Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Frankenstein

Cláudia Lopes, Mary Shelley

Vítor Frankenstein cria em seu laboratório um ser com características humanas. Ao constatar que deu origem a uma criatura monstruosa, decide abandoná-la. Mais tarde, o monstro reaparece, inconformado com sua solidão.

Saiba Mais

Frankenstein

Mary Shelley

Obcecado pela morte, dr. Viktor Frankenstein cria um método para dar vida a uma criatura feita de partes de vários cadáveres. Mas, ao ver o aspecto horripilante de sua invenção, ele não suporta a responsabilidade de seu feito e foge. Sozinho, o monstro tenta se aproximar das pessoas em vão. Confrontando um cientista ambicioso com um ser que luta para encontrar seu lugar no mundo, o livro é mais que uma história de terror. É uma reflexão sobre a condição humana.

Saiba Mais

Helena

Machado De Assis

A última vontade do conselheiro Vale era que a família acolhesse sua filha ilegítima. Recebida como uma intrusa, Helena aos poucos conquista o coração de D. Úrsula e Estácio. A felicidade parece rodear a família, mas o olhar melancólico da heroína denuncia um sofrimento secreto. Helena esconde uma paixão desiludida e faz passeios misteriosos a um casebre. O que essas visitas matinais escondem? Quem é o amado de Helena e por que ela não luta por ele? É o que o leitor descobrirá nas páginas deste admirável romance da primeira fase machadiana. Esta edição traz a apresentação de Ana Maria de Almeida e um apêndice ilustrado elaborado por Carlos Faraco.

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

A meiga Inocência conserva seu espírito sereno e obediente ao pai, com quem vive no ambiente rústico do cerrado. Porém, duas inesperadas visitas abalam a tranquilidade da família: Meyer, um cientista alemão, e Cirino, rapaz da cidade que cura a moça de uma doença traiçoeira. A paixão proibida entre Inocência e o "doutor" será um obstáculo para o valente Manecão, noivo escolhido pelo pai dela. Esse drama move o romance de Taunay, um dos derradeiros e mais emocionantes livros de ficção romântica brasileira.

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

Considerada pelos críticos como uma das obras mais bem resolvidas da vertente regionalista do Romantismo brasileiro, este enredo explora de maneira exemplar as relações entre o homem e a natureza. Usando como paisagem de fundo o Pantanal brasileiro, Visconde de Taunay consegue apreender sua dimensão humana e física com descrições ricas e objetivas.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Isso Ninguém Me Tira

Ana Maria Machado

Gabi e Bruno estão apaixonados. Mas o garoto é o grande amor de Dora, melhor amiga e prima de Gabi. A confusão só aumenta quando a família das garotas resolve se meter na história.

Saiba Mais

Justino, O Retirante

Odette De Barros Mott

Justino, um garoto de 12 anos, fugindo da seca e das relações de opressão presentes na zona rural nordestina, torna-se um retirante logo após a morte dos pais. Em sua viagem, marcada pelo sofrimento, conhece Chico Cego, um verdadeiro amigo, com quem vai para um pequeno vilarejo. Nesse local, encontra D. Severina, uma boa senhora que acolhe Justino e o ajuda na realização de seu maior sonho: estudar e tornar-se médico, para ajudar seus "irmãos sofridos".

Saiba Mais

Leo Na Corda Bamba

Tânia Alexandre Martinelli

Não, não, este não é um livro sobre circo. A corda bamba é outra. E tem nome: insegurança. Com a autoestima abalada pelo bullying sofrido em Perseguição, Leo se depara com vários dilemas agora no ensino médio. O que fazer para sentir-se aceito? Até onde ir por uma amizade? Será que a necessidade de ter uma turma justifica atitudes que antes ele condenava? O que é preciso para ser um cara legal e para ser notado pelas garotas mais bonitas da escola? Ah, tudo é tão complicado! Sempre tem dois lados, dois pesos, duas medidas, duas caras, alternativas. E uma hora, CABUM!, a coisa explode. Será que é mesmo questão de escolha?

Saiba Mais

Lucíola

José De Alencar

Ela, uma das cortesãs mais famosas do Rio de Janeiro. Ele, um rapaz recém-chegado à cidade. Atingida por uma paixão arrebatadora, a sensual Lúcia obedecerá a moral burguesa ou realizará seu amor pelo jovem Paulo? Os costumes da sociedade brasileira do século XIX são pano de fundo para que José de Alencar crie uma das maiores heroínas femininas da literatura brasileira.

Saiba Mais

Macapacarana

Giselda Laporta Nicolelis

Choque cultural. É o que vive Gerson, um garoto que sai de São Paulo para morar com o pai no Amapá. Ali ele descobre outro Brasil; o dos rios, das matas, dos garimpos e dos animais em extinção. É com o índio José que Gerson aprende a amar e entender esse "outro país".

Saiba Mais

Machado E Juca

Luiz Antonio Aguiar

No Rio de Janeiro do final do século XIX, o garoto Juca e o escritor Machado de Assis tentam desvendar o desaparecimento de uma mulher. "Ao transformar o próprio escritor em personagem, [...] Luiz Antonio Aguiar brinca de ser Machado e bota o bruxo na berlinda [...] No final das contas, para além do mistério do desaparecimento de Tiago Matacavalos, uma outra questão vai intrigar o leitor: quem era, afinal, o sisudo presidente da Academia Brasileira de Letras?" (Rosa Amanda Strausz, "Mistério envolve menino e bruxo do Cosme Velho", Caderno Ideias, Jornal do Brasil, 6 nov. 1999.)

Saiba Mais

Melhores Dias Virão

Giselda Laporta Nicolelis

Enquanto a mãe e os irmãos trabalham, Lenílson sai a perambular pelas redondezas da periferia. Conhece Zelão e sua gangue e, dessa forma, entra para o mundo da marginalidade. Depois de fugir da Febem, organiza sua própria gangue. Tentando escapar de um grupo de extermínio, resolve morar em uma cidade do interior, onde encontra oportunidade de refazer sua vida. Narrando sua própria história, o protagonista dá um exemplo de como superar a pobreza e os erros cometidos.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida, Ivan Jaf

O Rio de Janeiro recebe a família real portuguesa e passa a ser a sede do Império. É nesse cenário conturbado que o leitor segue Leonardo. Esta adaptação mantém o tom irônico da obra original.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Memórias Mal-Assombradas De Um Fantasma Canhoto

Luiz Antonio Aguiar

Anjão, Prisca, Manouk e Deco são os Achudos: jovens nerds cheios de opinião sobre tudo, curiosos por descobrir sempre mais. Um dia, no intuito de desvendar se assombração é ou não deste universo, os quatro decidem invadir um casarão abandonado, onde têm o desprazer de conhecer Sir Simon de Canterville, um famoso fantasma da literatura que vai ensinar a eles muito sobre o terror...

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

No romance, um defunto dialoga com o leitor e conta sua vida. Abusando da ironia, Brás Cubas traça um perfil impiedoso de si próprio e das pessoas com quem conviveu. Mais que isso, faz um retrato sarcástico da sociedade de seu tempo.

Saiba Mais