Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Senhora

José De Alencar

Quem pode mais: o dinheiro ou o amor? No mundo de aparências da alta sociedade carioca surge sua heroína: Aurélia Camargo, que, em todas as suas inseguranças e contradições, lutará pelo poder da escolha verdadeira.

Saiba Mais

Senhora

Luiz Antonio Aguiar, José De Alencar

Com belíssimas ilustrações de Shiko, Senhora adaptada em HQ traz a história de Aurélia Camargo, que, na aparência, era uma mulher firme e determinada. Jovem, bela, rica e inteligente, tinha todos os homens a seus pés e fazia questão de esnobá-los. No seu íntimo, entretanto, escondia-se uma moça frágil e insegura, motivada por uma decepção amorosa.

Saiba Mais

Sete Desafios Para Ser Rei

Jan Terlouw

Katoren é o fantástico país dos dragões e das árvores com frutos explosivos. Lá vive Stach, um garoto pobre que precisa vencer sete grandes desafios para realizar seu sonho: ser rei.

Saiba Mais

Simsalabim

Maria Amália Camargo

Quer saber qual o segredo do penteado da Cachinhos Dourados? Ou então dos longos e fortificados cabelos da Rapunzel? O que pensam os personagens do folclore brasileiro sobre seus pares dos contos de fada? Qual a nova modalidade de esporte do mundo do faz de conta? Tudo isso e mais um pouco você encontra neste número "Simsalabim"!

Saiba Mais

Sonetos

Luis Vaz De Camões

Se no épico Os lusíadas, Camões canta em nome de sua pátria, na poesia lírica sua voz se individualiza para revelar os mais subjetivos sentimentos. E hoje, quase cinco séculos depois de escritos, vários de seus poemas são ainda conhecidos e recitados. Este volume reúne 55 dos mais significativos sonetos camonianos, todos eles acompanhados de comentários, notas explicativas e uma recriação em prosa, para o leitor se deleitar ainda mais com essas pequenas obras-primas.

Saiba Mais

Sonho De Uma Noite De Verão

Ana Maria Machado, William Shakespeare

Na Atenas da Antiguidade, Helena ama Demétrio, que ama Hérmia, que ama Lisandro... Esta clássica comédia de Shakespeare é um ótimo estímulo ao estudo da mitologia.

Saiba Mais

Tem Lagartixa No Computador

Marcelo Duarte

O pai de J. P. é ascensorista em um prédio de escritórios na cidade de São Paulo. Durante uma conversa informal com Flávia, a editora de uma nova rede social, ele consegue uma entrevista para o filho. Ao passar pela seleção, J. P. indica o amigo Bruno e a namorada Maria Carolina para ajudar na produção de conteúdo da rede social. O trabalho é temporário, mas os jovens estão felizes com o primeiro emprego. Eles escreverão sobre seus assuntos preferidos: cinema, astrologia e viagens. Em meio à nova rotina de trabalho e às descobertas da juventude, ameaças suspeitas surgem no computador da polícia e podem estar ligadas às atividades dos meninos. J. P. e sua turma tentarão descobrir quem está por trás desse mistério. Esta aventura juvenil, que já conquistou muitos leitores, é mais um clássico da série Vaga-Lume.

Saiba Mais

The Brazilian Exchange Student

Telma Guimarães

Com texto escrito em inglês, a obra apresenta aos leitores comparações entre diferentes culturas através da temática do namoro. De forma leve e divertida, não rotula os jovens como bobos ou irresponsáveis, mas valoriza a amizade e o respeito entre eles.

Saiba Mais

Til

José De Alencar

Linda ama Miguel, que, assim como Afonso, ama Til, que parece não amar ninguém, ou antes, amar a todos. Com seu jeito brincalhão e generoso, Til ama até mesmo as criaturas consideradas perigosas ou então repugnantes, como o demente Brás, a louca Zana e o temido Jão Fera. Romance e aventura se intercalam nessa história.

Saiba Mais

Trago Na Boca a Memória do Meu Fim

Ricardo Azevedo

Neste romance, em um momento histórico e significativo para o entendimento da formação identitária do Brasil – a colonização –, o leitor tem a possibilidade de viajar por terras desconhecidas, repletas de aventuras, perigos, sobrevivências de um personagem cheio de sofridas histórias para contar, mas que nem por isso deixa de ter seus momentos de confabulações e sonhos de mudar de vida. A narrativa apresenta fatos reais e surreais, estes, muitas vezes, próximos do mundo fantástico, das superstições de uma época remota. Uma história que convida o leitor a percorrer não só caminhos, mas também os descaminhos de um jovem que tenta de tudo para se dar bem, com seus desejos e muitos medos.

Saiba Mais

Três Escravos

Prosper Mérimée, Herman Melville, Lourenço Cazarré

Tamango é vendedor de escravos e líder do seu povo. Um dia, embriagado, vende a própria esposa, Aicha, deixando-a seguir com os cativos. Ao acordar no outro dia e tomar consciência do que fez, vai ao navio negreiro Esperança para reavê-la. É aprisionado, convence os escravos a seguir suas ordens e, então, dominam o barco. Em Benito Cereno, o comandante Amaso Delano avista um estranho navio à deriva. Ao subir a bordo da embarcação, encontra uma situação lastimável e oferece ajuda aos homens que lá estavam, incluindo o capitão Cereno. Tudo parece suspeito ao capitão Delano, que desconfia de uma armadilha. Depois, descobre que os brancos eram prisioneiros e que o escravo Babo era o líder dos amotinados. Quando criança, Kandimba tem a vila onde mora atacada por uma tribo rival. Seu povo é aprisionado, seu pai é morto e sua mãe e irmão, enviados para o Brasil em um navio negreiro. Ele acaba escapando e tem outro destino, que lhe proporciona muito aprendizado. Apesar de muitas aventuras, Kandimba não esquece dos seus e deseja reencontrá-los.

Saiba Mais

Três Maneiras De Manter A Alma Unida Ao Corpo

Ivan Jaf

A bordo do Galeão São Paulo, em direção às Américas, estão o padre Antônio Vieira e o poeta Gregório de Matos. Na longa jornada, enfrentarão os dois maiores perigos a que estão sujeitos os navegantes da época: a tormenta e a calmaria. Une-se à dupla notável o mestre calafate João Roxo e, juntos, eles travam diálogos memoráveis sobre arte, fé e ciência. Este livro possui Guia do Professor. Finalista do Prêmio Jabuti em 2016, na categoria "Juvenil".

Saiba Mais

Tristão E Isolda

Telma Guimarães Castro Andrade

O bravo cavaleiro Tristão vence o gigante Morholt, mata uma fera terrível e conquista a princesa Isolda dos Cabelos Dourados para o rei Marcos da Cornualha. Mas, por uma ironia do destino, Tristão e Isolda se apaixonam.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

José Louzeiro, Lima Barreto

A história se passa nos primeiros anos da República brasileira. Policarpo Quaresma é um major de hábitos regulares, cujo lazer é estudar a pátria e tudo o que lhe diz respeito. Cercado de militares medíocres e sem vocação, seu exacerbado nacionalismo é considerado loucura perigosa, e ele é trancafiado em um hospício. Após anos de luta incansável para preservar as tradições e os costumes nacionais, Quaresma acaba descobrindo que a Pátria que quisera ter era um mito. Sátira impiedosa de um Brasil burocrático que ainda hoje se mantém atual.

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881-1922) foi funcionário público, jornalista e boêmio. Filho de professora pública e tipógrafo, era mestiço de origem humilde. Alcoólatra, foi internado em hospícios. Após seu pai enlouquecer, o rapaz teve que abandonar seu curso na Escola Politécnica para trabalhar e sustentar a família. Conseguiu um cargo na secretaria do Ministério da Guerra. Desde o tempo de estudante, entretanto, dedicou-se às letras. Sofrendo preconceito dos colegas durante a juventude, foi ignorado pela crítica quando lançou suas primeiras obras, já que não se submetia à proteção de outros escritores da época (ele detestava Coelho Neto em particular). Lima Barreto também não gostava dos demais escritores mulatos contemporâneos seus: Machado de Assis e João do Rio. Mas sua revolta contra Machado era fachada: apesar de chamar o maior escritor brasileiro e maldizer Machado, não tinha sequer uma obra do primeiro e tinha as principais do segundo. Uma das pessoas que o apoiou foi Monteiro Lobato, que na época possuía uma editora. Escreveu nas principais revistas de sua época, como "Fon-Fon", "Careta" e muitas outras. Grande parte de sua obra literária foi de cunho satírico e humorístico, como "Triste fim de Policarpo Quaresma". Merecem também destaque seu primeiro romance, "Recordações do escrivão Isaías Caminha", e o conto "O homem que falava javanês".

Saiba Mais

Triste Fim De Policarpo Quaresma

Lima Barreto

O cotidiano carioca nos primeiros anos da República é o cenário dos sonhos e desilusões de Policarpo Quaresma, um patriota de corpo e alma. Obcecado pelo desenvolvimento nacional, ele propõe reformas culturais, agrícolas e políticas, consideradas absurdas pela maioria. Loucura, lucidez, ingenuidade, retidão e generosidade se confundem e definem este herói de Lima Barreto.

Saiba Mais

Um Coração Maior Que O Mundo

Luís Augusto Fischer

Por causa de um trabalho em grupo sobre o poeta Tomás Antônio Gonzaga, cinco estudantes acabam aprendendo lições importantes sobre amor e convivência.

Saiba Mais

Um Leão Em Família

Luiz Puntel

O sonho de Danilo é ter um animal de estimação. Mas ninguém esperava que ele fosse escolher justamente... o leão! A vizinhança toma um susto, mas Danilo não se dá por vencido e faz de tudo para ficar com seu amigo. O caso só podia resultar em uma aventura emocionante, na qual o inesperado se faz presente.

Saiba Mais