Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Palmeira Seca

Jorge Fernando Dos Santos

Palmeira seca conta a emocionante saga de uma família do interior de Minas Gerais. O velho patriarca Durval rememora seu passado e desvenda ao leitor as raízes de uma tradição que se inicia à época dos bandeirantes e, séculos depois, tem seu final marcado por trágicos acontecimentos. Com uma história forte, repleta de emoções controversas que atingem o público jovem e adulto, Palmeira seca é uma leitura cativante. Em 1989, recebeu o Prêmio Guimarães Rosa, na Categoria Romance.

Saiba Mais

Pela Metade

Tânia Alexandre Martinelli

Este livro traz a trajetória de duas garotas com narrativas que se alternam. Bia fará uma viagem ao exterior em breve, mas antes quer esclarecer alguns mistérios que rondam sua família. Já Suelen está grávida, e o pai da criança não quer se envolver. Em comum, as duas têm apenas a paixão pela literatura, mas, em certo momento, o caminho delas se cruza e o leitor confere o desfecho surpreendente desta trama.

Saiba Mais

Perseguição

Tânia Alexandre Martinelli

Não, não, este não é um livro de aventura. A perseguição é outra. E tem nome: bullying. Leo e Malu sofrem esse tipo de perseguição no nono ano: são alvos de comentários maldosos, apelidos depreciativos, agressões gratuitas, brincadeiras de mau gosto. Todos os dias. Por causa do cabelo, do peso, da roupa, não importa. É tudo preconceito. Preconceito? "Ah, mas é só brincadeira!", alguns vão dizer. "Não precisa ser radical, qual o problema? Eles não ligam..." Ligam sim. E não sabem o que fazer. Em quem confiar? Para quem contar? Como anular as provocações e reestruturar a autoestima Duas pessoas, duas histórias semelhantes, mas com duas formas diferentes de lidar com a situação...

Saiba Mais

Pra Você Eu Conto

Moacyr Scliar

O primeiro amor é o mais marcante na vida de uma pessoa? Nesta obra, Juca conta a seu neto a emocionante história de sua primeira paixão: Marta, uma professora que luta contra a repressão e contra os nazistas do Rio Grande do Sul. Ambientada na época do Estado Novo, em que forças opressivas predominavam, a narrativa mostra que o amor pode ser uma possibilidade de libertação e transformação. Quando o tímido adolescente Juca vive essa experiência, passa a ver o mundo com outros olhos. Emoção e convite à reflexão esperam pelo leitor nesta cativante história de vida.

Saiba Mais

Primavera Dos Mortos

Jorge Fernando Dos Santos

Uma enxurrada arrastou Leôncio e sua cunhada Gláucia para a morte prematura. Essa foi a história contada em Morro do Calvário após uma tempestade castigar o lugarejo. O suposto acidente teria sido esquecido, não fosse uma pista inconveniente aflorar três anos depois, indicando um duplo assassinato. Como explicar o buraco de bala encontrado no crânio da mulher e qual seria o verdadeiro relacionamento entre ela e o cunhado? Na árdua tarefa de investigar o mistério, o delegado Galeno Valadares se vê diante do silêncio obstinado de todos os que conheciam as vítimas. Transferido da capital por discordar da ditadura militar que então governa o país, ele logo percebe que os habitantes da pacata cidadezinha guardam segredos, muitos segredos…

Saiba Mais

Quem Quer Ficar, Quem Quer Partir

Marcia Kupstas

Quem quer ficar, quem quer partir pode significar enfrentar ou esquecer, ganhar ou perder, ficar ou fugir, viver ou morrer... Um fato revolveu o passado que estava esquecido em Pedra Alta, onde muitas vidas se cruzaram: Madu morreu. Enfim, somente vinte anos depois, ao se despedirem de uma pessoa tão querida, um grande mistério que envolvia a amizade de DEDALU será revelado, quando três amigas de infância se reencontram.

Saiba Mais

Quincas Borba

Machado De Assis

Considerada uma das obras-primas de Machado de Assis, esta obra trata da vida do pacato professor Rubião, que se torna rico ao receber a herança de Quincas, filósofo excêntrico, criador da teoria do Humanitismo. Como sempre, os valores sociais e a alma humana são investigados pela fina lente de Machado de Assis, que lança luzes de argúcia e ironia sobre a nossa condição.

Saiba Mais

Quincas Borba

Machado De Assis

No fim do século XIX, Rubião, ingênuo professor mineiro, herda uma fortuna do amigo Quincas Borba e muda-se para o Rio de Janeiro. Envolvido num jogo de paixão, ganância e loucura, Rubião se vê refém da máxima "ao vencedor, as batatas", em que apenas os mais fortes triunfam. Neste romance, Machado de Assis revela as transformações de fim do Império brasileiro. Com personagens impactantes, mostra a formação de uma sociedade em que se evidenciam a sede pelo poder e a presença da desigualdade.

Saiba Mais

Redes Solidárias

Maria Tereza Maldonado

Gabriel mora com a mãe viúva e um irmão em um apartamento de classe média e estuda em faculdade particular; Marcão vive com os pais e um tio numa casa de favela e frequenta escola pública. Quando se conhecem, descobrem muitos pontos em comum: a alegria de contribuir para melhorar a vida de muita gente, o sonho de construir um futuro promissor numa sociedade mais justa, a crença no poder transformador de ideias criativas, concretizadas em projetos sociais que melhoram a qualidade de vida de todos.

Saiba Mais

Revolução Em Mim

Marcia Kupstas

O ano de 1984 é marcante para Maria Rita. A separação dos pais a obriga a se mudar para o humilde sobrado da avó. Acostumada com mordomias, ela tem de lidar com uma nova realidade. A escola ainda lhe reserva surpresas...

Saiba Mais

Sabor De Vitória

Fernando Vaz

Delém gosta muito de futebol. Com outros garotos, forma o Esporte Clube Jardim. Depois de muito treino, o time participa até de campeonatos. Delém é o destaque, jogando cada vez melhor. Um dia, para matar uma jogada do time adversário, Delém comete uma falta dura em Zito, que se machuca feio. A vitória está garantida, mas o incidente fica no coração de Delém por muito tempo.

Saiba Mais

Senhora

José De Alencar

Aurélia é a mulher em torno da qual gira este romance de de José de Alencar. Pura e ingênua por natureza, mas endurecida pelas desilusões causadas pelo mundo civilizado, ela se transformou em uma mulher de negócios. E serve perfeitamente ao propósito do autor, que pretende criticar a sociedade burguesa de seu tempo: a civilização corrompe o ser humano, que nasce puro. Daí é fácil lembrar do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês responsável pelo desenvolvimento da teoria do bom selvagem: o homem é puro por natureza, a civilização é que o corrompe. Uma história como essa poderia servir tanto a um romântico como Alencar quanto a um realista como Machado de Assis, por exemplo. A linha que separa essas duas escolas é a crença em um ideal, no caso dos românticos, o que é confirmado no romance de Alencar, uma vez que Aurélia abre mão de sua ambição ao comprovar o amor verdadeiro de seu marido, Seixas.

Saiba Mais

Senhora

José De Alencar

Quem pode mais: o dinheiro ou o amor? No mundo de aparências da alta sociedade carioca surge sua heroína: Aurélia Camargo, que, em todas as suas inseguranças e contradições, lutará pelo poder da escolha verdadeira.

Saiba Mais

Sumidouro Das Almas

Jorge Fernando Dos Santos

Ainda menino, Faustino se vê frente a frente com a crueldade quando seu pai é assassinado a mando de um grileiro da região onde moram. A cena de violência e o sentimento de perda vão acompanhá-lo por toda a vida, incitando-lhe o desejo de vingança. No garimpo, de posse de uma bela pedra, ele pensa ter encontrado um meio de recuperar as terras arrebatadas de sua família. Contudo, a cobiça impõe-lhe uma nova perda e o obriga a tomar um perigoso caminho. Um caminho sem volta. Em sua 2.ª edição revista, a narrativa aprimora-se. Faustino, corruptela de Fausto, alude ao antigo mito alemão, cujo protagonista vende a alma ao diabo em troca de benesses na vida terrena. O tema do pacto é mais comum do que se pensa. A obra explora as mazelas do sertão, expondo com maestria as penúrias psicológica e social do norte de Minas Gerais, em meados do século XX. As descrições realistas da atmosfera regional remetem à densidade literária de autores como Erico Verissimo, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos, influências confessas de Jorge Fernando dos Santos. A riqueza da obra se completa com as referências aos filmes de faroeste, ao Cinema Novo, a Dom Quixote de la Mancha e à literatura de cordel, poesia popular nordestina impressa em folhetos rústicos que geralmente narram grandes pelejas.

Saiba Mais

Til

José De Alencar

Linda ama Miguel, que, assim como Afonso, ama Til, que parece não amar ninguém, ou antes, amar a todos. Com seu jeito brincalhão e generoso, Til ama até mesmo as criaturas consideradas perigosas ou então repugnantes, como o demente Brás, a louca Zana e o temido Jão Fera. Romance e aventura se intercalam nessa história.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) foi funcionário público, jornalista e boêmio. Filho de professora pública e tipógrafo, era mestiço de origem humilde. Alcoólatra, foi internado em hospícios. Após seu pai enlouquecer, o rapaz teve que abandonar seu curso na Escola Politécnica para trabalhar e sustentar a família. Conseguiu um cargo na secretaria do Ministério da Guerra. Desde o tempo de estudante, entretanto, dedicou-se às letras. Sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto também não gostava dos demais escritores mulatos contemporâneos seus: Machado de Assis e João do Rio. Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, não tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na época possuía uma editora. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta" e muitas outras. Grande parte de sua obra literária foi de cunho satírico e humorístico, como "Triste fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaque seu primeiro romance, "Recordações do escrivão Isaías Caminha", e o conto "O homem que falava javanês".

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

O cotidiano carioca nos primeiros anos da República é o cenário dos sonhos e desilusões de Policarpo Quaresma, um patriota de corpo e alma. Obcecado pelo desenvolvimento nacional, ele propõe reformas culturais, agrícolas e políticas, consideradas absurdas pela maioria. Loucura, lucidez, ingenuidade, retidão e generosidade se confundem e definem este herói de Lima Barreto.

Saiba Mais

Tudo Ao Mesmo Tempo Agora

Ana Maria Machado

Jajá é um garoto pobre, que estuda em uma escola particular e acaba se apaixonando por uma menina rica. O cotidiano desse adolescente e de seus amigos é contado com delicadeza, mostrando situações em que os jovens deparam com questões de ética, justiça e solidariedade.

Saiba Mais