, que tem fama de chata e brava. Enquanto Rebeca faz de tudo para não gostar da "senhora de cabelos vermelhos", o leitor se diverte com seu dia a dia: a família, os amigos, os divertimentos, as chateações, o caderno de perguntas... Mas também percebe que as pessoas são diferentes e que devemos aprender a conviver e a respeitar essas diferenças.

Saiba Mais

O Cão E O Gato

Constança Lucas, Verenice Ribeiro

Nesta obra, as autoras mostram as principais características dos mamíferos, do filhote ao esqueleto, de forma simples, direta e curiosa. O entrosamento entre a ilustração e o texto permite que a criança conheça a linguagem da ciência através de observações e comparações. A leitura deste livro é um exercício de raciocínio lógico e de aquisição de conhecimentos através da ciência, da arte e do humor.

Saiba Mais

O Cãozinho Sem Nome

Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa

O cãozinho desta história é diferente dos outros cachorros da vizinhança. Ele não tem dono, nem casa, nem nome. Seus sonhos são ganhar um lar e alguns amigos com quem brincar. Mas tudo o que ele consegue é ser ofendido e maltratado pelos humanos. Sua única sorte é encontrar Generosa, uma grande amiga que o ajuda a realizar seus sonhos.

Saiba Mais

O Casamento Da Bruxa Onilda

Enric Larreula, Roser Capdevila

Bruxa Onilda amarra um lenço azul em seu chapéu. A partir daí, aparecem muitos pretendentes, com declarações de amor e propostas de casamento. Mas ela não se interessa por nenhum deles até surgir Pedrusco Pardusco, um simpático feiticeiro.

Saiba Mais

O Cidadão Invisível

Gilberto Dimenstein, Ivan Jaf, Eduardo Ferigato

Naco é um garoto de rua que descobre ter se tornado invisível. Patrícia é uma menina que, apesar de ter tudo, não consegue aceitar a desigualdade social. Um dia, seus caminhos se encontram. Permeada pelos temas do livro O cidadão de papel, esta narrativa em quadrinhos propõe novas discussões.

Saiba Mais

O Código Polinômio

Luzia Faraco Ramos

O relógio antigo do pai de Leo desaparece, e o ladrão deixa como pista desafios matemáticos. Leo pede a ajuda da professora Paula para desvendar os códigos, o que acaba por despertar o ciúme da namorada Kika. Será que a Matemática vai conseguir solucionar esse problema também?

Saiba Mais

O Colecionador De Manhãs

Walther Moreira-Santos

Vencedor do Prêmio Luis Jardim de Literatura e destaque em mais três premiações no Brasil e em Portugal, este livro é destinado a leitores dos 8 aos 80 anos e fala do afeto, esse sentimento delicado como pássaro com asa quebrada. São duas histórias sobre a relação avô e neto, pai e filho, com a poesia e a criatividade que já consagraram o autor como um dos grandes nomes da prosa moderna. Em "Você já viu um pastor de nuvens?", o menino Daniel conta que seu avô é um deles: com muita idade e já sem amigos vivos, ele usa seu tempo para ir à praça para olhar o céu e observar as mudanças de cores e das formas das nuvens. "O colecionador de manhãs" mostra como um menino, ao procurar um guarda-chuva para ir comprar jornal numa manhã chuvosa, encontra uma caixa de madeira esquecida numa cômoda. Ao abri-la, depara com cartões-postais e fotografias dos mais variados lugares do mundo, retratando o amanhecer – todos assinados, datados e comentados pelo pai, que partiu para uma viagem, da qual nunca mais voltou, antes de ver o filho nascer. Emocionado, o menino guarda novamente a caixa para que, no futuro, seu filho ou seu neto também possam encontrá-la.

Saiba Mais