Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

No Alto Da Serra

Álvaro Cardoso Gomes

Perdidos na Serra do Mar, três amigos têm o livro A cidade e as serras como única distração.

Saiba Mais

No Caminho Dos Sonhos

Moacyr Scliar

Refugiado em uma praia, Marcelo recebe cartas que revelam sua história familiar. Falam de seu avô, um químico judeu que fugiu da Alemanha nazista, e de seu pai, que nos anos pré-1964 lutou ao lado dos comunistas em São Paulo.

Saiba Mais

Nó Na Garganta

Mirna Pinsky

Tânia tem 10 anos. Seus pais decidiram trocar a vida pobre e difícil da cidade grande por uma nova oportunidade no litoral, e ser caseiros na casa de dona Matilde. No novo ambiente, Tânia aprende e inventa novas brincadeiras, faz novos amigos e sofre muito preconceito pelo fato de ser negra. Ao mesmo tempo, vai nascendo dentro dela uma consciência até então desconhecida, uma vontade de mostrar às pessoas sua verdadeira personalidade.

Saiba Mais

No Planeta Anão Tem Inflação?

Lilian Sypriano

Os moradores da Casa Amarela se espantaram com o estado de Rubião ao vê-lo chegar do supermercado, onde, numa liquidação, enfrentou brigas e empurrões. Os preços andavam muito altos, apesar de o governo afirmar que a inflação estava sob controle, e Rubião queria economizar. Logo após esse episódio, Vovô se tornou sócio de Mário Apolinário, um desconhecido, para quem alugou o porão da casa. Ali instalaram um escritório e vendiam passagens para Plutão, onde, segundo o estranho, não havia inflação. Mesmo alertado pelos familiares, que desconfiavam da honestidade de Apolinário, Vovô continuou ajudando o sócio no negócio, que ia de vento em popa, até o dia em que a polícia resolveu investigar… será que era mesmo possível viajar para Plutão e ficar livre da inflação?

Saiba Mais

No Templo Do Trovão

Thomas C. Brezina

Os Tigres adquirem peças ornamentais de um famoso explorador. Dentro delas, há um mapa do tesouro que desperta a ganância de muita gente. Mistérios, perseguição e adrenalina esperam pelo leitor.

Saiba Mais

Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo, Reinaldo Seriacopi

Em uma taverna do século XIX, cinco amigos decidem narrar suas macabras histórias de amor. As paixões de Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann são tão intensas quanto loucas. No passado, ainda jovens e inconsequentes, eles macularam suas vidas com atos infames, que nunca esqueceram. Inspirado em narrativas góticas, Álvares de Azevedo criou uma obra alucinante, que marcou a literatura brasileira. Esta adaptação, em HQ, enaltece o lirismo da obra com um roteiro sensível e belos desenhos.

Saiba Mais

Nós E Os Outros - Histórias De Diferentes Culturas

Alcântara Machado, Carolina Maria De Jesus, Edson Rodrigues Dos Passos, Gonçalves Dias, Graciliano Ramos, Ilka Brunhilde Laurito, Índios Ticuna, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Pepetela, Yanna Hadatty Mora

Por meio de contos, crônicas, poesias, trechos de romance, etc., autores nacionais e estrangeiros mostram como as diferenças culturais podem gerar conflitos e aproximações.

Saiba Mais

Nos Passos Da Dança

Maria Tereza Maldonado

Fernando é um dançarino talentoso que sonha com o sucesso, mas desanima diante das dificuldades. Ricardo é um rapaz que abre caminhos para a realização dos seus desejos. Iara, Angélica, Diana… todos personagens que precisam rebolar um bocado para entender seus próprios conflitos e não dançar conforme a música, mas entrar no ritmo do coração. Jovens e adultos diferentes, com um ponto em comum: o mundo da dança. Para uns, apenas divertimento; para outros, promessa de um mundo melhor.

Saiba Mais

Nós, Os Cegos, Enxergamos Longe

Franz-Joseph Huainigg, Verena Ballhaus

Em meio a uma liquidação, Catarina se perde dos pais. Ela chora na frente da loja, mas ninguém parece vê-la. Até que um rapaz cego se dispõe a ajudá-la. Então, ela percebe que o rapaz "enxerga" melhor do que muita gente.

Saiba Mais

Num Pequeno Planeta

Luis Díaz

Com descontração, humor e poética, o narrador apresenta a história de Bacsan: como surgiu a vida ali, como as espécies se desenvolveram e foram se adaptando, como algumas evoluíram e outras foram extintas. Valendo-se de termos científicos que se mesclam a termos de um universo vocabular muito comum, o narrador convida a refletir sobre o modo de ser, de viver e de conviver dos habitantes do pequeno planeta. A trama expõe ainda a fragilidade de uma civilização marcada pelas disputas de poder, pelas relações entre opressores e oprimidos, pelo desrespeito e pela violência. Com as sutis ilustrações do próprio autor, a obra também instiga a curiosidade pela história do nosso planeta Terra.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Existem normas que definam o que é sanidade e o que é loucura? A busca e a aplicação de tais normas são as principais razões da vida de Simão Bacamarte. Médico da provinciana Itaguaí, ele vai gerar medo e veneração ao tentar encontrar o parâmetro da normalidade.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

O doutor Simão Bacamarte funda um hospício na pequena Itaguaí. Mas suas ideias sobre loucura são tão inflexíveis que ele interna a cidade inteira. Uma das mais irônicas e sombrias histórias de Machado de Assis.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Publicada pela primeira vez em 1882, esta obra de Machado de Assis dá margem a vários debates, e muitos deles extrapolam o universo da literatura. Nesse texto (conto ou novela — eis aí uma das questões que se podem debater a partir dessa leitura), Machado trata de questões como os limites entre sanidade e loucura, doença e saúde, ciência e verdade, filosofia e senso comum, norma e desvio. E se pode perguntar: como foi possível abrigar essas discussões em uma obra literária criada quando a teoria psicanalítica de Freud ainda estava em pleno processo de produção? O fato é que o sensível observador dos sentimentos e incoerências humanas que foi Machado de Assis, a partir da personagem principal dessa história, o cientista Simão Bacamarte, discute essas questões centrando-as numa pequena vila, Itaguaí. É lá que Bacamarte, depois de ter estudado na Europa, decide abrir uma casa de saúde, para cuidar de loucos ou alienados mentais, conforme se dizia na época. Sua obsessão pelo rigor científico, sua crença indiscutível no saber da ciência, levam-no a tal extremo que já não se sabe se os loucos são os que estão fora ou dentro da casa de saúde, uma vez que esta acaba ficando lotada. Daí o relativismo dos conceitos, a ironia em relação ao raciocínio cientificista que dominava o pensamento do século XIX. E, sobretudo, a lição do analista descrente dos modismos, ainda que os adote quando necessário, de que é preciso certo distanciamento e boa dose de arte ao calcular os pesos e as medidas dos opostos em diversas situações da vida. Em sua obra, Machado de Assis mesclou uma visão romântica do mundo e das relações humanas a outra, crua, pessimista e calculista. Transitou de uma perspectiva à outra ao longo de sua produção literária, mas sempre deixando algumas pitadas da que não estava em evidência. Passou assim da concepção idealista à pessimista, mas é possível em suas obras encontrar marcas das duas, ainda que sutis. Esta obra, que faz parte de sua produção da maturidade, é um bom texto para introduzir o leitor nessa discussão.

Saiba Mais

O Amigo De Castro Alves

Moacyr Scliar

Neste livro, o leitor vai aprender um pouco sobre a vida e a obra daquele que foi o último grande poeta do romantismo brasileiro: Castro Alves.

Saiba Mais

O Anjo Caído Em Quatro Clássicos Da Literatura Universal

Rogério Soud

Este volume da Coleção HQ Saraiva apresenta uma releitura de quatro contos da literatura universal pelas tintas do autor/ilustrador Rogério Soud. Abusando de sua versatilidade na criação de um clima próprio para cada história, o artista nos revela o chifrudo nas mais variadas formas. Ao mergulhar em sua narrativa envolvente, veremos que para o protagonista será preciso muito mais que uma aparência assustadora para ganhar sua moeda de barganha… Arrepiante.

Saiba Mais

O Ateneu

Raul Pompeia

Considerado o único romance impressionista da literatura brasileira, esta obra, de Raul Pompeia, é de difícil enquadramento na história da literatura. Por isso mesmo, dona de uma originalidade fascinante. Nela, o protagonista Sérgio narra seus dois anos de vida em um internato para meninos, que de fato existiu no Rio de Janeiro do século XIX.

Saiba Mais

O Ateneu

Marcello Quintanilha, Raul Pompeia

Aos 11 anos, Sérgio deixa a casa dos pais para ingressar no colégio Ateneu. Por trás da pedagogia moderna que atraía os filhos da elite, há uma educação tirana, que fomenta a hostilidade e a aniquilação dos fracos. A fantasia e a ingenuidade da infância são substituídas por uma realidade cruel e repressora. Sem abrir mão do texto original, Marcello Quintanilha criou uma obra-prima em quadrinhos: o realismo crítico e o tom impressionista presentes no clássico foram adaptados para um roteiro ágil e ácido, com imagens contundentes.

Saiba Mais

O Ateneu

Carlos Heitor Cony, Raul Pompeia

O narrador Sérgio rememora suas experiências de adolescente, quando era interno no colégio Ateneu - um microcosmo da sociedade carioca do século XIX. No relato da formação sexual e intelectual do jovem, aparecem personagens e situações que expõem um mundo de falsidade, no qual as amizades sinceras caminham lado a lado com a corrupção e a hipocrisia.

Saiba Mais