Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Pula, Boi!

Marilda Castanha

Boi-Bumbá recebeu a visita de uma garota que queria saber tudo sobre a Festa do Boi. A menina tinha pressa de obter as informações, mas o velho boi a convenceu a passar um tempo ali e acompanhar os preparativos para a festividade. Na noite de São João, ela entendeu os detalhes daquela história e descobriu que aquilo tudo também tinha passado a fazer parte de sua vida.

Saiba Mais

Quem Roubou O Meu Futuro?

Sylvia Orthof

Valéria e sua turma do colégio resolvem fazer uma peça de teatro que fale da realidade deles. Pensam em encenar o diário de Valéria, mas acabam encontrando um texto muito interessante sobre o Brasil e o futuro que espera por eles, contextualizando suas inseguranças adolescentes na situação de um país economicamente instável.

Saiba Mais

Quincas Borba

Machado De Assis

Considerada uma das obras-primas de Machado de Assis, esta obra trata da vida do pacato professor Rubião, que se torna rico ao receber a herança de Quincas, filósofo excêntrico, criador da teoria do Humanitismo. Como sempre, os valores sociais e a alma humana são investigados pela fina lente de Machado de Assis, que lança luzes de argúcia e ironia sobre a nossa condição.

Saiba Mais

Quincas Borba

Machado De Assis

No fim do século XIX, Rubião, ingênuo professor mineiro, herda uma fortuna do amigo Quincas Borba e muda-se para o Rio de Janeiro. Envolvido num jogo de paixão, ganância e loucura, Rubião se vê refém da máxima "ao vencedor, as batatas", em que apenas os mais fortes triunfam. Neste romance, Machado de Assis revela as transformações de fim do Império brasileiro. Com personagens impactantes, mostra a formação de uma sociedade em que se evidenciam a sede pelo poder e a presença da desigualdade.

Saiba Mais

Quintal da Cultura

TV Cultura, escrito por Elton Mattos

Quando o vento da aventura sopra perto de Doroteia, Ofélia, Osório e Ludovico, é sinal de que algo mágico vai acontecer. Já pensou poder viajar para outro lugar ou para um passado bem distante, como a Floresta Amazônica, no meio de uma aldeia indígena sendo atacada por espanhóis, em pleno século XVI? E conhecer Zumbi e Dandara no Quilombo dos Palmares? Quem sabe entregar uma valiosa encomenda para um imperador inca? Você vai se divertir e se emocionar com as aventuras do Quintal da Cultura e aprender com as lições de Quelônio na Seção Oxente. O que está esperando? Abra o livro e deixe o vento da aventura te levar! Boa viagem!

Saiba Mais

Rastros e riscos: minhas memórias de leitores

Ana Maria Machado

“Este livro é um registro precioso da transformação que a leitura pode ter na sociedade.” – Marcos da Veiga Pereira, editor. Escrito por Ana Maria Machado e publicado às vésperas da comemoração de 80 anos de vida da autora, trata-se de um livro de memórias autobiográficas, com uma reunião de relatos de experiências relacionadas a livros e leitores ao longo da carreira de escritora. Nas palavras de Ana Maria: “Rastros de uma jornada que me trouxe até aqui. Uma boa jornada, apesar dos riscos”.

Saiba Mais

Rei Lear

Hildegard Feist, William Shakespeare

Idoso e cansado, o rei Lear resolve dividir o reino entre suas três filhas: Goneril, Regane e Cordélia. Para ter direito à sua parte, elas têm de provar o amor ao pai por meio de palavras. As mais velhas, Regane e Goneril, saem-se bem, enganando o velho monarca com bajulações. Mas Cordélia, a filha predileta e sincera no seu amor, desaponta o pai com sua resposta e é deserdada. Lear traça dessa forma seu destino. Por não conseguir distinguir entre lisonja e sentimentos verdadeiros, descobrirá depois de muito sofrimento quem realmente são suas filhas.

Saiba Mais

Revolução Francesa

Carlos Guilherme Mota

Um jovem estudante brasileiro está na França no período da Revolução e acompanha a atuação de figuras marcantes desse episódio, como Robespierre, Danton e Marat.

Saiba Mais

Rio De Janeiro, Capital Do Reino

Ilmar Rohloff De Mattos / Luis Affonso S. De Albuquerque / Selma Rinaldi De Mattos

A transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, transformou a vida do Rio de Janeiro. O dia a dia nas ruas, casas e igrejas, revelando a mistura dos costumes introduzidos pela nobreza recém-desembarcada e dos hábitos característicos de uma sociedade escravista, é discutido nesta obra, em linguagem acessível e atraente.

Saiba Mais

Robin Hood

Joel Rufino Dos Santos

Fiel ao rei Ricardo I, que desaparecera em uma cruzada, Robert Fitzooth tem suas terras confiscadas por João, o irmão do monarca que usurpara o trono. Revoltado, Robert transforma-se em Robin Hood, o salteador lendário e virtuoso, que rouba dos ricos para dar aos pobres e luta contra a injustiça.

Saiba Mais

Roma E Seu Império

Carlos Augusto Ribeiro Machado

A história de Roma e dos romanos é de lutas e conquistas. Com seu exército, os romanos dominaram parte de três continentes. A religião, o direito e a política são alguns dos muitos campos em que deixaram sua marca em nossa sociedade. Baseando-se em pesquisas recentes e utilizando documentos materiais e escritos, Carlos Augusto Ribeiro Machado, doutor em História Antiga pela Universidade de Oxford, analisa a história da mais importante cidade da Antiguidade, de sua fundação à desestruturação de seus domínios. A expansão militar, o crescimento econômico, as transformações culturais e políticas que formaram o Império Romano são o objeto deste livro, que busca compreender este povo ao mesmo tempo tão próximo e tão distante de nós.

Saiba Mais

Romeu E Julieta

Leonardo Chianca, William Shakespeare

Em Verona, por volta de 1600, a rivalidade entre as famílias Montecchio e Capuleto acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados. Em um baile de máscaras, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea, mas o destino reserva um final trágico para esses amantes, na história de amor mais famosa de todos os tempos.

Saiba Mais

Roubo No Paço Imperial

Luis Eduardo Matta

Júlia, André, Rachid e dona Olga vão a uma exposição no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, para conhecer a valiosa moeda feita em homenagem à coroação de dom Pedro I. Mas a moeda sumiu e eles resolvem investigar...

Saiba Mais

Savanas

Marcelo Bizerril

Para viajar do Brasil à África, podemos ir de avião e de navio. E se os continentes ainda fossem unidos? No cerrado, em meio à mata, dona Isaura, a Anta professora mais sábia da região, instiga a curiosidade de seus alunos. E não é que bem o mais arteiro deles, Chico, o macaco-prego, resolve levar a aula de Geografia a sério? Esse é o início de uma grande aventura que une lugares distantes mas com muitas semelhanças entre si: o Cerrado do Brasil e a Savana da África.

Saiba Mais

Se Essa Rua Fosse Minha

Bel Linares, Alcy

As cantigas, assim como as parlendas, fazem parte do folclore brasileiro e são de origem muito antiga, principalmente portuguesa, espanhola, africana e indígena. Por terem sido transmitidas oralmente, de geração para geração, há muitas versões de suas letras. Os autores deste livro escolheram as versões que lhes parecem ser as originais. No lugar de palavras-chave estão desenhos, e as palavras que eles substituem estão em letra bastão no final da página, para que o pequeno leitor associe som, imagem e escrita. As cantigas são ligadas ao universo infantil popular e contêm melodia e ritmo simples, o que favorece a assimilação e a memorização por parte das crianças. Por isso são textos adequados para trabalhar o sistema de escrita e são utilizadas como estratégia auxiliar à alfabetização.

Saiba Mais

Segredos De Seis Corações

Sônia Barros

Namoro escondido, paixão proibida... Seis histórias de adolescentes e seus conflitos.

Saiba Mais

Senhora

Renata Pallottini, José De Alencar

Aurélia Camargo e Fernando Seixas se amam. Mas, por estar endividado, Fernando decide não se casar com ela, e sim com uma moça que tenha um bom dote. Aurélia então recebe uma herança e resolve se vingar. Este clássico é mais um retrato da sociedade burguesa carioca do século XIX.

Saiba Mais

Senhora

José De Alencar

Aurélia é a mulher em torno da qual gira este romance de de José de Alencar. Pura e ingênua por natureza, mas endurecida pelas desilusões causadas pelo mundo civilizado, ela se transformou em uma mulher de negócios. E serve perfeitamente ao propósito do autor, que pretende criticar a sociedade burguesa de seu tempo: a civilização corrompe o ser humano, que nasce puro. Daí é fácil lembrar do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, filósofo francês responsável pelo desenvolvimento da teoria do bom selvagem: o homem é puro por natureza, a civilização é que o corrompe. Uma história como essa poderia servir tanto a um romântico como Alencar quanto a um realista como Machado de Assis, por exemplo. A linha que separa essas duas escolas é a crença em um ideal, no caso dos românticos, o que é confirmado no romance de Alencar, uma vez que Aurélia abre mão de sua ambição ao comprovar o amor verdadeiro de seu marido, Seixas.

Saiba Mais