Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

O Peixinho E O Sonho

Regina Siguemoto, José Carlos Martinez

Encantado com as histórias contadas pelo avô, que descreve como antigamente era limpo e colorido o rio poluído onde moram, o peixinho Tico prepara um meio de transporte que lhe permite se locomover em terra e sai em busca de um sonho: encontrar um rio de águas transparentes para viver.

Saiba Mais

O Que É Que Eu Posso Fazer?

Tânia Alexandre Martinelli

Naquela noite, o ônibus em que Thiago se encontra é assaltado por dois jovens. Um deles é morto por um policial à paisana que estava entre os passageiros e o outro é preso. Após presenciar tanta violência, Thiago passa a se questionar sobre o que poderia ser feito para que outros meninos não tivessem o mesmo destino dos dois assaltantes.

Saiba Mais

O Rio E A Cidade Dos Homens

Regina Siguemoto, José Carlos Martinez

As experiências e reflexões de um rio, o protagonista, que não entende por que o homem quase o mata de tanta poluição e, em seguida, tem tanto trabalho e despesas para limpá-lo.

Saiba Mais

O Sumiço Da Noite

Daniel Munduruku

Já faz muitos dias que a noite não cai na floresta. Homens, mulheres e animais estão agitados, sem conseguir dormir por conta da falta de escuridão. Até que um curumim conta que ouviu duas serpentes conversando na floresta sobre o sumiço da noite. Então, um corajoso guerreiro entra na mata e pede para a chefe das seprentes devolver a escuridão. Mas a serpente quer algo em troca... Muitos obstáculos terão de ser enfrentados para que a noite seja finalmente resgatada.

Saiba Mais

Os Mitos Gregos E A Música

Marcos Martinho, André Diniz

Dois irmãos viajam à Grécia para visitar o tio arqueólogo que trabalha no sítio arqueológico de Delfos. Lá, os garotos aprendem mais sobre cultura grega e música e descobrem que o conhecimento pode surgir das mais diversas formas: eles conversam sobre história, filosofia, mitologia e até rock

Saiba Mais

Pai? Eu?

Tânia Alexandre Martinelli

Aos 17 anos, Luca está prestes a definir sua carreira e prestar vestibular, quando, por uma atitude impensada, acaba engravidando Cláudia, de 16 anos, com quem "ficou" algumas vezes. Diante dessa inesperada situação, Luca se vê obrigado a rever seus planos e assumir novas responsabilidades.

Saiba Mais

Papo De Pato

Bartolomeu Campos Queirós

O texto conta a história de dois patos, um pelado, outro penado, problema cuja solução é extremamente original e criativa. Cheio de rimas e aliterações, jogos de sílabas e palavras exploradas com humor e nonsense (quebra repentina do sentido lógico), o texto todo em letra bastão é também um excelente treino de leitura para crianças recém-alfabetizadas.

Saiba Mais

Pela Metade

Tânia Alexandre Martinelli

Este livro traz a trajetória de duas garotas com narrativas que se alternam. Bia fará uma viagem ao exterior em breve, mas antes quer esclarecer alguns mistérios que rondam sua família. Já Suelen está grávida, e o pai da criança não quer se envolver. Em comum, as duas têm apenas a paixão pela literatura, mas, em certo momento, o caminho delas se cruza e o leitor confere o desfecho surpreendente desta trama.

Saiba Mais

Perseguição

Tânia Alexandre Martinelli

Não, não, este não é um livro de aventura. A perseguição é outra. E tem nome: bullying. Leo e Malu sofrem esse tipo de perseguição no nono ano: são alvos de comentários maldosos, apelidos depreciativos, agressões gratuitas, brincadeiras de mau gosto. Todos os dias. Por causa do cabelo, do peso, da roupa, não importa. É tudo preconceito. Preconceito? "Ah, mas é só brincadeira!", alguns vão dizer. "Não precisa ser radical, qual o problema? Eles não ligam..." Ligam sim. E não sabem o que fazer. Em quem confiar? Para quem contar? Como anular as provocações e reestruturar a autoestima Duas pessoas, duas histórias semelhantes, mas com duas formas diferentes de lidar com a situação...

Saiba Mais

Princesas São Diferentes

Tânia Alexandre Martinelli

A vida de Celeste corria às mil maravilhas até o dia em que teve de se mudar com os pais do sítio onde moravam, em Santa Catarina, para outro, no interior de São Paulo. Na nova escola, ela tem dificuldades para fazer amizades, pois é discriminada pelos colegas de classe por ser considerada diferente deles: tem a pele muito clara, cabelos loiros e olhos azuis, o que lhe valeu o apelido de “lagartixa transparente”. Porém, certo dia, um beija-flor muda o rumo das coisas na vida dessa menina. Aos poucos, Celeste descobre que é possível fazer novos amigos e ser feliz novamente.

Saiba Mais

Procura-Se Um Planeta Sustentável

Tânia Alexandre Martinelli

Rafael quer trabalhar na França com o tio pela preservação do planeta. Mas, ao se apaixonar por Carina, revê seus planos.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Quem Matou Honorato, O Rato?

Lilian Sypriano

Honorato era um rato que aprontava bastante confusão, além de ser muito comilão. Todos na Casa Amarela tinham motivo para desejar o seu sumiço, mesmo que fosse perambulando para comer um queijo suíço. Numa noite, que maldição, foi encontrado mortinho sobre a pia, com a barriga inchada feito bola de sabão. A polícia foi chamada para o caso esclarecer, e todos foram considerados suspeitos pela morte do pobre ser. O final da história você vai ter de ler para saber e me dizer! Vamos lá! Esclareçam o fato: Quem matou Honorato, o rato?

Saiba Mais

Quero Ser Belo

Tânia Alexandre Martinelli

Priscila e André são obcecados pela beleza física, mas o amor, o respeito e a amizade os ajudam a redirecionar seus valores. Uma busca incessante pelo corpo perfeito, pela beleza que está a toda hora estampada nas capas de revistas. Este é um drama criado pela ditadura das agências de modelo e dos folhetins adolescentes. A obra aborda, de forma objetiva e clara, com uma linguagem ágil e jovem, esse problema atual que atinge muitos jovens de nosso país. Num gostoso ambiente escolar, os heróis desta empolgante história irão descobrir os verdadeiros valores da vida.

Saiba Mais

Redes De Abuso

Tânia Alexandre Martinelli

Verônica é uma garota superantenada com o mundo em que vive e resolve criar um blog para denunciar injustiças e abusos contra as mulheres. Bárbara, sua melhor amiga, não tem computador e vive em seu próprio mundo. Jéssica é uma escritora de e-books de suspense que de repente se vê envolvida em uma história muito real. Essas três jovens mulheres têm muito que contar...

Saiba Mais

Redes Solidárias

Maria Tereza Maldonado

Gabriel mora com a mãe viúva e um irmão em um apartamento de classe média e estuda em faculdade particular; Marcão vive com os pais e um tio numa casa de favela e frequenta escola pública. Quando se conhecem, descobrem muitos pontos em comum: a alegria de contribuir para melhorar a vida de muita gente, o sonho de construir um futuro promissor numa sociedade mais justa, a crença no poder transformador de ideias criativas, concretizadas em projetos sociais que melhoram a qualidade de vida de todos.

Saiba Mais

Rio Vivo, Rio Morto

Tânia Alexandre Martinelli

Beatriz não consegue lembrar onde colocou seu CD-ROM de jogos superlegais que acabara de ganhar. Procura no quarto, vasculha suas coisas, pergunta para a mãe, para o pai, para a irmã, e nada. Simplesmente tinha desaparecido. Impossível. Mas e se dona Edite guardou seu CD-ROM, quem sabe, no guarda-roupa da sua mãe, pensando que era dela? Aproveitando que os pais estavam assistindo ao noticiário na sala, Beatriz entra no quarto deles e inicia sua busca. Não encontra o CD-ROM, mas sim uma foto que a deixa maravilhada: uma moça bonita de chapéu, em um barco, em meio a uma paisagem deslumbrante. Mas, para sua surpresa, esse rio não mais existia. O que teria acontecido com ele?

Saiba Mais