Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Cara Da Rua E Outras Crônicas

Marcelo Xavier

Neste livro de crônicas, o premiado Marcelo Xavier apresenta a cara da rua através da sinfonia de cores que há nela; do ponto de vista das ervas daninhas; das emoções públicas; da vida dos objetos; das diferentes metamorfoses que sofremos ao longo do dia e da vida; dos insetos que vivem em meio à guerrilha estética, despojada e precária, que encontramos nas ruas. E não deixa que o leitor volte para sua toca sem antes tomar uma dose de rua.

Saiba Mais

A Curiosidade Premiada

Fernanda Lopes De Almeida

Glorinha é uma menina muito curiosa. Ela quer saber de tudo. Por que o vento venta? Por que a gente chora quando corta cebola? O que é o arco-íris? Por que a verruga tem cabelinho? Os pais da menina já não aguentam mais tantas perguntas, até que eles acabam descobrindo que a curiosidade pode ser bem importante.

Saiba Mais

A Democracia Grega

Martin Cezar Feijó

Dois irmãos decidem descobrir as causas da morte do filósofo Sócrates. A narrativa revela o período em que os atenienses voltaram à democracia depois de terem sido longamente tiranizados.

Saiba Mais

A Maldição Do Silêncio

Marcia Kupstas

O ano de 1984 é marcante para Maria Rita. A separação dos pais a obriga a mudar para o pequeno e humilde sobrado da avó. Sem as mordomias a que estava habituada, a menina terá de lidar com uma realidade bem diferente. Não bastasse isso, a nova escola também lhe reservará surpresas, especialmente certo garoto... O ano de 1984 é marcante também para o Brasil. Cansado de ser reprimido pelo governo militar, o povo toma as ruas para protestar pelo direito de eleger diretamente o próximo presidente. São as Diretas Já. Em meio a tantas revoluções, Maria Rita enfrentará um mundo de novas experiências. Logo perceberá que, mais do que as coisas de fora, é ela que está mudando. E, quando esse ano chegar ao fim, nada mais será igual.

Saiba Mais

A Múmia Que Dançava Rock'N'Roll E Outras Histórias

Luiz Antonio Aguiar

Nos nove contos fantásticos que compõem este livro, o sobrenatural está presente ao lado da poesia, da fábula, da magia e do humor, seja na história da múmia roqueira, que abre o livro, ou na do garoto que fabrica fantasmas, que o encerra. Alguns desses contos mostram o sobrenatural diretamente ligado ao mundo moderno das comunicações, da informação e da tecnologia.

Saiba Mais

A vida escrita: memórias de uma professora

Joice Lamb

Joice Lamb é uma educadora que serve de inspiração para todos nós. Sua trajetória na área da educação teve início quando fez magistério e cursou Letras. Desde então, passou a atuar em escolas da rede pública como professora e lá permaneceu exercendo também cargos como o de diretora e de coordenadora pedagógica. Toda a sua dedicação e o seu poder de mobilização fizeram com que fosse ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 em 2019, um dos mais importantes prêmios da Educação Básica brasileira, que celebra iniciativas realizadas por educadores Brasil afora, e também eleita Educadora do Ano. A valorização do trabalho coletivo e o convite aos professores a reavaliarem as práticas pedagógicas e experimentarem novas ideias foram os princípios norteadores do projeto #aprenderecompartilhar – Escola Inovadora, gestado por Joice. A escola e o ensinar compõem apenas algumas partes da vida desta mulher inspiradora, que neste livro também nos conta suas memórias e impressões de viagens, família, amizades, projetos, poesia, todos esses fragmentos de suas múltiplas vivências. Esta obra é direcionada aos que se interessam pelo caminho de quem contribui para transformar os rumos da educação no Brasil.

Saiba Mais

Agora Ou Nunca

Anna Catharina Siqueira

Bárbara sonha em ser jornalista, mas sua família não tem como financiar seus estudos. Até que surge a chance de ela conseguir dinheiro: a carreira de modelo. A obra aborda a bulimia e a rotina das modelos.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais

As Viagens Dos Alimentos

Janaína Amado, Luiz Carlos Figueiredo

Um dos aspectos mais interessantes e curiosos das grandes navegações foi sem dúvida o intercâmbio cultural estabelecido entre os europeus e os povos de diversas partes do mundo. As trocas culturais mudaram significativamente a fisionomia do mundo a partir de então A obra destaca o intenso tráfego de vegetais e animais promovido pelos europeus a partir do século XV, e a incorporação, pelos diversos povos, de temperos e hábitos alimentares diferentes. Assim, o leitor descobre que o coqueiro, que muitos imaginam ser genuinamente brasileiro, na verdade veio da Ásia, e que não haveria um belo sugo para acompanhar as massas italianas se não fosse o tomate, originário da América. Repleto de curiosidades, este livro apresenta rica iconografia, aguçando ainda mais os sentidos dos leitores, que tanto podem ter 10 como 90 anos. Ele oferece, de maneira saborosa, uma oportunidade de compreender a importância das expedições marítimas que trouxeram os portugueses para as terras que hoje chamamos de Brasil.

Saiba Mais

Asa De Papel

Marcelo Xavier

Personagens e objetos de cena, moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados, mostram uma sucessão de quadros bem-humorados, líricos, intrigantes, surrealistas neste que é um dos livros mais premiados de Marcelo Xavier. O tempo todo a personagem, sempre a mesma em situações variadas, está lendo um livro que, na verdade, é a grande personagem, a asa de papel que nos transporta, sempre apresentado como fonte de prazer, de alegria, de informação, de sabedoria, como companhia, como refúgio. O texto curto, exato, poético, sem narrar propriamente uma história, conduz o leitor em um passeio cada vez mais repleto de expectativa, para um final inesperado.

Saiba Mais

Awankana, O Segredo Da Múmia Inca

Giselda Laporta Nicolelis, Ganymédes José

Em 1994, quatro pessoas são encontradas mortas no Museu de Arqueologia Latino-Americano, ao lado de uma múmia inca. No chão, uma faca cerimonial de ouro, com a figura de um deus alado incaico. Tão logo tomam conhecimento dessa notícia, Sach'a e o professor Ortegas partem de Cuzco para São Paulo. Havia chegado a hora de encontrar o elo perdido, de tentar desfazer um mistério de quinhentos anos.

Saiba Mais

Batalha!

Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr.

Jovens da periferia batalham contra o racismo, a opressão policial, a desigualdade social e muito mais. Neste livro, Tânia Alexandre Martinelli e Valdir Bernardes Jr. mostram ainda Tati, no bairro de Pirituba, em São Paulo, em sua jornada para se tornar poeta, e Henrique e sua crew, no Morro do Horácio, em Florianópolis, em batalhas de rap, de dança… e pela vida. A obra conta as histórias desses jovens periféricos engajados com a cultura hip-hop, o slam e os desafios da adolescência. Ao longo dos capítulos, o leitor é envolvido pelo cotidiano da crew, composta por grafiteiros, MCs, b-girls e DJs, e colocado em contato com a organização de festas de rua, o intercâmbio entre diferentes bairros, o amadurecimento artístico e pessoal de cada personagem, as relações com a comunidade, a repressão policial e o perigo iminente do tráfico.

Saiba Mais

Bruxa Onilda Em Apuros

Roser Capdevila, Enric Larreula

'A festa à fantasia' - Bruxa Onilda foi convidada para uma festa à fantasia e não sabia o que vestir. Depois de muito experimentar, decidiu ir de múmia. A festa foi um sucesso e - quem diria! -, apesar de ficar quase sem roupa, a bruxa ganhou o concurso de melhor fantasia! 'A hora da verdade' - Em uma de suas experiências malucas, Bruxa Onilda inventou o soro da verdade. 

Saiba Mais

Cadê A Água Do Mestre Aleijadinho?

Fernando A. Pires

Este livro é uma pequena homenagem ao artista Aleijadinho (1738-1814) e à sua obra. Com a incumbência de levar água ao mestre, João Filismino, um personagem fictício, faz um tour pelas escadarias que levam até Aleijadinho, dando carona ao leitor, que vai conhecendo, junto com o menino, um pouco sobre as esculturas dos profetas do arraial de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, consideradas as obras-primas desse artista. Como o menino não conhece o mestre e não sabe direito como chegar até ele, ao passar pelas esculturas fica imaginando mil coisas, como uma criança que não sabe que aquelas “pessoas paradas” são esculturas, e até fala com elas pedindo informações de como chegar ao ateliê. Por causa disso, ele vai explorando cada detalhe, como o filactério que o profeta Isaías segura na mão esquerda; a pena que o profeta Jeremias exibe e o leão que está aos pés do profeta Daniel.

Saiba Mais

CERRADO - O que o Brasil pode aprender com ele

Marcelo Bizerril

No Cerrado, são produzidas as mais diversas pesquisas científicas e tecnológicas que visam ao desenvolvimento econômico do país e à preservação do meio ambiente. Além da biodiversidade que abriga, a região é lar de muitas comunidades e culturas, com suas tradições, sua sabedoria e sua forte conexão com a natureza. Em Cerrado: o que o Brasil pode aprender com ele, Marcelo Bizerril convida o leitor a embarcar em uma emocionante jornada para conhecer os diversos aspectos dessa região tão especial.

Saiba Mais

Contos Africanos Dos Países De Língua Portuguesa

Albertino Bragança, Boaventura Cardoso, José Agualusa, Luandino Vieira, Luís Bernardo Honwana, Mia Couto, Nelson Saúte, Odete Costa Semedo, Ondjaki, Teixeira De Sousa

Este livro traz dez contos dos mais representativos escritores africanos contemporâneos de língua portuguesa. Com base nessas narrativas é possível traçar um cenário cultural e político dos países que têm o português como uma de suas línguas oficiais.

Saiba Mais

De Olho Na Corrupção

Ivan Jaf, Rita Biason

Mila está com anorexia e bulimia, transtornos normalmente associados à busca do padrão de beleza. Mas o caso dela é outro: rejeita a comida que vem do dinheiro sujo. Para Mila se curar, sua família precisa mudar.

Saiba Mais

Fernando Pessoa E Outros Pessoas

Davi Fazzolari

Ao adotar a cidade de Lisboa como um dos personagens, a obra é repleta de ruas e avenidas que se revelam a cada nova página, a cada novo encontro do olhar com o traço do premiado Guazzelli. Se Lisboa pode ser um tabuleiro para Pessoa e para seus leitores, a partir dos versos e da prosa de seus heterônimos principais (os outros pessoas – Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares), a linguagem das HQs pode gerar ainda outros espaços. Novas viagens para novos viajantes ou para velhos marinheiros saudosos dos atracadouros do Tejo, sedentos por revisitar Lisboa.

Saiba Mais