Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Mitos Gregos

Rob Shone

Este volume apresenta informações sobre a cultura grega da Antiguidade, que legou à civilização ocidental a base de sua cultura. São três mitos importantes, adaptados para os quadrinhos: Jasão e os argonautas, O voo de Ícaro e Os trabalhos de Hércules.

Saiba Mais

Molecagens Do Vovô

Márcio Trigo

Avô e neto têm paixão pelas brincadeiras de criança e pela vida. Mas a família não aceita o comportamento do avô, que é quem mais apronta.

Saiba Mais

Ms. Better and the sweater

Telma Guimarães

Através de uma história engraçada sobre uma senhora e sua ovelha, cuja lã utiliza para fazer um sweater, meias e gorro para a própria ovelha, os leitores terão acesso a um grupo de vocábulos a ser trabalhado nos primeiros estágios da aprendizagem da língua inglesa.

Saiba Mais

Mundo Criado, Trabalho Dobrado

Elias José

Era uma vez um menino que gostava muito de desenhar e criar gente, bichos e coisas. Numa tarde, ele desenhou uma casa bem grande e sua velha proprietária. Mas ela ficava tão sozinha! Para alegrá-la, começou a encher a casa de bichos, com seus lápis coloridos. Armou uma confusão enorme com um gato, um rato, um passarinho e um cachorro que latia sem parar. Como era o criador da confusão, podia também apagar tudo. Assim, a velha ficou sozinha de novo. Então, ele teve uma grande ideia e preparou uma surpresa para voltar a alegrá-la.

Saiba Mais

Mundo De Coisas

Marcelo Xavier

Objetos do cotidiano, que fazem parte da nossa vida e que, aparentemente, pouco significam, são as verdadeiras personagens do livro. A escolha desses objetos para compor um museu particular delineia o perfil do dono e estimula o leitor a montar, ele também, o seu próprio museu. Com a técnica cada vez mais apurada de moldar em massa plástica, as ilustrações tridimensionais ampliam e iluminam o sentimento do narrador.

Saiba Mais

Na Praia E No Luar, Tartaruga Quer O Mar

Ana Maria Machado

Pedro e Luísa querem proteger as tartarugas marinhas e enfrentam pescadores, que vivem de vender esses animais.

Saiba Mais

Nadando Contra A Morte

Lourenço Cazarré

Vinda do interior para trabalhar como doméstica com uma família de classe média, Maria do Amparo, 14 anos, é estuprada pelo patrão e engravida. A menina consegue esconder da patroa a gravidez, mas não a criança. E recebe um ultimato: que se livre dela. Desesperada, depois de andar a esmo pelas ruas, Maria do Amparo se atira no rio com a filhinha. A história de Maria do Amparo e seu salvamento por dois esportistas (um nadador e um remador) é narrada por meio de depoimentos da menina, do nadador, do remador, do capitão do Corpo de Bombeiros, que tira todos do rio, e de outras personagens que presenciaram o fato. Numa agilidade de reportagem, a história tem a dose exata de emoção. Adaptado para o cinema no longa “Amparo”, dirigido por Ricardo Pinto e Silva. 3° lugar no Prêmio Jabuti em 1999, na categoria “Infantil ou Juvenil”.

Saiba Mais

Namoro Entre Livros

Lúcio Boechat

Lucas prefere fazer qualquer coisa a ler um livro ou entrar numa livraria. Também odeia garotas metidas a intelectuais que gostam de um papo-cabeça. Até que se apaixona por Carol, uma menina linda, inteligente e muito interessada em cultura e literatura. Para conquistá-la, ele segue os conselhos da amiga Luiza: manda poemas, escreve cartas e compra livros para Carol. Então, Lucas descobre que a literatura pode ajudá-lo a compreender melhor a vida.

Saiba Mais

Nas Asas Do Mar

Ana Maria Machado

Este livro reúne textos de Ana Maria Machado, uma das maiores autoras de nossa Literatura infantil. Com um estilo inspirado na linguagem oral, ela aborda temas atuais.

Saiba Mais

Ninguém Sabe O Que É Um Poema

Ricardo Azevedo

Neste livro, o escritor brinca com as palavras, explorando seus significados, sons, pesos e ritmos, em 38 poemas sobre amor, violência, pobreza, amadurecimento pessoal, o mistério que são os outros e a própria poesia.

Saiba Mais

No Meio Da Noite Escura Tem Um Pé De Maravilha!

Ricardo Azevedo

Dez contos recolhidos do folclore brasileiro são recontados em tom coloquial e também ilustrados com o talento de um especialista em literatura infantil.

Saiba Mais

Nó Na Garganta

Mirna Pinsky

Tânia tem 10 anos. Seus pais decidiram trocar a vida pobre e difícil da cidade grande por uma nova oportunidade no litoral, e ser caseiros na casa de dona Matilde. No novo ambiente, Tânia aprende e inventa novas brincadeiras, faz novos amigos e sofre muito preconceito pelo fato de ser negra. Ao mesmo tempo, vai nascendo dentro dela uma consciência até então desconhecida, uma vontade de mostrar às pessoas sua verdadeira personalidade.

Saiba Mais

Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo, Reinaldo Seriacopi

Em uma taverna do século XIX, cinco amigos decidem narrar suas macabras histórias de amor. As paixões de Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann são tão intensas quanto loucas. No passado, ainda jovens e inconsequentes, eles macularam suas vidas com atos infames, que nunca esqueceram. Inspirado em narrativas góticas, Álvares de Azevedo criou uma obra alucinante, que marcou a literatura brasileira. Esta adaptação, em HQ, enaltece o lirismo da obra com um roteiro sensível e belos desenhos.

Saiba Mais

Nós E Os Outros - Histórias De Diferentes Culturas

Gonçalves Dias, Edson Rodrigues Dos Passos, Ilka Brunhilde Laurito, Graciliano Ramos, Lima Barreto, Paulo Coelho, Carolina Maria De Jesus, Índios Ticuna, Pepetela, Monteiro Lobato, Alcântara Machado, Yanna Hadatty Mora

Por meio de contos, crônicas, poesias, trechos de romance, etc., autores nacionais e estrangeiros mostram como as diferenças culturais podem gerar conflitos e aproximações.

Saiba Mais

Nós, Os Cegos, Enxergamos Longe

Franz-Joseph Huainigg, Verena Ballhaus

Em meio a uma liquidação, Catarina se perde dos pais. Ela chora na frente da loja, mas ninguém parece vê-la. Até que um rapaz cego se dispõe a ajudá-la. Então, ela percebe que o rapaz "enxerga" melhor do que muita gente.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Existem normas que definam o que é sanidade e o que é loucura? A busca e a aplicação de tais normas são as principais razões da vida de Simão Bacamarte. Médico da provinciana Itaguaí, ele vai gerar medo e veneração ao tentar encontrar o parâmetro da normalidade.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

O doutor Simão Bacamarte funda um hospício na pequena Itaguaí. Mas suas ideias sobre loucura são tão inflexíveis que ele interna a cidade inteira. Uma das mais irônicas e sombrias histórias de Machado de Assis.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Publicada pela primeira vez em 1882, esta obra de Machado de Assis dá margem a vários debates, e muitos deles extrapolam o universo da literatura. Nesse texto (conto ou novela — eis aí uma das questões que se podem debater a partir dessa leitura), Machado trata de questões como os limites entre sanidade e loucura, doença e saúde, ciência e verdade, filosofia e senso comum, norma e desvio. E se pode perguntar: como foi possível abrigar essas discussões em uma obra literária criada quando a teoria psicanalítica de Freud ainda estava em pleno processo de produção? O fato é que o sensível observador dos sentimentos e incoerências humanas que foi Machado de Assis, a partir da personagem principal dessa história, o cientista Simão Bacamarte, discute essas questões centrando-as numa pequena vila, Itaguaí. É lá que Bacamarte, depois de ter estudado na Europa, decide abrir uma casa de saúde, para cuidar de loucos ou alienados mentais, conforme se dizia na época. Sua obsessão pelo rigor científico, sua crença indiscutível no saber da ciência, levam-no a tal extremo que já não se sabe se os loucos são os que estão fora ou dentro da casa de saúde, uma vez que esta acaba ficando lotada. Daí o relativismo dos conceitos, a ironia em relação ao raciocínio cientificista que dominava o pensamento do século XIX. E, sobretudo, a lição do analista descrente dos modismos, ainda que os adote quando necessário, de que é preciso certo distanciamento e boa dose de arte ao calcular os pesos e as medidas dos opostos em diversas situações da vida. Em sua obra, Machado de Assis mesclou uma visão romântica do mundo e das relações humanas a outra, crua, pessimista e calculista. Transitou de uma perspectiva à outra ao longo de sua produção literária, mas sempre deixando algumas pitadas da que não estava em evidência. Passou assim da concepção idealista à pessimista, mas é possível em suas obras encontrar marcas das duas, ainda que sutis. Esta obra, que faz parte de sua produção da maturidade, é um bom texto para introduzir o leitor nessa discussão.

Saiba Mais