Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Horror, Humor & Quadrinhos

Heloisa Prieto

Martim vive em apuros, porque é perseguido por um trio de encrenqueiros da escola. Um dia, ele é acusado injustamente de estragos no colégio e, então, começa a criar histórias em quadrinhos para denunciar as maldades dos colegas.

Saiba Mais

I can’t sleep

Telma Guimarães

Lúdico e divertido, o texto aborda a questão do sono, mas a sua principal função é a de apresentar ao leitor algumas estruturas da língua inglesa (como os números, por exemplo).

Saiba Mais

Incrível eu

Jean Galvão

Sabrina tem mãos especiais, que sabem a língua dos sinais. Ela é a incrível eu. O nariz de Marcelo é o tal, respira e segura óculos de grau. Ele é o incrível eu. Da cabeça aos pés, todos os personagens deste livro são incrível eu, todos têm um superpoder.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Irmãos De Guerra

Daniel Lafrance, Sharon E. Mckay

O medo paira sobre os habitantes do norte de Uganda. A ameaça violenta vem de um grupo religioso militar formado em grande parte por crianças raptadas. Jacob acha que está seguro no internato, protegido por seguranças, mas essa crença logo se desfaz. Arrastados para a selva, os meninos conhecem uma vida infernal. Tortura e assassinatos fazem parte do dia a dia. Jacob encontra nos laços de amizade a esperança de escapar desse pesadelo.

Saiba Mais

Is it possible?

Telma Guimarães

Este livro trabalha as letras do alfabeto em inglês. Mas, em vez de contar uma história, faz, de maneira inusitada e criativa, uma lista de situações impossíveis e engraçadas envolvendo animais.

Saiba Mais

João E O Pé De Feijão

Irmãos Grimm

Por estar passando necessidade, a mãe de João pede que ele venda o único bem que lhes resta: uma vaca. Mas em vez de moedas de ouro, João leva para casa sementes de feijão. O que ele não sabe é que esses feijões vão acabar mudando completamente a vida deles...

Saiba Mais

José de Alencar e O guarani

Ivan Jaf

Para compreender o que representam as escolas literárias, é imprescindível conhecer o momento histórico e o ambiente em que elas surgiram. Livros são fruto do que pensavam e viviam os escritores em seu tempo. Uma boa forma de entender esse processo são as biografias. Elas tratam ao mesmo tempo do autor, do meio em que viveu e de suas obras. O que levou o autor a escrever como escreveu? Em que condições e como surgiu a ideia de escrever o livro? O que se pensava sobre literatura na época? O que liam os intelectuais, as famílias, os estudantes, o povo? O que era considerado ultrapassado? Que novidades chegavam da Europa? O que o movimento literário discutia? As intrigas? A política? Os sucessos? Quais eram os pontos de encontro? Os cafés? As livrarias? Os jornais? Como se pagavam os direitos autorais? Quais eram as editoras? Quanto custava um livro? As tiragens? O objetivo da coleção Obra-prima é aprofundar a compreensão das escolas literárias por meio da biografia romanceada dos escritores mais importantes de cada uma delas e de seu livro mais representativo, considerado por todos sua “obra-prima”. Com discurso indireto, monólogos interiores, diálogos, essas biografias permitem entrar nos pensamentos do escritor do clássico e construir a gênese de sua obra-prima, tomando a liberdade de imaginar como, afinal, ele começou a escrever as primeiras linhas de seu clássico mais famoso.

Saiba Mais

Labirinto

Ivan Jaf

O labirinto é um “convite à imaginação”. É a história de Henrique, um adolescente que coleciona barbantes de forma compulsiva, amarrando e enrolando-os em uma gigantesca e fétida bola. Preocupados com essa tão estranha coleção, os pais o levam a um psicólogo, que tenta desvendar o que está por trás da mania do garoto. Num passeio com os pais, acontece um acidente. Em busca do seu tesouro, Henrique viverá loucas e vibrantes aventuras através da sua imaginação.

Saiba Mais

Limeriques Das Coisas Boas

Tatiana Belinky

Limerique é um tipo de estrutura poética de origem inglesa em que a estrofe se organiza em versos de 8-8-5-5-8 sílabas. Essa organização tem como resultado um ritmo leve, ágil, saltitante. Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky desta vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos... enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.

Saiba Mais

Lira Dos Vinte Anos E Poesias Diversas

Álvares De Azevedo

"Ah, ter vinte anos..." O início deste verso traduz a nostalgia de muitos. Se fizessem uma "lira" desse tempo, o que cantariam? Álvares de Azevedo cantou a beleza das donzelas, o amor, a angústia de morrer jovem, o sonho de ser um grande poeta. E, ao mesmo tempo, ironizou tudo isso, debochou de seu próprio romantismo, com a irreverência do jovem que ri de seus problemas e observa o mundo de seu quarto, cheio de pensamentos. Esta obra reúne os mais expressivos poemas de Álvares de Azevedo, acrescidos de comentários e notas explicativas. Este livro possui Guia do Professor.

Saiba Mais

Lucíola

José De Alencar

Ela, uma das cortesãs mais famosas do Rio de Janeiro. Ele, um rapaz recém-chegado à cidade. Atingida por uma paixão arrebatadora, a sensual Lúcia obedecerá a moral burguesa ou realizará seu amor pelo jovem Paulo? Os costumes da sociedade brasileira do século XIX são pano de fundo para que José de Alencar crie uma das maiores heroínas femininas da literatura brasileira.

Saiba Mais

Lunetando

Márcia Leite

Pedro ganha de seu pai uma luneta antiga. Ele fica radiante com o presente, mas não consegue ver as estrelas nem a Lua. De sua janela só vê prédios. O garoto, então, descobre algo fascinante: as janelas dos prédios vizinhos. O que acontecerá quando seus olhos descobrirem Luísa, uma garota que também gosta de lunetar?

Saiba Mais

Mágica Para Cegos - Contos E Contracontos

Marco Túlio Costa

Personagens comuns, loucos, mágicos, marginais e cegos enfrentam os desafios de uma realidade em que as fronteiras entre o cotidiano e o absurdo nem sempre estão delimitadas. O que parece certo em uma narrativa é colocado em dúvida na outra; o mistério de um conto se desvenda em outro, o protagonista de uma história é coadjuvante em outra… Um recuso para mostrar que as situações podem ser vistas de diferentes ângulos.

Saiba Mais

Mágica Terra Brasileira

Elias José

Poemas bonitos e emocionados inspirados em quadros da pintora Meiga Villas Boas, descrevendo cenas e paisagens de um cotidiano tipicamente brasileiro, especialmente mineiro, com suas personagens simples, suas festas e eventos que ainda persistem, timidamente, no interior do país.

Saiba Mais

Manchas

Renata Bueno

Manchas estão em toda parte. Mas com um pouco de imaginação é possível transformá-las em monstros, bichos, castelos ou até mesmo em uma barba! Manchas pontudas, redondas, largas ou estreitas... Manchas semelhantes que formam coisas tão diferentes, ou que quando estão juntas dão origem a texturas e objetos curiosos. Experimente esta aventura e divirta-se usando a capa do livro para fazer suas manchas e também transformá-las em arte!

Saiba Mais

Mano Descobre A Liberdade

Gilberto Dimenstein, Heloisa Prieto

Em uma narrativa gostosa e emocionante, Mano descobre o passado surpreendente de seu avô e aprende o verdadeiro sentido da palavra "liberdade".

Saiba Mais