Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

A Árvore De Tamoromu

Ana Luísa Lacombe

Seria tão bom se encontrássemos uma grande árvore provedora de todos os alimentos necessários para saciar a fome; ninguém precisaria trabalhar, plantar, fazer roça... As horas seriam só para brincar. Este é o mito dos Wapixana recontado com graça e maestria por Ana Luísa Lacombe.Por intermédio de uma cutia engraçada, a autora apresenta a grande árvore, onde se encontrava grande quantidade e diversidade de alimentos: mandioca, amendoim, banana, milho, arroz, abóbora, cará, feijão, inhame, melancia... Mas adivinha só quem descobre essa árvore na floresta? A cutia! Os índios ficam com inveja dela, que come demais enquanto a tribo passa por privações. Mas quando descobrem o segredo da cutia, decidem dar um fim na boa vida dela. O que eles não esperam é a fúria do deus Tominikare, que lança um castigo para a tribo...A obra é acompanha um CD de áudio com a narração da autora, enriquecida de trilha sonora.

Saiba Mais

A Batalha Da Cachoeira Do Cipó

Vera Do Val

A obra apresenta três aventuras de dois amigos indígenas, Kaó e Apiraí. As histórias revelam a relação deles com a natureza, seus valores e as consequências de suas atitudes. Misturando a vida na floresta, a ação do homem branco e os mitos brasileiros, as narrativas informam e entretêm. Na primeira, que dá titulo ao livro, os meninos se unem aos animais e aos seres mágicos da mata na luta contra os madeireiros que devastam a floresta. Os outros dois contos se passam no fundo do rio, onde eles conhecem bichos e seres mitológicos das águas.

Saiba Mais

Almanaque do Brasil nos tempos da Independência

Jurandir Malerba

“Fiel ao espírito necessariamente democrático e inclusivo da educação de qualidade, Jurandir Malerba nos proporciona uma renovada versão dos antigos almanaques. A iniciativa é inovadora não só no formato e nas cores fortes que o projeto gráfico apresenta, como na proposta teórica que carrega. Se os antigos livros do gênero costumavam trazer uma história basicamente engrandecedora, feita por personagens coloniais, masculinos e europeus, no caso desse Almanaque do Brasil nos tempos da Independência ‘a história é outra’. Apresentando todo tipo de evento, documentos escritos e visuais originais, tabelas e outros recursos, este Almanaque é uma verdadeira festa para os olhos e para as mentes. Ele é divertido, instrutivo e plural – coadunado com esses novos tempos que assistiram à entrada de mais agentes sociais na agenda brasileira. Um almanaque do Brasil e para o Brasil, que nos fará compreender uma independência diferente, realizada por todos os povos que, de fato, fizeram a história desse país. Esse um livro funciona como os bons remédios: não tem limite de alcance ou prazo de vencimento. Leia sem parar!” – Lilia M. Schwarcz

Saiba Mais

Amazônia

Alan Oliveira

Caco e Mr. David se perdem na selva amazônica e acabam conhecendo de perto os conflitos entre indígenas e garimpeiros.Caco, garoto tímido criado por religiosas num orfanato em Minas Gerais; David, seu padrinho norte-americano que vem visitá-lo no Brasil. Pessoas aparentemente com poucas afinidades, mas que, por um desses mistérios da vida, acabam encontrando algo que os une. Perdidos na selva depois de uma tempestade, Caco e Mr. David são obrigados a percorrer as trilhas incertas traçadas pela floresta. A convivência transforma a relação distante que há entre eles em amor entre pai e filho.

Saiba Mais

Caçadores De Aventuras

Daniel Munduruku

Uma brincadeira diferente faz com que cinco curumins se percam na floresta. E agora? Eles terão que passar a noite longe de seus pais e expostos a todo tipo de perigo? Conseguirão retornar à aldeia sem a ajuda dos adultos? Uma coisa é certa, depois dessa aventura eles nunca mais serão os mesmos... Na Coleção Crônicas Indígenas, Daniel Munduruku põe a criança da cidade em contato com o cotidiano indígena e mostra que certos valores são importantes em qualquer sociedade.

Saiba Mais

Cronistas Do Descobrimento

Antonio Carlos Olivieri, Marco Antonio Villa

Nesta antologia, as principais passagens de 13 obras que enfocam os primeiros momentos do Brasil, escritas por autores que viveram os fatos, e os registraram com vivacidade e emoção. Onze autores do século XVI apresentam um panorama social e político dos primeiros cem anos após o descobrimento.

Saiba Mais

De Onde Você Veio? - Discutindo Preconceitos

Liliana Iacocca, Michele Iacocca

As crianças conhecem suas origens e aprendem mais sobre a História do Brasil. Elas vão entender como se deu a mistura de etnias de nosso povo e como isso contribuiu para a formação da cultura nacional.

Saiba Mais

Desafio Nas Missões

Manuel Filho

Ambientada nos dias de hoje, a história de amor entre Lígia e Potirava tem como cenário a região de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul. A escola da jovem propõe como atividade de História uma encenação dos fatos diante das ruínas da catedral. A beleza do lugar a encanta, mas, à medida que declama suas falas, o eco do massacre dos indígenas pelos colonizadores portugueses e espanhóis no século XVIII a deixa indignada. Enquanto a peça transcorre, Lígia troca olhares com o belo índio Potirava, jovem artesão guarani de quem comprara um cesto. Filha de um militar viúvo, loira, de olhos azuis, Lígia não conseguirá que seu pai aceite o namoro. No mesmo dia em que briga com o pai, a moça some misteriosamente. O jovem índio, inicialmente acusado de seu desaparecimento, é quem vai resgatá-la das forças sobrenaturais de seu raptor, o Curupira. O tema central, apoiado pelo verdadeiro heroísmo, será – finalmente! – a realização da convivência pacífica e respeitosa entre brancos e indígenas.

Saiba Mais

Florestania - A Cidadania Dos Povos Da Floresta

Maria Tereza Maldonado

Flávia faz duas viagens à Amazônia para conhecer os hotéis da selva e escrever algumas reportagens sobre o assunto. Em suas andanças, faz amizade com Madeleine e Maíra, que também se interessam pelas questões ambientais. Encanta-se com o conceito de florestania - a cidadania dos povos da floresta - e com o projeto Pequenos Guias. Começa a pensar em escrever um livro que ajude a divulgar os programas de desenvolvimento sustentável e que contribua para a construção de uma mentalidade voltada à preservação da natureza e à valorização da vida.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar, Renata Pallottini

A índia tabajara Iracema se apaixona por um colonizador português. Ela tem a missão de guardar o segredo da preparação do licor de jurema - um alucinógeno que os índios usavam em cerimônias sagradas -, por isso não pode se relacionar com um homem branco. Mesmo assim, foge com o amado.

Saiba Mais

Maria Sapeba

Ana Maria Machado

A lenda do linguado, um peixe que os índios chamavam de Maria Sapeba, mistura o jeito indígena de explicar os bichos com as histórias que eles ouviam dos jesuítas que vieram catequizá-los.

Saiba Mais

Meu Pai Ag'Wã - Lembranças Da Casa De Conselho

Yaguarê Yamã

O escritor, já adulto, volta à aldeia onde cresceu para reviver seus tempos de criança. Lembra do contato com a natureza, das brincadeiras e, sobretudo, da vivência com o seu pai. Enquanto fala do velho Ag'wã, ele vai mostrando ao leitor um pouco da cultura indígena, seus costumes, suas crenças e língua, em uma delicada e comovente narrativa sobre a relação afetuosa de pai e filho.

Saiba Mais

Nós E Os Outros - Histórias De Diferentes Culturas

Alcântara Machado, Carolina Maria De Jesus, Edson Rodrigues Dos Passos, Gonçalves Dias, Graciliano Ramos, Ilka Brunhilde Laurito, Índios Ticuna, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Pepetela, Yanna Hadatty Mora

Por meio de contos, crônicas, poesias, trechos de romance, etc., autores nacionais e estrangeiros mostram como as diferenças culturais podem gerar conflitos e aproximações.

Saiba Mais

O Curumim Que Virou Gigante

Joel Rufino Dos Santos

Tarumã queria muito ter uma irmã e vivia pedindo isso aos pais. Como a irmã não vinha, ficou só pensando como ela seria... Tanto imaginou que passou a achar que ela realmente existia. Quando pescava, pegava um peixe a mais para a irmã imaginária. Os curumins começaram a achar, então, que ela tinha mesmo nascido e decidiram presenteá-la. Mas onde está a irmã de Tarumã que nunca aparece? O indiozinho vai inventando desculpas até que ninguém mais acredita nelas.

Saiba Mais

O Guarani

José De Alencar, Renata Pallottini

Clássico do Romantismo brasileiro, O Guarani conta a história de Peri, índio goitacá fiel ao português dom Antônio de Mariz e apaixonado por Ceci, a filha do fidalgo. Por causa da morte acidental de uma índia aimoré, a tribo passa a hostilizar os brancos e Peri salva sua amada da ira dos aimorés.

Saiba Mais

O Guarani

José De Alencar

Peri, um índio goitacá fiel ao nobre português D. Antônio de Mariz, apaixonou-se por Ceci, filha do fidalgo. Por causa da morte acidental de uma índia Aimoré, a tribo toda se revolta e começa a hostilizar os brancos colonizadores. A partir daí, uma série de acontecimentos coloca a vida de Ceci em risco, e Peri enfrenta muitos perigos para salvá-la da ira dos Aimorés. Neste épico de José de Alencar, temperado por amor e aventura, planos de traição e vingança desenrolam-se em cenários cinematográficos.

Saiba Mais

O Guarani

José De Alencar

Tendo como cenário o estado da Paraíba, às margens do Rio Paquequer, esta obra narra a história de amor entre Cecília, filha de um destacado fidalgo português, e o índio guarani Peri. A partir desse enredo, Alencar desenvolve alguns de seus principais temas, como o amor romântico idealizado e a fusão étnica e cultural que marca o Brasil.

Saiba Mais