Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

O Lago do Silêncio

Lino De Albergaria

A turma de dona Dolores gosta demais de passeios. Ela e seu Gumercindo, o motorista, também. Por isso, a diretora aceitou o convite que chegou meio misteriosamente à escola: um hotel fazenda oferecia hospedagem grátis para todo o grupo conhecer o Lago do Silêncio! Após viverem e desvendarem grandes mistérios na Casa da Neblina, na Serra das Lianas, na Ilha do Tempo Perdido, no Raríssimo Antiquário e no Jardim das Margaridas, os personagens embarcam em mais uma história bem-humorada e misteriosa, na qual Lino de Albergaria mistura imaginação e realidade, criando um cenário perfeito para ser desvendado pela animada turma e por todos os seus leitores.

Saiba Mais

O Livro Da Selva

Rudyard Kipling

Este grande clássico da literatura estrangeira reúne narrativas que apresentam animais como protagonistas. São histórias que falam de coragem, perseverança, companheirismo, ética e respeito ao próximo. Três delas contam a história de Mowgli, o bebê humano que é criado por lobos. Em sua trajetória nas matas da Índia, o menino enfrenta a fúria de lobos que não o aceitam na alcateia e tem de vencer o tigre Shere Khan, seu grande inimigo.

Saiba Mais

O Mágico De Oz

L. Frank Baum

A menina Dorothy quer voltar para casa, o Leão quer coragem, o Homem de Lata busca um coração e o Espantalho quer inteligência. Os quatro saem à procura do Mágico de Oz para que ele realize seus desejos.

Saiba Mais

O Médico E O Monstro

Robert Louis Stevenson

Na Londres do século XIX, dr. Jekyll bebe uma poção capaz de desdobrar uma pessoa em seus lados positivo e negativo. Assim, ele se transforma no sr. Hyde, um homem que comete crimes e atrocidades. Recorrendo cada vez mais à poção, o dr. Jekyll passa a ter dificuldade de controlar sua transformação.

Saiba Mais

O Médico E O Monstro

Robert Louis Stevenson

Publicada em 1886, em Londres, esta obra pode ser interpretada como uma alegoria do conflito entre a rigorosa moralidade vigente do século XIX e os desejos por ela reprimidos, próprios da natureza humana. Não por menos, Stevenson optou por chamar de Sr. Hyde (de hidden, "oculto" em inglês) a faceta monstruosa que dominava de tempos em tempos a personalidade pacata do correto e respeitado Dr. Henry Jekill.

Saiba Mais

O Médico E O Monstro

Robert Louis Stevenson

Clássico da literatura de mistério, este livro narra a suspeita ligação entre o recatado e elegante médico Henry Jekyll e Edward Hyde, homem de feições grosseiras e hábitos assustadores. Esta obra aborda a dualidade da alma humana, numa narrativa emocionante.

Saiba Mais

O Médico E O Monstro

Robert Louis Stevenson

O denso nevoeiro londrino esconde um mistério. O diabólico senhor Hyde é capaz de tudo para satisfazer seus impulsos. Na mesma cidade, vive o doutor Henry Jekyll, respeitado médico disposto a aliviar a dor e o sofrimento de seus pacientes. A estranha relação entre personalidades tão diferentes inquieta o senhor Utterson, um advogado que fará de tudo para esclarecer a ligação entre o médico e o monstro.

Saiba Mais

O Melhor Poeta Da Minha Rua

José Paulo Paes

Nesta coletânea, o autor experimenta vários tipos de poesia. Com lirismo, ironia fina e preocupação social e política, ele mostra a poesia que se esconde no dia a dia.

Saiba Mais

O Menino E O Bruxo

Moacyr Scliar

No Rio de Janeiro do século XIX, Joaquim Maria Machado de Assis acorda de um sonho em que é um escritor famoso. Mas a realidade do menino é bem diferente: tímido, mulato, pobre e gago, ele tenta vender doces. Porém, um acontecimento mágico vai mudar sua vida.

Saiba Mais

O Menino Sem Imaginação

Carlos Eduardo Novaes

Tavinho costuma dizer que a televisão imagina por ele. Até que uma pane deixa o Brasil inteiro sem televisão. Então, Tavinho precisa aprender a imaginar sozinho...

Saiba Mais

O Mestre Das Sombras

Ivan Jaf

No início do século XIX, Vicente monta um ateliê em Recife. Após perder os amigos, ele quer se distanciar da política. Mas a Revolução Pernambucana muda seus planos.

Saiba Mais

O Mistério Da Casa Verde

Moacyr Scliar

Coisas estranhas ocorrem em um velho casarão. Para descobrir o que está acontecendo, Arturzinho e seus amigos têm de recorrer ao conto de Machado de Assis.

Saiba Mais

O Morro Dos Ventos Uivantes

Vilma Arêas, Emily Brontë

Heathcliff é levado para a fazenda dos Earnshaw aos 7 anos, depois de ser resgatado das ruas, quase morto de fome e de fadiga. Arredio e irascível, o garoto passa a ser hostilizado por Hindley e apoiado por Cathy, filhos do sr. Earnshaw. Ao longo dos anos, acaba se apaixonando por Cathy, mas é rejeitado. Ele foge e, tempos depois, volta rico e disposto a se vingar.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Frequentemente apontado como o primeiro romance naturalista brasileiro, "O mulato" foi publicado no mesmo ano que "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. Valendo-se de tipos sociais e recursos realistas para criticar a sociedade, Aluísio Azevedo foi pioneiro ao usar da literatura para se opor à Igreja e ao racismo.

Saiba Mais

O Mundo É Dos Canários

Luiz Antonio Aguiar

Sete adolescentes, uma bibliotecária e seis contos de Machado de Assis. Laura nem imagina que a literatura a levará para longe da cidade, porém, para mais perto de si mesma.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais

O Noviço

Martins Pena

Considerado um dos melhores observadores da sociedade brasileira de seu tempo, Martins Pena parte, nesta obra, de um casamento por interesse para extrair cenas de humor e demonstrar as consequências da ambição desmesurada e da falsa vocação.

Saiba Mais

O Noviço / O Judas Em Sábado De Aleluia

Martins Pena

Se é verdade que mentira tem perna curta, a ambição também tem. Juntas, as duas podem criar grandes confusões. Estas peças retratam com bastante humor o Brasil do século XIX e oferecem momentos de confusão e diversão.

Saiba Mais