Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Crônicas 1

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Humor é o que não falta neste livro, que traz crônicas escritas por quem mais entende do assunto: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga. É só ler estes textos para entender, afinal, o que é a crônica. Mas se precisar mesmo de uma definição, fique com esta: crônica é um texto tão gostoso de ler que dá até vontade de escrever.

Saiba Mais

Crônicas 2

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Coisas engraçadas e estranhas podem acontecer em todos os lugares. Só mesmo um grande cronista para transformar esse pedacinho da vida em uma história interessante. Com Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade você vai acompanhar de perto histórias cotidianas e verá o que o olhar do cronista faz com coisas que passariam despercebidas.

Saiba Mais

Crônicas 3

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Um cronista pode transformar as confusões, desentendimentos e pequenas complicações que fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa em boas histórias. Neste livro, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino retratam o cotidiano de um jeito muito especial.

Saiba Mais

Crônicas 4

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Um grande cronista precisa viver o dia-a-dia com olhos atentos aos menores detalhes. Nada pode passar em branco e o que seria apenas um flash da realidade transforma-se em boa literatura.Acompanhe o olhar curioso e bem-humorado de Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos sobre o ser humano e seu cotidiano.

Saiba Mais

Crônicas 5

Carlos Drummond De Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga

Neste livro, você encontra o que de melhor se produziu em formato de crônica, um gênero diretamente ligado ao cotidiano. Quatro dos maiores contistas brasileiros estão aqui reunidos: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos. Não se espante se não conseguir largar o livro até o final, crônica é assim mesmo: uma puxa a outra.

Saiba Mais

Cronistas Do Descobrimento

Antonio Carlos Olivieri, Marco Antonio Villa

Nesta antologia, as principais passagens de 13 obras que enfocam os primeiros momentos do Brasil, escritas por autores que viveram os fatos, e os registraram com vivacidade e emoção. Onze autores do século XVI apresentam um panorama social e político dos primeiros cem anos após o descobrimento.

Saiba Mais

Dom Casmurro

Machado De Assis

História de amor e ciúmes que acontece no Rio de Janeiro do século XIX, criada por Machado de Assis, o autor por trás do rabugento narador dom Casmurro, apelido de Bentinho. Bentinho só ganhou esse apelido depois de adulto, por razões que ficam claras no desenrolar da história. Ou que não ficam tão claras assim: ciumento, ele conta a história de uma traição a partir de seu ponto de vista, não há provas (pelo menos não temos certeza delas), não há outra voz que forneça uma perspectiva diferente sobre a história. Então... será que ele tem razão? Quem realmente é Capitu, dona de olhos de ressaca? Quem é Escobar? Há anos muitos leitores debatem essa história, tentando encontrar uma prova que tenda mais para um lado do que para o outro. O que realmente podemos dizer é que o romance, que marca o Realismo brasileiro, é emocionante e... divertido, cheio de ironias, no estilo inconfundível desse autor sensível e observador.

Saiba Mais

Duas Vezes Pai

Telma Guimarães Castro Andrade

Sabia que avô é pai duas vezes? É o que Júlio fala para Igor quando o amigo lhe diz que ele não tem pai. O avô é o grande companheiro de Júlio e está sempre junto dele: no jogo de futebol, na ajuda com a lição, fazendo mágicas ou contando histórias. Por isso, ele o chama de pai. A história mostra que o amor e o companheirismo definem as relações verdadeiras.

Saiba Mais

Enquanto Estamos Crescendo

Valéria Piassa Polizzi

Este livro reúne divertidas histórias centradas no universo juvenil. O leitor vai se identificar com os personagens: jovens cheios de energia para gastar e com muitas dúvidas na cabeça…

Saiba Mais

Eu Não Sou Assim! - Como Encarar As Mudanças Do Corpo Na Adolescência

Philippe Eliakim, Véronique Le Jeune

Três em cada quatro adolescentes se acham feios. Mas, com um pouco de paciência, dois ou três exercícios e uma pitada de filosofia, essa angústia vai desaparecer, como as espinhas no nariz. Com abordagem objetiva, este livro ajuda o adolescente a conviver positivamente com detalhes da própria aparência física que possam incomodá-lo.

Saiba Mais

Família

Anna Claudia Ramos

Os quatro livros da coleção foram criados para falar de diferenças. A partir dos temas família, amigo, medo e casa, as autoras procuram mostrar que existem jeitos diferentes de ser, de fazer, de sentir, de viver... cada um desses temas. Além de falar sobre essas diferenças, criam um espaço (uma página interativa) para o leitor mostrar seu ponto de vista a respeito do tema. Este volume trata dos vários tipos de família: pessoas que fazem parte dela, pessoas que entram, que saem, pessoas que estão com a gente há tanto tempo, que são até consideradas da família..

Saiba Mais

Fernando Pessoa E Outros Pessoas

Davi Fazzolari

Ao adotar a cidade de Lisboa como um dos personagens, a obra é repleta de ruas e avenidas que se revelam a cada nova página, a cada novo encontro do olhar com o traço do premiado Guazzelli. Se Lisboa pode ser um tabuleiro para Pessoa e para seus leitores, a partir dos versos e da prosa de seus heterônimos principais (os outros pessoas – Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares), a linguagem das HQs pode gerar ainda outros espaços. Novas viagens para novos viajantes ou para velhos marinheiros saudosos dos atracadouros do Tejo, sedentos por revisitar Lisboa.

Saiba Mais

Histórias De Detetive

Conan Doyle, Medeiros E Albuquerque, Edgar Allan Poe, Jerônimo Monteiro, Marcos Rey, Edgar Wallace

Os seis textos que compõem este volume mostram as diferentes formas que o conto de detetive adquiriu ao longo do tempo nas mãos de grandes escritores do Brasil e também do mundo.

Saiba Mais

Histórias De Humor

Luís Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes, Stanislaw Ponte Preta, Antônio De Alcântara Machado, Graciliano Ramos, João Do Rio, Lima Barreto, Aluísio Azevedo, Artur Azevedo

As histórias deste livro expõem um panorama crítico e politizado da sociedade brasileira em várias épocas. Os contos ironizam costumes e comportamentos e levam o leitor a refletir sobre preconceito, ambição, hipocrisia e intolerância.

Saiba Mais

José de Alencar e O guarani

Ivan Jaf

Para compreender o que representam as escolas literárias, é imprescindível conhecer o momento histórico e o ambiente em que elas surgiram. Livros são fruto do que pensavam e viviam os escritores em seu tempo. Uma boa forma de entender esse processo são as biografias. Elas tratam ao mesmo tempo do autor, do meio em que viveu e de suas obras. O que levou o autor a escrever como escreveu? Em que condições e como surgiu a ideia de escrever o livro? O que se pensava sobre literatura na época? O que liam os intelectuais, as famílias, os estudantes, o povo? O que era considerado ultrapassado? Que novidades chegavam da Europa? O que o movimento literário discutia? As intrigas? A política? Os sucessos? Quais eram os pontos de encontro? Os cafés? As livrarias? Os jornais? Como se pagavam os direitos autorais? Quais eram as editoras? Quanto custava um livro? As tiragens? O objetivo da coleção Obra-prima é aprofundar a compreensão das escolas literárias por meio da biografia romanceada dos escritores mais importantes de cada uma delas e de seu livro mais representativo, considerado por todos sua “obra-prima”. Com discurso indireto, monólogos interiores, diálogos, essas biografias permitem entrar nos pensamentos do escritor do clássico e construir a gênese de sua obra-prima, tomando a liberdade de imaginar como, afinal, ele começou a escrever as primeiras linhas de seu clássico mais famoso.

Saiba Mais

Lira Dos Vinte Anos E Poesias Diversas

Álvares De Azevedo

"Ah, ter vinte anos..." O início deste verso traduz a nostalgia de muitos. Se fizessem uma "lira" desse tempo, o que cantariam? Álvares de Azevedo cantou a beleza das donzelas, o amor, a angústia de morrer jovem, o sonho de ser um grande poeta. E, ao mesmo tempo, ironizou tudo isso, debochou de seu próprio romantismo, com a irreverência do jovem que ri de seus problemas e observa o mundo de seu quarto, cheio de pensamentos. Esta obra reúne os mais expressivos poemas de Álvares de Azevedo, acrescidos de comentários e notas explicativas. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Machado De Assis Para Principiantes

Marcos Bagno

Para introduzir o jovem leitor na obra de Machado, este livro reúne trechos de romances e crônicas, além de dez contos integrais.

Saiba Mais

Manual De Sobrevivência Familiar

Ivan Jaf

Esta obra é certamente uma narrativa que tem muito da memória do autor, Ivan Jaf. Já bastante conhecido entre os leitores de livros infantojuvenis, ele nos leva a uma viagem sentimental pela infância e adolescência de um garoto, por meio de um texto divertido, em que faz uso primoroso de muita ironia. Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade. Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder às seguintes perguntas: como sobreviver ao amor e às neuroses familiares?; como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando a menina de que gostamos nos ignora, quando a família sufoca e também não entende nada do que se passa conosco? Além de engraçada, a obra apresenta uma visão terna e crítica dos “fatos da vida”.

Saiba Mais