Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Medroso! Medroso!

Tatiana Belinky

Na hora do perigo, às vezes, é o mais medroso quem demonstra a maior coragem.

Saiba Mais

Melhor De Três

Angela Carneiro

Ao mudar de bairro, João conhece um clube em que há um time de futebol. Mas somente alguns privilegiados podem treinar no local. Com outro menino, ele funda o Canelada Futebol Clube num terreno que está para ser vendido. Como resolver tal situação?

Saiba Mais

Memorial De Aires

Machado De Assis

Sexagenário, ex-diplomata aposentado, o conselheiro Aires faz um relato do cotidiano na Corte carioca dos anos de 1888 e 1889. Registrando reflexões sobre fatos e pessoas com as quais conviveu, tece impressões sobre o amor desinteressado, a fidelidade de sentimentos e a espontaneidade da amizade. Derradeira narrativa de um dos mestres da literatura brasileira, este livro apresenta uma reflexão de Machado de Assis sobre a própria obra, revelando a sólida consistência de seu estilo irônico e a atualidade de sua visão de mundo.

Saiba Mais

Memórias De Um Jovem Padre

Álvaro Cardoso Gomes

José pensa em abraçar a vida religiosa. No auge da dúvida, lê O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, que abala suas ideias sobre a vocação. Também seu coração é balançado pela tentadora Maria Cláudia.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida, Ivan Jaf

O Rio de Janeiro recebe a família real portuguesa e passa a ser a sede do Império. É nesse cenário conturbado que o leitor segue Leonardo. Esta adaptação mantém o tom irônico da obra original.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

A linguagem popular e a vida das camadas pobres e médias são as protagonistas deste romance, que faz uma bem-humorada crônica de costumes do Brasil de dom João VI. A ironia e o deboche com que Manuel Antônio de Almeida conta as trapalhadas de Leonardo, primeiro malandro da literatura nacional, situam a obra além das características do movimento literário do período em que foi escrita, o Romantismo.

Saiba Mais

Memórias De Um Sargento De Milícias

Manuel Antônio De Almeida

Manuel Antônio de Almeida conta a história de Leonardo, filho de imigrantes portugueses que moram no Rio de Janeiro, na época de dom João VI. A narrativa envolve o leitor nas peripécias e intrigas desse herói meio malandro, garoto terrível durante a infância, sempre salvo das dificuldades pelos padrinhos. Depois, em sua adolescência, acompanhamos seus amores com a dengosa Vidinha, suas malandragens com o truculento major Vidigal, chefe de polícia, e sabemos de seu namoro com Luisinha, de sua prisão pelo major e dos consequentes acontecimentos. Construindo um panorama do cotidiano das pessoas pobres do Rio de Janeiro no século XIX, em vez de focar a narrativa na sociedade mais abastada, como era comum entre os autores da época, Manuel Antônio de Almeida abre um caminho para a literatura do século XX, dando voz aos malandros e outras personagens do povo brasileiro.

Saiba Mais

Memórias Mal-Assombradas De Um Fantasma Canhoto

Luiz Antonio Aguiar

Anjão, Prisca, Manouk e Deco são os Achudos: jovens nerds cheios de opinião sobre tudo, curiosos por descobrir sempre mais. Um dia, no intuito de desvendar se assombração é ou não deste universo, os quatro decidem invadir um casarão abandonado, onde têm o desprazer de conhecer Sir Simon de Canterville, um famoso fantasma da literatura que vai ensinar a eles muito sobre o terror...

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

Toda a riqueza do livro de Machado de Assis foi transportada para esta história em quadrinhos por dois grandes autores. O resultado é uma adaptação primorosa, que não se limita a reproduzir o clássico, mas possibilita novos modos de compreender a obra. A sociedade brasileira do século XIX é retratada com fidelidade na trama em que Brás Cubas se apresenta como um defunto autor e narra suas memórias a partir de sua morte.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

José Louzeiro, Machado De Assis

Publicado em 1881, este romance é o marco do Realismo brasileiro. Brás Cubas, homem abastado que nunca precisou trabalhar, escreve uma autobiografia depois de morrer. O defunto relata passagens de uma vida cheia de insucessos e mesquinharias. Com sua ironia característica, Machado apresenta uma visão cruel da natureza humana.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

No romance, um defunto dialoga com o leitor e conta sua vida. Abusando da ironia, Brás Cubas traça um perfil impiedoso de si próprio e das pessoas com quem conviveu. Mais que isso, faz um retrato sarcástico da sociedade de seu tempo.

Saiba Mais

Memórias Póstumas De Brás Cubas

Machado De Assis

A publicação desta obra não só inaugura o Realismo no Brasil, como inicia a etapa mais complexa da obra de Machado de Assis. Com ela, aprofunda-se a sua análise da realidade e refina-se a sua linguagem, sendo considerada a obra que prenuncia algumas técnicas da literatura moderna.

Saiba Mais

Mensagem

Fernando Pessoa

Épico. Irônico. Lírico. Boa parte da complexidade desta obra poética, essencialmente nacionalista, está nas muitas facetas – contraditórias apenas na aparência. Em seu único livro publicado em vida, Fernando Pessoa enaltece, mais do que a história e os feitos de sua pátria, a “alma portuguesa” e seus enigmas em poemas que mais tarde se tornariam ícones do Modernismo português.

Saiba Mais

Meu Cofrinho, Meu Futuro

Saraiva

Abordar a educação financeira sob a perspectiva da cidadania, de educação para o consumo e poupança, de planejamento e mudanças de atitude. Destinado às crianças de 8 a 10 anos, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O conteúdo é introdutório e relevante às crianças que estão aprendendo a entender o que é e como lidar com dinheiro e aos pais e adultos que desejam que as crianças tenham uma ideia de como é a economia de uma forma geral, como os adultos ganham dinheiro (e por quê), a importância de planejar o consumo, de pensar no que é necessário de verdade.

Saiba Mais

Meu Outro Eu

Marcelo Duarte

Ao fazer uma pesquisa para a escola, Rodrigo acaba se envolvendo em uma perigosa trama na qual crianças são substituídas por robôs inteligentes. Quando um deles assume seu lugar, o garoto descobre quanto ama sua família.

Saiba Mais

Miguel E O Sexto Ano

Lino De Albergaria

Eis que chega o sexto ano! Acabaram-se os tempos das "tias", que sempre faziam um afago nos alunos, mesmo nas broncas. Chega o momento de encarar uma tropa de professores, cada um com sua matéria. É hora de encontrar uma turma totalmente nova, novos amigos, novas experiências... A primeira semana de aulas parece interminável. Sozinho na sala, sozinho no mundo... É o que sente Miguel, um garoto simpático e corajoso, que vai nos conduzir neste caminho de tropeços, acertos e descobertas.

Saiba Mais

Minha Irmã Severina

Cristina Porto

Nos livros da Coleção Serafina, a personagem escreve, conta coisas de sua vida, inventa histórias, faz surpresas para os amigos e ainda estimula as crianças a ler e escrever. O problema é que, muito ocupada com as próprias invenções, Serafina acompanhou tão pouco os dias da irmã mais nova que nem notou a dificuldade dela para aprender a falar. Arrependida e decidida a ajudá-la, a mais faladeira da casa resolve então escrever um caderno de histórias especialmente dedicado à pequena Severina. Assim, a obra celebra os quarenta bem-sucedidos anos de literatura de Cristina Porto e de Serafina, marcados pela parceria de sucesso da coleção com o ilustrador Michele Iacocca.

Saiba Mais

Miopia E Outros Contos Insólitos

Tadeu Pereira

As histórias deste livro fazem pensar. Realçam a poesia e a loucura que se escondem nas tramas do cotidiano. Trazem novos óculos, novas lentes, que ajudam a enxergar insólitas questões do mundo. São dezessete pequenos contos que evidenciam aspectos insólitos do comportamento humano que normalmente ninguém vê. Por meio de enredos interessantes, Tadeu Pereira expõe, de forma contundente, situações marcantes que definem o destino das personagens. Os contos são curtos, mas não se engane: os questionamentos são muitos.

Saiba Mais