Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Trocadilho

Jacqueline Salgado

Poemas leves, bem-humorados, que revelam uma espécie de autobiografia da poetisa. Com jogos de palavras e sons, verdadeiros trocadilhos, os poemas levam a múltiplas imagens - algumas quase improváveis -, um presente que, muitas vezes, somente o texto lírico pode oferecer. Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha 2016 (Bologna Children's Book Fair 2016), na categoria Poesia. Altamente Recomendável FNLIJ 2016 na categoria Poesia Este livro possui Guia do Professor. Recebeu o selo de Altamente Recomendável FNLIJ, na categoria "Poesia" e foi selecionado para o Catálogo de Bolonha, em 2016.

Saiba Mais

Tuik, O Amigo Imaginário

Marina Pechlivanis

Tuik está sempre alegre, é otimista e já viajou muito, muito mesmo, para lugares inacreditáveis! Conheceu pessoas diferentes, culturas curiosas, abriu-se para o mundo em fantásticas aventuras que conta para uma garota. Com Tuik, assim, tão diferente, ela sempre aprende alguma coisa. Tuik, esse amigo pra lá de especial, ensina a usar a imaginação, onde tudo é possível, onde mundos magicamente estranhos passam a ser familiares, onde pessoas aparentemente esquisitas mostram que a normalidade é relativa, basta ser coerente. Brincar de imaginar. Imaginar brincando. Tuik faz isso assim, fácil, fácil.

Saiba Mais

Txopai E Itôhã

Kanatyo Pataxó

Txopai é o primeiro índio Pataxó a surgir na Terra. Nasceu de uma gota de chuva e, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, vai ensinar seus irmãos que surgiram bem depois, de outra chuva, a caçar, pescar, plantar, enfim, a sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais. Trata-se de um mito de origem, escrito e ilustrado pelo índio Kanátyo para seus alunos na escola da aldeia dos pataxós, em Carmésia (MG).

Saiba Mais

Um Avião E Uma Viola

Ana Maria Machado

Usando palavras e expressões de sons semelhantes e sentidos diferentes, Ana Maria Machado constrói uma brincadeira extremamente original. Em pares inusitados como “Um malabarista e uma labareda”, “Um matagal e uma tagarela”, “Um amuleto e uma muleta”, a autora faz um jogo que estimula o leitor a saborear os sons e a ficar atento para a riqueza e as inúmeras possibilidades da língua. O texto é todo em letra bastão, ideal para crianças que estão descobrindo a leitura, mas pode ser trabalhado em diferentes níveis de leitura, também em séries mais adiantadas.

Saiba Mais

Um Bairro Encantado

Rosana Rios

No Bairro Encantado, vivem personagens de várias histórias. Um dia, Aladim resolve dar uma festa para inaugurar seu novo palácio. Cinderela é convidada, mas não acha seus sapatinhos de cristal. Com a ajuda de Simbad, ela descobre que caíram nas mãos do professor Museófilo e estão expostos no museu de coisas estranhas.

Saiba Mais

Um Chapéu Sem Pé Nem Cabeça E Outras Dobraduras

Tiago Barreto

Nos poemas deste livro, o papel se transforma em diferentes e divertidas personagens por meio de dobraduras. Quem já viu uma nota de dinheiro que, dobrada em forma de um gatinho, salta para o chapéu de um mendigo? Ou um chapéu mágico feito com uma folha de jornal? Ou um pedaço de papel branco que, ao ser dobrado como um passarinho, sai voando para libertar todas as galinhas da granja? Quem conhece o coelho branco e sua imensa família feita com as folhas da impressora? Quem já viu uma carta escrita por um menino apaixonado ser dobrada em forma de flor, cair no chão molhado e, de suas letras, brotar uma árvore cheia de declarações de amor? Para conhecer os segredos dessas dobraduras sem pé nem cabeça é só abrir o livro e virar suas páginas... de papel.

Saiba Mais

Um Conto De Natal

Charles Dickens, Laura Bacellar

O rico e avarento Ebenezer Scrooge detesta o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Mas, ao se aproximar mais um período natalino, ele recebe a visita do espírito de seu ex-sócio, que não consegue encontrar paz por não ter sido bom nem generoso em vida. Ele explica que Scrooge ainda tem uma chance de se redimir e que, para isso, precisa receber a visita de três espíritos.

Saiba Mais

Um Copo D'Água

Lalau E Laurabeatriz

Um copo de água parece pouco, mas pode ser muito! Para um passarinho em um dia de sol, é refresco. Para o menino que quer fazer bolinhas de sabão, é diversão. Para um peixe que escapou do rio, é a salvação. Assim como, para uma flor que murcha, um copo de água é a vida de volta.

Saiba Mais

Um Dia Desses

Ana Maria Machado

João sempre perguntava à sua mãe o que era uma semana. E ela sempre dizia ao filho que uma semana é sete dias. Mas João se enrolava com essa explicação. Ele só entendeu mesmo o que a mãe queria dizer quando começou a ir à escola e frequentá- la de segunda a sexta. E o sábado e o domingo? O fim de semana é, então, compreendido após um encontro com todos os amigos da vizinhança e uma grande confusão.

Saiba Mais

Um Dia Maluco

Dionisio Jacob

Bel resolve colocar a lata de lixo para fora. Mas uma das alças se solta de sua mão e a lata rola ladeira abaixo. Esse pequeno incidente provoca uma enorme confusão em toda a cidade.

Saiba Mais

Um Dragão No Armário

Karen Dolby

Lucas e Laura descobrem um dragão no armário da cozinha. A criatura conta que estava viajando quando bateu a cabeça e se perdeu. As duas crianças, então, resolvem consultar a avó, que sabe muito de magia, para ajudar o visitante a voltar para a Dragolândia.

Saiba Mais

Um Homem No Sótão

Ricardo Azevedo

Cansados de interpretar os mesmos papéis, personagens de contos de fadas tiram o sossego de um autor.

Saiba Mais

Um Lugar Cheio De Ninguém

Marcelo Xavier

São 22 horas do último dia do mês de julho de 1957 na cidade de Vitória. Neno atravessa a porta – ou ponte – que nos faz adormecer e sonhar e dorme profundamente. Ao acordar, tudo está assustadoramente deserto e silencioso. Incrédulo, o menino resolve testar a realidade e aventurar-se pelas ruas da cidade. Autointitula-se Governador Neno e caminha até sua escola, onde, já desanimado, volta a atravessar a porta – ou ponte – do sono e dos sonhos. Então, nasce um novo Neno.

Saiba Mais

Um Muro No Meio Do Caminho?!

Raimundo Matos De Leão

Você já reparou em sua rua? O que acha dela? Juca está chateado porque acha a rua em que mora sem graça e tão igualzinha todos os dias que poderia fazer o caminho de casa para a escola de olhos fechados. Por isso, avisou os amigos que queria um muro no meio do caminho. Que doideira é essa? Ninguém entendeu! Mas depois de muita conversa, todos arregaçaram as mangas e... um muro diferente, alegre e colorido foi construído: ao invés de separar, transformou-se em ponto de encontro de crianças, adultos e velhos. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Um Natal Sem Igual

Telma Guimarães Castro Andrade

Era Natal. E Natal sem presépio vivo não é Natal, acreditava vovó Ana. Por isso, toda a família havia se reunido para encenar o nascimento do menino Jesus. E, assim que a encenação terminou, as crianças correram para o jardim, à espera do Papai Noel. Mas Papai Noel estava atrasado. Afinal, o que teria acontecido com o velhinho que todos os anos marcava presença naquela casa?

Saiba Mais

Um Outro Jeito De Voar

Gilberto Mansur

Esta é a história de Asa Curta, um passarinho já velho que não sabe voar, mas sabe muita coisa. Por não voar, sente-se infeliz e tem vergonha do seu problema, isolando-se da convivência de amigos. Quer viajar, ir aos lugares, usar as asas e os olhos para conhecer o mundo e as pessoas. Até que um dia, a codorna o procura para esclarecer uma série de dúvidas. E, respondendo às inúmeras perguntas da codorna, Asa Curta descobre que, mesmo sem voar, sabe mais do que os que viajam, pois usa a inteligência e a memória para conhecer o mundo e as pessoas.

Saiba Mais

Um Outro Pôr De Sol

Marta Neves

Um menino não tinha nada além das maçãs que vendia. Não tinha pai nem mãe, não tinha histórias pra contar, nem nome ele tinha. O menino era só menino, assim como uma maçã é só maçã. Mas tinha um sonho: viajar para bem longe para ver como era o pôr do sol do outro lado do mundo. Um dia, o menino teve uma ideia: inventar, com desenhos, a história de sua viagem para o outro lado do mundo. A história dessa viagem de aventuras e importantes descobertas é contada num texto sensível e poético, com o auxílio de desenhos, colagens, bordado e recortes sobre papel artesanal, num trabalho extremamente original da própria autora.

Saiba Mais

Um Palhaço Diferente

Sonia Junqueira

O palhaço Fagulha queria ter um trabalho diferente. Agora ele quer provar a todos do que é capaz.

Saiba Mais