Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Rubião Gatão, O Mágico Trapalhão!

Lilian Sypriano

Rubião Gatão, o mordomo trapalhão, resolveu mudar de profissão: decidiu ser mágico! Mas isso acabou sendo meio trágico. Querendo tirar coelho da cartola, Rubião trocou as bolas e, sem querer, fez a Liloca desaparecer. Que truque será que ele pode usar para reverter essa situação e não criar ainda mais confusão? O que ele tem de aprender para fazer a Liloca reaparecer? Ih... isso não vai dar certo! Os gatinhos da Casa Amarela vão ter de acompanhar tudo bem de perto!

Saiba Mais

Sem Pé Nem Cabeça

Elias José

A partir de expressões formadas com a palavra "pé", o texto é uma sucessão de frases predominantemente interrogativas, desvinculadas umas das outras, que exploram ambiguidades geradas pelas diferenças existentes entre o sentido próprio e o sentido figurado das palavras. O resultado é o humor vindo do inesperado ou do inusitado das questões, como acontece em "Se aquela sua proposta ainda está de pé, deve estar morta de cansaço" ou em "A gente tem que comprar muletas para uma cadeira de pé quebrado?", só para citar dois exemplos.

Saiba Mais

Tal Pai, Tal Filho?

Georgina Martins

O garoto sonha em ser bailarino. O pai, valentão, não aceita isso, pois acha que dançar não é "coisa de homem". Mas o garoto enfrenta o pai e não abandona seu desejo.

Saiba Mais

Terror Na Paulista

Eliana Martins

Índio, Jade, Mauri e Elisa vão fazer uma pesquisa na Casa das Rosas e notam que o retrato de Ramos de Azevedo foi retalhado. Ao investigar como isso aconteceu, eles se envolvem com o crime organizado.

Saiba Mais

Tia Carlota Não Escuta Direito E Entende Tudo Do Seu Jeito

Lilian Sypriano

Os moradores da Casa Amarela foram surpreendidos por uma visita não muito querida: a Tia Carlota, irmã do Vovô Gatônio. O grande problema é que a Tia Carlota, além de chata, não escuta direito e entende tudo do seu jeito. Também bisbilhota a casa, reclama, dá ordens à Liloca e, o que é pior, tem o péssimo hábito de soltar rojões de cheiro insuportável. Até que Liloca arquiteta um plano para fazê-la ir embora.

Saiba Mais

Tomás, Um Leva E Traz

Lilian Sypriano

Ao avistar o Tomás, conhecido pela fama de pessoa não confiável, Rubião foi logo puxando conversa: queixou-se de solidão, de não ter tempo para namorar e passear, de estar com o salário atrasado, de excesso de trabalho e de não merecer a atenção de Julinho e da Vovó. Mas quando Vovô saiu para comprar as sementes que Rubião plantaria para a horta de Liloca, teve uma desagradável surpresa. Tomás torceu toda a conversa e falou da ingratidão do mordomo, dizendo que ele havia se queixado e difamado o patrão. Como ficou Rubião nessa situação?

Saiba Mais

Tonho Parente, Culpado Ou Inocente?

Lilian Sypriano

Tonho Parente é um jardineiro bem competente que acaba indo trabalhar no colorido jardim da Casa Amarela. Os gatinhos que moram lá logo se encantam com o trabalho precioso desse jardineiro jeitoso. Mas Liloca Gatoca, desconfiada de tanto que pensa, não acredita em tanta eficiência! Será que Tonho Parente é culpado ou inocente?

Saiba Mais

Três Casamentos - Farsa De Inês Pereira / Quem Casa, Quer Casa / Até Que A Vida Nos Separe

Gil Vicente, Martins Pena, Alexandre Azevedo

“Mais vale um asno que me carregue do que um cavalo que me derrube”; “quem casa, quer casa longe de casa”; “se casamento fosse bom não precisava de testemunhas” – esses são os provérbios que servem de ponto de partida para as peças teatrais "A Farsa de Inês Pereira", escrita por Gil Vicente, em 1523; "Quem casa, quer casa", escrita por Martins Pena, no século XIX, e "Até que a vida nos separe", peça contemporânea de Alexandre Azevedo. Nelas, diferentes casamentos são apresentados de forma irônica e bem-humorada. Em cena, figuras como a sogra palpiteira e mandona, noivas reclamonas que querem mudar de vida com o casamento, noivos que não querem saber de trabalho, maridos, esposas, ex-maridos, ex-esposas... Nesta obra, romance, intrigas e discussões envolvem as personagens das três peças teatrais, nas quais se pode entrever o olhar crítico e o riso irônico de seus autores sobre a sociedade e suas convenções.

Saiba Mais

Um Amigo Inesquecível

Antonio Sampaio Dória

Carlo, Raul, Bola e Fino vivem as descobertas do crescimento por meio de uma amizade iniciada no colégio e solidificada no clube fundado por eles. Desavenças e o fim do curso ginasial os separam. No reencontro de Carlo e Raul, quase três anos depois, as diferenças individuais entre ambos se evidenciam com a maturidade atingida por Raul, envolvido com o movimento estudantil contra a ditadura militar e já namorando firme. Porém, uma tragédia atinge Raul, deixando Carlo com muita saudade e cheio de questionamentos. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Um Conto De Natal

Laura Bacellar, Charles Dickens

O rico e avarento Ebenezer Scrooge detesta o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Mas, ao se aproximar mais um período natalino, ele recebe a visita do espírito de seu ex-sócio, que não consegue encontrar paz por não ter sido bom nem generoso em vida. Ele explica que Scrooge ainda tem uma chance de se redimir e que, para isso, precisa receber a visita de três espíritos.

Saiba Mais

Um Dia De Matar!

Natalino Martins

Beto acordou atrasado para a prova de Matemática, o primeiro desastre do dia e talvez o menor deles. Depois disso, brigou com a Bia, perdeu a chave do carro, tomou chuva, recebeu multa, ficou sem combustível... Maldição? Castigo? Não adiantava querer voltar o relógio duas horas, meia hora, cinco minutos, vinte segundos. O tempo continuou passando, e Beto precisou sobreviver a seu dia de matar para, assim, aprender a viver melhor.

Saiba Mais

Um E-Mail Em Vermelho

Eliana Martins, Manuel Filho

Alex estava fazendo uma homepage sobre sua namorada Míriam, desaparecida misteriosamente durante um passeio de barco. Mas o rapaz recebe um e-mail sinistro, que deleta todas as lembranças de Míriam. Inconformado, parte para investigar, com a ajuda de seu amigo Fernando, a origem e o remetente daquele e-mail, tentando desvendar o sumiço da namorada. Teria ela morrido naquele temporal?

Saiba Mais

Um Outro Jeito De Voar

Gilberto Mansur

Esta é a história de Asa Curta, um passarinho já velho que não sabe voar, mas sabe muita coisa. Por não voar, sente-se infeliz e tem vergonha do seu problema, isolando-se da convivência de amigos. Quer viajar, ir aos lugares, usar as asas e os olhos para conhecer o mundo e as pessoas. Até que um dia, a codorna o procura para esclarecer uma série de dúvidas. E, respondendo às inúmeras perguntas da codorna, Asa Curta descobre que, mesmo sem voar, sabe mais do que os que viajam, pois usa a inteligência e a memória para conhecer o mundo e as pessoas.

Saiba Mais

Um Palhaço Diferente

Sonia Junqueira

O palhaço Fagulha queria ter um trabalho diferente. Agora ele quer provar a todos do que é capaz.

Saiba Mais

Um Sonho Que Não Parecia Sonho

Daniel Munduruku

Darebu havia sonhado tudo aquilo? Mas parecia tão real! Onde estavam os curumins que haviam ido atrás do espírito da floresta? Quem podia explicar a aventura que todos estavam vivendo era o avô... e toda a sabedoria do seu povo! Na Coleção Crônicas Indígenas, o autor põe as crianças da cidade em contato com as lendas indígenas e mostra que os sonhos podem passar importantes mensagens para as pessoas. Afinal, para o povo indígena, sonhos são reflexos de nossos pensamentos, medos e esperanças.

Saiba Mais

Um Zoológico No Meu Jardim

Mirna Pinsky

Era uma vez um menino que cuidava de seu jardim, que, de tão imenso, cabia um zoológico com gramado e até aquário dentro dele! E tinha tantos bichos: aranha, mosca, vespa, bem-te-vi, sabiá, gato, tatu-bola, minhoca, peixe, gavião, abelha, cigarra, grilo... E árvores também: goiabeira, jabuticabeira, parreira, roseira, amoreira, limoeiro...

Saiba Mais

Uma Maré De Desejos

Georgina Martins

Em meio à violência, à dificuldade econômica, cercados por todo tipo de adversidade, os jovens Sergiana e Luciano, moradores da favela da Maré, no Rio de Janeiro, encontram na criação artística uma saída para buscar uma vida melhor.

Saiba Mais

Zé Murieta, O Homem Da Capa Preta

Lilian Sypriano

Numa tarde tranquila, Julinho vê, na caixa de correio da Casa Amarela, uma carta do morador do número 660, que o carteiro entregou por engano. Disposto a desfazer o erro, Julinho sai em busca do verdadeiro destinatário e... surpresa! É justamente o endereço do casarão abandonado do homem da capa preta, o morador misterioso de quem muitos têm medo.

Saiba Mais