Faça parte da nossa comunidade de apaixonados por literatura e leve o Coletivo Leitor para a sua escola!

Fale com nossos especialistas

Conheça Nosso Acervo

No Coletivo Leitor você encontra centenas de títulos de literatura e informativos infantojuvenis. São obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Scipione, Formato e Saraiva, cuidadosamente selecionadas para atender aos leitores e proporcionar experiências inesquecíveis.

Ano escolar

BNCC

Categoria

Categoria de sequência

Conteúdo da categoria

Datas

Eixo de sequência

Gênero

Livro temático

Meus livros Anglo

Nav Menu

Perfil

Questionário

Segmento

Tag post

Tema WP

Inocência

Visconde De Taunay

A meiga Inocência conserva seu espírito sereno e obediente ao pai, com quem vive no ambiente rústico do cerrado. Porém, duas inesperadas visitas abalam a tranquilidade da família: Meyer, um cientista alemão, e Cirino, rapaz da cidade que cura a moça de uma doença traiçoeira. A paixão proibida entre Inocência e o "doutor" será um obstáculo para o valente Manecão, noivo escolhido pelo pai dela. Esse drama move o romance de Taunay, um dos derradeiros e mais emocionantes livros de ficção romântica brasileira.

Saiba Mais

Inocência

Visconde De Taunay

Considerada pelos críticos como uma das obras mais bem resolvidas da vertente regionalista do Romantismo brasileiro, este enredo explora de maneira exemplar as relações entre o homem e a natureza. Usando como paisagem de fundo o Pantanal brasileiro, Visconde de Taunay consegue apreender sua dimensão humana e física com descrições ricas e objetivas.

Saiba Mais

Iracema

Renata Pallottini, José De Alencar

A índia tabajara Iracema se apaixona por um colonizador português. Ela tem a missão de guardar o segredo da preparação do licor de jurema - um alucinógeno que os índios usavam em cerimônias sagradas -, por isso não pode se relacionar com um homem branco. Mesmo assim, foge com o amado.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Neste romance, José de Alencar faz uma alegoria da fundação do Ceará, resultando em uma obra essencial do indianismo. A potiguara Iracema, a "virgem dos lábios de mel", encontra nas florestas da orla cearense o português Martim. É o início de um conturbado amor proibido que revela, com lirismo e aventura, a contradição e o embate entre civilizações.

Saiba Mais

Iracema

José De Alencar

Uma atmosfera lendária, exótica e delicada envolve a bela e triste história de amor entre Martim, primeiro colonizador português do Ceará, e Iracema, jovem índia tabajara, filha de um pajé. Lenda do Ceará: este é o subtítulo do romance escrito no século XIX pelo autor cearense José de Alencar, ligado ao Romantismo, movimento preocupado em resgatar a tradição de um país, em pesquisar as histórias transmitidas oralmente. E esse subtítulo diz muita coisa sobre o livro: que essa história queria explicar alguma coisa ou algum fato maior, que o autor provavelmente buscava as raízes de sua gente, uma tradição que o ligasse ao verdadeiro povo da terra, os indígenas. E, ao escrever sobre o povo considerado o verdadeiro dono da terra, origem de nossa história, narrou também uma história de heróis, de guerreiros valentes e dispostos a defender seus valores.

Saiba Mais

Irmãos De Guerra

Daniel Lafrance, Sharon E. Mckay

O medo paira sobre os habitantes do norte de Uganda. A ameaça violenta vem de um grupo religioso militar formado em grande parte por crianças raptadas. Jacob acha que está seguro no internato, protegido por seguranças, mas essa crença logo se desfaz. Arrastados para a selva, os meninos conhecem uma vida infernal. Tortura e assassinatos fazem parte do dia a dia. Jacob encontra nos laços de amizade a esperança de escapar desse pesadelo.

Saiba Mais

José de Alencar e O guarani

Ivan Jaf

Para compreender o que representam as escolas literárias, é imprescindível conhecer o momento histórico e o ambiente em que elas surgiram. Livros são fruto do que pensavam e viviam os escritores em seu tempo. Uma boa forma de entender esse processo são as biografias. Elas tratam ao mesmo tempo do autor, do meio em que viveu e de suas obras. O que levou o autor a escrever como escreveu? Em que condições e como surgiu a ideia de escrever o livro? O que se pensava sobre literatura na época? O que liam os intelectuais, as famílias, os estudantes, o povo? O que era considerado ultrapassado? Que novidades chegavam da Europa? O que o movimento literário discutia? As intrigas? A política? Os sucessos? Quais eram os pontos de encontro? Os cafés? As livrarias? Os jornais? Como se pagavam os direitos autorais? Quais eram as editoras? Quanto custava um livro? As tiragens? O objetivo da coleção Obra-prima é aprofundar a compreensão das escolas literárias por meio da biografia romanceada dos escritores mais importantes de cada uma delas e de seu livro mais representativo, considerado por todos sua “obra-prima”. Com discurso indireto, monólogos interiores, diálogos, essas biografias permitem entrar nos pensamentos do escritor do clássico e construir a gênese de sua obra-prima, tomando a liberdade de imaginar como, afinal, ele começou a escrever as primeiras linhas de seu clássico mais famoso.

Saiba Mais

José Fipps

Nadine Robert

Rebuliço - ou melhor, José Fipps - está sempre fazendo traquinagens. Mas um dia, quando sua mãe lhe chama a atenção por ele estar aprontando mais uma, ele diz que gostaria de ter outra mãe. O problema é que a única mãe disponível no momento é uma morsa que vive no Polo Norte. Mas como será viver no gelo do ártico?

Saiba Mais

Leonardinho - Memórias Do Primeiro Malandro Brasileiro

Vicente Castro

Leonardo está de volta. Agora em HQ, como mais um número da coleção HQ Saraiva. Apesar da farda de sargento de milícias, suas confusões ainda agitam o Rio de Janeiro patrulhado pelo Major Vidigal. Esta sequência imaginária da obra Memórias de um sargento de milícias se apresenta fiel ao espírito bem-humorado das aventuras criadas por Manuel Antônio de Almeida. O que teria acontecido com os personagens do famoso romance brasileiro, anos após o casamento dos protagonistas Leonardo e Luisinha? Ainda no tempo do rei, a vida dos moradores do Rio de Janeiro teria sido colocada de pernas para o ar pelas malandragens de Leonardinho, o filho de Leonardo Pataca? A resposta desta e de outras perguntas está aqui, no texto ficcional de Vicente Castro e nas linhas firmes e harmônicas de Walter Pax. Perseguições, amores, intrigas e risadas se dirigem a uma fatídica noite de quinta-feira, quando quase tudo pode acontecer. O universo carioca do autor funde-se à atmosfera de detalhes claro-escuros do quadrinista para criar uma história vibrante e surpreendente.

Saiba Mais

Limeriques Das Coisas Boas

Tatiana Belinky

Limerique é um tipo de estrutura poética de origem inglesa em que a estrofe se organiza em versos de 8-8-5-5-8 sílabas. Essa organização tem como resultado um ritmo leve, ágil, saltitante. Perita na criação de limeriques, Tatiana Belinky desta vez utilizou a fórmula para falar das coisas boas da vida: amigos, amor, natureza, frutas e comidas gostosas, brinquedos... enfim, todas as coisas que fazem da vida uma festa.

Saiba Mais

Longe Dos Olhos

Ivan Jaf

Oto é negro, Sílvia, branca. Embora milite pela causa negra, Oto se finge de branco temendo ser rejeitado por Sílvia. As razões para isso remontam à situação retratada em O mulato.

Saiba Mais

Lucíola

José De Alencar

Ela, uma das cortesãs mais famosas do Rio de Janeiro. Ele, um rapaz recém-chegado à cidade. Atingida por uma paixão arrebatadora, a sensual Lúcia obedecerá a moral burguesa ou realizará seu amor pelo jovem Paulo? Os costumes da sociedade brasileira do século XIX são pano de fundo para que José de Alencar crie uma das maiores heroínas femininas da literatura brasileira.

Saiba Mais

Macário E Noite Na Taverna

Álvares De Azevedo

Dividida em dois episódios, a obra Macário não é facilmente classificável em um único gênero literário, empregando aspectos do teatro, da prosa narrativa e da intimidade própria dos diários pessoais. Noite na taverna, novela composta por sete contos fantásticos, é, contudo, um dos mais renomados títulos do Romantismo brasileiro. Juntas, ilustram com maestria a grandiosidade do trabalho precoce de Álvares de Azevedo.

Saiba Mais

Macbeth

Hildegard Feist, William Shakespeare

Macbeth era general do rei Duncan, da Escócia. Ao retornar de uma batalha, encontra no caminho três feiticeiras, que profetizam que ele se tornará rei da Escócia. Movido pela ambição, e com a assistência de sua esposa, Macbeth executa o rei. O que se segue então é a ruína de Macbeth, que, atormentado pelo seu crime, elimina todos que possam colocar seu trono em perigo. No entanto, isso de nada adianta, pois ele acaba também assassinado, como sentenciado por outra profecia.

Saiba Mais

Machado De Assis Para Principiantes

Marcos Bagno

Para introduzir o jovem leitor na obra de Machado, este livro reúne trechos de romances e crônicas, além de dez contos integrais.

Saiba Mais

Machado E Juca

Luiz Antonio Aguiar

No Rio de Janeiro do final do século XIX, o garoto Juca e o escritor Machado de Assis tentam desvendar o desaparecimento de uma mulher. "Ao transformar o próprio escritor em personagem, [...] Luiz Antonio Aguiar brinca de ser Machado e bota o bruxo na berlinda [...] No final das contas, para além do mistério do desaparecimento de Tiago Matacavalos, uma outra questão vai intrigar o leitor: quem era, afinal, o sisudo presidente da Academia Brasileira de Letras?" (Rosa Amanda Strausz, "Mistério envolve menino e bruxo do Cosme Velho", Caderno Ideias, Jornal do Brasil, 6 nov. 1999.)

Saiba Mais

Macunaíma - O Herói Sem Nenhum Caráter

Mário De Andrade, Rodrigo Rosa

Do fundo do mato-virgem, da inventiva imaginação de Mário de Andrade e dos estojos de pintura de Rodrigo Rosa nasceu o protagonista desta HQ. Macunaíma, criado originalmente pelo autor modernista, ganha agora novas formas e cores. Ao retratar um representante do caráter nacional, Mário de Andrade reuniu informações sobre folclore, lendas, mitos indígenas e causos populares para dar vida ao anti-herói desbocado, preguiçoso, luxurioso e mentiroso que intriga e diverte leitores desde 1928. Nesta adaptação do clássico Modernista, o tom bem-humorado e fantástico da obra original é mantido, e a narrativa fragmentada e veloz nos leva a viajar em busca da muiraquitã perdida e de traços da nossa identidade cultural.

Saiba Mais

Mande Notícias Do Egito

Eduardo Garrafa

Mesmo sem nunca se verem pessoalmente, Milena e Hisham conversam todos os dias sobre suas famílias, seus amigos e amores. Ela mora no Brasil e ele, no Egito. Uma tragédia torna real uma amizade antes restrita à internet. Com a morte dos pais de Hisham, ele fica sob a guarda de uma tia autoritária. Desesperado, foge de casa e embarca num avião para o Brasil. Apesar de as autoridades tentarem deportá-lo, Hisham consegue ficar temporariamente sob a tutela do pai de Milena. Surpreso com os costumes brasileiros, ele aproveita a chance para conhecer tudo o que pode de um país muito diferente do seu. Milena também aprende com essa experiência que a vida aqui não é tão diferente da vida no Egito. Mas quanto tempo eles realmente têm juntos?

Saiba Mais