Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

No Reino Perdido Do Beleléu

Maria Heloísa Penteado

Valdomira é uma menina esperta e, quando seu irmão desaparece, ela tem certeza de onde ele está: no Beleléu, porque é lá que vão parar todas as coisas perdidas. Mas resgatar o irmão bagunceiro não será nada fácil. Ainda bem que ela não desiste...

Saiba Mais

No Tempo Do Feudalismo

Heloisa Steinmann

Acompanhando a trajetória de Pierre, filho de camponeses, e de Bernard, filho de um administrador de castelo, o leitor vai conhecer o cotidiano da Europa medieval durante a crise do feudalismo.

Saiba Mais

Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo, Reinaldo Seriacopi

Em uma taverna do século XIX, cinco amigos decidem narrar suas macabras histórias de amor. As paixões de Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann são tão intensas quanto loucas. No passado, ainda jovens e inconsequentes, eles macularam suas vidas com atos infames, que nunca esqueceram. Inspirado em narrativas góticas, Álvares de Azevedo criou uma obra alucinante, que marcou a literatura brasileira. Esta adaptação, em HQ, enaltece o lirismo da obra com um roteiro sensível e belos desenhos.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Existem normas que definam o que é sanidade e o que é loucura? A busca e a aplicação de tais normas são as principais razões da vida de Simão Bacamarte. Médico da provinciana Itaguaí, ele vai gerar medo e veneração ao tentar encontrar o parâmetro da normalidade.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

O doutor Simão Bacamarte funda um hospício na pequena Itaguaí. Mas suas ideias sobre loucura são tão inflexíveis que ele interna a cidade inteira. Uma das mais irônicas e sombrias histórias de Machado de Assis.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Publicada pela primeira vez em 1882, esta obra de Machado de Assis dá margem a vários debates, e muitos deles extrapolam o universo da literatura. Nesse texto (conto ou novela — eis aí uma das questões que se podem debater a partir dessa leitura), Machado trata de questões como os limites entre sanidade e loucura, doença e saúde, ciência e verdade, filosofia e senso comum, norma e desvio. E se pode perguntar: como foi possível abrigar essas discussões em uma obra literária criada quando a teoria psicanalítica de Freud ainda estava em pleno processo de produção? O fato é que o sensível observador dos sentimentos e incoerências humanas que foi Machado de Assis, a partir da personagem principal dessa história, o cientista Simão Bacamarte, discute essas questões centrando-as numa pequena vila, Itaguaí. É lá que Bacamarte, depois de ter estudado na Europa, decide abrir uma casa de saúde, para cuidar de loucos ou alienados mentais, conforme se dizia na época. Sua obsessão pelo rigor científico, sua crença indiscutível no saber da ciência, levam-no a tal extremo que já não se sabe se os loucos são os que estão fora ou dentro da casa de saúde, uma vez que esta acaba ficando lotada. Daí o relativismo dos conceitos, a ironia em relação ao raciocínio cientificista que dominava o pensamento do século XIX. E, sobretudo, a lição do analista descrente dos modismos, ainda que os adote quando necessário, de que é preciso certo distanciamento e boa dose de arte ao calcular os pesos e as medidas dos opostos em diversas situações da vida. Em sua obra, Machado de Assis mesclou uma visão romântica do mundo e das relações humanas a outra, crua, pessimista e calculista. Transitou de uma perspectiva à outra ao longo de sua produção literária, mas sempre deixando algumas pitadas da que não estava em evidência. Passou assim da concepção idealista à pessimista, mas é possível em suas obras encontrar marcas das duas, ainda que sutis. Esta obra, que faz parte de sua produção da maturidade, é um bom texto para introduzir o leitor nessa discussão.

Saiba Mais

O Amigo De Castro Alves

Moacyr Scliar

Neste livro, o leitor vai aprender um pouco sobre a vida e a obra daquele que foi o último grande poeta do romantismo brasileiro: Castro Alves.

Saiba Mais

O Amigo Urso

Mery Weiss

Adaptação da fábula “Os viajantes e o urso”, de Esopo, o texto conta, em linguagem simples, enxuta e todo em letra bastão, a história de dois amigos que, passeando por uma floresta, dão de cara com um urso. Sem pensar no companheiro, Tranquedo sobe numa árvore e, escondido entre os galhos, observa o urso cheirar Trancado, que, deitado no chão, se faz de morto. O urso cheira o nariz de Trancado, cheira as orelhas e vai embora. Passado o susto, Tranquedo quer saber o que o urso cochichou no ouvido do amigo. Com ilustrações irreverentes, é uma fábula sobre companheirismo e solidariedade.

Saiba Mais

O Ateneu

Raul Pompeia

Considerado o único romance impressionista da literatura brasileira, esta obra, de Raul Pompeia, é de difícil enquadramento na história da literatura. Por isso mesmo, dona de uma originalidade fascinante. Nela, o protagonista Sérgio narra seus dois anos de vida em um internato para meninos, que de fato existiu no Rio de Janeiro do século XIX.

Saiba Mais

O Ateneu

Marcello Quintanilha, Raul Pompeia

Aos 11 anos, Sérgio deixa a casa dos pais para ingressar no colégio Ateneu. Por trás da pedagogia moderna que atraía os filhos da elite, há uma educação tirana, que fomenta a hostilidade e a aniquilação dos fracos. A fantasia e a ingenuidade da infância são substituídas por uma realidade cruel e repressora. Sem abrir mão do texto original, Marcello Quintanilha criou uma obra-prima em quadrinhos: o realismo crítico e o tom impressionista presentes no clássico foram adaptados para um roteiro ágil e ácido, com imagens contundentes.

Saiba Mais

O Ateneu

Raul Pompeia

Sérgio está prestes a enfrentar a educação repressora do famoso internato Ateneu. Lá, ele terá de lidar com a brutalidade dos colegas e do diretor, superando a falta da família e o recém-abandonado universo infantil. As marcas desse mundo constritor permanecerão nas lembranças do adulto, que escreve melancolicamente suas memórias. Nessa narrativa a um só tempo doce e amarga, Raul Pompeia traça um retrato impressionista do processo de formação da individualidade flagrado em seus momentos mais decisivos.

Saiba Mais

O Barco

Mary França, Eliardo França

Desbravar o rio é um empolgante desafio para o menino e seu barco.

Saiba Mais

O Barril

Mirna Pinsky

André adora brincar dentro de um barril, onde sempre imagina uma história diferente. Um dia, a irmãzinha Júlia também vai brincar com ele, mas os dois irmãos acabam entrando em conflito por causa do barril. A história faz uma sutil abordagem do ciúme que um bebê provoca no irmão mais velho.

Saiba Mais

O Barulho Fantasma

Sonia Junqueira

Mário está sozinho e ouve um ruído estranho. O pior é que o barulho está cada vez mais perto!

Saiba Mais

O Botão Grená

Luana Von Linsingen, Rosana Rios

Um botão grená perdido na areia chamou a atenção de Maya. Há quanto tempo estaria ali? Dava a impressão de ter sido arrancado com força de uma camisa ou vestido. Maya guardou o botão na sacola de praia, prometendo a si mesma descobrir algo mais sobre aquilo. Naquelas férias em Santa Catarina, Maya não poderia saber que um botão a levaria a uma aventura improvável, inimaginável... e perigosa!

Saiba Mais

O Cachorrinho Samba

Maria José Dupré

Brincalhão e curioso, o cachorrinho Samba quer conhecer tudo... e acaba se perdendo na cidade cheia de perigos.

Saiba Mais

O Cachorrinho Samba Na Fazenda

Maria José Dupré

Samba vai passar as férias na fazenda. Ele se encanta com as novidades do lugar e conhece dois amigos muito bagunceiros.

Saiba Mais

O Cachorrinho Samba Na Floresta

Maria José Dupré

Samba vive uma aventura e faz grandes amigos quando decide conhecer a floresta.

Saiba Mais