Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Por Dentro Do Sistema Imunológico

Paulo Roberto Da Cunha

O conhecimento do complexo sistema imunológico humano, responsável direto por nossa saúde, está entre os grandes avanços da ciência no século XX. Mas nada disso teria sido possível se, ainda no fim do século XIX, não houvesse despontado a figura maior de Pasteur e a descoberta da vacina. Por dentro do sistema imunológico aborda os conceitos de saúde e doença, desenvolvendo temas como os mecanismos de defesa empregados pelo organismo para se defender dos micróbios invasores, os dois tipos de imunidade (a natural e a adquirida), as situações em que a medicina julga desejável coibir ou suprimir as defesas imunológicas (por exemplo, para evitar a rejeição de um órgão transplantado) etc. Para complementar as explicações científicas, a obra apresenta painéis contendo a história das descobertas e das pesquisas, quadros e mapas sobre a Aids e outras moléstias, além de ricas ilustrações e fotos.

Saiba Mais

Por Mares Há Muito Navegados

Álvaro Cardoso Gomes

Dedé odiou sua tarefa: ler Os lusíadas nas férias! Mas seu pai tem a solução: refazer a rota de Vasco da Gama, revivendo a emoção e as aventuras narradas no livro de Camões.

Saiba Mais

Porta A Porta

Roseana Murray, Suzana Vargas

Duas amigas que moram em lugares tão diferentes, como a cidade do Rio de Janeiro e a pequena Visconde de Mauá, e levam suas vidas de um jeito também muito diferente, vivem as mesmas questões e têm os mesmos sonhos... Bárbara e Clara, aprofundando sua relação de amizade por meio de muitas cartas e confidências, vão descobrindo o mundo e a si próprias.

Saiba Mais

Pra Você Eu Conto

Moacyr Scliar

O primeiro amor é o mais marcante na vida de uma pessoa? Nesta obra, Juca conta a seu neto a emocionante história de sua primeira paixão: Marta, uma professora que luta contra a repressão e contra os nazistas do Rio Grande do Sul. Ambientada na época do Estado Novo, em que forças opressivas predominavam, a narrativa mostra que o amor pode ser uma possibilidade de libertação e transformação. Quando o tímido adolescente Juca vive essa experiência, passa a ver o mundo com outros olhos. Emoção e convite à reflexão esperam pelo leitor nesta cativante história de vida.

Saiba Mais

Prisioneiro B-3087

Alan Gratz

Este livro é baseado na vida de Ruth e Jack Gruener. Em 1939, aos 10 anos, Yanek Gruener assiste à invasão da Polônia pelo exército alemão, estopim da Segunda Guerra Mundial. Do início ao fim do conflito, o garoto passa por dez campos de concentração e enfrenta viagens em vagões de gado. Faminto, sujo e subjugado, ele é um exemplo de perseverança. Sua jornada é contada neste tocante relato.

Saiba Mais

Procura-Se Um Fantasma

Jorge Fernando Dos Santos

O professor de História Ricardo de Sousa Barbosa, que mora e trabalha em Juiz de Fora, é chamado às pressas a Petrópolis para o enterro de seu tio, o capitão Fausto de Sousa, da Marinha brasileira. Como único herdeiro do capitão, Ricardo recebe a notícia de que agora é dono de um casarão mal-assombrado. Após reviravoltas em sua vida profissional, o professor resolve assumir o casarão e transformá-lo numa pousada. A principal atração do local: a assombração do fantasma Sancho Perro, “antigo conhecido” de seu tio. Com o tempo, o local passa a ser frequentado por pessoas muito estranhas… na narrativa, o leitor passeia por Petrópolis, cidade histórica fluminense, junto com o professor Ricardo. No caminho, conhece sua arquitetura, seus principais fatos históricos e vários personagens importantes que por lá passaram.

Saiba Mais

Projetos Póstumos De Brás Cubas

Ivan Jaf

O publicitário Haroldo Paiva recebe a proposta de lançar um produto no mercado: um antidrepressivo. O que pode haver de novo num antidrepressivo? O formato, oras! Nada de pílulas, gotas, injeções. Em forma de emplastro, esse produto seria a solução para os males que afligem o ser humano, uma revolução no mundo dos medicamentos de combate à melancolia. Porém, Haroldo Paiva está morto, e o projeto é de um cliente não menos morto, o fantasma (pasmem!) de Brás Cubas, personagem da conhecida obra de Machado de Assis! E fantasma de personagem de livro existe? Não só existe como esse em particular consegue até convencer o recém-finado Haroldo Paiva a embarcar com ele em seu projeto póstumo.

Saiba Mais

Quarto De Despejo - Diário De Uma Favelada

Carolina Maria De Jesus

O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

Saiba Mais

Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição comemorativa)

Carolina Maria De Jesus

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira. Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Saiba Mais

Quarto de despejo: teatro – Baseado no diário de Carolina Maria de Jesus

Edy Lima

Baseado no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, este drama teatral conta a história do cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo. Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, ao longo das cenas nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira, aproveitando o ensejo para lançar esta adaptação do livro para o teatro, de Edy Lima, que foi encenada pela primeira vez em São Paulo, em 1961. Além do texto da peça e da ilustração de capa feita pelo artista No Martins, esta obra conta com um texto de apresentação de Amir Haddad, que dirigiu Quarto de despejo na montagem de 1961, outro de Edy Lima, e o manuscrito de Carolina Maria de Jesus sobre a adaptação de seu livro ao teatro.

Saiba Mais

Que Azar, Godofredo! — Crônicas

Alexandre Azevedo

Críticas inteligentes e originais ao homem moderno e à sua organização social. "E o maior elogio que se pode fazer a este livro é que ele não frustra a expectativa provocada pela primeira crônica. Todas, ou quase todas, estão no mesmo nível. Este é um cronista que já nasceu pronto." (Luis Fernando Verissimo)

Saiba Mais

Quem Quer Ficar, Quem Quer Partir

Marcia Kupstas

Quem quer ficar, quem quer partir pode significar enfrentar ou esquecer, ganhar ou perder, ficar ou fugir, viver ou morrer... Um fato revolveu o passado que estava esquecido em Pedra Alta, onde muitas vidas se cruzaram: Madu morreu. Enfim, somente vinte anos depois, ao se despedirem de uma pessoa tão querida, um grande mistério que envolvia a amizade de DEDALU será revelado, quando três amigas de infância se reencontram.

Saiba Mais

Quem, Eu? - Um Poeta Como Outro Qualquer

José Paulo Paes

Neste depoimento de caráter autobiográfico, José Paulo Paes narra a sua trajetória pessoal e profissional: de menino do interior e bom leitor, desde a infância, até se tornar tradutor, poeta e crítico literário. E, ao relembrar suas experiências, orienta os jovens na difícil tarefa de conciliar a vida profissional – a carreira que se escolhe ou se é levado a escolher – e a vocação.

Saiba Mais

Quer Tc Comigo?

Valéria Melki Busin

Marcelo conhece Rita na internet, e os dois iniciam um namoro virtual. Será que Marcelo deve contar a ela que é negro?

Saiba Mais

Quincas Borba

Machado De Assis

Considerada uma das obras-primas de Machado de Assis, esta obra trata da vida do pacato professor Rubião, que se torna rico ao receber a herança de Quincas, filósofo excêntrico, criador da teoria do Humanitismo. Como sempre, os valores sociais e a alma humana são investigados pela fina lente de Machado de Assis, que lança luzes de argúcia e ironia sobre a nossa condição.

Saiba Mais

Rastros e riscos: minhas memórias de leitores

Ana Maria Machado

“Este livro é um registro precioso da transformação que a leitura pode ter na sociedade.” – Marcos da Veiga Pereira, editor. Escrito por Ana Maria Machado e publicado às vésperas da comemoração de 80 anos de vida da autora, trata-se de um livro de memórias autobiográficas, com uma reunião de relatos de experiências relacionadas a livros e leitores ao longo da carreira de escritora. Nas palavras de Ana Maria: “Rastros de uma jornada que me trouxe até aqui. Uma boa jornada, apesar dos riscos”.

Saiba Mais

Redações Perigosas Ii, A Fome

Telma Guimarães Castro Andrade

A vida da professora de História Rosemeire parecia estar entrando nos eixos: a nova rotina de aulas em um colégio particular, o concurso de redação sobre o tema “fome”, do qual seus alunos participam, o trabalho de leitura crítica para a editora que publicaria as redações vencedoras... Mas, muitas vezes, a calmaria precede a tempestade, e o que parecia ser apenas um trabalho de correção de textos desencadeia uma série de descobertas que a lançam em investigações e situações perigosas. Leitura instigante, este livro possibilita a reflexão e o olhar crítico a respeito de questões contundentes, como a desigualdade social, a fome e a corrupção.

Saiba Mais

Redes Solidárias

Maria Tereza Maldonado

Gabriel mora com a mãe viúva e um irmão em um apartamento de classe média e estuda em faculdade particular; Marcão vive com os pais e um tio numa casa de favela e frequenta escola pública. Quando se conhecem, descobrem muitos pontos em comum: a alegria de contribuir para melhorar a vida de muita gente, o sonho de construir um futuro promissor numa sociedade mais justa, a crença no poder transformador de ideias criativas, concretizadas em projetos sociais que melhoram a qualidade de vida de todos.

Saiba Mais