Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Guarani

Renata Pallottini, José De Alencar

Clássico do Romantismo brasileiro, O Guarani conta a história de Peri, índio goitacá fiel ao português dom Antônio de Mariz e apaixonado por Ceci, a filha do fidalgo. Por causa da morte acidental de uma índia aimoré, a tribo passa a hostilizar os brancos e Peri salva sua amada da ira dos aimorés.

Saiba Mais

O Guarani

Edy Lima, José De Alencar

Apaixonado pela jovem branca Ceci, o valente índio Peri não medirá esforços para proteger a moça e a família Mariz de todos os perigos. Uma história de amor, coragem e traição.

Saiba Mais

O Guarani

Ivan Jaf, José De Alencar, Luiz Gê

O conturbado romance entre o índio Peri e a branca Ceci é uma das histórias mais marcantes da literatura brasileira. Nesta adaptação para HQ, o livro ganhou ainda mais suspense e emoção.

Saiba Mais

O Onça

Daniel Munduruku

Um jovem indígena, traído pelo irmão invejoso, fica perdido na floresta, preso no alto de uma árvore. Uma onça macho se aproxima dele e, contra todas as suas expectativas, o liberta. “O Onça”, então, torna-se seu amigo e ensina a ele muitas coisas importantes que nunca aprendeu em sua tribo – como acender o fogo e caçar com arco e flecha. Esse contato inesperado mostrará ao rapaz a importância da amizade e a grande necessidade de os seres humanos se harmonizarem com a natureza.

Saiba Mais

Outros Quinhentos

Marcelo Bizerril

Cris é uma estudante bastante preocupada em optar por alguma profissão, pois está concluindo o ensino médio, e a pressão do exame vestibular é grande. Para tranquilizá-la, seu pai a convida para uma viagem pelo interior do Brasil com destino final em Mato Grosso, onde ele irá fotografar o grande tatu-canastra. Na primeira parada da viagem, precisamente na Serra da Canastra, e após montar acampamento com alguns colegas, Cris e seu novo amigo João Pedro saem para uma caminhada, mas se perdem em território indígena. Paulo, um índio da tribo xavante, os encontra e os leva até sua aldeia. Agora, Cris e João Pedro precisam voltar para o acampamento com a ajuda de Paulo, não sem antes conhecer mais sobre a cultura xavante.Repleto de descrições que revelam as belezas naturais da flora, fauna e cultura brasileiras, esta obra traz em uma inesperada aventura a riqueza e a beleza da diferença.

Saiba Mais

Poesia Lírica E Indianista

Gonçalves Dias

A exuberante natureza pátria e o massacre do índio empreendido pela colonização portuguesa no Brasil, a busca incessante do equilíbrio em relação ao amor e à amada. Esses são alguns temas presentes na poesia de Gonçalves Dias, fundamental para a compreensão, hoje, do que é ser brasileiro. Marco do nosso Romantismo, os poemas de Gonçalves Dias mesclam à herança clássica os motivos e a expressão de nossa nacionalidade dialogando, por meio da originalidade, com a tradição lírica ocidental.

Saiba Mais

Procurando Assombração E Outras Histórias

Márcia Batista

Recontos livres de oito narrativas da literatura oral brasileira, abrangendo diversos tipos de contos: de terror, cômico, etiológico, do ciclo da morte, de encantamento e de animais, entre outros. Neles podemos observar sentimentos comuns ao ser humano, presentes no inconsciente coletivo, como o medo em geral: do desconhecido, de monstros e, claro, da morte…

Saiba Mais

Quintal da Cultura

TV Cultura, escrito por Elton Mattos

Quando o vento da aventura sopra perto de Doroteia, Ofélia, Osório e Ludovico, é sinal de que algo mágico vai acontecer. Já pensou poder viajar para outro lugar ou para um passado bem distante, como a Floresta Amazônica, no meio de uma aldeia indígena sendo atacada por espanhóis, em pleno século XVI? E conhecer Zumbi e Dandara no Quilombo dos Palmares? Quem sabe entregar uma valiosa encomenda para um imperador inca? Você vai se divertir e se emocionar com as aventuras do Quintal da Cultura e aprender com as lições de Quelônio na Seção Oxente. O que está esperando? Abra o livro e deixe o vento da aventura te levar! Boa viagem!

Saiba Mais

Três Cavaleiros - Rei Artur / Ivanhoé / O Guerreiro Dos Cabelos De Fogo

Thomas Malory, Walter Scott, Lourenço Cazarré

O Rei Artur teria existido realmente? Foi uma figura histórica ou um herói de lendas antigas, que viveu grandes aventuras junto com os Cavaleiros da Távola Redonda, às voltas com objetos mágicos e misteriosos como a espada Excalibur e o cálice do Graal? Certamente, cada leitor terá o seu ponto de vista depois de ler "Rei Artur", adaptado a partir da obra de Thomas Malory, escrita em meados da década de 1460. "Ivanhoé", outro herói que carrega as marcas da História e da lenda, acompanha Ricardo Coração de Leão que, ao voltar das Cruzadas, luta para recuperar seu lugar como rei da Inglaterra. A narrativa escrita por Walter Scott se passa na Inglaterra do século XII. Nela, além de Ivanhoé e Ricardo Coração de Leão, encontramos outras personagens marcantes, como a bela judia Rebeca e seu pai Isaac, a meiga Rowena, Cedric, Wamba, Gurth, Robin Hood e seus seguidores. Em "O Guerreiro dos Cabelos de Fogo", de Lourenço Cazarré, que também é o adaptador dos dois clássicos, temos uma narrativa que se passa no século XVIII. Guilherme Kugelfest, um menino perdido e faminto, caminha pelas ruas da cidade de Cádiz, depois de deixar seu país natal, a Alemanha. Depois de ser ajudado pelo padre Antonio Seppmayer, Guilherme decide acompanhá-lo na viagem que fará para o Novo Mundo. Os dois acabam por chegar ao sul do Brasil, lugar onde o jovem viverá aventuras que exigirão coragem, inteligência e força de caráter.

Saiba Mais

Txopai E Itôhã

Kanatyo Pataxó

Txopai é o primeiro índio Pataxó a surgir na Terra. Nasceu de uma gota de chuva e, com a sabedoria de quem nasceu primeiro, vai ensinar seus irmãos que surgiram bem depois, de outra chuva, a caçar, pescar, plantar, enfim, a sobreviver do trabalho, respeitando os recursos naturais. Trata-se de um mito de origem, escrito e ilustrado pelo índio Kanátyo para seus alunos na escola da aldeia dos pataxós, em Carmésia (MG).

Saiba Mais

U'Yara, Rainha Amazona

Margarida Patriota

Lugar de mulher é na... Tribo Og. Isso mesmo! Porque lá os homens servem apenas para serviços como varrer, limpar e catar piolhos. É nesse lugar que nasce U’Yara, uma garota destemida cheia de ideias pioneiras e boas intenções que, para se tornar rainha, vai ter de engolir muito sapo – ou outro animal qualquer lá da Amazônia. Haja ternura para lidar com os desmandos de Murumu’Xaua, com crenças imutáveis e ultrapassadas e planos terríveis para tirar-lhe o direito ao trono. U’Yara terá de aprender a lidar com o querer de um povo, a mudar tradições arraigadas demais em pensamentos acomodados e, principalmente, a equalizar diferenças promovendo a igualdade, porque, para isso, vale a pena ser a rainha amazona.

Saiba Mais