Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Príncipe E O Mendigo

Cláudia Lopes, Mark Twain

Tom Canty, um menino muito pobre e cheio de imaginação, consegue entrar no palácio real e conhece Eduardo, o Príncipe de Gales. Os dois descobrem que são muito parecidos e resolvem trocar de roupa e identidade. A partir daí, tem início uma série de aventuras para ambos...

Saiba Mais

O Príncipe E O Mendigo

Mark Twain

Na Inglaterra do rei Henrique VII, Tom Canty, um menino pobre, entra no palácio real e encontra Edward, o príncipe. Eles descobrem que são muito parecidos e trocam de roupa. Edward então sai do palácio, mas depois não consegue voltar, pois ninguém mais o reconhece...

Saiba Mais

O Que É Que Eu Posso Fazer?

Tânia Alexandre Martinelli

Naquela noite, o ônibus em que Thiago se encontra é assaltado por dois jovens. Um deles é morto por um policial à paisana que estava entre os passageiros e o outro é preso. Após presenciar tanta violência, Thiago passa a se questionar sobre o que poderia ser feito para que outros meninos não tivessem o mesmo destino dos dois assaltantes.

Saiba Mais

O Quinze

Rachel De Queiroz

Adaptação em HQ do romance de Rachel de Queiroz, cujo título é uma referência a 1915, ano de uma das maiores secas do Nordeste brasileiro. Três histórias se cruzam no sertão do Ceará, expondo o drama da seca numa dimensão mais humana e comovente.

Saiba Mais

Os Miseráveis

José Angeli, Victor Hugo

O jovem Jean Valjean é condenado a 19 anos de prisão por roubar um pão. Ao deixar o cárcere, adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário. Perseguido por Javert, um obsessivo inspetor, ele é obrigado a revelar seu nome verdadeiro e é preso novamente. Jean Valjean conseguirá escapar desta vez?

Saiba Mais

Quarto De Despejo - Diário De Uma Favelada

Carolina Maria De Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Redações Perigosas Ii, A Fome

Telma Guimarães Castro Andrade

A vida da professora de História Rosemeire parecia estar entrando nos eixos: a nova rotina de aulas em um colégio particular, o concurso de redação sobre o tema “fome”, do qual seus alunos participam, o trabalho de leitura crítica para a editora que publicaria as redações vencedoras... Mas, muitas vezes, a calmaria precede a tempestade, e o que parecia ser apenas um trabalho de correção de textos desencadeia uma série de descobertas que a lançam em investigações e situações perigosas. Leitura instigante, este livro possibilita a reflexão e o olhar crítico a respeito de questões contundentes, como a desigualdade social, a fome e a corrupção.

Saiba Mais

Redes Solidárias

Maria Tereza Maldonado

Gabriel mora com a mãe viúva e um irmão em um apartamento de classe média e estuda em faculdade particular; Marcão vive com os pais e um tio numa casa de favela e frequenta escola pública. Quando se conhecem, descobrem muitos pontos em comum: a alegria de contribuir para melhorar a vida de muita gente, o sonho de construir um futuro promissor numa sociedade mais justa, a crença no poder transformador de ideias criativas, concretizadas em projetos sociais que melhoram a qualidade de vida de todos.

Saiba Mais

Sonhar É Possível?

Giselda Laporta Nicolelis

Em um casarão antigo, transformado em cortiço, moram diversas famílias em cômodos apertados, sem as mínimas condições de segurança e higiene. Nesse espaço hostil, os moradores lutam duramente pela sobrevivência, às vezes quase perdendo as esperanças de um futuro digno. Em meio a tantas dificuldades, seria possível sonhar com uma vida melhor?

Saiba Mais

Til

José De Alencar

Linda ama Miguel, que, assim como Afonso, ama Til, que parece não amar ninguém, ou antes, amar a todos. Com seu jeito brincalhão e generoso, Til ama até mesmo as criaturas consideradas perigosas ou então repugnantes, como o demente Brás, a louca Zana e o temido Jão Fera. Romance e aventura se intercalam nessa história.

Saiba Mais

Tonico

José Rezende Filho

A rotina de Tonico muda depois da morte de seu pai. Ele começa a trabalhar como engraxate para ajudar em casa e passa a percorrer as ruas na companhia do amigo Carniça.

Saiba Mais

Três Amores - Romeu E Julieta / O Morro Dos Ventos Uivantes / Um Amor Em Dez Minutos

William Shakespeare, Emily Brontë, Marcia Kupstas

Três histórias reunidas em um único volume, convidando o leitor a viver as emoções dos "amores proibidos, transgressores" de jovens de diferentes tempos e lugares. A obra é composta pela adaptação dos clássicos "Romeu e Julieta", de William Shakespeare; e "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë, nos quais a força do amor transcende os limites da realidade, além do inédito Um amor em dez minutos, de Marcia Kupstas, que também é a adaptadora dos dois clássicos. Nesta última história, o poder transformador da paixão, capaz de vencer obstáculos, marca presença na vida do adolescente Thomaz, rebelde, carente e envolvido com drogas, para quem "o amor pode ser cor e luz em um mundo tão cinza".

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

José Louzeiro, Lima Barreto

A história se passa nos primeiros anos da República brasileira. Policarpo Quaresma é um major de hábitos regulares, cujo lazer é estudar a pátria e tudo o que lhe diz respeito. Cercado de militares medíocres e sem vocação, seu exacerbado nacionalismo é considerado loucura perigosa, e ele é trancafiado em um hospício. Após anos de luta incansável para preservar as tradições e os costumes nacionais, Quaresma acaba descobrindo que a Pátria que quisera ter era um mito. Sátira impiedosa de um Brasil burocrático que ainda hoje se mantém atual.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) foi funcionário público, jornalista e boêmio. Filho de professora pública e tipógrafo, era mestiço de origem humilde. Alcoólatra, foi internado em hospícios. Após seu pai enlouquecer, o rapaz teve que abandonar seu curso na Escola Politécnica para trabalhar e sustentar a família. Conseguiu um cargo na secretaria do Ministério da Guerra. Desde o tempo de estudante, entretanto, dedicou-se às letras. Sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto também não gostava dos demais escritores mulatos contemporâneos seus: Machado de Assis e João do Rio. Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, não tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na época possuía uma editora. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta" e muitas outras. Grande parte de sua obra literária foi de cunho satírico e humorístico, como "Triste fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaque seu primeiro romance, "Recordações do escrivão Isaías Caminha", e o conto "O homem que falava javanês".

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

O cotidiano carioca nos primeiros anos da República é o cenário dos sonhos e desilusões de Policarpo Quaresma, um patriota de corpo e alma. Obcecado pelo desenvolvimento nacional, ele propõe reformas culturais, agrícolas e políticas, consideradas absurdas pela maioria. Loucura, lucidez, ingenuidade, retidão e generosidade se confundem e definem este herói de Lima Barreto.

Saiba Mais

Tudo Ao Mesmo Tempo Agora

Ana Maria Machado

Jajá é um garoto pobre, que estuda em uma escola particular e acaba se apaixonando por uma menina rica. O cotidiano desse adolescente e de seus amigos é contado com delicadeza, mostrando situações em que os jovens deparam com questões de ética, justiça e solidariedade.

Saiba Mais