Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

João E O Pé De Feijão

Irmãos Grimm

Por estar passando necessidade, a mãe de João pede que ele venda o único bem que lhes resta: uma vaca. Mas em vez de moedas de ouro, João leva para casa sementes de feijão. O que ele não sabe é que esses feijões vão acabar mudando completamente a vida deles...

Saiba Mais

José de Alencar e O guarani

Ivan Jaf

Para compreender o que representam as escolas literárias, é imprescindível conhecer o momento histórico e o ambiente em que elas surgiram. Livros são fruto do que pensavam e viviam os escritores em seu tempo. Uma boa forma de entender esse processo são as biografias. Elas tratam ao mesmo tempo do autor, do meio em que viveu e de suas obras. O que levou o autor a escrever como escreveu? Em que condições e como surgiu a ideia de escrever o livro? O que se pensava sobre literatura na época? O que liam os intelectuais, as famílias, os estudantes, o povo? O que era considerado ultrapassado? Que novidades chegavam da Europa? O que o movimento literário discutia? As intrigas? A política? Os sucessos? Quais eram os pontos de encontro? Os cafés? As livrarias? Os jornais? Como se pagavam os direitos autorais? Quais eram as editoras? Quanto custava um livro? As tiragens? O objetivo da coleção Obra-prima é aprofundar a compreensão das escolas literárias por meio da biografia romanceada dos escritores mais importantes de cada uma delas e de seu livro mais representativo, considerado por todos sua “obra-prima”. Com discurso indireto, monólogos interiores, diálogos, essas biografias permitem entrar nos pensamentos do escritor do clássico e construir a gênese de sua obra-prima, tomando a liberdade de imaginar como, afinal, ele começou a escrever as primeiras linhas de seu clássico mais famoso.

Saiba Mais

Labirinto

Ivan Jaf

O labirinto é um “convite à imaginação”. É a história de Henrique, um adolescente que coleciona barbantes de forma compulsiva, amarrando e enrolando-os em uma gigantesca e fétida bola. Preocupados com essa tão estranha coleção, os pais o levam a um psicólogo, que tenta desvendar o que está por trás da mania do garoto. Num passeio com os pais, acontece um acidente. Em busca do seu tesouro, Henrique viverá loucas e vibrantes aventuras através da sua imaginação.

Saiba Mais

Limeriques Das Coisas Boas

Tatiana Belinky

Limerique é um tipo de estrutura poética de origem inglesa em que a estrofe se organiza em versos de 8-8-5-5-8 sílabas. Essa organização tem como resultado um ritmo leve, ágil, saltitante. Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky desta vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos... enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.

Saiba Mais

Lira Dos Vinte Anos E Poesias Diversas

Álvares De Azevedo

"Ah, ter vinte anos..." O início deste verso traduz a nostalgia de muitos. Se fizessem uma "lira" desse tempo, o que cantariam? Álvares de Azevedo cantou a beleza das donzelas, o amor, a angústia de morrer jovem, o sonho de ser um grande poeta. E, ao mesmo tempo, ironizou tudo isso, debochou de seu próprio romantismo, com a irreverência do jovem que ri de seus problemas e observa o mundo de seu quarto, cheio de pensamentos. Esta obra reúne os mais expressivos poemas de Álvares de Azevedo, acrescidos de comentários e notas explicativas. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Lucíola

José De Alencar

Ela, uma das cortesãs mais famosas do Rio de Janeiro. Ele, um rapaz recém-chegado à cidade. Atingida por uma paixão arrebatadora, a sensual Lúcia obedecerá a moral burguesa ou realizará seu amor pelo jovem Paulo? Os costumes da sociedade brasileira do século XIX são pano de fundo para que José de Alencar crie uma das maiores heroínas femininas da literatura brasileira.

Saiba Mais

Lunetando

Márcia Leite

Pedro ganha de seu pai uma luneta antiga. Ele fica radiante com o presente, mas não consegue ver as estrelas nem a Lua. De sua janela só vê prédios. O garoto, então, descobre algo fascinante: as janelas dos prédios vizinhos. O que acontecerá quando seus olhos descobrirem Luísa, uma garota que também gosta de lunetar?

Saiba Mais

Mágica Para Cegos - Contos E Contracontos

Marco Túlio Costa

Personagens comuns, loucos, mágicos, marginais e cegos enfrentam os desafios de uma realidade em que as fronteiras entre o cotidiano e o absurdo nem sempre estão delimitadas. O que parece certo em uma narrativa é colocado em dúvida na outra; o mistério de um conto se desvenda em outro, o protagonista de uma história é coadjuvante em outra… Um recuso para mostrar que as situações podem ser vistas de diferentes ângulos.

Saiba Mais

Mágica Terra Brasileira

Elias José

Poemas bonitos e emocionados inspirados em quadros da pintora Meiga Villas Boas, descrevendo cenas e paisagens de um cotidiano tipicamente brasileiro, especialmente mineiro, com suas personagens simples, suas festas e eventos que ainda persistem, timidamente, no interior do país.

Saiba Mais

Manchas

Renata Bueno

Manchas estão em toda parte. Mas com um pouco de imaginação é possível transformá-las em monstros, bichos, castelos ou até mesmo em uma barba! Manchas pontudas, redondas, largas ou estreitas... Manchas semelhantes que formam coisas tão diferentes, ou que quando estão juntas dão origem a texturas e objetos curiosos. Experimente esta aventura e divirta-se usando a capa do livro para fazer suas manchas e também transformá-las em arte!

Saiba Mais

Mano Descobre A Liberdade

Gilberto Dimenstein, Heloisa Prieto

Em uma narrativa gostosa e emocionante, Mano descobre o passado surpreendente de seu avô e aprende o verdadeiro sentido da palavra "liberdade".

Saiba Mais

Manual De Sobrevivência Familiar

Ivan Jaf

Esta obra é certamente uma narrativa que tem muito da memória do autor, Ivan Jaf. Já bastante conhecido entre os leitores de livros infantojuvenis, ele nos leva a uma viagem sentimental pela infância e adolescência de um garoto, por meio de um texto divertido, em que faz uso primoroso de muita ironia. Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade. Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder às seguintes perguntas: como sobreviver ao amor e às neuroses familiares?; como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando a menina de que gostamos nos ignora, quando a família sufoca e também não entende nada do que se passa conosco? Além de engraçada, a obra apresenta uma visão terna e crítica dos “fatos da vida”.

Saiba Mais

Mão E Contramão - A Aventura Do Trânsito

Liliana Iacocca, Michele Iacocca

Em uma brincadeira instrutiva, ilustrações cheias de ação retratam cenas de trânsito. A ideia é fazer a criança descobrir 12 personagens e as infrações que eles cometem.

Saiba Mais

Maria Borralheira

Sílvio Romero

Maltratada pela madrasta e pelas duas filhas dela, Maria Borralheira acha uma varinha de condão e, assim, consegue um lindo vestido e uma carruagem para ir à festa da cidade. Este conto popular, recolhido por Sílvio Romero no interior do Sergipe, é uma versão brasileira do clássico infantil Cinderela.

Saiba Mais

Maria Sapeba

Ana Maria Machado

A lenda do linguado, um peixe que os índios chamavam de Maria Sapeba, mistura o jeito indígena de explicar os bichos com as histórias que eles ouviam dos jesuítas que vieram catequizá-los.

Saiba Mais

Maria Vai Com As Outras

Sylvia Orthof

A ovelha Maria ia sempre com as outras. Mas, um dia, ela resolveu trilhar seus próprios caminhos.

Saiba Mais

Marília De Dirceu, Cartas Chilenas

Tomás Antônio Gonzaga

Esta edição comentada reúne os melhores momentos de criação poética de Tomás Antonio Gonzaga: o lirismo suave, e por vezes doloroso, de Marília de Dirceu e a sátira política de Cartas chilenas.

Saiba Mais

Marinheiro Rasgado

Ricardo Azevedo

Marinheiro Rasgado era um homem que vivia na praça de uma cidade e que tinha muitas histórias para contar para as crianças que se tornaram amigas dele, principalmente sobre as suas aventuras vividas na China. O texto tematiza a dualidade entre aparência e essência, entre o individual e o coletivo. Trata também da curiosidade, do fascínio pela descoberta de algo novo, das brincadeiras, do relativismo, do amor, da morte e da separação e da amizade.

Saiba Mais