Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

O Mestre Das Sombras

Ivan Jaf

No início do século XIX, Vicente monta um ateliê em Recife. Após perder os amigos, ele quer se distanciar da política. Mas a Revolução Pernambucana muda seus planos.

Saiba Mais

O Mistério Do Capiongo

Joaquim De Almeida

Em 1951, Raimundo dos Anjos é chamado por um coronel para investigar o sumiço de animais em sua fazenda. Chegando ao local, é informado de que o cliente viajou e só voltará em duas semanas. A partir daí, uma série de fatos estranhos surpreende Raimundo. Para resolver esse caso, ele terá de pôr a razão de lado e adentrar um mundo de lendas e poderosas orações.

Saiba Mais

O Morro Dos Ventos Uivantes

Vilma Arêas, Emily Brontë

Heathcliff é levado para a fazenda dos Earnshaw aos 7 anos, depois de ser resgatado das ruas, quase morto de fome e de fadiga. Arredio e irascível, o garoto passa a ser hostilizado por Hindley e apoiado por Cathy, filhos do sr. Earnshaw. Ao longo dos anos, acaba se apaixonando por Cathy, mas é rejeitado. Ele foge e, tempos depois, volta rico e disposto a se vingar.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Este romance inaugura o Naturalismo no Brasil e foi escrito em plena campanha abolicionista do século XIX. Conta a história do amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato, na provinciana cidade de São Luís.

Saiba Mais

O Mulato

Aluísio Azevedo

Frequentemente apontado como o primeiro romance naturalista brasileiro, "O mulato" foi publicado no mesmo ano que "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis. Valendo-se de tipos sociais e recursos realistas para criticar a sociedade, Aluísio Azevedo foi pioneiro ao usar da literatura para se opor à Igreja e ao racismo.

Saiba Mais

O Natal Do Avarento

Charles Dickens, Telma Guimarães Castro Andrade

O rico e avarento Scrooge sempre detestou o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Ao se aproximar mais um período natalino, ele se prepara para comemorar a data à sua maneira: mal-humorado e sozinho. Mas, uma noite, Scrooge recebe visitas inesperadas, que o fazem refletir sobre suas atitudes.

Saiba Mais

O Navio Negreiro E Outros Poemas

Castro Alves

Todo vestido de negro, com uma flor na lapela e, para ressaltar a palidez e a melancolia, o rosto coberto por pó de arroz. Era assim que muitas vezes Castro Alves declamava em público seus poemas. Muito jovem e eloquente, o poeta baiano tem sua poesia marcada pela identificação entre o “eu” da obra e o tema desenvolvido, projeta sua alma na causa abolicionista nos versos de “Os escravos”. Embora na produção dessa fase o escritor ainda não tivesse desenvolvido o lirismo dos últimos anos de vida, nesses versos já é possível notar o seu talento e a sua sensibilidade. Ao mergulhar sua alma na causa abolicionista, Castro Alves se destaca entre os demais escritores que defendem esse ideal, passando a ser conhecido como “poeta dos escravos”. Além do valor literário, é inegável o valor histórico e ideológico dos seus versos. Grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro, a Geração Condoreira, o tema de Castro Alves é a ansiada liberdade. Em “O navio negreiro”, o poeta critica de forma cáustica a escravidão, um dos alicerces do Império. Já na berlinda entre Romantismo e Realismo, projeta seu “eu” nos versos que faz, identificando-se com o tema tratado, mas com o coração voltado para a crítica social, que seria a marca dos realistas. Os poemas reunidos neste livro pertencem à primeira fase de sua produção e foram publicados postumamente. Diz-se que o poeta “passou pela vida como uma estrela cadente: rápida e brilhantemente, marcando a memória das nossas letras com a luz de uma poesia quase adolescente, no ímpeto, e, ao mesmo tempo, madura, na mensagem”.

Saiba Mais

O Noviço

Martins Pena

Considerado um dos melhores observadores da sociedade brasileira de seu tempo, Martins Pena parte, nesta obra, de um casamento por interesse para extrair cenas de humor e demonstrar as consequências da ambição desmesurada e da falsa vocação.

Saiba Mais

O Noviço / O Judas Em Sábado De Aleluia

Martins Pena

Se é verdade que mentira tem perna curta, a ambição também tem. Juntas, as duas podem criar grandes confusões. Estas peças retratam com bastante humor o Brasil do século XIX e oferecem momentos de confusão e diversão.

Saiba Mais

O Ouro Do Fantasma

Manuel Filho

Lucas sente vertigens, testemunha a morte de um velho, ouve sons que ninguém escuta. Por trás de tudo isso, há o apelo desesperado de um fantasma, aprisionado há dois séculos, que precisa da ajuda do garoto para se libertar.

Saiba Mais

O Outro Gume Da Faca

Fernando Sabino

Maria Lúcia trai o marido, Aldo, com o melhor amigo dele. Aldo, então, planeja a vingança de forma surpreendente. Mas a situação escapa de seu controle e ele se vê preso em uma armadilha. O que fazer quando o feitiço vira contra o feiticeiro?

Saiba Mais

O pequeno príncipe

Antoine de Saint-Exupéry

Um dos maiores clássicos da literatura mundial, O pequeno príncipe é uma novela do escritor, aviador aristocrata francês Antoine de Saint-Exupéry

Saiba Mais

O Preço Da Liberdade - Uma Menina Condenada Ao Trabalho Escravo Na China

Sally Grindley

Aos 11 anos, a menina Si-yan é vendida para saldar dívidas da família depois da morte de seu pai. A infância - se é que teve - já acabou, e as dificuldades estão apenas começando.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Carlos Heitor Cony, Eça De Queirós

A romântica e sonhadora Luísa casa-se com o engenheiro Jorge, mesmo sem amá-lo. Certo dia, ele precisa viajar e a deixa sozinha. Nessa ocasião, a moça recebe a visita de seu primo, o galante e sedutor Basílio. Em pouco tempo, eles se tornam amantes. Mas a traição é descoberta pela criada Juliana, que passa a chantagear a patroa, tornando sua vida um verdadeiro tormento.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Eça De Queirós

Neste romance, Luísa e Jorge, casados há três anos, moram numa rua pouco elegante de Lisboa, frequentada por gente pobre e que se diverte com mexericos. Engenheiro, Jorge trabalha num Ministério, e Luísa, sonhadora, passa horas lendo romances. Durante uma viagem de Jorge, chega a Lisboa um primo de Luísa, Basílio, que, entediado nessa cidade (para ele, provinciana), deseja ter uma aventura com a prima. A partir dessa tensão desenvolve-se uma história de traição e arrependimento, em que Eça de Queirós, de acordo com o programa do Realismo, procura mostrar as causas da degradação das classes burguesas em Portugal.

Saiba Mais

O Primo Basílio

Eça De Queirós

Luísa é casada com o engenheiro Jorge e vive uma vida pacata. Quando o marido precisa fazer uma viagem, ela se vê entregue ao ócio das ordens domésticas, das leituras românticas e das visitas regulares. Um dia, chega de Paris o primo Basílio, com que Luísa tivera um relacionamento. Seduzida pela sofisticação do primo e vislumbrando uma aventura amorosa, a jovem está disposta a arriscar a felicidade de seu casamento. A obra de Eça de Queirós, de 1877, traz uma crítica contundente à sociedade burguesa lisboeta do século XIX.

Saiba Mais

O Príncipe E O Mendigo

Cláudia Lopes, Mark Twain

Tom Canty, um menino muito pobre e cheio de imaginação, consegue entrar no palácio real e conhece Eduardo, o Príncipe de Gales. Os dois descobrem que são muito parecidos e resolvem trocar de roupa e identidade. A partir daí, tem início uma série de aventuras para ambos...

Saiba Mais

O Príncipe E O Mendigo

Mark Twain

Na Inglaterra do rei Henrique VII, Tom Canty, um menino pobre, entra no palácio real e encontra Edward, o príncipe. Eles descobrem que são muito parecidos e trocam de roupa. Edward então sai do palácio, mas depois não consegue voltar, pois ninguém mais o reconhece...

Saiba Mais