Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Isso Não É Brinquedo!

Ilan Brenman

Para as crianças pequenas, tudo pode virar brinquedo: o balde de água, o coador de suco de laranja, as panelas, o sapato do papai, o batom da mamãe… É claro que elas sabem que não são brinquedos de verdade, mas o que vale mesmo é a imaginação.

Saiba Mais

Jacaré Com Janelinha, Quem Já Viu Que Me Apresente! E Outros Poemas

Maria Augusta De Medeiros

Este é o livro dos versos que celebram a água e toda a vida que depende dela. Assumindo a essência desse elemento, os poemas se derramam generosos como a chuva acariciando os ouvidos e a mente de quem gosta de poesia. Além do sr. Jacaré, temos a honra de apresentar um verdadeiro imperador que não tira seu traje de gala nem para dormir. E também a senhorita Foca (não repare em suas maneiras; ela é mesmo muito irrequieta), e o Caranguejo-Eremita (por acaso você tem uma casa para trocar?) e uma galanteza de Cavalo-Marinho. E ainda temos a dona Ostra – não seja tão fechada, diga olá! Essa turma é meio úmida, mas ainda não seque as mãos porque aí vem mais água: a sra. Marola, a sra. Chuva e a sra. Sereia.

Saiba Mais

Jardim Zoilógico

Carlos Pimentel

Aranha, borboleta, coruja, dinossauro, elefante, macaco, leão, baleia, quero-quero, tartaruga são alguns dos animais que habitam o Jardim Zoilógico. São poemas curtos, bem-humorados, que refletem sobre bichos de um zoológico ideal, onde não haveria animais presos, maldade, destruição. Cada poema é encerrado por uma quadrinha que propõe ao leitor alguma pergunta ou atividade (desenho, observação) a respeito do animal em questão. No final, um poema terno e carinhoso sobre o bicho-criança.

Saiba Mais

João E O Pé De Feijão

Irmãos Grimm

Por estar passando necessidade, a mãe de João pede que ele venda o único bem que lhes resta: uma vaca. Mas em vez de moedas de ouro, João leva para casa sementes de feijão. O que ele não sabe é que esses feijões vão acabar mudando completamente a vida deles...

Saiba Mais

Lé Com Cré

José Paulo Paes

Adivinhas, brincadeiras e ´causos´ contados em versos lúdicos e divertidos pelo grande mestre José Paulo Paes.

Saiba Mais

Limeriques Das Coisas Boas

Tatiana Belinky

Limerique é um tipo de estrutura poética de origem inglesa em que a estrofe se organiza em versos de 8-8-5-5-8 sílabas. Essa organização tem como resultado um ritmo leve, ágil, saltitante. Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky desta vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos... enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.

Saiba Mais

Lunetando

Márcia Leite

Pedro ganha de seu pai uma luneta antiga. Ele fica radiante com o presente, mas não consegue ver as estrelas nem a Lua. De sua janela só vê prédios. O garoto, então, descobre algo fascinante: as janelas dos prédios vizinhos. O que acontecerá quando seus olhos descobrirem Luísa, uma garota que também gosta de lunetar?

Saiba Mais

Marquinhos No Lugar-Nenhum

Leila Norberto

A bola do time cai no quintal de uma casa abandonada. Marquinhos vai buscá-la e descobre uma passagem para um bosque imenso, onde conhece Flora, uma moça transparente. Apesar de achar o lugar lindo, o menino quer voltar para casa, mas, para isso, terá de fazer várias coisas de que não gosta: comer quiabo, lavar as orelhas, estudar matemática...

Saiba Mais

Mateus E Seu Gato Vermelho

Silvina Rocha

Mateus ganhou de presente um caderno com páginas branquíssimas, sem linhas: um verdadeiro convite para desenhar. O menino não perdeu tempo e, com seu lápis vermelho, começou a traçar um gato alegre. Com o passar do tempo, no entanto, o bichano foi perdendo seu sorriso. Mateus, preocupado, decide desenhar tudo o que um gato pode precisar para ser feliz, até mesmo um ratinho para lhe fazer companhia, mas nada parecia funcionar por muito tempo. O que mais o menino pode fazer para que seu gato vermelho volte a sorrir?

Saiba Mais

Meio-Dia Macaco Assobia

Bel Linares, Alcy

Um livro de parlendas que auxilia o processo de leitura e alfabetização. Todo em letra bastão, algumas palavras da parlenda são desenhos, que instigam o pequeno leitor a decifrar o código escrito por meio da identificação de palavras dispostas no final da página. Fazendo a relação palavra e imagem, as crianças, mesmo as pequenas, conseguem ler as parlendas memorizadas, o que é um incentivo à aquisição da leitura convencional.

Saiba Mais

Melhor De Três

Angela Carneiro

Ao mudar de bairro, João conhece um clube em que há um time de futebol. Mas somente alguns privilegiados podem treinar no local. Com outro menino, ele funda o Canelada Futebol Clube num terreno que está para ser vendido. Como resolver tal situação?

Saiba Mais

Menina Bonita Do Laço De Fita

Ana Maria Machado

Uma linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.

Saiba Mais

Meu Pai Ag'Wã - Lembranças Da Casa De Conselho

Yaguarê Yamã

O escritor, já adulto, volta à aldeia onde cresceu para reviver seus tempos de criança. Lembra do contato com a natureza, das brincadeiras e, sobretudo, da vivência com o seu pai. Enquanto fala do velho Ag'wã, ele vai mostrando ao leitor um pouco da cultura indígena, seus costumes, suas crenças e língua, em uma delicada e comovente narrativa sobre a relação afetuosa de pai e filho.

Saiba Mais

Mitos

Marcelo Xavier

Esta obra faz parte da coleção O Folclore do Mestre André, que reúne a ilustração tridimensional, ou seja, personagens e objetos moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados, e textos informativos. Em linguagem leve, próxima do coloquial, abordam-se diversas manifestações do folclore brasileiro. Agora, além de ler o texto e ver as belíssimas imagens, você vai poder ouvir a voz do autor no CD de áudio, que contém os mitos narrados acompanhados de efeitos sonoros.

Saiba Mais

Molecagens Do Vovô

Márcio Trigo

Avô e neto têm paixão pelas brincadeiras de criança e pela vida. Mas a família não aceita o comportamento do avô, que é quem mais apronta.

Saiba Mais

Na Cauda Da Pipa

Martha Lívia Volpe Orlov

Em um dia de vento forte, uma pipa puxa os amigos Cindi e Tito pelo ar. Os dois acabam indo parar na região dos Grandes Ventos. O que será que vão encontrar lá?

Saiba Mais

Nerina - A Ovelha Negra

Michele Iacocca

Nerina é rejeitada pelo rebanho por ser negra. Ela decide partir e encontra um lobo que decide usá-la para atrair as outras ovelhas. Quando tudo parece perdido, Nerina mostra que pode fazer a diferença e salvar o dia!

Saiba Mais

Nós, Os Cegos, Enxergamos Longe

Franz-Joseph Huainigg, Verena Ballhaus

Em meio a uma liquidação, Catarina se perde dos pais. Ela chora na frente da loja, mas ninguém parece vê-la. Até que um rapaz cego se dispõe a ajudá-la. Então, ela percebe que o rapaz "enxerga" melhor do que muita gente.

Saiba Mais