Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Datas

Gênero

Livro temático

Segmento

Namoro Entre Livros

Lúcio Boechat

Lucas prefere fazer qualquer coisa a ler um livro ou entrar numa livraria. Também odeia garotas metidas a intelectuais que gostam de um papo-cabeça. Até que se apaixona por Carol, uma menina linda, inteligente e muito interessada em cultura e literatura. Para conquistá-la, ele segue os conselhos da amiga Luiza: manda poemas, escreve cartas e compra livros para Carol. Então, Lucas descobre que a literatura pode ajudá-lo a compreender melhor a vida.

Saiba Mais

Ninguém Sabe O Que É Um Poema

Ricardo Azevedo

Neste livro, o escritor brinca com as palavras, explorando seus significados, sons, pesos e ritmos, em 38 poemas sobre amor, violência, pobreza, amadurecimento pessoal, o mistério que são os outros e a própria poesia.

Saiba Mais

No Meio Da Noite Escura Tem Um Pé De Maravilha!

Ricardo Azevedo

Dez contos recolhidos do folclore brasileiro são recontados em tom coloquial e também ilustrados com o talento de um especialista em literatura infantil.

Saiba Mais

Nó Na Garganta

Mirna Pinsky

Tânia tem 10 anos. Seus pais decidiram trocar a vida pobre e difícil da cidade grande por uma nova oportunidade no litoral, e ser caseiros na casa de dona Matilde. No novo ambiente, Tânia aprende e inventa novas brincadeiras, faz novos amigos e sofre muito preconceito pelo fato de ser negra. Ao mesmo tempo, vai nascendo dentro dela uma consciência até então desconhecida, uma vontade de mostrar às pessoas sua verdadeira personalidade.

Saiba Mais

Nós, Os Cegos, Enxergamos Longe

Franz-Joseph Huainigg, Verena Ballhaus

Em meio a uma liquidação, Catarina se perde dos pais. Ela chora na frente da loja, mas ninguém parece vê-la. Até que um rapaz cego se dispõe a ajudá-la. Então, ela percebe que o rapaz "enxerga" melhor do que muita gente.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Existem normas que definam o que é sanidade e o que é loucura? A busca e a aplicação de tais normas são as principais razões da vida de Simão Bacamarte. Médico da provinciana Itaguaí, ele vai gerar medo e veneração ao tentar encontrar o parâmetro da normalidade.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis, Luiz Antonio Aguiar

O doutor Simão Bacamarte funda um hospício na pequena Itaguaí. Mas suas ideias sobre loucura são tão inflexíveis que ele interna a cidade inteira. Uma das mais irônicas e sombrias histórias de Machado de Assis.

Saiba Mais

O Alienista

Machado De Assis

Publicada pela primeira vez em 1882, esta obra de Machado de Assis dá margem a vários debates, e muitos deles extrapolam o universo da literatura. Nesse texto (conto ou novela — eis aí uma das questões que se podem debater a partir dessa leitura), Machado trata de questões como os limites entre sanidade e loucura, doença e saúde, ciência e verdade, filosofia e senso comum, norma e desvio. E se pode perguntar: como foi possível abrigar essas discussões em uma obra literária criada quando a teoria psicanalítica de Freud ainda estava em pleno processo de produção? O fato é que o sensível observador dos sentimentos e incoerências humanas que foi Machado de Assis, a partir da personagem principal dessa história, o cientista Simão Bacamarte, discute essas questões centrando-as numa pequena vila, Itaguaí. É lá que Bacamarte, depois de ter estudado na Europa, decide abrir uma casa de saúde, para cuidar de loucos ou alienados mentais, conforme se dizia na época. Sua obsessão pelo rigor científico, sua crença indiscutível no saber da ciência, levam-no a tal extremo que já não se sabe se os loucos são os que estão fora ou dentro da casa de saúde, uma vez que esta acaba ficando lotada. Daí o relativismo dos conceitos, a ironia em relação ao raciocínio cientificista que dominava o pensamento do século XIX. E, sobretudo, a lição do analista descrente dos modismos, ainda que os adote quando necessário, de que é preciso certo distanciamento e boa dose de arte ao calcular os pesos e as medidas dos opostos em diversas situações da vida. Em sua obra, Machado de Assis mesclou uma visão romântica do mundo e das relações humanas a outra, crua, pessimista e calculista. Transitou de uma perspectiva à outra ao longo de sua produção literária, mas sempre deixando algumas pitadas da que não estava em evidência. Passou assim da concepção idealista à pessimista, mas é possível em suas obras encontrar marcas das duas, ainda que sutis. Esta obra, que faz parte de sua produção da maturidade, é um bom texto para introduzir o leitor nessa discussão.

Saiba Mais

O Amigo De Castro Alves

Moacyr Scliar

Neste livro, o leitor vai aprender um pouco sobre a vida e a obra daquele que foi o último grande poeta do romantismo brasileiro: Castro Alves.

Saiba Mais

O Ateneu

Carlos Heitor Cony, Raul Pompeia

O narrador Sérgio rememora suas experiências de adolescente, quando era interno no colégio Ateneu - um microcosmo da sociedade carioca do século XIX. No relato da formação sexual e intelectual do jovem, aparecem personagens e situações que expõem um mundo de falsidade, no qual as amizades sinceras caminham lado a lado com a corrupção e a hipocrisia.

Saiba Mais

O Ateneu

Raul Pompeia

Sérgio está prestes a enfrentar a educação repressora do famoso internato Ateneu. Lá, ele terá de lidar com a brutalidade dos colegas e do diretor, superando a falta da família e o recém-abandonado universo infantil. As marcas desse mundo constritor permanecerão nas lembranças do adulto, que escreve melancolicamente suas memórias. Nessa narrativa a um só tempo doce e amarga, Raul Pompeia traça um retrato impressionista do processo de formação da individualidade flagrado em seus momentos mais decisivos.

Saiba Mais

O Beijo Do Papagaio

Gabriel Chalita e Mauricio de Sousa

Papagaio-uma-cor não era como os outros papagaios. Falava pouco – devido à voz aguda tão criticada pelo seu bando –, não participava de algazarras com os demais. Além disso, sentia-se diferente por não exibir o colorido exuberante visto nas penas das outras aves de sua espécie. No entanto, guardava o desejo de conhecer outros mundos. Queria partir e se apaixonar… E esse desejo se realiza quando ele encontra Dandara, uma sapinha que o ajudará a descobrir o que é o amor.

Saiba Mais

O Bolo

Ana Maria Bohrer

Na mesa da cozinha, há um bolo de merengue. Anita aproveita a distração da mãe e lambe a cobertura. Depois, para disfarçar a travessura, tem de encontrar uma solução bem criativa...

Saiba Mais

O Bonequeiro De Sucata

Eliana Martins

Como outros da cooperativa, Zeca trabalha no lixão para ajudar a família. Quando Maquelsen descobre que o menino tem talento para as artes, constrói o Galpão das Artes Recicladas, onde Zeca e outros garotos da comunidade fazem objetos de sucata para vender aos turistas. Mas o misterioso Bosu assombra os sonhos de todos, roubando o pouco lucro que obtêm.

Saiba Mais

O Cachorrinho Samba

Maria José Dupré

Brincalhão e curioso, o cachorrinho Samba quer conhecer tudo... e acaba se perdendo na cidade cheia de perigos.

Saiba Mais

O Canário, O Gato E O Cuco

Telma Guimarães Castro Andrade

Sempre que o gato chega na casa do canário, o cuco avisa que o canário saiu. Até que o gato decide aprender a ver as horas para pegar o passarinho...

Saiba Mais

O Canto Do Uirapuru - Uma História De Amor Verdadeiro

Tiago Hakiy

O pajé se prepara para mais uma contação de histórias. Os indiozinhos, atentos, escutam a encantadora história de amor entre Wasiry e Iacy May, amor este que deu origem ao rio que banhava a aldeia. Conta o pajé que o rio mais próximo era o Tapajós e para os índios tomarem banho, pescarem ou mesmo admirarem a beleza da natureza, era necessário fazer uma viagem. Um dia, Wasiry foi à caça e não retornou. Iacy e toda a tribo saíram à procura do índio. Mas foi em sonho que Iacy teve a revelação da morte de seu amado. De tristeza, começou a cantar, e essa música chegou às nuvens do Grande criador. Ele, compadecido, transformou as lágrimas de Iacy no rio Andirá e a mulher se tornou o pássaro Uirapuru, conhecido pelo canto melodioso e triste.

Saiba Mais

O Cão Dos Baskerville

Arthur Conan Doyle

Holmes é contratado para ajudar Henry, o último Baskerville vivo, que recebeu uma ameaça anônima. Reza a lenda que os Baskervilles são perseguidos por um cão amaldiçoado. Conan Doyle usa e abusa dos vaivéns para criar um clima de suspense, com descrições primorosas e aterrorizantes que levam o leitor para dentro desta história que já foi adaptada inúmeras vezes para teatro e tevê.

Saiba Mais