Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Tot

Marcelo Xavier

A criatividade é uma força que dorme dentro da gente. Ela pode ser acordada com um instrumento musical, com palavras, com pinceladas de cor e de mil outras maneiras. A história narrada neste livro mostra a descoberta dessa força por Aristóteles, o Tot, um menino de 10 anos que anda triste e desencantado até chegar a uma casa caindo aos pedaços, que vai revelar a ele um mundo todo particular. Selecionado para o Acervo Básico FNLIJ, na categoria "Criança" e Catálogo de Bolonha, em 2016 (nova edição).

Saiba Mais

Trem Da Vida

Helena Guimarães Campos

Narrativa em versos que acompanha a trajetória de um povoado posteriormente transformado em cidade, no qual se construiu uma estrada de ferro, revelando as consequências positivas e negativas do progresso trazido pela via férrea. Tudo muda em Vida, que se transforma em uma cidade cosmopolita, produtiva e conectada com o mundo. Porém, com o passar do tempo, a ferrovia que trouxe dinamismo, incrementando as atividades econômicas, políticas, sociais e culturais, contribui para a degradação ambiental e social, e toda a riqueza material e imaterial se perde. Sem cargas e passageiros, o trem desaparece e Vida... morre. Será que esta história é mesmo fictícia?

Saiba Mais

Trocadilho

Jacqueline Salgado

Poemas leves, bem-humorados, que revelam uma espécie de autobiografia da poetisa. Com jogos de palavras e sons, verdadeiros trocadilhos, os poemas levam a múltiplas imagens - algumas quase improváveis -, um presente que, muitas vezes, somente o texto lírico pode oferecer. Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha 2016 (Bologna Children's Book Fair 2016), na categoria Poesia. Altamente Recomendável FNLIJ 2016 na categoria Poesia Este livro possui Guia do Professor. Recebeu o selo de Altamente Recomendável FNLIJ, na categoria "Poesia" e foi selecionado para o Catálogo de Bolonha, em 2016.

Saiba Mais

Tuik, O Amigo Imaginário

Marina Pechlivanis

Tuik está sempre alegre, é otimista e já viajou muito, muito mesmo, para lugares inacreditáveis! Conheceu pessoas diferentes, culturas curiosas, abriu-se para o mundo em fantásticas aventuras que conta para uma garota. Com Tuik, assim, tão diferente, ela sempre aprende alguma coisa. Tuik, esse amigo pra lá de especial, ensina a usar a imaginação, onde tudo é possível, onde mundos magicamente estranhos passam a ser familiares, onde pessoas aparentemente esquisitas mostram que a normalidade é relativa, basta ser coerente. Brincar de imaginar. Imaginar brincando. Tuik faz isso assim, fácil, fácil.

Saiba Mais

Txopai E Itôhã

Kanatyo Pataxó

Txopai é o primeiro índio Pataxó a surgir na Terra. Nasceu de uma gota de chuva e, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, vai ensinar seus irmãos que surgiram bem depois, de outra chuva, a caçar, pescar, plantar, enfim, a sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais. Trata-se de um mito de origem, escrito e ilustrado pelo índio Kanátyo para seus alunos na escola da aldeia dos pataxós, em Carmésia (MG).

Saiba Mais

Um Avião E Uma Viola

Ana Maria Machado

Usando palavras e expressões de sons semelhantes e sentidos diferentes, Ana Maria Machado constrói uma brincadeira extremamente original. Em pares inusitados como “Um malabarista e uma labareda”, “Um matagal e uma tagarela”, “Um amuleto e uma muleta”, a autora faz um jogo que estimula o leitor a saborear os sons e a ficar atento para a riqueza e as inúmeras possibilidades da língua. O texto é todo em letra bastão, ideal para crianças que estão descobrindo a leitura, mas pode ser trabalhado em diferentes níveis de leitura, também em séries mais adiantadas.

Saiba Mais

Um Bom Sujeito

Antonio Carlos Olivieri

Eduardo, um pré-adolescente tímido, se apaixona por Valéria, sua colega de turma, também paquerada por Reinaldo. Como pano de fundo, a aula de Português, na qual aprendem os termos da oração. Jogando com esse aprendizado, a narrativa se desenvolve até um final feliz, a partir do momento em que Eduardo é ajudado, sem saber, por um estratagema do irmão mais novo.

Saiba Mais

Um Certo Livro De Areia

Adriano Bitarães Netto

Uma conversa entre o autor e o leitor, uma viagem por um terreno de areia em que as personagens e paisagens que se encontram pelo caminho são arquétipos ou metáforas de elementos de um texto. As personagens são o Autor, o Leitor, o Menino/Homemiragem, a Velhinha, o Cavaleiro, o Espantalho. Não existe uma história propriamente dita, mas diálogos metalinguísticos, que comentam sobre a arte literária e homenageiam clássicos e histórias folclóricas.

Saiba Mais

Um Chapéu Sem Pé Nem Cabeça E Outras Dobraduras

Tiago Barreto

Nos poemas deste livro, o papel se transforma em diferentes e divertidas personagens por meio de dobraduras. Quem já viu uma nota de dinheiro que, dobrada em forma de um gatinho, salta para o chapéu de um mendigo? Ou um chapéu mágico feito com uma folha de jornal? Ou um pedaço de papel branco que, ao ser dobrado como um passarinho, sai voando para libertar todas as galinhas da granja? Quem conhece o coelho branco e sua imensa família feita com as folhas da impressora? Quem já viu uma carta escrita por um menino apaixonado ser dobrada em forma de flor, cair no chão molhado e, de suas letras, brotar uma árvore cheia de declarações de amor? Para conhecer os segredos dessas dobraduras sem pé nem cabeça é só abrir o livro e virar suas páginas... de papel.

Saiba Mais

Um Lugar Cheio De Ninguém

Marcelo Xavier

São 22 horas do último dia do mês de julho de 1957 na cidade de Vitória. Neno atravessa a porta – ou ponte – que nos faz adormecer e sonhar e dorme profundamente. Ao acordar, tudo está assustadoramente deserto e silencioso. Incrédulo, o menino resolve testar a realidade e aventurar-se pelas ruas da cidade. Autointitula-se Governador Neno e caminha até sua escola, onde, já desanimado, volta a atravessar a porta – ou ponte – do sono e dos sonhos. Então, nasce um novo Neno.

Saiba Mais

Um Outro Jeito De Voar

Gilberto Mansur

Esta é a história de Asa Curta, um passarinho já velho que não sabe voar, mas sabe muita coisa. Por não voar, sente-se infeliz e tem vergonha do seu problema, isolando-se da convivência de amigos. Quer viajar, ir aos lugares, usar as asas e os olhos para conhecer o mundo e as pessoas. Até que um dia, a codorna o procura para esclarecer uma série de dúvidas. E, respondendo às inúmeras perguntas da codorna, Asa Curta descobre que, mesmo sem voar, sabe mais do que os que viajam, pois usa a inteligência e a memória para conhecer o mundo e as pessoas.

Saiba Mais

Um Outro Pôr De Sol

Marta Neves

Um menino não tinha nada além das maçãs que vendia. Não tinha pai nem mãe, não tinha histórias pra contar, nem nome ele tinha. O menino era só menino, assim como uma maçã é só maçã. Mas tinha um sonho: viajar para bem longe para ver como era o pôr do sol do outro lado do mundo. Um dia, o menino teve uma ideia: inventar, com desenhos, a história de sua viagem para o outro lado do mundo. A história dessa viagem de aventuras e importantes descobertas é contada num texto sensível e poético, com o auxílio de desenhos, colagens, bordado e recortes sobre papel artesanal, num trabalho extremamente original da própria autora.

Saiba Mais

Um Redondo Pode Ser Quadrado?

Canini

O Redondo podia fazer quase tudo com os redondos: uma Lua cheia, um Sol feliz, uma girafa enrolada, um porco com nariz ,um gato ou uma gata, um elefante com tromba de chafariz... Não duvide! O que importa é ter imaginação. Com um redondo é possível fazer até um leão! Mas o que o Redondo queria mesmo era fazer um quadrado. Mas que ideia! Será que um redondo pode ser quadrado?! Um dia, passando por uma fila de redondos, ele descobre um jeito de fazer redondos quadrados... ou seria um quadrado redondo? Obra que estimula a criatividade, a imaginação e a resolução de problemas.

Saiba Mais

Um Zoológico No Meu Jardim

Mirna Pinsky

Era uma vez um menino que cuidava de seu jardim, que, de tão imenso, cabia um zoológico com gramado e até aquário dentro dele! E tinha tantos bichos: aranha, mosca, vespa, bem-te-vi, sabiá, gato, tatu-bola, minhoca, peixe, gavião, abelha, cigarra, grilo... E árvores também: goiabeira, jabuticabeira, parreira, roseira, amoreira, limoeiro...

Saiba Mais

Um, Dois, Três, Quatro...

Alcy

No primeiro livro da coleção Unidunitê, as crianças têm a oportunidade de lidar com situações que envolvem a noção de número e contagem. Em ilustrações grandes, bem-humoradas e muito coloridas, a primeira parte do livro envolve a percepção de quantidades em cada página (1 a 10) e a segunda propicia, além da percepção de quantidades, a agregação e a subtração. Ambas permitem a percepção e o conhecimento da seqüência numérica de 1 a 10, além de desenvolver habilidades de percepção de cores e formas.

Saiba Mais

Uma Carta Para Deus

Fernando Bonassi

Preparando-se para fazer a Primeira Comunhão, um menino escreve para Deus a fim de expor, respeitosamente, as reflexões que faz a partir do que o padre ensina, em nome do Senhor, sobre céu e inferno. Num texto vigoroso, ele confronta os ensinamentos que recebe com a realidade que conhece na favela onde mora. A miséria, o pai louco, alcoólatra e assassino, a família numerosa num barraco minúsculo, a violência (inclusive da Polícia), a sujeira, as mortes, as enchentes... tudo isso não seria um pedaço do inferno fora do inferno?

Saiba Mais

Uma Casa Cheia De Mistérios

Fabiana Fortini Alenquer

Com o nascimento de uma menina, os pais de Bruno, um garoto de 7 anos, decidem comprar uma casa maior. O menino não fica satisfeito, pois gosta muito do lugar onde moram. Quando se mudam, Bruno acha o lugar assustador: a casa parece mal-assombrada, está suja, empoeirada, precisando de reparos. A mãe tenta animá-lo, mas o menino fica bastante apreensivo. Além disso, a casa parece cheia de mistérios: há um porão onde Bruno é proibido de entrar, objetos estranhos, sons perturbadores. Preocupado e com saudade da antiga casa, Bruno faz amizade com uma árvore velha e sábia que há no jardim.

Saiba Mais

Uma, Duas, Três Marias

Maria Da Graça Rios

Maria é uma garota pobre que divide sua vida entre as responsabilidades da escola, de cuidar da casa e dos irmãos, e a esperança, que para ela se resume na felicidade da família. O pai morreu, a mãe trabalha fora o dia todo para sustentar a casa, e Maria, entre todas as tarefas que lhe ocupam o dia, encontra tempo para namorar e sonhar, com a ajuda permanente de uma terceira estrelinha que pisca, pisca lá no céu...

Saiba Mais