Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Bruxa Onilda É Uma Boa Companheira

Roser Capdevila, Enric Larreula

'O bebê fantasma' - Certa noite, Bruxa Onilda encontrou um bebê fantasma pendurado em seu varal. Chamava-se Espectrus Diáfanus. A bruxa foi uma verdadeira mãe para o fantasminha. O problema é que ele era muito medroso. Depois de muito esforço, a bruxa conseguiu ajudá-lo a perder o medo, e ele ainda descobriu sua vocação; cantar.

Saiba Mais

Bruxa Onilda É Uma Grande Estrela

Roser Capdevila, Enric Larreula

'Na televisão' - Para sair da monotonia, Bruxa Onilda resolveu entrar no aparelho de tevê. Ali, só arranjou encrenca - enviou uma tempestade para o homem do tempo, usou magia para ganhar prêmios em um programa de auditório e quase enlouqueceu a equipe de jornalismo. Depois, foi procurada pelo diretor de uma importante rede de televisão que queria contratá-la. 

Saiba Mais

Bruxa Onilda Em Apuros

Roser Capdevila, Enric Larreula

'A festa à fantasia' - Bruxa Onilda foi convidada para uma festa à fantasia e não sabia o que vestir. Depois de muito experimentar, decidiu ir de múmia. A festa foi um sucesso e - quem diria! -, apesar de ficar quase sem roupa, a bruxa ganhou o concurso de melhor fantasia! 'A hora da verdade' - Em uma de suas experiências malucas, Bruxa Onilda inventou o soro da verdade. 

Saiba Mais

Cadê O Docinho Que Estava Aqui?

Maria Angela Resende

Em uma releitura da parlenda Cadê o toucinho que estava aqui?, o texto dialoga com as perguntas e respostas que conduzem a brincadeira (por exemplo: Foi pro mato. Que mato? O mato sem cachorro? Mato Grosso? ou Água apagou! A água da chuva? Do rio? Do mar? A água de cheiro? A água da Fonte do Tororó?, e assim por diante). Esse diálogo é construído pela intertextualidade (referência a outros textos, personagens, cantigas, como o Gato de Botas, Julinho Gatinho, da Coleção Casa Amarela, a Fonte do Tororó, o Boi da Cara Preta, a Galinha Ruiva ou a dos Ovos de Ouro), ou por elementos de outras tradições (como os ovos de Páscoa), personagens folclóricas (o Saci), elementos do cotidiano (milho de pipoca, galinha choca), expressões idiomáticas (mato sem cachorro, ovo de Colombo). O enredo é simples, de estrutura circular: a história começa e termina com uma avó e seus netos procurando o gato fujão que comeu o docinho que estava aqui.

Saiba Mais

Calma, Camaleão!

Laurent Cardon

Um filhote de camaleão aprende a mudar de cor. Só que ele esbarra numa galinha e dá um passo além no seu poder: muda de forma. Querendo fazer amigos, ele acaba ficando com uma característica de cada animal em que encostou.

Saiba Mais

Canta Sabiá

Giselda Laporta Nicolelis

Clara, uma garota muito curiosa, descobriu um ninho de sabiás-laranjeira na árvore em frente à janela do seu quarto. Entre os filhotes, contudo, havia um passarinho diferente dos outros, com asas salpicadas de branco. Como seu avô era um especialista em pássaros, ela pediu que ele viesse para ver aquele sabiá. Foi então que ele disse que a neta fizera uma incrível descoberta.

Saiba Mais

CANTEIRO 2 - músicas para aprender

Margareth Darezzo

Neste livro interativo, você encontra animais simpáticos, dança, brincadeiras, instrumentos musicais e muita diversão. Além disso, o livro conta com 15 músicas acessíveis através de QR Code para ouvir, cantar, brincar e aprender. Criado pela compositora e arte-educadora Margareth Darezzo, Canteiro 2 – músicas para aprender dá continuidade ao projeto Canteiro, que busca estimular o raciocínio, a criatividade e a expressão das emoções dos pequenos. Além das letras das canções, o livro traz atividades de escuta ativa e informações sobre sons, instrumentos e ritmos.

Saiba Mais

Casas

Roseana Murray

Casa maluca, casa do céu, casa de avó, casa mal-assombrada, casa de vizinho, casa de índio, caverna, casa de amigo são algumas das casas descritas neste livro, em poemas que mostram, com delicadeza, humor e lirismo, um jeito todo especial de ver as casas deste e de outros mundos.

Saiba Mais

Casinhas De Bichos

Hardy Guedes Alcoforado Filho

O texto descreve, em versos rimados, como é a casa de vários tipos de bichos, como o ninho do passarinho, a teia da aranha, o formigueiro e a toca do tatu.

Saiba Mais

Catarina Malagueta

Cristina Porto

Catarina vive no interior com sua família. Mas sua vida muda muito quando vai estudar música na cidade grande e conhece um mundo novo e nada hospitaleiro. Ela vai precisar reunir toda a sua força de vontade para vencer seus medos e superar seus desafios.

Saiba Mais

Céu Na Calçada - Um Olhar Pela Cidade

Michele Iacocca

Este livro traz cenas do dia a dia urbano em imagens e versos. São 12 poemas, que falam do trânsito à brincadeira das crianças, da velhinha que dá migalhas aos pombos à multidão de gente pelas calçadas…

Saiba Mais

Chapeuzinho Vermelho

Irmãos Grimm

A mãe de Chapeuzinho Vermelho pede a ela que leve uma cesta com um lanche para sua avó adoentada. Mas no meio do caminho, na floresta, a menina encontra o terrível lobo mau...

Saiba Mais

Chapeuzinho Vermelho E O Arco-Íris - Uma História Sem Lobo

Márcia Muraco Schobesberger

Uma releitura do conto infantil “Chapeuzinho Vermelho” em que a progressão do enredo é acompanhada pela progressão de cores, culminando com o arco-íris. Destaque para as ilustrações da própria autora, feitas com colagens de papel e tecido.

Saiba Mais

Chapeuzinho Vermelho/ O Príncipe-Rã Ou Henrique De Ferro

Maria Heloísa Penteado, Irmãos Grimm

Este livro reúne dois contos clássicos imortalizados pelos irmãos Grimm. Chapeuzinho Vermelho conta a famosa história da garotinha que, a caminho da casa da avó, encontra um lobo mau na floresta. Em O Príncipe-Rã ou Henrique de Ferro, uma princesa promete tornar-se companheira de um sapo em troca de um favor. Depois, arrependida da promessa que fez, a moça tenta livrar-se do sapo, mas acaba descobrindo que ele é muito mais do que aparenta.

Saiba Mais

Chico Pena Azul

Maurício Veneza

Inspirado em contos populares, o conhecido autor Maurício Veneza cria um conto acumulativo no qual Chico vai correr o mundo para dar um jeito em sua vida. À medida que caminha, encontra pessoas necessitadas de ajuda e que, em troca, lhe dão algo (um botão de madrepérola, um vidrinho de azeite, uma corda de viola...). Esses objetos, na estrutura circular dos contos acumulativos, vão sendo trocados a cada encontro. Até que Chico ajuda um pássaro azul, que, em retribuição, lhe dá uma pena para enfeitar o chapéu. Mas não é uma pena qualquer...

Saiba Mais

Chinelinho - Uma História Sem Par

Carolina Michelini, Michele Iacocca

Um garoto adora pegar escondido o chinelo do pai e sair andando pela casa. A farra acaba quando ele é flagrado e o pai o leva para comprar chinelos do tamanho certo. Será?

Saiba Mais

Cinderela

Irmãos Grimm

Cinderela era uma moça bela e meiga que vivia com sua madrasta e as duas filhas desta, sendo tratada como a empregada da casa. Mas um dia foi anunciado um baile no castelo para que o príncipe escolhesse sua esposa, e a sorte de Cinderela começou a mudar.

Saiba Mais

Cinderela

Maria Heloísa Penteado, Irmãos Grimm

O livro conta a célebre história de Cinderela, assim chamada porque estava sempre suja de cinzas do fogão. Sua madrasta e suas meias-irmãs não cansavam de maltratá-la, mas o destino desta moça começa a mudar quando o príncipe anuncia que vai realizar um baile para escolher sua futura noiva.

Saiba Mais