Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Manual De Sobrevivência Familiar

Ivan Jaf

Esta obra é certamente uma narrativa que tem muito da memória do autor, Ivan Jaf. Já bastante conhecido entre os leitores de livros infantojuvenis, ele nos leva a uma viagem sentimental pela infância e adolescência de um garoto, por meio de um texto divertido, em que faz uso primoroso de muita ironia. Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade. Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder às seguintes perguntas: como sobreviver ao amor e às neuroses familiares?; como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando a menina de que gostamos nos ignora, quando a família sufoca e também não entende nada do que se passa conosco? Além de engraçada, a obra apresenta uma visão terna e crítica dos “fatos da vida”.

Saiba Mais

Mãos Ao Alto! É Um Assalto!

Lilian Sypriano

Os habitantes da Casa Amarela se veem às voltas com desconfianças acerca de dois amigos do Vovô Antônio Gatônio, que vão visitá-lo para assistir a um jogo do Fluminense. Como se não bastasse a cara de poucos amigos de Liloca Gatoca no dia do jogo, na manhã seguinte Vovó Catita Gatita vai ao banco para receber sua aposentadoria e… Mãos ao alto! É um assalto! E agora? Será que os amigos de Vovô têm alguma coisa a ver com isso?

Saiba Mais

Marcus Robô

Maria Heloísa Penteado

O desejo de Maruca é atendido por uma fada e ela ganha um robô que faz tudo. Mas a menina está atrasada na escola e não consegue ler o que está escrito nos botões de seu robô. Em vez de apertar o botão de arrumar a cama, aciona o de dar banho em criança e vai parar no chuveiro! Após muita confusão, Maruca descobre que é melhor deixar a preguiça de lado e aprender a ler.

Saiba Mais

Maria Borralheira

Sílvio Romero

Maltratada pela madrasta e pelas duas filhas dela, Maria Borralheira acha uma varinha de condão e, assim, consegue um lindo vestido e uma carruagem para ir à festa da cidade. Este conto popular, recolhido por Sílvio Romero no interior do Sergipe, é uma versão brasileira do clássico infantil Cinderela.

Saiba Mais

Maria Poliana

Lino De Albergaria

Insatisfeita com seu nome, Maria Poliana, que prefere ser chamada de Ana, entra em conflito com a nova professora de Português, que durante a chamada usa o nome verdadeiro da menina. Paralelamente, outros problemas a incomodam: os pais separados, a mãe, que além de se fazer de vítima por não trabalhar fora é a culpada pelo nome horrível (tirado de Pollyana, de Eleanor H. Porter, livro que a mãe adora e que Ana se recusa a ler), sem contar os olhos verdes e irônicos de Rodrigo, seu colega, com quem entra numa batalha surda. Com a agressividade e a intolerância típica dos adolescentes, Ana vive seus conflitos e novas descobertas, conseguindo lidar com as questões que a afligem.

Saiba Mais

Márika E O Oitavo Ano

Lino De Albergaria

Márika é uma adolescente. Não como qualquer uma: ela é uma estrangeira em terra estranha. Com o coração dividido entre a saudade que sente de sua mãe, que ficou na República Tcheca, e o compromisso de refazer sua vida ao lado de seu pai no Brasil, ela vai perceber que a vida, apesar dos momentos difíceis, tem um lado muito doce e alegre. E que lugar é mais doce e alegre do que o Brasil? Este livro, conduzido pela jovem Márika, é o terceiro de uma série com as mesmas personagens que crescem e vão-se confrontando com as novidades, os conflitos e as surpresas trazidas pela vida.

Saiba Mais

Marília De Dirceu, Cartas Chilenas

Tomás Antônio Gonzaga

Esta edição comentada reúne os melhores momentos de criação poética de Tomás Antonio Gonzaga: o lirismo suave, e por vezes doloroso, de Marília de Dirceu e a sátira política de Cartas chilenas.

Saiba Mais

Marinheiro Rasgado

Ricardo Azevedo

Marinheiro Rasgado era um homem que vivia na praça de uma cidade e que tinha muitas histórias para contar para as crianças que se tornaram amigas dele, principalmente sobre as suas aventuras vividas na China. O texto tematiza a dualidade entre aparência e essência, entre o individual e o coletivo. Trata também da curiosidade, do fascínio pela descoberta de algo novo, das brincadeiras, do relativismo, do amor, da morte e da separação e da amizade.

Saiba Mais

Marquinhos No Lugar-Nenhum

Leila Norberto

A bola do time cai no quintal de uma casa abandonada. Marquinhos vai buscá-la e descobre uma passagem para um bosque imenso, onde conhece Flora, uma moça transparente. Apesar de achar o lugar lindo, o menino quer voltar para casa, mas, para isso, terá de fazer várias coisas de que não gosta: comer quiabo, lavar as orelhas, estudar matemática...

Saiba Mais

Martini Seco

Fernando Sabino

Marido e mulher se acusam mutuamente de tentativas frustradas de assassinato, até se verem implicados em mortes reais. Um crime ocorrido em circunstâncias singulares intriga a polícia. Quem será o culpado?

Saiba Mais

Matéria De Delicadeza

Stela Maris Rezende

Um livro de contos sobre jovens em situações de decisão. Na primeira parte da obra, as personagens estão envolvidas em conflitos interiores. Na segunda, as histórias apresentam a elaboração de planos e a colocação deles em prática, há mais diálogo com o mundo real. A terceira parte são contos em que as personagens, em pleno mundo exterior, dão uma guinada na vida: planos, desejos e ações se misturam no diálogo; correm-se riscos, em situações emocionantes, narradas em linguagem poética.

Saiba Mais

Melhor De Três

Angela Carneiro

Ao mudar de bairro, João conhece um clube em que há um time de futebol. Mas somente alguns privilegiados podem treinar no local. Com outro menino, ele funda o Canelada Futebol Clube num terreno que está para ser vendido. Como resolver tal situação?

Saiba Mais

Melhores Dias Virão

Giselda Laporta Nicolelis

Enquanto a mãe e os irmãos trabalham, Lenílson sai a perambular pelas redondezas da periferia. Conhece Zelão e sua gangue e, dessa forma, entra para o mundo da marginalidade. Depois de fugir da Febem, organiza sua própria gangue. Tentando escapar de um grupo de extermínio, resolve morar em uma cidade do interior, onde encontra oportunidade de refazer sua vida. Narrando sua própria história, o protagonista dá um exemplo de como superar a pobreza e os erros cometidos.

Saiba Mais

Memorial De Aires

Machado De Assis

Sexagenário, ex-diplomata aposentado, o conselheiro Aires faz um relato do cotidiano na Corte carioca dos anos de 1888 e 1889. Registrando reflexões sobre fatos e pessoas com as quais conviveu, tece impressões sobre o amor desinteressado, a fidelidade de sentimentos e a espontaneidade da amizade. Derradeira narrativa de um dos mestres da literatura brasileira, este livro apresenta uma reflexão de Machado de Assis sobre a própria obra, revelando a sólida consistência de seu estilo irônico e a atualidade de sua visão de mundo.

Saiba Mais

Memórias De Um Jovem Padre

Álvaro Cardoso Gomes

José pensa em abraçar a vida religiosa. No auge da dúvida, lê O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, que abala suas ideias sobre a vocação. Também seu coração é balançado pela tentadora Maria Cláudia.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida, Ivan Jaf

O Rio de Janeiro recebe a família real portuguesa e passa a ser a sede do Império. É nesse cenário conturbado que o leitor segue Leonardo. Esta adaptação mantém o tom irônico da obra original.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

A linguagem popular e a vida das camadas pobres e médias são as protagonistas deste romance, que faz uma bem-humorada crônica de costumes do Brasil de dom João VI. A ironia e o deboche com que Manuel Antônio de Almeida conta as trapalhadas de Leonardo, primeiro malandro da literatura nacional, situam a obra além das características do movimento literário do período em que foi escrita, o Romantismo.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Carlos Heitor Cony, Manuel Antônio De Almeida

O romance descreve a trajetória do anti-herói Leonardo, endiabrado filho de imigrantes portugueses que, após uma infância atribulada, escolhe a malandragem como ocupação. O jovem vive se envolvendo com mulheres e arrumando confusões, a ponto de ser preso algumas vezes. Com uma trajetória dessas, não deixa de ser irônico o fato de que Leonardo acabe se tornando um militar.

Saiba Mais