Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Um Dia Desses

Ana Maria Machado

João sempre perguntava à sua mãe o que era uma semana. E ela sempre dizia ao filho que uma semana é sete dias. Mas João se enrolava com essa explicação. Ele só entendeu mesmo o que a mãe queria dizer quando começou a ir à escola e frequentá- la de segunda a sexta. E o sábado e o domingo? O fim de semana é, então, compreendido após um encontro com todos os amigos da vizinhança e uma grande confusão.

Saiba Mais

Um Dia Maluco

Dionisio Jacob

Bel resolve colocar a lata de lixo para fora. Mas uma das alças se solta de sua mão e a lata rola ladeira abaixo. Esse pequeno incidente provoca uma enorme confusão em toda a cidade.

Saiba Mais

Um Dragão No Armário

Karen Dolby

Lucas e Laura descobrem um dragão no armário da cozinha. A criatura conta que estava viajando quando bateu a cabeça e se perdeu. As duas crianças, então, resolvem consultar a avó, que sabe muito de magia, para ajudar o visitante a voltar para a Dragolândia.

Saiba Mais

Um Homem No Sótão

Ricardo Azevedo

Cansados de interpretar os mesmos papéis, personagens de contos de fadas tiram o sossego de um autor.

Saiba Mais

Um Lugar Cheio De Ninguém

Marcelo Xavier

São 22 horas do último dia do mês de julho de 1957 na cidade de Vitória. Neno atravessa a porta – ou ponte – que nos faz adormecer e sonhar e dorme profundamente. Ao acordar, tudo está assustadoramente deserto e silencioso. Incrédulo, o menino resolve testar a realidade e aventurar-se pelas ruas da cidade. Autointitula-se Governador Neno e caminha até sua escola, onde, já desanimado, volta a atravessar a porta – ou ponte – do sono e dos sonhos. Então, nasce um novo Neno.

Saiba Mais

Um Muro No Meio Do Caminho?!

Raimundo Matos De Leão

Você já reparou em sua rua? O que acha dela? Juca está chateado porque acha a rua em que mora sem graça e tão igualzinha todos os dias que poderia fazer o caminho de casa para a escola de olhos fechados. Por isso, avisou os amigos que queria um muro no meio do caminho. Que doideira é essa? Ninguém entendeu! Mas depois de muita conversa, todos arregaçaram as mangas e... um muro diferente, alegre e colorido foi construído: ao invés de separar, transformou-se em ponto de encontro de crianças, adultos e velhos. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Um Natal Sem Igual

Telma Guimarães Castro Andrade

Era Natal. E Natal sem presépio vivo não é Natal, acreditava vovó Ana. Por isso, toda a família havia se reunido para encenar o nascimento do menino Jesus. E, assim que a encenação terminou, as crianças correram para o jardim, à espera do Papai Noel. Mas Papai Noel estava atrasado. Afinal, o que teria acontecido com o velhinho que todos os anos marcava presença naquela casa?

Saiba Mais

Um Outro Jeito De Voar

Gilberto Mansur

Esta é a história de Asa Curta, um passarinho já velho que não sabe voar, mas sabe muita coisa. Por não voar, sente-se infeliz e tem vergonha do seu problema, isolando-se da convivência de amigos. Quer viajar, ir aos lugares, usar as asas e os olhos para conhecer o mundo e as pessoas. Até que um dia, a codorna o procura para esclarecer uma série de dúvidas. E, respondendo às inúmeras perguntas da codorna, Asa Curta descobre que, mesmo sem voar, sabe mais do que os que viajam, pois usa a inteligência e a memória para conhecer o mundo e as pessoas.

Saiba Mais

Um Outro Pôr De Sol

Marta Neves

Um menino não tinha nada além das maçãs que vendia. Não tinha pai nem mãe, não tinha histórias pra contar, nem nome ele tinha. O menino era só menino, assim como uma maçã é só maçã. Mas tinha um sonho: viajar para bem longe para ver como era o pôr do sol do outro lado do mundo. Um dia, o menino teve uma ideia: inventar, com desenhos, a história de sua viagem para o outro lado do mundo. A história dessa viagem de aventuras e importantes descobertas é contada num texto sensível e poético, com o auxílio de desenhos, colagens, bordado e recortes sobre papel artesanal, num trabalho extremamente original da própria autora.

Saiba Mais

Um Palhaço Diferente

Sonia Junqueira

O palhaço Fagulha queria ter um trabalho diferente. Agora ele quer provar a todos do que é capaz.

Saiba Mais

Um Passarinho Me Contou

José Paulo Paes

O poeta brinca com o nome dos bichos, faz adivinhas, prega peças e também conta histórias e diverte com piadas em 16 poemas.

Saiba Mais

Um Rato Na Biblioteca

Carlos Augusto Segato

Com a chegada do gato Xaxá à biblioteca, os dias de festa dos pequenos roedores estavam contados. Intimidados, os ratos sobreviventes não voltaram mais para roer os livros. Só Asponsito, um ratinho míope e desengonçado que adorava ficar olhando as gravuras, continuou visitando as estantes. Uma noite, quando Xaxá "especialista em ratos de biblioteca" se preparava para dar o salto mortal sobre Asponsito, as imagens fascinantes do Gato de Botas o paralisaram. Essa surpresa interrompeu aquela perseguição e deu início a uma inesperada amizade entre gato e rato...

Saiba Mais

Um Redondo Pode Ser Quadrado?

Canini

O Redondo podia fazer quase tudo com os redondos: uma Lua cheia, um Sol feliz, uma girafa enrolada, um porco com nariz ,um gato ou uma gata, um elefante com tromba de chafariz... Não duvide! O que importa é ter imaginação. Com um redondo é possível fazer até um leão! Mas o que o Redondo queria mesmo era fazer um quadrado. Mas que ideia! Será que um redondo pode ser quadrado?! Um dia, passando por uma fila de redondos, ele descobre um jeito de fazer redondos quadrados... ou seria um quadrado redondo? Obra que estimula a criatividade, a imaginação e a resolução de problemas.

Saiba Mais

Um Sonho Que Não Parecia Sonho

Daniel Munduruku

Darebu havia sonhado tudo aquilo? Mas parecia tão real! Onde estavam os curumins que haviam ido atrás do espírito da floresta? Quem podia explicar a aventura que todos estavam vivendo era o avô... e toda a sabedoria do seu povo! Na Coleção Crônicas Indígenas, o autor põe as crianças da cidade em contato com as lendas indígenas e mostra que os sonhos podem passar importantes mensagens para as pessoas. Afinal, para o povo indígena, sonhos são reflexos de nossos pensamentos, medos e esperanças.

Saiba Mais

Um Zoológico No Meu Jardim

Mirna Pinsky

Era uma vez um menino que cuidava de seu jardim, que, de tão imenso, cabia um zoológico com gramado e até aquário dentro dele! E tinha tantos bichos: aranha, mosca, vespa, bem-te-vi, sabiá, gato, tatu-bola, minhoca, peixe, gavião, abelha, cigarra, grilo... E árvores também: goiabeira, jabuticabeira, parreira, roseira, amoreira, limoeiro...

Saiba Mais

Um, Dois, Três, Quatro...

Alcy

No primeiro livro da coleção Unidunitê, as crianças têm a oportunidade de lidar com situações que envolvem a noção de número e contagem. Em ilustrações grandes, bem-humoradas e muito coloridas, a primeira parte do livro envolve a percepção de quantidades em cada página (1 a 10) e a segunda propicia, além da percepção de quantidades, a agregação e a subtração. Ambas permitem a percepção e o conhecimento da seqüência numérica de 1 a 10, além de desenvolver habilidades de percepção de cores e formas.

Saiba Mais

Uma Aldeia Perto De Casa

Telma Guimarães Castro Andrade

Com o intuito de realizar uma pesquisa escolar sobre o Dia do Índio, Marcelo e sua irmã são levados pelos pais a conhecer uma aldeia indígena próxima à cidade onde vivem. Lá, os dois descobrem que seus habitantes não vivem como eles imaginavam. E, a partir de uma entrevista com o pajé da aldeia, fazem descobertas surpreendentes...

Saiba Mais

Uma Carta Para Deus

Fernando Bonassi

Preparando-se para fazer a Primeira Comunhão, um menino escreve para Deus a fim de expor, respeitosamente, as reflexões que faz a partir do que o padre ensina, em nome do Senhor, sobre céu e inferno. Num texto vigoroso, ele confronta os ensinamentos que recebe com a realidade que conhece na favela onde mora. A miséria, o pai louco, alcoólatra e assassino, a família numerosa num barraco minúsculo, a violência (inclusive da Polícia), a sujeira, as mortes, as enchentes... tudo isso não seria um pedaço do inferno fora do inferno?

Saiba Mais